O desenvolvimento da placenta ocorre durante o primeiro trimestre. É tecido conjuntivo coberto por células epiteliais. A placenta desempenha a função de uma glândula endócrina. A maioria dos animais come reflexivamente a placenta sem prejudicar a saúde. Se uma vaca comer a placenta após o parto, isso pode causar problemas digestivos e até a morte do animal.
Por que uma vaca faz isso?
Comer o lugar do bebê após o parto é chamado de placentofagia.A principal causa da placentofagia é a pronunciada falta de vitaminas, micro e macroelementos no corpo da vaca, que ela deu ao feto durante a formação de seu corpo. Este fenômeno pode ser observado em residências particulares e fazendas agrícolas quando as normas alimentares para vacas paridas são violadas.
A placenta contém grandes quantidades de vitaminas, minerais e hormônios que estimulam as contrações uterinas após o parto. A placenta pode ser consumida imediatamente após o parto ou durante as primeiras 8 a 15 horas após o nascimento. É por isso que é muito importante ficar perto do animal após o nascimento, caso a placenta não saia 3-4 horas após o parto.
O atraso na colocação da criança no canal de parto por mais de 12 horas é uma patologia e requer intervenção veterinária imediata.
Sinais de comer a placenta
Em média, a placenta sai 4 a 7 horas após o nascimento do bezerro. Se não estiver lá, você precisa determinar o que aconteceu:
- estagnação da placenta no canal do parto, que é uma complicação grave do parto;
- A vaca comeu o lugar da criança.
É muito importante entender a situação o mais rápido possível, pois disso depende o algoritmo para futuras manipulações veterinárias. Para saber o que aconteceu, é necessário convidar um veterinário ou um zootecnista experiente. Você mesmo pode realizar o diagnóstico. Ao exame visual, se houver local do bebê no canal do parto, filmes sangrentos com rede vascular ou fio escuro são visíveis na fissura genital.
Se não forem encontrados sinais visuais, o diagnóstico é feito manualmente, apalpando a placenta com as mãos no canal do parto.
Sinais que indicam a presença de placenta no canal do parto:
- o animal arqueia o dorso na região lombar;
- após o parto, o empurrão continua;
- a vaca muge histericamente;
- o animal tenta se deitar e mexe o rabo.
Se a vaca se comportar com calma, não estiver nervosa e seus batimentos cardíacos e respiratórios estiverem normais, provavelmente a placenta foi comida.
Sinais secundários de ingestão de placenta:
- timpanismo – aumento da formação de gases no trato gastrointestinal do animal;
- fezes moles;
- recusa total em comer;
- aumento da frequência respiratória;
- aumento da frequência cardíaca;
- o animal começa a suar;
- pedaços não digeridos da placenta são claramente visíveis nas fezes, as fezes são escuras, quase pretas;
- em casos raros - aumento da temperatura corporal.
Se nos primeiros três dias a vaca não apresentar cólicas ou inchaço ruminal, significa que o ato de digestão não foi interrompido e a placenta será liberada junto com as fezes. É necessário prestar primeiros socorros ao animal de estimação, pois o sistema digestivo dos herbívoros não é projetado para digerir alimentos de origem animal.
Possíveis consequências
Se uma vaca comer a placenta, isso ameaça o desenvolvimento das seguintes condições patológicas agudas:
- Uma grande quantidade de gases se acumula no rúmen da vaca, o que pressiona as paredes e causa dores constantes. Isso provoca o aparecimento de obstrução aguda, que, na maioria das vezes, termina em morte.
- Um pedaço de placenta bloqueia a saída da traqueia para o estômago e ocorre asfixia.
- Pedaços não digeridos da placenta começam a apodrecer, o que leva a um grave processo inflamatório no rúmen e ao desenvolvimento de intoxicação.
Regime de tratamento de animais
Se for constatado que o animal comeu a placenta, medidas especiais devem ser tomadas para evitar o desenvolvimento de complicações. Seu objetivo é o seguinte:
- aumento da lactação;
- prevenção de complicações gastrointestinais;
- lançamento de processos digestivos.
O animal é colocado em dieta de fome por 48 horas. A bebida deve ser abundante e disponível gratuitamente. Graças a isso, pedaços não digeridos de placenta são rapidamente evacuados com fezes. Após 48 horas, a vaca recebe ração de fácil digestão - feno de alta qualidade, farelo cozido no vapor e grãos enrolados.
Usar bitters pode causar vômito. O pó de cloridrato de apomorfina é adequado para esses fins. Deve ser diluído em água na proporção de 1 para 60. Caso a vaca se recuse a beber sozinha, a solução é despejada por meio de uma sonda. Para aumentar a secreção de suco gástrico, pode-se usar suco gástrico artificial. Para obtê-lo, é necessário misturar um litro de água, 20 gramas de pepsina e 20 ml de ácido clorídrico. Dê a solução duas vezes ao dia.
O cloreto de bário é efetivamente usado para melhorar a motilidade intestinal. É preciso diluir 5 gramas da substância por litro de água e beber a solução duas vezes ao dia. Para suprimir o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, são utilizados medicamentos como Ictiol e Ftalazol. É permitido dar ao animal uma solução clara de permanganato de potássio (não mais que 1 grama por 2 liras de água). Quando a goma de mascar desaparece, utiliza-se a infusão de heléboro.
Medidas preventivas
A medida preventiva mais simples e eficaz é a remoção da placenta imediatamente após o parto. O lugar da criança deve ser retirado discretamente do animal e imediatamente enterrado no solo.Para garantir que o animal não tenha vontade de comer a placenta, é necessário monitorar cuidadosamente a dieta alimentar e complementá-la com todas as vitaminas e minerais necessários, principalmente durante a gravidez.
28 dias antes do parto, a dieta da vaca é ajustada. Torna-se menos calórico e nele é introduzido feno de baixo valor nutricional proveniente de cereais. 21-7 dias antes do parto, o veterinário começa a ajustar a dieta diária dependendo do estado do animal. Os concentrados são adicionados às misturas de rações. Na hora do parto, a parturiente precisa beber um balde de água morna com sal e alimentar 500 gramas de farelo cozido no vapor. O animal não deveria estar com fome. A cama deve estar limpa e feno fresco deve ser colocado ao lado da vaca.
Se nas primeiras horas após o nascimento não for possível estar perto do animal, a cabeça da vaca deve ser fixada com uma guia curta para que ela não alcance a placenta.
É possível beber leite de uma vaca assim?
A placentofagia leva a graves problemas digestivos na forma de diarreia. Partículas não digeridas do local do bebê são excretadas nas fezes 8 a 11 dias após o parto. Todo esse tempo o processo é acompanhado de inchaço. Beber leite não é recomendado por 21 dias.