A vaca é o ganha-pão da família, fornecendo leite, creme de leite, requeijão, queijos e outros produtos que fazem bem à saúde humana. Para uma lactação estável, você precisa saber exatamente como se comportar corretamente com o animal, como alimentá-lo e cuidar dele, tratá-lo se necessário e, o mais importante, quanto tempo após o parto a vaca precisa ser ordenhada. Isto é importante para a saúde da vaca, para a prole e para a produção de leite.
Quando começar a ordenhar uma vaca após o parto
Acredita-se que a primeira vez que uma vaca precisa ser ordenhada 2 horas após o parto.O colostro ordenhado é dado ao bezerro. Ao ordenhar pela primeira vez, e às vezes várias vezes, você deve deixar um pouco de colostro no úbere. Isso é feito para prevenir a paresia da maternidade.
É necessário ordenhar a primeira novilha com especial cuidado. Uma atitude rude ou descuidada pode afetar não apenas o nível de produção de leite durante a primeira ordenha, mas também formar uma atitude negativa em relação a qualquer toque no úbere. Quem vai ordenhar a vaca precisa ter certeza de que suas mãos estão quentes e que sua atitude para com o animal é afetuosa e amigável.
Não se deve deixar uma vaca sem ordenha por muito tempo após o parto, pois isso levará à estagnação do leite. O animal pode sofrer inchaço do úbere, o que causa sofrimento físico. Isso se reflete na quantidade de leite dada, e a vaca pode simplesmente não permitir que uma pessoa se aproxime do úbere dolorido.
O que precisa ser feito antes disso?
Antes de iniciar a ordenha pela primeira vez, é necessário proporcionar à vaca um ambiente calmo e realizar os seguintes passos:
- 30-40 minutos após o nascimento do bezerro, a mãe recebe um balde ou meio de água limpa. É levemente salgado para que a sede passe e a vaca tenha vontade de comer. No início, eles a alimentam com feno fresco de alta qualidade.
- Após o parto, o animal precisa ser limpo. Ela é lavada com água morna e sabão na barriga, na região das patas traseiras e cauda, e com especial cuidado e cuidado no úbere. Todos os procedimentos devem ser feitos com calma, sem irritar ou irritar a fêmea que está parindo.
- A roupa de cama velha que ficou suja durante o parto, bem como a placenta, deve ser removida e, em seguida, deve ser colocada uma espessa camada de feno fresco. É preciso ter certeza de que não há poeira fina e poeira de plantas secas suspensa no ar, pois ela entra no leite e o contamina.Também não deve haver estrume na sala. O celeiro deve ser ventilado (sem correntes de ar!), pois o leite absorve odores fortes.
- Antes da ordenha, especialmente em novilhas primíparas e vacas novas em lactação, o úbere deve ser massageado cuidadosamente. Ao lavar, esfregue suavemente com uma toalha seca e depois massageie. Na natureza, essa função é desempenhada por um bezerro, mas para se obter uma vaca leiteira a prole não pode interagir com ela.
É necessário monitorar cuidadosamente como a vaca se alimenta. Ela não deve comer demais, principalmente no início, pois isso pode causar disfunções intestinais. Mas ela não deve continuar com fome, pois isso afetará a quantidade e a qualidade do leite fornecido.
Regras para ordenhar uma vaca em casa
Ordenhar uma vaca é um conjunto de métodos que visa aumentar a produção de leite. Inclui os seguintes métodos:
- Ordenha frequente.
- Excelente atendimento, cumprimento das regras de higiene.
- Nutrição balanceada completa.
- Massagem no úbere.
- Monitorar a saúde do animal, tomando medidas emergenciais e adequadas em caso de detecção de distúrbios ou doenças.
Durante os primeiros 10 dias, a vaca costuma ser alimentada apenas com feno para evitar possíveis problemas digestivos. Então, por volta dos 12-15 dias, eles começam a ordenhar. A essa altura, a condição do úbere do animal está normalizada, ele deixa de ser hipersensível e o leite é produzido de forma estável.
Para aumentar a produção de leite em 4-6 litros, a dieta do animal é aumentada em conformidade. Isso é feito de forma incremental. Se uma vaca produz 15 litros de leite, sua ração é aumentada até a quantidade dada a um animal com produção de leite de 19 litros.Assim que a produção de leite atinge o valor atualmente desejado, a ração é novamente aumentada, por exemplo, com base em 23 litros de leite e assim por diante.
Ao mesmo tempo, o número de ordenhas aumenta. Se você começou com três, aumente para 4 ou 5. Se a vaca começar a dar mais leite, sua ração aumenta proporcionalmente. Como comer demais prejudica o funcionamento do estômago, pode levar a doenças e à diminuição da produção de leite, é possível aumentar não o volume de alimento ingerido, mas sua capacidade de “dirigir” o leite. Para fazer isso, forneça rações mais suculentas, como nabos e beterrabas, feno bom, rações com proteínas concentradas, fermento para rações ou produtos especialmente processados.
Para isso, adicione 30 gramas de fermento fresco por quilo de ração concentrada, aveia ou farelo de trigo, que é diluído em 1,5 litro de água morna. A mistura resultante é mantida quente por 6 a 9 horas e depois dada a uma vaca leiteira.
Quantas vezes por dia um animal deve ser ordenhado?
A ordenha normal de uma vaca consiste em 3 abordagens. Se o animal for ordenhado ou for um indivíduo altamente produtivo, o número de ordenhas por dia pode chegar a 4 ou até 5.
Se todos os métodos de ordenha não levarem a um aumento pronunciado na produção de leite, a vaca é gradualmente transferida para o número padrão de ordenhas - 3 por dia. Antes do procedimento, o úbere é massageado com as mãos e o processo em si é realizado com o punho.
Cuidados e alimentação adequados
O animal deve receber ambiente calmo, limpeza e manejo cuidadoso.O medo pode afetar a liberação do leite, portanto são proibidos sons altos, movimentos bruscos, tapas no corpo, gritos e assim por diante.
É igualmente importante garantir a limpeza. Isso afeta vários fatores ao mesmo tempo:
- Estado de saúde da vaca. Sujeira e fezes contêm patógenos e, após o parto, o animal fica enfraquecido e pode adoecer facilmente. Além disso, a infecção pode entrar no leite.
- A limpeza das instalações, da própria vaca, da leiteira e dos equipamentos ajudam a manter o leite saboroso, fresco e saudável. Absorve quaisquer odores desagradáveis, por isso é necessário ordenhar em um celeiro limpo e ventilado ou ao ar livre.
- A ração e seu conteúdo calórico são calculados com base na produção de leite da vaca. Quanto mais leite ela der e quanto maior for o seu teor de gordura, maior será a qualidade e a nutritividade da sua alimentação.
Seguir estas regras simples permite obter uma grande quantidade de leite sem esgotar o rebanho.
Possíveis problemas e métodos para resolvê-los
A saúde de uma vaca pode ser afetada por alimentação desequilibrada, alimentação insuficiente, conteúdo calórico insuficiente e excesso de alimentação.
A alimentação deve ser variada, devem ser adicionados suplementos minerais e a dieta deve ser calculada com base na produção de leite.
Após o parto, as vacas apresentam um sistema imunológico enfraquecido e, portanto, são especialmente suscetíveis a doenças infecciosas. É necessário acompanhar de perto o seu estado de saúde, ao primeiro sinal isolar o animal doente e chamar imediatamente o veterinário. As doenças perigosas são raiva e pseudo-raiva, brucelose, parainfluenza, pasteurelose, psoroptose, salmonelose e outras. Alguns são incuráveis (raiva).
Mas problemas comuns após o nascimento de um bezerro estão relacionados ao estado das glândulas mamárias.Em primeiro lugar em termos de frequência está a mastite - inflamação da glândula mamária, acompanhada de aparecimento de caroços, inflamação e dores intensas. Dependendo da gravidade da doença, limitam-se ao tratamento local ou administram antibióticos e antiinflamatórios à vaca. É preciso ordenhar, mas o leite e o colostro não são aproveitados e o bezerro não é alimentado, pois está infectado e cheio de drogas.
Para paresia, introduz-se ar no úbere e, se a placenta não se separar e sair em 6 horas, a ordenha não adianta, a vaca recebe 5 litros de líquido amniótico ou uma decocção de cascas de cebola com adição de açúcar. Em casos duvidosos, você deve entrar em contato com o seu veterinário.