Uma vaca só pode produzir leite após o parto. Este animal não é uma máquina de produção de laticínios. Certos processos fisiológicos ocorrem no corpo do gado; o leite aparece quando o bezerro precisa ser alimentado. O estômago de um recém-nascido não é capaz de digerir alimentos vegetais. Essa oportunidade ocorre no animal aos 3-4 meses de vida. O homem aproveitou esse recurso e começou a retirar o leite destinado aos bezerros.
Quando uma vaca começa a dar leite?
Uma vaca produz leite imediatamente após o parto, mas não antes, pois uma fêmea sem bezerro não ordenha. A puberdade em animais ocorre entre 8 e 10 meses. É verdade que as fêmeas estão prontas para o acasalamento (inseminação) apenas no segundo ano de vida. O peso corporal das novilhas nesta idade deve ser de pelo menos 330 kg.
A gravidez (gravidez) nas mulheres dura 9 meses. Imediatamente após a cobertura, o corpo da novilha jovem sofre alterações, as glândulas mamárias se preparam para produzir leite. Se uma vaca leiteira estiver prenhe, após a inseminação ela é ordenhada normalmente, e dois meses antes do parto é iniciada, ou seja, é transferida para terra firme e a ordenha é interrompida.
O período de lactação nos animais dura de 12 a 14 meses. É constantemente estendido até o próximo parto. As vacas geralmente ficam engravidadas dois meses após o nascimento do bezerro. Sem dar à luz, ou seja, sem parir, a vaca não dá leite. A lactação ocorre somente após o nascimento do bezerro. Pode durar 5 anos, mas as fêmeas são inseminadas todos os anos. Quanto mais uma vaca dá à luz, mais leite ela produz. O pico de produtividade ocorre após o nascimento do quinto bezerro.
Outra nuance é que quanto mais velha a vaca, mais leite ela dá. Os animais jovens não são tão produtivos. Eles dão apenas 10-12 litros de leite por dia, e uma vaca com mais de 5 anos - 20-30 litros de leite por dia.
De onde isso vem?
A vaca é um animal ruminante que come grama e feno. O alimento entra no rúmen, depois regurgita, é mastigado novamente e retorna às seções anteriores e ao próprio estômago.O gado come de 7 a 8 horas por dia e passa a mesma quantidade de tempo mastigando os alimentos. Através das paredes do estômago e dos intestinos, os nutrientes liberados entram na corrente sanguínea.
Durante a digestão da ração, é liberada uma grande quantidade de gás, que a vaca arrota. Os nutrientes que entram no sangue são distribuídos por todo o corpo do gado. São utilizados como energia e material de construção, bem como para a produção de leite. É verdade que a lactação de um animal começa pela primeira vez somente após o nascimento do bezerro.
O leite é produzido pelas células epiteliais dos alvéolos, localizadas no úbere. É ingerido, ou melhor, formado a partir de nutrientes que entram nas glândulas mamárias vindos do sangue. Para produzir leite, são utilizadas proteínas, gorduras e carboidratos comuns. A composição deste produto depende da dieta do animal. É retirado do úbere devido ao reflexo de ejeção do leite. Com uma leve irritação das terminações nervosas nas paredes dos mamilos, um fluxo de impulsos nervosos corre para o cérebro e o hipotálamo, resultando na liberação do hormônio oxitocina. Ele entra na glândula mamária através da corrente sanguínea e causa contração das células mioepiteliais.
O leite resultante entra na cavidade dos alvéolos, ductos e cisternas do úbere. Se o úbere estiver cheio, as funções secretoras são suspensas. Embora o leite possa ser produzido continuamente, pois o processo de secreção começa imediatamente após a ordenha da vaca. Por isso é tão importante ordenhar o animal até o fim. Quando os tanques são liberados, é dado um sinal para produzir uma nova porção de leite. Em situações estressantes, ao contrário, forma-se o hormônio adrenalina, que leva à compressão da musculatura dos ductos lácteos e inibe o reflexo de ejeção do leite.Não é aconselhável assustar o gado antes da ordenha, caso contrário não produzirão leite.
Como ajudar um produto a aparecer
O leite, ou melhor, inicialmente o colostro, aparece no gado após o parto. Recomenda-se que o animal seja ordenhado imediatamente após o parto, esvaziando completamente os tanques do úbere para estimular a produção de uma nova porção do produto.
A quantidade de leite é afetada pela alimentação, sua qualidade e quantidade, bem como pela ordenha regular (3 vezes ao dia no mesmo horário).
A base da dieta das vacas é capim, feno, silagem e silagem. A ração a granel é necessária para o bom funcionamento do sistema digestivo do gado. O volume de produção de leite depende da sua quantidade. As raízes têm um efeito que contém leite. É por esta razão que os agricultores tentam alimentar as vacas com beterraba forrageira e vegetais ralados. As misturas de grãos, ao contrário, reduzem a produção de leite, mas aumentam o peso dos animais.
Para que uma vaca produza regularmente muito leite, ela deve ter bom apetite. Os probióticos de levedura ajudam a melhorar este indicador. A vaca deve comer o suficiente, ou seja, comer pelo menos 50 kg de capim por dia. Em animais famintos, a produção de leite geralmente é baixa. A produção de leite é afetada pela água. O gado deve beber 30-40 litros de líquido duas vezes ao dia. A lactação da vaca dura por muito tempo, quase um ano. É estendido após o próximo parto.
O que afeta a qualidade do leite?
A qualidade do leite produzido nas glândulas mamárias é influenciada por vários fatores: alimentação, cuidados com o gado, saúde da vaca. Recomenda-se que os animais organizem o pasto durante a estação quente.
Durante o pastejo, as vacas recebem proteínas completas, carboidratos, vitaminas e microelementos. A vegetação desejável são leguminosas e gramíneas de cereais com 15 cm de altura.
Durante o período de pastejo, a saúde animal melhora e a produtividade aumenta. É verdade que durante o pastoreio você precisa ter certeza de que a vaca não come rabanetes selvagens, botões de ouro, colza, colza e mostarda do campo. Essas ervas dão um sabor amargo aos laticínios. Legumes como nabo, rutabaga, nabo, alho, cebola, erva-doce e repolho degradam a qualidade do leite. A presença de hortelã-pimenta na dieta pode tornar os laticínios azulados, e ivan-da-marya ou maryannik darão uma tonalidade azulada. Quando o gado come leitelho, ele produz leite pegajoso.
A ração fornecida aos animais durante todo o ano afeta os indicadores de qualidade dos produtos lácteos. Se o gado receber muito bolo, a manteiga amolece e estraga rapidamente, e o leite não é adequado para fazer queijo (não coagula bem sob a influência do coalho). Pelo mesmo motivo, não é recomendado pastar animais em áreas pantanosas.
A manteiga macia é obtida quando os animais pastam no prado, enquanto o feno e os grãos, ao contrário, conferem dureza a este produto. Quanto à criação de gado, se as vacas forem ordenhadas em um celeiro sujo, o leite sentirá cheiro de esterco.
Uma vaca pode dar leite sem parir?
A vaca é um animal que produz leite para alimentar os bezerros que nascem. Os filhotes comem este produto por até 3-4 meses. Imediatamente após o nascimento dos bezerros, a fêmea é ordenhada várias vezes ao dia, o que faz com que o corpo sinta como se o recém-nascido estivesse constantemente com falta de leite. A ordenha regular mantém os tanques do úbere cheios.
Se o gado não for ordenhado durante vários dias, o leite desaparecerá até o próximo parto. Para que uma fêmea ordenhe de forma consistente, ela deve dar à luz anualmente. Sem o nascimento de um bezerro não há leite. Uma vaca que não consegue engravidar é chamada de estéril.Esse animal é enviado para abate para obter carne.
Problemas de baixo teor de leite e sem laticínios
Poucos dias após o nascimento do bezerro, a vaca produz a maior quantidade de leite. Após 6 meses, a produtividade começa a cair drasticamente e, após 300 dias, a lactação pode parar. Para aumentar a produção de leite, recomenda-se inseminar novamente a fêmea dois meses após o parto.
É verdade que ela começará a produzir mais leite somente após o parto. A vaca precisa ser ordenhada regularmente, sem pausas, três vezes ao dia. Recomenda-se esvaziar completamente o úbere. Se por algum motivo (fome prolongada, estresse, mudanças climáticas, mastite) uma vaca produz pouco leite, é preciso curar o gado, ajustar a dieta e continuar ordenhando o animal. Com o tempo, a produtividade melhorará.