As vacas produzem leite para alimentar o bezerro. Para que a lactação prossiga, a vaca deve parir e dar à luz um bebê. Portanto, todos os proprietários de gado precisam saber como ocorre a gravidez e como ocorre o nascimento (parto) de uma vaca. O comportamento correto do dono, cuidando do animal antes e depois do nascimento do bezerro, garantirá alta produção de leite, ajudará a evitar problemas pós-parto e manterá a vaca e o bebê saudáveis.
O que é parto?
Vacas grávidas são chamadas de grávidas (carregando um bezerro).O fim natural da gravidez é o parto, que no animal é chamado de parto. O processo de nascimento segue o padrão usual:
- começa com contrações, durante as quais o colo do útero se dilata;
- Durante a expulsão, o feto sai do corpo através do canal do parto.
Você pode dizer pelo comportamento da vaca que o parto está se aproximando. O animal parece ansioso, preparando um lugar para si. As contrações duram várias horas, o período de empurrões dura cerca de uma hora. A duração do parto é influenciada por muitos fatores:
- o primeiro parto dura mais que o segundo;
- quando nascem gêmeos, o processo é atrasado;
- um feto pequeno sai mais rápido;
- vacas enfraquecidas e com problemas durante a gestação parem por mais tempo.
Na maioria dos casos, as vacas dão à luz sozinhas e não precisam de assistência. Mas criadores de gado experientes ficam de olho na parturiente, acompanhando o tempo e as características do parto. Você deve se preocupar se o parto atrasar:
- nas primíparas dura mais de 12 horas;
- para outras vacas – mais de 10 horas.
O animal pode precisar da ajuda de um veterinário, é melhor convidá-lo com antecedência. Em algumas vacas o parto é mais demorado, mas não há patologias, isso está dentro dos limites aceitáveis e é uma característica individual do animal.
Como o feto se desenvolve
Durante o desenvolvimento intrauterino de um bezerro, ocorre um aumento constante do peso corporal, desenvolvimento de órgãos e sistemas. A norma fisiológica ao nascer é considerada o peso de um bebê de 30 a 40 kg, para raças grandes – 50 kg.
Gráfico de ganho de peso fetal:
Período de gravidez, mês | Comprimento do fruto, centímetros | Peso |
1 | 1 | 1 grama |
2 | 6-7 | 40 gramas |
3 | 12-14 | 130-150 gramas |
4 | 22-26 | 2 quilogramas |
5 | 35-40 | 2,5-4 quilogramas |
6 | 45-60 | 3,5-6 quilogramas |
7 | 50-75 | 5-10 |
8 | 60-85 | 12-20 |
9 | 80-100 | 20-50 quilogramas |
O feto ganha a maior parte do peso nos últimos 2-3 meses de gravidez, a barriga da vaca aumenta diante de seus olhos e fica difícil para ela andar.Nas primeiras novilhas e quando os gêmeos estão grávidos, os fetos podem se desenvolver mais lentamente. Os bezerros nascidos de gêmeos geralmente têm baixo peso e precisam ser amamentados e receber leite por mais tempo.
Quantos dias uma vaca anda antes de parir?
Vários fatores influenciam a duração e o curso da gravidez. O prazo médio é determinado em 285 dias, ou seja, 9 meses. A norma é considerada um desvio temporal desses indicadores em ambas as direções, ou seja, 240-311 dias.
A duração da gravidez depende das seguintes circunstâncias:
- condições de detenção - alimentação, cuidados, partida;
- raça de vaca;
- Qual é o período de parto - as novilhas carregam mais tempo.
Segundo as estatísticas, as novilhas nascem um ou dois dias antes dos touros. Freqüentemente, a data exata da concepção é desconhecida, portanto a duração e a duração da gravidez são determinadas aproximadamente.
O parto precoce não ocorre com mais frequência do que em 4-6% dos casos. Os seguintes motivos podem provocar parto prematuro:
- mau atendimento;
- fruta grande;
- cargas elevadas;
- problemas hormonais em uma vaca.
Se a gestação durou menos de 140 dias, o bezerro nasce inviável e não pode ser liberado. O caso é considerado um aborto espontâneo.
Para determinar o prazo calendário de uso de parto, que mostra as datas de nascimento tendo em conta a data conhecida de inseminação e a duração média da gravidez.
Quanto tempo uma vaca pode andar?
A gravidez prolongada é observada em vacas em 10% dos casos. Burenki se movimenta por vários motivos:
- desenvolvimento fetal lento causado por desequilíbrios hormonais;
- características do corpo;
- estresse.
Em grandes fazendas de gado, especialistas monitoram regularmente as vacas prenhes. Nos domicílios, um veterinário é chamado caso haja um atraso de 10 dias. O médico examinará o animal para identificar patologias.Se a gestação durar 311 dias ou mais, é necessária intervenção urgente de um especialista para evitar a perda da vaca e do bezerro.
Como determinar a data do parto
Saber a data prevista de nascimento é importante para o proprietário - é necessário realizar o lançamento em tempo hábil, no futuro isso ajudará a saber se a vaca está com ritmo excessivo. Para determinar o tempo de parto, 2 métodos são tradicionalmente usados - o calendário acima e o cálculo usando a fórmula.
A tabela do calendário é compilada com um intervalo de 5 dias. Com sua ajuda também é conveniente determinar o momento do lançamento.
A data pode ser determinada usando a fórmula:
D=(H+11)(M-3), onde
D – dia do parto;
H – data da inseminação (número);
M – mês de acasalamento.
Vejamos como fazer os cálculos. A vaca está coberta no dia 10 de setembro (10.09). H=10, M=9. Inserimos na fórmula: D = (10+11) (9-3), ou seja, 21,06. 21 de junho é a data prevista para o parto. Se a soma for maior que o número possível de dias em um mês, subtraia 30 e aumente o mês em 1.
Se a inseminação ocorreu de janeiro a março, 12 é adicionado ao número do mês no cálculo.
Como entender que uma vaca está dando à luz
O fato de o parto começar em breve pode ser entendido pelo comportamento da vaca e por uma série de sinais externos que são precursores do parto. O quarto deve ser preparado com antecedência, pois a fórmula e a tabela utilizam tempos médios de gravidez, que na realidade podem ser mais curtos.
Sinais externos de parto precoce:
- Cordão (ligamento) relaxado e flexível sob a cauda. Às vezes, o relaxamento é observado 2 semanas antes do nascimento. Então o cordão se fortalece, mas algumas horas antes do parto ele amolece novamente e se torna móvel.
- Inchaço, suavização dos lábios.
- O estômago cai visivelmente.
- O úbere enche e fica maior.O colostro aparece nos mamilos. Um líquido claro e viscoso começa a sair 2 a 3 dias antes do nascimento, às vezes algumas horas após o parto.
- O tampão que cobre o colo do útero começa a se dissolver e a sair da vagina 1 a 2 dias antes do nascimento. Externamente, parece muco pegajoso, torniquetes, coleiras penduradas.
- Um exame retal revela encurtamento do colo do útero.
À medida que o nascimento se aproxima, a vaca fica com medo, comporta-se de forma inquieta, agitada e olha constantemente para o seu traseiro. No pasto, ele tenta ir para o lado e encontrar um lugar isolado. Para o animal é preparada uma baia medindo 3,5x3,5 metros e cerca de 2 metros de altura. Todas as superfícies e serragem são previamente limpas e tratadas com soluções desinfetantes.
Durante um parto normal, o animal não necessita de assistência. Antecipando o parto em breve, a vaca é lavada com uma solução de sabão em pó. A mãe geralmente deita-se de lado, embora muitos animais que dão à luz muitas vezes prefiram parir em pé.
Enquanto durarem as contrações, a vaca não deve se assustar com a presença ou ruído constante. Criadores de gado experientes visitam a parturiente uma vez por hora para monitorar o tempo e o progresso do parto e entender a necessidade de ajuda.
As contrações tornam-se mais frequentes, o colo do útero dilata-se completamente e começa a empurrar. Da vagina surge uma bexiga, nela, com a cabeça apoiada nas patas dianteiras, está um bezerro. Se a bolha não romper, ela é cortada com instrumento estéril.
Se o feto não sair dentro de meia hora após o rompimento da bolsa d’água, a vaca precisa de ajuda. O veterinário também ajuda se o bezerro andar sobre as patas traseiras ou se a vaca tiver gêmeos. Dentro de 2 horas após o parto, a vaca tem tempo para descansar, o colostro ordenhado neste momento é especialmente benéfico para o bebê.
Regras para cuidar de uma vaca grávida
Durante os primeiros meses de gravidez, o embrião cresce lentamente, a vaca não necessita de maior nutrição. A dieta não é aumentada, a ênfase está na plenitude e no equilíbrio. Para uso alimentar:
- volumoso - feno, silagem, palha (30-60% da dieta);
- suculento – silagem, tubérculos;
- concentrado - ração, bolos, farelo.
Além disso, os seguintes suplementos são administrados diariamente:
- fósforo (8 gramas);
- cálcio (10 gramas);
- giz (50 gramas);
- sal de cozinha (20-30 gramas).
A dieta é complementada com glicose. Alimentos congelados e estragados estão excluídos. Monitore o cumprimento do regime de consumo, regue 2 a 4 vezes ao dia. No inverno, a dieta é complementada com farinha de pinho e ramos.
Informação: a deficiência de vitaminas e microelementos pode causar patologias fetais e aborto espontâneo.
No verão, as vacas são mantidas em pasto livre, escolhendo locais onde o animal possa se esconder do sol. Eles vão regar 2 a 3 vezes ao dia.
2 meses antes do parto, as vacas são transferidas para um estande seco (start-up), suculentos e outros alimentos que estimulam a produção de leite são excluídos da dieta. Nas raças altamente produtivas, o número de ordenhas é reduzido gradativamente (trazido para 1); nas espécies de baixa produtividade, a ordenha é interrompida completamente.
Nas últimas semanas de gravidez é importante:
- não alimente demais as vacas para evitar problemas durante o parto;
- caminhar até 3 horas por dia para que não haja dificuldades durante o trabalho de parto;
- monitorar a condição do úbere após o lançamento para prevenir mastite.
A subalimentação e a superalimentação de vacas grávidas são igualmente prejudiciais - isso leva a partos difíceis e, posteriormente, torna-se uma causa de esterilidade.
Possíveis problemas
Os problemas mais comuns em hotéis incluem:
- Prolongamento do trabalho de parto - dentro de uma hora após a dilatação do colo do útero, o feto deve sair.
- O lugar do bebê (placenta) não sai. A parturiente faz força, mas a placenta não é expelida. Será necessária ajuda humana. Então você precisa espalhar a placenta e verificar sua integridade.
- Com a apresentação pélvica do feto, a parturiente é auxiliada puxando a panturrilha pelas pernas. Se a bolha travar, o animal não consegue empurrar o feto para fora; o bezerro é puxado, sincronizando as ações com as tentativas.
- Se houver gêmeos, o veterinário é chamado com antecedência - as pernas dos bezerros muitas vezes ficam emaranhadas e não saem sozinhas.
Durante o parto, os criadores de gado inexperientes precisam contar com antecedência com o apoio de um veterinário para que, se necessário, possam ligar com urgência para um especialista ou consultar por telefone.
De como eles procedem gravidez e parto em uma vaca, a produtividade futura do animal e a saúde da vaca e do bebê dependem em grande parte. Normalmente o parto ocorre naturalmente, mas a pessoa deve saber preparar o animal para o parto e como ajudar em possíveis problemas.