Acontece que uma vaca aparentemente saudável começa a produzir leite com um sabor amargo perceptível. A deterioração do sabor dos produtos lácteos é um problema grave para o agricultor, associado não só às dificuldades de comercialização do produto, mas também à necessidade de tratar o gado. A razão mais comum pela qual o leite de vaca tem frequentemente um sabor amargo é o consumo de alimentos estragados e plantas amargas, mas por vezes o sabor desagradável do produto é consequência de patologias graves.
Por que o leite de vaca pode ter um sabor amargo?
O sabor rançoso está associado à deterioração da saúde das vacas, dieta inadequada ou ignorância das regras de higiene para a criação de gado.
Helmintos
O leite tem gosto amargo devido à fasciolíase - danos ao tecido do fígado da vaca por helmintos. A helmintíase é a causa não só da deterioração da qualidade dos laticínios, mas também da depressão do estado físico da vaca. A temperatura de um indivíduo infectado sobe para 40-41 °C, perda de apetite e vômitos. O fígado está aumentado à palpação, os músculos do peritônio estão compactados.
Os sintomas da helmintíase são mais pronunciados nos meses de verão. Durante a estação fria, o único sinal pode ser o sabor amargo do produto.
Caso haja sintomas suspeitos, é necessário enviar as fezes da vaca para análise laboratorial.
A fasciolíase é tratada com medicamentos injetáveis à base de closantel. A injeção é administrada uma vez, a dose é de 10 ml por 200 kg de peso corporal. Medicamentos em pó à base de fenzol e fenbendazol também são eficazes. Eles são administrados 2 vezes com intervalo de 2 semanas pela manhã durante a alimentação.
Mastite
De todas as doenças do gado, a mastite é a razão mais comum pela qual o leite tem sabor amargo. Os provocadores da patologia inflamatória são infecções do trato genital, danos mecânicos ao úbere, bombeamento inadequado e desrespeito às regras sanitárias. O leite obtido de uma vaca doente não pode ser usado para beber ou fazer produtos lácteos fermentados. Em bovinos, os veterinários diagnosticam mastite crônica com mais frequência do que mastite aguda. A forma aguda é acompanhada por:
- inchaço do úbere;
- desenvolvimento de gangrena;
- inclusões purulentas e sangrentas no leite.
A forma crônica é assintomática em muitos casos. O único sinal é uma mudança na qualidade do produto:
- heterogeneidade, presença de coágulos;
- baixo teor de gordura;
- gosto amargo.
A mastite é tratada com antibióticos injetáveis “Mamifort”, “Masticide”, “Antimast”. Eles são usados uma vez ao dia. Você também deve tratar regularmente o úbere com soluções anti-sépticas: manganês, ictiol ou Furacilina. Os líquidos medicinais são injetados no mamilo lentamente, com extremo cuidado, sem permitir muita pressão. Antes do procedimento, certifique-se de extrair o leite.
Outros problemas de saúde
Uma razão comum pela qual o leite de vaca tem gosto amargo é a disfunção hepática causada por uma infecção viral, bacteriana ou parasitária.
Manifestam-se patologias funcionais do fígado, além do ranço do produto:
- vômito;
- diarréia;
- aumento da temperatura;
- aumento da respiração;
- inchaço e sensibilidade do fígado palpável;
- diminuição na produção de leite;
- consistência aquosa de leite.
O leite torna-se amargo e amarelo devido à curvatura da vesícula biliar e anormalidades nos ductos biliares. Essas condições patológicas são comuns em bovinos, por causa delas a bile é liberada em pequenas quantidades e se acumula em excesso, afetando a qualidade do produto.
O sabor amargo é consequência de distúrbios metabólicos, levando a flutuações no açúcar no sangue e acúmulo excessivo de ácido acetoacético.
Outra razão pela qual o produto é amargo é o aumento da acidez do suco gástrico. Se a análise laboratorial mostrar que o leite é inofensivo e pode ser consumido, então, para eliminar o ranço, o produto deve ser aquecido a 40 °C e depois arrefecido.
Quando uma vaca come terra, rói cascas de árvores ou lambe paredes de concreto e tijolos, deve-se suspeitar de falta de elementos minerais. O leite amargo sugere que o microelemento deficiente é o cobalto.
Quente no verão
Na estação quente, utiliza-se a criação de pastagens, de modo que raramente se observa ranço nos laticínios. Mas em dias quentes, uma vaca pode contrair leptospirose.
A doença afeta o sistema vascular, rins, fígado e tecido muscular. Uma vaca doente apresenta diarréia, febre, tegumento amarelado e urina escura. A leptospirose é tratada com soro polivalente hiperimune. É administrada uma injeção subcutânea, são administrados 0,4 ml do medicamento por 1 kg de peso.
Problemas no inverno
No inverno, a situação em que o leite tem sabor amargo é observada com mais frequência do que no verão. Em baixas temperaturas, as bactérias que causam ranço se multiplicam mais ativamente do que os microrganismos que causam acidez no produto. Para evitar o problema, o gado é mantido em celeiro isolado e ventilado durante os meses mais frios. As vacas não devem ficar em baias durante todo o inverno, pois são periodicamente levadas ao ar livre. O piquete de inverno deve ser limpo regularmente de neve e esterco.
Gravidez
Por razões naturais, o leite torna-se amargo em uma vaca que está a 1-2 meses do parto. Devido às alterações hormonais do produto, a concentração de leucócitos e caseína aumenta. A produção de leite cai e a vaca entra no período de seca. Poucos dias após o nascimento, a qualidade do produto volta ao normal.
Violação da higiene da ordenha
Se forem utilizados pratos não lavados durante a ordenha, bactérias e partículas de poeira acabam no leite. Antes de cada ordenha, o recipiente deve ser bem lavado e o leite restante da ordenha anterior deve ser despejado. Antes da ordenha, o trabalhador veste roupas limpas, lava as mãos com produto de higiene, lava bem o úbere da vaca com água fervida e enxuga com toalha limpa.
Os primeiros jatos de leite são ordenhados em um recipiente separado para serem despejados, pois contêm alta concentração de redutase, enzima que torna o sabor amargo do leite.
Erros no conteúdo
Se as recomendações higiênicas e sanitárias no estábulo não forem seguidas, infecções e sujeira penetram no corpo da vaca, afetando negativamente a qualidade dos laticínios. Para eliminar os fatores que levam ao ranço do produto, o agricultor deve:
- Limpe regularmente o celeiro e desinfete-o;
- manter condições microclimáticas ideais no celeiro;
- lave os comedouros regularmente;
- Substitua diariamente o lixo sujo e podre.
A alimentação de má qualidade envenena o corpo da vaca e aumenta a acidez do suco gástrico. Para evitar que o leite se torne amargo, não deve ser dado ao gado:
- feno podre e mofado, grãos;
- ervas venenosas;
- bolo estragado;
- farinha de linhaça;
- levedura.
Ervas amargas na dieta
As substâncias aromáticas contidas nas plantas acumulam-se nas glândulas mamárias. Produtos obtidos de uma vaca que comeu:
- sorveira;
- artemísia;
- mil-folhas;
- colheitas picantes - endro, alho e cebola, cominho;
- vegetais - batatas, rutabaga, cenouras.
Para que o leite fique amargo, a vaca deve comer as plantas listadas por vários dias. Na primavera, uma vaca pode comer cavalinha e seu leite ficará espumoso e terá gosto de sabão. E o excesso de silagem de beterraba dá gosto de arenque.
Como evitar que o problema ocorra
Para não sofrer alterações no sabor dos laticínios, deve-se seguir as recomendações listadas na tabela.
Problema | Medidas preventivas |
período pré-parto | o problema desaparece por si só, sinaliza o início do início |
mastite | o veterinário recomenda medicamentos antimicrobianos para injeção no mamilo em doses profiláticas |
helmintíase | tratamento antiparasitário 2 vezes por ano |
diminuição do açúcar no sangue | a ração é enriquecida com uma pequena porção de açúcar |
alta acidez | lamber pedras contendo refrigerante, adicionar refrigerante à comida (1 colher pequena para cada 10 l) |
deficiência de cobalto | são usados comprimidos de cloreto de cobalto, o curso profilático dura um mês, 2 comprimidos por dia |
leptospirose | afastar o rebanho de zonas húmidas e planícies aluviais, organizar um ponto de abeberamento, transição gradual do alojamento de inverno para o de verão |
falta de higiene | as baias são limpas regularmente, o celeiro é ventilado, os úberes são lavados e enxugados antes da ordenha |
alimentação de má qualidade | feno e grãos devem ser frescos e de alta qualidade; as porções diárias de beterraba, batata e topo não devem ser excedidas |
Por que o creme de leite é amargo quando o leite é normal?
O leite bom pode estragar devido ao armazenamento inadequado, fazendo com que o creme de leite e outros produtos lácteos fermentados fiquem rançosos. Nas empresas, os produtos são pasteurizados, por isso ficam armazenados por mais tempo, mas o leite caseiro estraga rapidamente e as bactérias se multiplicam nele.
O leite preparado para fazer creme de leite começa a ficar amargo quando azedo, se retirado de uma vaca que foi submetida a terapia antibiótica.
O creme de leite começa a ficar amargo quando:
- ficar sob luz solar direta;
- armazenamento em altas temperaturas;
- utilizar utensílios de ferro ou cobre;
- manuseio inadequado de recipientes de armazenamento.
O creme de leite estragado não deve ser consumido devido ao risco de envenenamento. O tratamento térmico não ajudará a restaurar a aptidão do produto para consumo.Observando as normas sanitárias e higiênicas e seguindo as recomendações preventivas, o agricultor receberá da vaca apenas o leite saboroso e doce.