Descrição e características da raça vaca Ayrshire, prós e contras do gado e cuidados

A vaca Ayrshire é uma líder merecida entre as raças de gado leiteiro em termos de produção de leite, qualidade e composição benéfica do leite. Não apenas os laticínios de alta qualidade determinaram a popularidade da raça Ayrshire, entre as vantagens da raça também é necessário citar a despretensão na manutenção e nutrição, adaptação a climas frios, parto sem problemas, forte imunidade e bela cor.


História de origem

A raça Ayrshire é de origem escocesa, o nome vem do condado de Ayrshire, no sudoeste da Escócia. A raça foi registrada oficialmente na década de 1960. Ancestrais – Touros selvagens escoceses, representantes das raças Holandesa, Alderney, Tyswater. Nos EUA, os Aishirs surgiram na década de 1860; no Canadá, a criação da raça começou na década de 1870.

Como as vacas Ayrshire estão adaptadas a condições climáticas frias, elas são mais difundidas nas regiões do norte de climas temperados: Escandinávia, EUA e Canadá. Os bezerros foram trazidos da Finlândia para a Rússia, hoje grandes rebanhos estão localizados na Carélia e na região de Leningrado.

Na Rússia existem grandes fazendas de criação cuja especialização é a raça careliana: Instituição Estatal Federal “Novoladozhsky” (distrito de Volkhovsky da região de Leningrado), Instituição Orçamentária Federal do Estado SGC “Smena” (distrito de Sergiev Posad). Em termos de tamanho populacional, a raça Kashira na Rússia perde apenas para a Finlândia.

Habitats

A Finlândia é um país com condições climáticas ideais para o gado Ayrshire, o tamanho da população aqui ultrapassa 150 mil indivíduos. Os agricultores finlandeses conseguiram organizar tão bem a criação de gado Ayrshire que as vacas vivem até 20 anos e a produção anual de leite chega a 11.000 litros de leite por indivíduo. Na Rússia, a raça Ayrshire é criada principalmente nas regiões noroeste e oeste do país:

  • Carélia;
  • República Komi;
  • Região de Moscow;
  • Leningradskaia;
  • Novgorodskaia

Raça Ayrshire

A população russa da raça Ayrshire é de cerca de 90 mil indivíduos. A produção média anual de leite é de 8.000 litros. O custo de 2 kg de peso vivo é de 200 a 250 rublos. Para um animal adulto você terá que pagar cerca de 100 mil rublos, e touros reprodutores e as vacas têm uma classificação mais elevada.

Descrição e produtividade da raça

As vacas Ayrshire são de tamanho médio e têm uma constituição harmoniosa.

As características detalhadas da raça Ayrshire são apresentadas na tabela:

Altura até 125 cm
comprimento do corpo até 155 cm
peso touro – até 800 kg, vaca – 450 kg
cabeça formato pequeno, alongado e padrão
tronco atarracado, não maciço, largo, uma barbela pende de um peito estreito, as costas são retas, o esqueleto é fino, com articulações móveis, a massa muscular é bem desenvolvida
membros cascos curtos, retos, fortes e estáveis, adaptados para movimentação em terrenos montanhosos
chifres grande, para cima, bem espaçado, curvo, de cor amarelada (em grandes fazendas, os chifres dos bezerros recém-nascidos são imediatamente queimados, razão pela qual uma grande porcentagem da pecuária mundial é movida)
úbere pele limpa, regular em formato de copo, macia e elástica, bicos em forma de cone ou cilíndricos, bem espaçados, convenientes para conectar uma máquina de ordenha (taxa de produção de leite - 2 litros por minuto)
cor branco com manchas marrom-avermelhadas ou marrom com manchas brancas

Ayrshire é uma raça leiteira. A duração da lactação é longa, chegando a 305 dias. Uma vaca reprodutora permanece produtiva até os 15-17 anos de idade. Além disso, as vacas mais velhas não ficam atrás dos seus parentes jovens em termos de produção de leite.

Indicadores de leite de uma vaca Ayrshire:

  • produção média anual de leite – 8.500 l;
  • teor de gordura do leite – 4,2%;
  • teor de proteína – 3,5%;
  • a porcentagem de partículas de tecido é mínima.

Devido ao seu alto teor de proteínas e nutrientes, o leite das vacas Ayrshire é adequado para a produção de queijos, requeijão, manteiga e comida para bebês. Principalmente os machos são criados para comer carne.Os touros ganham massa muscular rapidamente, a produtividade é média - peso de abate - até 50% do peso do animal. Além disso, o gado Ayrshire é frequentemente utilizado na criação para cruzamento com outras raças, a fim de obter descendentes com alta produtividade leiteira.

Prós e contras das vacas Ayrshire

A raça Ayrshire é popular entre os agricultores porque as vacas têm muitas vantagens:

  • adaptar-se rapidamente às condições climáticas da área de cultivo (não adequado apenas para regiões quentes);
  • não caprichoso no cuidado, manutenção, alimentação;
  • resistente, supera facilmente longas distâncias entre pastagens;
  • vivem muito, distinguem-se pela boa saúde e pelo comportamento ativo e animado;
  • não possuem patologias genéticas;
  • entrar na puberdade precocemente;
  • apresentam alta produção de leite, independente da época.

A raça Ayrshire tem algumas desvantagens:

  • sensibilidade ao calor (especialmente combinado com alta umidade);
  • obstinação e agressividade dos touros;
  • timidez e obstinação das fêmeas durante a ordenha;
  • a necessidade de um estilo de vida ativo (alojamento em barracas durante todo o ano é inaceitável).

Condições de detenção e cuidados

Você pode manter uma vaca Ayrshire tanto no estábulo quanto no pasto. O método de alojamento não afeta a produção de leite. Mas quando mantidos em baias, é necessário caminhar regularmente no curral. No verão, uma cobertura é colocada sobre o piquete para evitar que as vacas sejam danificadas pelo sol. Os Ayrshires podem suportar baixas temperaturas, mas o calor é insuportável para eles e a produção de leite é significativamente reduzida por causa disso.

Especialista:
Durante os meses de inverno, é necessário garantir condições ideais no celeiro: temperatura de +15 a +18 °C, ventilação, mas sem correntes de ar.

Parar

O celeiro deve estar bem iluminado, mas a luz não deve atingir os olhos dos animais. O piso das baias é de tábuas e por cima é colocada palha.A baia deve corresponder ao tamanho da vaca. Para amarrar o gado, são instalados tubos de 10 cm de diâmetro.

Raça Ayrshire

Alimentadores

Se as vacas estiverem em um estábulo, uma tigela de alimentação será instalada na frente. Se o gado se mover livremente pelo celeiro, os comedouros serão montados para que os animais não os derrubem acidentalmente.

Cuidados pós-parto

O processo de parto é fácil e os bezerros recém-nascidos quase sempre sobrevivem. Uma vaca Ayrshire está pronta para dar à luz seu primeiro bezerro aos 2 anos de idade. Um bezerro nascido pesa cerca de 30 kg.

Após o parto, o proprietário deve retirar a placenta. Após 30 minutos, dê feno e água morna à parturiente. Uma vaca parindo deve ser ordenhada 4-5 vezes ao dia.

Limpando a barraca

Para manter seu Aishirka saudável, é importante limpar regularmente o celeiro e o estábulo. Os animais são levados para fora antes do procedimento. O proprietário deve remover o esterco, trocar a roupa de cama podre e lavar os comedouros e bebedouros.

Dieta

Durante os meses de verão, as vacas Ayrshire se alimentam de pastagens. No inverno, são usadas barracas.

A base da dieta de inverno é o feno, complementado com cascas de cereais, bolo, farinha, cascas para aumentar a produção de leite e melhorar a qualidade do leite. Os alimentos compostos devem ser administrados com moderação, pois o consumo excessivo causa perturbações do trato digestivo. Deve-se ter cuidado especial ao fornecer alimentos mistos com alto teor de amido; a porção diária não deve exceder 2 kg.

O consumo de silagem pelas vacas também deve ser moderado. É melhor adicionar alimentos vegetais suculentos à sua dieta: batata, beterraba, cenoura, abóbora. Ração diária aproximada de inverno para uma vaca Ayrshire pesando 500 kg:

  • 2kg de feno;
  • 4kg de ração;
  • Silagem de 25kg;
  • 2 kg de grãos de cevada;
  • 6 kg de grãos secos de cerveja;
  • 2kg de farelo de trigo;
  • 3 kg de polpa de beterraba.

Como fonte de minerais, a vaca recebe 80-100 g de sal de cozinha diariamente, e o animal deve receber suplementos vitamínicos na mesma quantidade. A taxa diária de consumo de água é de 40 litros. A transição do estábulo de inverno para o pastoreio de verão deve ser gradual. Devido a uma mudança repentina na dieta, o rúmen da vaca pode ficar inchado.

Raça Ayrshire

Recursos de reprodução

Se um agricultor planeja criar a raça Ayrshire para a venda de laticínios, o rebanho deve ser composto predominantemente por fêmeas. Se atividades de criação forem planejadas, é necessário monitorar cuidadosamente a linhagem racial dos touros que surgiram de um progenitor.

Existem 2 linhagens raciais:

  • genealógico - incluindo touros que possuem pedigrees diferentes, mas são aparentados por um ancestral comum;
  • fábrica - incluindo animais cuidadosamente selecionados para manter as características de qualidade da raça.

O processo de criação é assim: o criador seleciona um touro, avalia os bezerros nascidos dele e seleciona o melhor bezerro em termos de qualidades raciais para reprodução. O touro selecionado produz descendentes, dos quais também é selecionado o melhor bezerro para reprodução. Este método funciona até a 4ª geração, após a qual as características de qualidade da raça desaparecem.

Doenças e métodos para combatê-las

As vacas Ayrshire têm forte imunidade, mas não há 100% de proteção contra patologias bacterianas e virais. Representantes da raça também podem apresentar problemas de saúde devido a cuidados e manutenção inadequados.

Doenças comuns:

  1. A leucemia é uma doença tumoral fatal causada por um vírus oncológico que afeta os sistemas circulatório e linfático.
  2. A actinomicose é uma patologia fúngica que requer intervenção cirúrgica em casos avançados. Na fase inicial, os medicamentos antifúngicos são eficazes. Um fungo patogênico se desenvolve nas feridas da pele da vaca, razão pela qual uma fístula se forma gradualmente.
  3. A leptospirose é uma infecção bacteriana que afeta órgãos internos moles. Antibióticos são usados ​​para tratamento.
  4. A brucelose é uma patologia infecciosa que leva ao aborto espontâneo. A infecção também é perigosa para o corpo humano. A vaca é tratada com antibióticos.
  5. A febre aftosa é uma infecção viral perigosa para animais e humanos, acompanhada de febre e ulceração do tegumento. Com curso maligno, a vaca morre. O tratamento é sintomático, utilizando agentes para apoiar o coração e aliviar a dor das úlceras até que a vaca sobrevivente desenvolva imunidade.
  6. A raiva é uma doença viral fatal. O animal é abatido e a carcaça queimada.
  7. A tuberculose é uma doença infecciosa associada à manutenção inadequada no inverno, manifestada por febre, tosse e respiração pesada. Não há remédio, os doentes são massacrados.
  8. A pneumonia ocorre sob condições desfavoráveis ​​de temperatura no celeiro. A doença é acompanhada de febre, respiração pesada e respiração ofegante pulmonar. Os animais são tratados com antibióticos.
  9. A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias, acompanhada de inchaço e dor. Para o tratamento, o veterinário prescreve antibióticos, antiinflamatórios e massagem no úbere.

A vaca infectada deve ser isolada do rebanho durante o período de tratamento. Prevenção de doenças virais - vacinação do gado, cuidados adequados e condições de vida confortáveis.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim