Entre o gado, é difícil encontrar animais mais adoráveis do que vaquinhas fofinhas. Animais de estimação de pelúcia são criados exclusivamente para o prazer da alma e dos olhos. As vacas não produzem leite e usar animais como fonte de carne não é lucrativo, pois o custo mínimo de um bezerro é de 6 mil dólares. Apesar dos preços exorbitantes, as vacas são populares.
Origem
As maravilhosas vacas de pelúcia devem sua aparência ao fazendeiro Matt Lottner, de Iowa.Pequenos animais parecidos com brinquedos ficaram famosos em 2011. Naquela época, um fazendeiro empreendedor publicou fotos de seus animais de estimação na Internet. As belezas peludas, criadas por Matt Lottner, conquistaram instantaneamente os corações dos amantes dos animais, mas sua verdadeira popularidade veio em 2013, após a participação na Farm Animal Fair anual.
As más línguas afirmam que o milagre do pelúcia não tem nada a ver com o trabalho de criação. Os detratores acreditam que a aparência das vacas é obtida através da técnica original de corte e modelagem do pelo dos animais de estimação.
Aparência
Esta vaca peluda e de “brinquedo” não pode se orgulhar de um tamanho impressionante. Os representantes mais altos da família peluda mal chegam a 135 cm na cernelha. Apesar de seus parâmetros modestos, o peso do animal pouco difere do peso das vacas comuns. O peso de uma novilha de pelúcia é de 500 kg, um touro ganha 750-800 kg.
Animais de estimação peludos têm uma série de características distintivas:
- Como convém a uma criatura de pelúcia, o animal não possui chifres. Esse recurso enfatiza a aparência decorativa do animal de estimação.
- A elegante pelagem de uma vaca é leitosa, vermelha, bege acastanhada, preta ou avermelhada.
- A pelagem é macia e reta. A qualidade da vegetação é frequentemente comparada à da lã de alpaca.
- O dorso largo e poderoso, os lados arredondados, o pescoço curto e a cabeça pequena dão ao corpo do animal a aparência de um enorme retângulo.
- O magnífico corpo do animal de estimação é sustentado por pernas retas e curtas. A vegetação densa e fofa cobre completamente a superfície do corpo do animal, do topo da cabeça aos cascos.Graças ao crescimento total, os membros da vaca parecem colunas desgrenhadas e bem cuidadas.
- O úbere da vaca é muito pouco desenvolvido. O órgão só é adequado para alimentar um bezerro.
- A cauda deste animal engraçado é uniformemente coberta por pêlo macio. Uma borla é formada no final da cauda.
Característica
Apesar de terem cabelos compridos Vacas das terras altas, Holandês, estepe vermelha existia antes, vacas de pelúcia diferem de seus parentes. O animal decorativo é totalmente coberto por pêlo macio, o que dá ao animal a aparência de um retângulo tridimensional elegante. A raça foi criada para chamar a atenção para os produtos agrícolas e para a decoração da propriedade.
Infelizmente, a aparência espetacular do animal não dura muito. Depois que a vaca atinge a idade de 1 ano, a estrutura da pelagem do animal não muda para melhor. A cobertura vegetal da bela cornuda perde a maciez e a sedosidade, o animal se transforma em uma criatura gorda e peluda. A vaca mantém a pelagem e, com muito cuidado, a aparência do animal permanece bastante atraente, mas o animal não é adequado para participação em exposições. Graças à sua natureza dócil, a vaca de pelúcia fará as delícias de adultos e crianças por muitos anos.
Os animais amadurecem tarde. Touros atingem peso máximo apenas por 2,5 anos. As novilhas estão prontas para reproduzir aos 38 meses. O longo período de desenvolvimento animal é totalmente compensado pela duração da idade reprodutiva. As vacas podem gerar descendentes por 18 anos.
Vantagens e desvantagens
Vacas de brinquedo não deixam ninguém indiferente, mas conseguir um animal fofo não é tão fácil. Você só precisa tomar uma decisão depois de pesar todos os prós e contras da raça.
As sutilezas de manter vacas de pelúcia
Belezas fofas são mantidas em uma sala limpa, seca e quente. Em clima quente, eles são soltos em um pasto separado. Para manter uma boa forma física, os animais de estimação precisam de exercícios regulares.
Estilo de vida de vaca
Em tempos normais, as vacas tomam banho pelo menos uma vez por semana. Durante o procedimento, certifique-se de usar xampus e bálsamos especiais para zoológicos. A lã é seca apenas com secador de cabelo. Caso contrário, o cabelo da vaca ficará emaranhado e perderá sua atratividade. Para dar ao pelo do seu animal uma aparência felpuda, o pelo precisa ser aparado regularmente. Para o procedimento são utilizadas tesouras especiais, pentes, escovas, pentes e raspador. As máscaras são feitas 1 a 2 vezes por semana para cuidar da pelagem. O produto contém óleos naturais.
Nutrição
A qualidade do cabelo de um animal de estimação depende, antes de mais nada, de uma dieta bem formulada.A quantidade necessária de nutrientes, vitaminas e minerais é adicionada à ração da vaca.
A maior parte da dieta da vaca consiste em alimentos vegetais comuns, mas para saturar completamente o animal com as substâncias necessárias, a vaca recebe ração granulada e seca. No verão, 60% da dieta diária consiste em grama fresca, no inverno - feno. A parcela restante vem de farinha de ossos, suplementos minerais e vitamínicos.
Em média, a dieta diária de um animal de estimação adulto consiste em: 8 kg de grama, 4 kg de feno ou palha, 5 kg de cereais, 4 kg de raízes, 2 kg de farelo, 1,5 kg de concentrados, 1 kg de bolo , 1 kg de farinha de ossos.
Cuidados pré-show
Antes de uma exposição importante em uma exposição, o animal é lavado diariamente. A cada vez, a lã da vaca é tratada com bálsamos e loções especiais. Os óleos curativos são aplicados na pele. Para a secagem, utilize um secador de cabelo com função de alisamento e equipamento que proporcione um fluxo contínuo de ar quente. Os fios são modelados com sprays e vernizes especiais. Para maior efeito, criadores experientes usam embalagens de neoprene. Esses produtos conferem ao pêlo do animal um brilho e sedosidade especiais. Se necessário, o pelo do animal é tingido.
Regras e perspectivas de criação
Indivíduos saudáveis e desenvolvidos são usados para reprodução. As novilhas estão prontas para a gravidez e o parto somente após completarem 38 meses. Durante a gestação, a vaca é alimentada com grãos granulados. A ração concentrada deve ser composta por soja, mandioca, beterraba, farelo e levedura de cerveja. Ao alimentar os filhotes, fórmulas secas especiais são adicionadas ao leite materno.
Vacas fofas não podem ser usadas como fonte de leite ou carne, por isso não têm interesse prático para os criadores de gado comuns. Porém, a demanda e o alto custo dos animais nos fazem olhar para as vacas de forma diferente. O preço dos vencedores de exposições especiais chega a 55-65 mil dólares, então bezerros de pelúcia podem se tornar fontes de riqueza.
Os custos financeiros e de esforço para criar vacas fofas são enormes, mas se você levar o assunto a sério, eles certamente valerão a pena. Deve-se notar que hoje em dia é muito difícil comprar vacas fofas. Existe uma proibição de venda de animais fora do estado.
Doenças e prevenção
Como as vacas normais, as vacas de pelúcia às vezes ficam doentes.
- Celulite da corola. A doença é uma inflamação do tecido do casco. O problema atinge o animal de estimação como resultado de uma lesão nos cascos. Quando micróbios patogênicos entram na ferida, o tecido fica inflamado e incha. O tratamento consiste na aplicação de compressas com álcool e lavagem da ferida.
- Laminite. A doença se expressa no acúmulo e estagnação de sangue e líquidos nos tecidos afetados do casco. O animal manca e mais tarde a ferida assume a forma de uma ferida aberta. O veterinário apara o casco dolorido e lava as áreas inflamadas.
- Diarréia viral. Se o tratamento for adiado, a doença perigosa ameaça a morte em massa de animais. A causa é uma infecção viral. Como resultado do desenvolvimento da doença, o intestino do animal fica inflamado. O tratamento é realizado por um veterinário.