A despretensiosa vaca escocesa tem pouca semelhança com uma vaca comum. O animal se parece mais com um iaque selvagem ou com um pequeno búfalo. Você não deve esperar grandes produções de leite de seu animal de estimação, embora os especialistas considerem que isso seja curativo. Alguns criadores de gado especializam-se na obtenção deste produto vitamínico único. A maioria dos agricultores cria vacas como animais de corte.
Características da raça
Apesar da pequena estatura, os representantes da raça escocesa são amplamente conhecidos como produtores de excelente carne. Animais musculosos não requerem cuidados e atenção especiais. Alimentam-se de pasto na maior parte do ano e ganham até 700 kg na idade adulta. Graças ao seu cabelo grosso e longo, os animais de estimação suportam facilmente os caprichos do clima, refugiando-se sob uma cobertura leve.
Em busca de alimento, os animais literalmente reviram camadas de solo com a ajuda de chifres afiados. Assim, os animais literalmente aram a terra. Depois de “cultivar” o solo, a pastagem fica coberta por uma vegetação jovem e forte. Esta capacidade ajuda a restaurar a relva após a “invasão” das ovelhas.
Origem
O norte da Escócia deu ao mundo vacas despretensiosas. Os ancestrais das Terras Altas modernas viveram nas terras agrestes das Terras Altas da Escócia do Norte e das Hébridas. As terras altas são famosas por suas duras condições climáticas, por isso o gado local tinha rara resistência e despretensão. Os animais que viviam nas zonas montanhosas distinguiam-se pela cor castanho-avermelhada, enquanto o pêlo dos habitantes das ilhas era preto.
Como resultado do cruzamento competente dessas variedades de animais, surgiu uma raça de vacas escocesas das terras altas. No início do século 19, os animais de estimação adquiriram uma variedade de cores, mas a cor mais comum era a cor cacau (mojo).
Posteriormente, as vacas se espalharam pelo continente australiano e pelos países da América do Norte. Como resultado da seleção, os animais herdaram a aparência de seus ancestrais peludos, mas diminuíram bastante de tamanho. Hoje eles se assemelham a versões engraçadas em miniatura de antigas vacas escocesas.
A produtividade e o encanto dos animais de estimação derreteram os corações de muitos criadores de gado europeus.Mesmo a Rainha da Grã-Bretanha não resistiu ao encanto das vacas. A residência escocesa de Balmoral, que há muito pertence a Elizabeth, é o lar de todo um rebanho de belezas com chifres.
Aparência
Os animais têm uma aparência extraordinária. A combinação de dados físicos poderosos com uma aparência decorativa deixa uma impressão indelével.
- Um sistema esquelético forte, peito largo e músculos desenvolvidos indicam a notável força física do animal de estimação.
- Graças às costelas curvas, o corpo da vaca tem formato oval.
- As pernas poderosas do animal são curtas, mas estáveis. Esse recurso permite que o animal se mova facilmente em terrenos acidentados.
- O pescoço longo e esguio do animal é coroado por uma cabeça grande. Os touros têm o pescoço decorado com uma crista.
- O focinho largo e as mandíbulas fortes da vaca são projetados para a obtenção de alimento em terrenos montanhosos.
- A testa e os olhos do animal são cobertos por uma franja grossa e ondulada. Fios luxuosos servem para proteger seu animal de estimação do vento, areia e insetos.
- A vaca da montanha é capaz de se proteger com enormes chifres afiados.
- Animais de estimação têm cabelos grossos, ondulados ou lisos. Em alguns indivíduos, o comprimento dos fios chega a 30 cm e os pelos dos animais de estimação são de cor bege, amarelo, marrom acinzentado, vermelho, amarelo acastanhado ou preto. Em casos raros, podem ser encontrados indivíduos manchados originais. Graças à estrutura única da pelagem da vaca, ela não tem medo de chuvas e geadas. A camada externa consiste em longos pêlos protetores, ricamente impregnados de gordura; as funções da camada interna são desempenhadas por um subpêlo macio e denso.
- O crescimento dos animais em miniatura mal chega a 110-130 cm.
- A baixa estatura dos animais de estimação é mais do que compensada pela sua massa impressionante. Mesmo em condições climáticas desfavoráveis, as vacas podem engordar facilmente 440-650 kg.
Produtividade
As vacas não têm particular interesse como fonte de leite, pois a produção diária de leite de um animal de estimação não ultrapassa 5 litros. Os escoceses são criados para obter carne de qualidade. Os animais são enviados para abate com 2 a 3 anos de idade. Nesse período, a carne tem um sabor especial e contém quantidade recorde de proteínas, além de ferro.
Prós e contras da raça
A raça Highland é ideal para a produção de produtos cárneos. No entanto, juntamente com vantagens óbvias, os animais apresentam uma série de desvantagens significativas.
Manutenção e cuidado de vacas escocesas
As vacas escocesas toleram bem o frio e não toleram ser mantidas na coleira, portanto, até o início da verdadeira geada, a vida das vacas é passada no pasto. Coberturas protetoras e comedouros são instalados na área de pastagem. Aqui os animais de estimação podem encontrar abrigo à noite e abrigo da chuva. Um abrigo separado é feito para vacas paridas e bezerros pequenos.
Sob nenhuma circunstância as braçadas de feno para alimentar as vacas devem ser colocadas no chão - animais desajeitados pisoteiam a ração no solo. Assim, o agricultor está fadado a gastos desnecessários.
No inverno, os animais são mantidos em celeiro seco, limpo e ventilado. As terras altas não são grandes, então 6 metros quadrados são suficientes para acomodar confortavelmente um animal. m área. Vacas e bezerros são mantidos a uma temperatura de +10-16 graus. O touro se sente bem em uma sala fresca.
As baias são equipadas com manjedouras, comedouros individuais e bebedouros. O piso dos apartamentos das vacas é coberto com uma pequena camada de cama composta de feno e palha. Recomenda-se equipar o celeiro com vala para coleta e drenagem de esterco. Neste caso, não são fornecidas camas aos animais.
O celeiro é limpo e ventilado regularmente abrindo janelas e portas. Isso ajudará a evitar vapores nocivos de amônia. O procedimento é realizado durante a caminhada diária do gado.
Planejamento de dieta
Na Rússia central, os animais se alimentam colheitas de trevo, festuca, alfafa ou centeio perene. Tendo herdado de seus ancestrais a capacidade de sobreviver no pasto, os escoceses preferem alimentos ásperos e suculentos. No inverno, os animais de estimação recebem grãos integrais, palha cozida no vapor, feno, além de farinha, silagem e bolo. Os animais também gostam de raízes forrageiras.A mistura de grãos é feita a partir do joio da aveia, milho, trigo ou cevada.
Para o pleno desenvolvimento, os animais de estimação são tratados com suplementos feitos de farinha de ossos, cinzas e óleo de peixe. Além disso, as vacas devem receber sal.
Recursos de reprodução
As vacas escocesas são autossuficientes e raramente precisam de ajuda humana. As vacas dão à luz e alimentam os bezerros sozinhas; a supervisão dos filhotes só é necessária no inverno. As novilhas atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade. O parto geralmente ocorre sem complicações. A prole possui imunidade inata, portanto praticamente não há mortes entre os bebês. Via de regra, os bezerros nascem em fevereiro e março, por isso desde cedo se alimentam de verduras jovens.
Doenças, prevenção, tratamento
As vacas escocesas são extremamente resistentes a doenças infecciosas e frias. A imunidade impenetrável resiste de forma confiável aos vírus, portanto não há casos de infecção. Os especialistas explicam essa capacidade pelas propriedades genéticas. Eles se manifestam na estrutura corporal especial e na estrutura da pelagem das vacas. A falta de contato entre animais de estimação e outros animais desempenha um grande papel.
Em casos raros, os animais de estimação machucam uns aos outros durante uma briga.
Como escolher um bom exemplar e onde comprar
Ao escolher uma vaca, é preciso estar atento às mucosas e aos dentes do animal. Não deve haver inflamação ou vestígios de pus nas membranas mucosas. Um bezerro saudável deve estar bem alimentado e ativo.