Por que as vacas têm buracos nas laterais e fístulas, o significado do inversor

Uma vaca andando orgulhosamente com um buraco na lateral é uma visão incomum. Os amantes dos animais podem achar inaceitável tal interferência no corpo da vaca. No entanto, você não deve tirar conclusões precipitadas e correr para proteger o animal. O furo feito pelo cirurgião permite ajustar a nutrição da vaca, além de realizar um tratamento eficaz.


Por que é necessário um buraco na cavidade abdominal?

A natureza dotou a vaca de uma estrutura estomacal especial.O órgão consiste em 4 partes separadas, cada uma realizando seu próprio trabalho. A maior parte do trato gastrointestinal da vaca é ocupada pela cicatriz. A capacidade desse “receptor” de alimentos mastigados é de 200 litros. Numerosos microrganismos são responsáveis ​​pelo processamento inicial dos alimentos ingeridos. Ajudantes invisíveis aos olhos concentram-se na área da cicatriz e contribuem para a produção e síntese de proteínas no corpo do animal.

Alimentos processados ​​entram na rede do estômago. Esta parte do órgão funciona como uma espécie de filtro. Partículas pequenas e líquidas de alimento são enviadas para a próxima câmara do estômago (livro), e as grandes, em forma de arrotos, retornam à cavidade oral do animal. A vaca mastiga a grama novamente e tudo se repete.

Especialista:
No livro, as fibras alimentares passam por uma nova moagem e são enviadas para o departamento de coalho. Na fase final, o alimento processado é exposto às secreções gástricas.

Uma transição brusca para uma dieta de verão e o consumo excessivo de grama suculenta pelos animais levam à perturbação do estômago do animal. Interromper o mecanismo de regurgitação dos alimentos acarreta sérias consequências. Restos de comida não digerida causam fermentação e inchaço no trato gastrointestinal da vaca. Somente um agricultor ou veterinário experiente pode salvar uma vaca do sofrimento. Sem assistência oportuna de um especialista, a vaca pode morrer. Em casos graves, a vaca passa por um procedimento doloroso - punção da cicatriz.

Para simplificar a tarefa, a implantação de uma fístula especial no corpo da vaca ajudará. O dispositivo consiste em um furo feito na lateral da vaca. Com a ajuda de uma fístula, o veterinário obtém acesso direto ao trato gastrointestinal da vaca. Usando uma cânula, um especialista pode remover gases acumulados no intestino da vaca, remover um corpo estranho do esôfago e administrar diretamente um medicamento.Durante o procedimento, a vaca não sente dor, por isso o dono não precisa se preocupar com o estado do animal.

vaca com um buraco na lateral

Obtendo acesso on-line

Se necessário, o veterinário usará uma abertura na lateral da vaca para reparar cirurgicamente os órgãos vitais da vaca. A cirurgia é frequentemente realizada em animais com reticulite traumática. Uma doença perigosa ocorre devido à entrada de um corpo estranho e pontiagudo na malha do estômago da vaca. Um objeto estranho fere as paredes do estômago, do coração, dos órgãos respiratórios ou da cavidade interna do peritônio.

Devido a danos aos órgãos internos, o animal desenvolve doenças como pleurisia, peritonite ou pericardite traumática.

Nessas condições, a única chance de salvar o animal é a cirurgia abrindo a cicatriz. Para maior comodidade da intervenção cirúrgica, é utilizado um virador de vacas. Fixado o animal, o veterinário penetra no trato gastrointestinal da vaca, retira o corpo estranho e, após cortar a parede do rúmen, inicia o resgate do órgão lesado.

Realocação da microflora

No tratamento da acidose (acúmulo de ácido láctico no estômago) e outros distúrbios do aparelho digestivo, o veterinário recorre à transfaunação. O procedimento envolve a transferência de um certo número de microrganismos do rúmen de uma vaca saudável para o trato gastrointestinal de um animal doente.

Você pode ingerir com segurança até 2 litros de conteúdo estomacal líquido de uma vaca mantida em uma fazenda. Um buraco feito na lateral do animal permite que microorganismos valiosos sejam colocados no trato digestivo de uma vaca doente. O procedimento é realizado por 40 a 60 minutos. O tratamento ajuda a melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal da vaca e a restaurar a produtividade perdida do animal.

Pesquisas e experimentos de laboratório

A eficácia dos estudos diagnósticos depende diretamente da rapidez das ações tomadas. Usando uma fístula colocada no estômago da vaca, um especialista pode coletar instantaneamente as amostras necessárias. A válvula permite ao especialista determinar com precisão como um determinado tipo de alimento ou medicamento afeta a digestão da vaca.

Há apenas alguns anos, estudos semelhantes foram realizados utilizando o método de sondagem. O método tradicional de diagnóstico trouxe sofrimento físico aos animais. Graças aos métodos modernos de pesquisa, o animal tolera procedimentos de diagnóstico de forma totalmente indolor.

vaca com um buraco na lateral

Etapas da operação

A válvula é instalada apenas em vacas adultas, bem alimentadas e paridas. A idade ideal para a cirurgia é de 2,5 a 3 anos. Em uma idade mais jovem, os animais de estimação continuam a crescer, de modo que a fístula instalada pode ficar significativamente deslocada.

Preparação de vaca

Pessoas experientes iniciam as atividades preparatórias 2 semanas antes da cirurgia. Independentemente do estado de vacinação, as vacas são testadas quanto à suscetibilidade à tuberculose, brucelose, antraz e outras doenças infecciosas. A vacinação é interrompida completamente 30 dias antes da instalação da válvula. Somente 60 dias após a operação é possível retornar ao esquema vacinal familiar aos proprietários. 12 horas antes do início do procedimento, pare de alimentar o animal.

Alguns especialistas proíbem alimentar as vacas antes da cirurgia, mas a grande maioria dos veterinários considera esta medida desnecessária.

Cirurgia de cicatriz

Via de regra, a operação é realizada no outono ou na primavera. Durante este período, o clima permanece confortável e não há insetos irritantes. A fístula é instalada sob anestesia local. Com giz, o veterinário marca o local do corpo do animal para implantação da cânula.

O dispositivo é feito de plástico especial. Graças à sua resistência à oxidação, a fístula não é destruída pelo ácido estomacal e por microorganismos. A válvula deve estar localizada na fossa faminta, na lateral da coluna. A operação é realizada de acordo com um único algoritmo.

  1. O animal recebe uma injeção muscular de qualquer relaxante. Isso ajudará a aliviar um pouco a tensão nervosa e acalmar a vaca.
  2. A vaca é fixada com segurança em uma máquina especial.
  3. A vaca recebe anestesia e é feita uma incisão na área marcada com giz.
  4. O veterinário separa cuidadosamente as fibras musculares e faz uma incisão no peritônio.
  5. O tecido da parede da cicatriz é cuidadosamente puxado até o local da incisão. Com cuidado, sem tocar nos músculos, o especialista fixa o tecido cicatricial à pele da vaca.
  6. Em seguida, o veterinário faz uma incisão no estômago e costura as bordas do tecido na pele da vaca.
  7. A cânula é aquecida, o que dá elasticidade à peça.
  8. A fístula é inserida no orifício feito. O dispositivo segura os músculos com segurança, portanto não há necessidade de prendê-lo.
  9. O buraco é hermeticamente fechado com uma tampa especial.

cirurgia de vaca

Benefícios da colocação de fístula

Apesar de sua aparência assustadora, as fístulas apresentam uma série de vantagens sobre os métodos tradicionais de influenciar o corpo do animal:

  1. Possibilidade de intervenção de emergência em situação perigosa para a saúde da vaca. Você pode ter acesso aos órgãos internos da vaca a qualquer momento.
  2. Possibilidade de retirada urgente de comida do estômago do animal. Problemas digestivos ocorrem frequentemente devido a alimentos mal digeridos. A limpeza urgente do estômago da vaca com alimentos de baixa qualidade ajudará a prevenir a doença. A maneira mais fácil de fazer o procedimento é através de uma válvula de abertura.
  3. Procedimento conveniente para remoção de gases acumulados no trato gastrointestinal da vaca.
  4. Controle constante do ambiente bacteriano que povoa o estômago da vaca.
  5. Possibilidade de preparação competente de dieta de vaca. Graças à instalação de uma fístula, é fácil determinar que tipo de alimento é adequado para o seu animal de estimação. Em última análise, a tecnologia ajuda a aumentar a produção de leite e a qualidade do produto.
  6. Administração conveniente de medicamentos diretamente no trato gastrointestinal do animal. Assim, aumentam as chances de salvar a vaca em caso de intoxicação aguda.

Cuidados posteriores

Durante a primeira semana após a cirurgia, o tumor na área lesada do corpo não cai, por isso o animal recebe antibióticos. O curso de uso do medicamento é planejado para 5 dias. Todo esse tempo, a área doente é tratada com qualquer solução desinfetante.

A vaca é mantida em uma sala isolada e limpa. É necessário proteger o animal do contato com parentes e outros animais. O processo de recuperação deve ocorrer sob supervisão de um especialista. A dieta da vaca não muda. A ordenha do animal é realizada de acordo com o horário habitual para todos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim