A criação de gado depende das características dos animais. Quem cria vacas costuma fazer perguntas sobre como alimentá-las e quais elementos devem ser incluídos na dieta. Animais que recebem uma dieta balanceada produzem leite de alta qualidade, não são suscetíveis a infecções e são resistentes a diversos tipos de epidemias. O hábito de planejar uma dieta com antecedência e comprar ração será a chave para o sucesso da agricultura para um agricultor iniciante.
O que você pode alimentar as vacas?
Conteúdo do gado envolve o uso de uma variedade de alimentos ao compilar uma dieta. Para evitar que os animais passem fome, é necessário estocar grãos e feno. Os animais jovens recebem uma quantidade maior de silagem, são adicionados grãos triturados e concentrados. Todos os feeds são calculados com base em médias, com certa reserva para imprevistos.
Dieta de vaca dependendo da estação
Os cálculos de alimentação são influenciados pela época atual do ano. A sazonalidade da caminhada das vacas afeta a dieta. É muito mais lucrativo criar gado no verão, mas a estação quente é usada para preparar ração para o inverno.
Alimentando no inverno
No planejamento da alimentação de inverno, as vacas se orientam pela fórmula: no inverno, são necessários 5 quilos de ração para cada 100 quilos de animal.
Tipo de alimentação | Valor diário (quilograma) |
Canudo | das 5 às 12 |
Silagem | de 5 |
Vegetais | 5-8 |
Concentrados | 4,5 |
Sal | 60 gramas |
Não importa o quanto uma vaca coma, ela precisa beber diariamente. Animais ativos recebem até 35 litros de água diariamente. A água potável deve ser limpa e morna. Os bebedouros destinados a beber são limpos diariamente e uma limpeza mais completa é feita semanalmente.
Dieta de verão
No verão, a dieta muda, devido às caminhadas nas pastagens, a alimentação não fica totalmente racionada.
Tipo de alimentação | Norma por dia (quilograma) |
Feno | 8 |
Silagem | |
Concentrados | 2,5 |
Vegetais | |
sal | 60 gramas |
No verão, os agricultores recomendam dar aos animais acesso a bebidas e salgadinhos. Ao caminhar, as vacas recebem a ração suculenta necessária, por isso não precisam de suprimentos adicionais de vegetais e silagem.
A manutenção do pasto permite economizar ração no verão, pois o acesso à grama fresca ajuda o animal a ficar completamente satisfeito.
Alimentação dependendo da finalidade
Os indicadores médios no planejamento de uma dieta mudam dependendo da finalidade para a qual a vaca é alimentada. Existem vários tipos de conteúdo:
- Com a finalidade de obter carne. Isso significa que as vacas devem estar bem alimentadas.
- Para produção de leite. As vacas produtoras de leite são mantidas em condições especiais e necessitam de nutrição que melhore a qualidade do leite.
- Durante o período seco, ou seja, período em que a vaca se prepara para o parto.
Cada período envolve uma organização especial de nutrição. As vacas precisam receber minerais e vitaminas antes do parto, e os animais destinados à carne precisam construir massa muscular.
Para obter leite
A dieta das vacas leiteiras difere da dieta do gado que não produz leite. As vacas leiteiras têm um temperamento calmo, não se movimentam muito, mastigam muito feno e preferem descansar parcialmente à sombra nas pastagens. A tarefa do agricultor quando planeia aumentar a produção de leite é criar uma dieta que tenha um efeito de produção de leite.
Uma vaca pode consumir até 100 quilos de capim fresco diariamente, mas ainda assim fornecerá até 25 litros de leite. Componentes incluídos na dieta de uma vaca leiteira:
- ração vegetal de alta qualidade;
- aditivos de tipo animal;
- ração concentrada;
- suplementos vitamínicos e minerais.
Dieta para vaca que produz 20 litros de leite:
- feno – 12 quilos;
- silagem – 1 quilograma;
- vegetais – a partir de 8 quilos;
- migalhas de pão - 2 quilogramas;
- sal – 100 gramas.
Informação! Durante a ordenha, a alimentação energética é adicionada à dieta.
Para conseguir carne
As raças de carne de touros são engordadas para obter carne de acordo com uma das seguintes opções:
- A opção tradicional é até 1,5 anos.É um curto período que envolve a alimentação do gado com ração hipercalórica com adição de pão, vegetais cozidos e complexos vitamínicos.
- Média – até 6 meses. Engorda acima do normal com adição de proteínas.
- Acelerado – até 8 meses. Alimentação moderada de raças especialmente selecionadas. Este caso pressupõe que ao final do período de engorda o animal pesará cerca de 500 quilos.
A fonte de proteínas são grãos triturados, feno e raízes. O pó triturado é administrado seco e diluído em água. Este método é utilizado regularmente durante todo o período de engorda. Ajuda a construir massa muscular em um curto período de tempo.
Para a alimentação de raças de carne, estão incluídos vegetais para ração. Eles são cortados em pedaços médios, bem lavados e alguns tipos de vegetais são cozidos no vapor. Pedaços pequenos ou cortes muito grandes podem causar indigestão e falta do reflexo mastigatório, importante para o processo de digestão.
Os bezerros touros são tradicionalmente enviados para abate quando atingem a idade de 1,5 anos, mas, se necessário, as datas são alteradas e são utilizados esquemas de alimentação alternativos.
Durante o período seco
O período seco é o período que vai do lançamento ao parto. A gestação nas vacas dura 285 dias, por isso a dieta deve ser preparada com cuidados especiais. Em casa, recomenda-se calcular aproximadamente as normas e correlacioná-las com o peso e a produção de leite da vaca:
Para uma vaca pesando 400 kg você precisará de:
- 6,8 quilos de ração principal;
- 9 quilos de feno;
- 1 quilo de proteína;
- 2,3 quilos de vegetais crus;
- 500 gramas de açúcar;
- 100 gramas de sal.
Nas fazendas, os cálculos são feitos de acordo com a quantidade de lactação. Por exemplo, se a fêmea teve 3 lactações, outros 2 quilos do alimento principal são adicionados à dieta.
14 dias antes do parto previsto, a dieta é alterada de acordo com as seguintes recomendações:
- A silagem e a silagem de milho estão sendo reduzidas em relação ao aumento do feno de cereais.
- As vacas recebem raízes, concentrados e farelo de trigo. Para raças altamente produtivas, a quantidade de farelo de trigo deve ser de pelo menos 1% da necessidade diária total.
- O consumo diário de giz e sal é mantido sob controle.
- As características das gorduras e carboidratos consumidos estão sendo revisadas. Elementos de fácil digestão levam ao acúmulo de acetona no sangue, por isso deve-se mudar o tipo de alimentação.
Informação! São recomendadas três refeições diárias para o animal durante o período de seca.
Raças altamente produtivas
Raças altamente produtivas se diferenciam pelo fato de apresentarem metabolismo acelerado. Para manter um bom nível de processos metabólicos, a dieta consiste nos seguintes elementos:
- 25% de vitaminas e minerais;
- 25 por cento de proteína;
- 50% de gorduras, carboidratos, nutrientes de vários tipos.
A base da dieta diária é feno, silagem e grama fresca. Beterraba e batata são adicionadas a esses componentes. A ração triturada é dada semanalmente, de acordo com o peso do animal.
Para aumentar a produção de leite
O leite é o principal produto obtido das raças leiteiras. A lactação, como processo fisiológico, pode ser dinâmica; um aumento na produtividade pode ser previsto e planejado. A elaboração de um plano de alimentação ajuda a calcular os custos e a produção planejada de leite.
Características do plano destinado a aumentar a produção de leite:
- a norma diária é de 50 a 80 quilos de ração;
- inclusão de cevada, trigo, bolo, beterraba, silagem, feno, capim;
- a comida seca representa 3,5% do peso vivo;
- a ração suculenta é adicionada de acordo com a fórmula: 6 quilos de ração por 100 quilos de peso vivo;
- adição de concentrados na proporção de 100 gramas por 1 litro de leite;
- Três refeições por dia.
Para produzir 1 litro de leite com produção de leite, uma vaca necessita de 4 a 6 litros de líquidos diariamente, portanto o livre acesso à água é um componente importante do esquema, que envolve trabalhar para aumentar a produção de leite.
Para aumentar a produtividade, é recomendado o uso de aditivos alimentares especiais. São preparados à base de vitaminas, minerais e oligoelementos. Os aditivos ajudam a aumentar a produção de leite e ao mesmo tempo melhoram a qualidade do leite resultante.
Além dos aditivos alimentares, são utilizados probióticos especiais, responsáveis pelos processos de digestão e pelo estado do trato gastrointestinal do animal. Além disso, é importante manter um cronograma de ordenha estável. Isso significa que a vaca deve ser ordenhada no mesmo horário todos os dias. O estresse que ocorre quando um animal começa a esperar reflexivamente a ordenha pode reduzir as taxas mais altas.
Referência! Aumentar a quantidade de líquidos que você bebe por dia aumenta a produção de leite em 7%, sem adição adicional de outros componentes.
Para vacas após o parto
Vacas parindo precisam de uma dieta balanceada. Por terem perdido muita energia, os animais sentem necessidade de receber ração saturada. Após o parto, recomenda-se aumentar o teor de concentrados para 45% da norma total.
Deve haver comida suficiente para que o corpo do animal se recupere, enquanto o leite é produzido e a lactação se estabelece.
Ao cardápio tradicional são acrescentadas sobras de pão, feito pão triturado e adicionados suplementos vitamínicos e minerais. A alimentação é organizada desde o primeiro dia, mas de forma gradual para não provocar distúrbios. Regras para restauração:
- Após meia hora do parto, a vaca recebe água morna e feno de alta qualidade em quantidades ilimitadas. A vaca é ordenhada até 6 vezes ao dia, durante o qual ocorre o parto.
- Nas próximas 48 horas, a alimentação é fornecida com água e purê. Chatter é uma mistura de água morna e farelo de trigo.
- A partir do terceiro dia não dão purê. Ele é substituído por uma mistura de aveia, farelo e farinha de linhaça. Em um dia, a quantidade da mistura aumenta para 15 quilos.
- A quantidade de ração aumenta gradualmente para 2 kg. Aos poucos, introduza a ração suculenta, acrescente a silagem e os vegetais.
O estabelecimento gradual da nutrição ajuda a evitar vários distúrbios do trato gastrointestinal da vaca. Dentro de três dias, a produção de leite deve aumentar automaticamente. Se isso não acontecer, a quantidade de ração consumida deve ser reduzida.
Veterinários e criadores experientes argumentam que após o parto, cada animal requer uma abordagem individual, que ajudará a descobrir quais alimentos a vaca consome com prazer e quais ela recusa. Durante o período de ordenha, devem ser feitos ajustes nas preferências do animal no plano alimentar.