A placenta é a membrana do embrião, que consiste em placenta, secreções aquosas, mucosas e sangue. A criança se alimenta através de sua membrana biológica enquanto está no útero. Após o nascimento, a placenta, o muco e o líquido são expelidos. Às vezes, a placenta de uma cabra não sai - ela permanece dentro ou fica pendurada do lado de fora. Pode ser separado de forma independente - com a ajuda de medicamentos e remédios populares.
Por que a placenta da cabra não passa?
A placenta é separada naturalmente três a seis horas após o nascimento das crianças e é amamentada pela mãe. A casca demora muito para sair pelos seguintes motivos:
Nome | Peculiaridades |
Gravidez múltipla | O estiramento do útero e o acúmulo de grande quantidade de líquido amniótico atrasam a passagem da placenta |
Excesso de peso | O excesso de peso corporal reduz a capacidade reprodutiva e aumenta a probabilidade de complicações pós-parto |
Falta de vitaminas e microelementos | A deficiência de vitaminas se desenvolve como resultado de má nutrição |
Patologia genética como resultado de consanguinidade | O acasalamento de animais intimamente relacionados leva a patologias de desenvolvimento fetal, defeitos físicos nos filhotes e retenção de placenta |
Enfraquecimento das paredes do útero | Cabras que não podem sair do celeiro e vivem na coleira têm músculos fracos |
Infecção | A falta de higiene no celeiro leva à infecção do animal |
Insatisfeito | Nas cabras primíparas, o leite aparece após o nascimento e a placenta sai após a primeira alimentação dos filhotes. Para facilitar o desperdício da membrana biológica e obter mais leite, a cabra precisa ser ordenhada com mais frequência. |
O agricultor tem 24 horas para ajudar a cabra a se livrar da placenta. Se o saco amniótico não sair em no máximo 2 dias, o animal desenvolve endometrite – inflamação das paredes mucosas do útero. A condição é acompanhada por secreção purulenta e sanguinolenta com odor desagradável. O sedentarismo das cabras, a má nutrição e a baixa imunidade as predispõem a processos inflamatórios. Com o desenvolvimento da endometrite, o risco de desenvolver sepse é alto.
Que cuidados médicos devem ser prestados a uma cabra?
Se o saco amniótico ficar retido por muito tempo, é melhor chamar um veterinário. Mas nas áreas rurais nem sempre há um médico por perto. Os criadores tentam resolver sozinhos um problema desagradável, sem distrair o especialista de um desafio mais sério. Os métodos caseiros ajudam a eliminar a placenta em 24 horas. Se você não conseguiu ajudar a cabra sozinho e o animal piorou, não pode ficar sem a ajuda de um veterinário.
Aumentamos as capacidades contráteis do útero
Se a placenta não tiver passado, as contrações das paredes uterinas são estimuladas com medicamentos:
- A oxitocina é um hormônio produzido pelo corpo. A solução é vendida em farmácias veterinárias e regulares e é administrada por via intramuscular à noite após a ordenha. A dosagem deve ser verificada com um veterinário. Uma cabra jovem precisa de uma pequena dose - 0,5 mililitros da droga. As recomendações gerais para administração são 1 mililitro de manhã e à noite durante três dias;
- "Ditsinon" - uma solução que fortalece os vasos sanguíneos e aumenta a coagulação sanguínea, vendida em ampolas de 2 mililitros. A dose aproximada é de 6 mililitros por dia. O curso também dura 3 dias;
- “Vikasol” é um substituto do “Ditsinon” com efeito semelhante, injetado 2 vezes ao dia durante três dias;
- "Bicilina-3" é um antibiótico em pó, diluído em solução salina. A dosagem é calculada com base no peso do animal. A injeção é administrada uma vez ao dia para prevenir infecções bacterianas.
É perigoso prescrever uma dose de antibiótico por conta própria. Exceder a concentração da droga no sangue enfraquece o fígado e os rins. O tratamento de três dias deve ser continuado mesmo que a parte externa da placenta seja expelida, uma vez que partes da placenta que não se separaram podem permanecer no interior. Em casos difíceis, os veterinários injetam antibióticos no útero: Rifaciclina, Norsulfazol.
Se houver previsão de parto de várias cabras, é melhor estocar oxitocina ou seu análogo, oxilato. Em caso de emergência, o medicamento vai aliviar o estado dos animais até a chegada do veterinário. O médico também deve ser avisado das medidas tomadas.
Limpando o útero da placenta
Se o útero não for limpo naturalmente, a placenta é retirada manualmente. Após o nascimento, geralmente fica pendurado do lado de fora como um saco vazio. Como remover a placenta:
- desinfete a barriga da cabra e a placenta suspensa com uma solução de manganês;
- use luvas médicas estéreis;
- Puxe a placenta com movimentos suaves.
É importante não arrancar a placenta perto do ânus. A parte que fica no interior é difícil de remover em casa. Se a placenta não puder ser retirada manualmente, você também deve chamar um veterinário. É importante fazer o procedimento com paciência e cuidado. Você não pode puxar com muita força, senão o útero cairá.
Criadores experientes usam a técnica de retirar filhotes e placenta de cães:
- levante a cabra pelas patas dianteiras;
- pressione a barriga em direção à cauda;
- puxe cuidadosamente a placenta.
A técnica deve ser realizada por duas ou três pessoas. Os criadores de cabras também colocam a mão dentro do útero, encontram os restos da placenta pelo toque e retiram-na. Se você não tiver experiência, é melhor não usar métodos de limpeza do útero. Uma mão inexperiente pode causar dor a um animal. O procedimento requer esterilidade máxima para evitar a introdução de bactérias. Caso contrário, o útero ficará inflamado e ocorrerá sepse.
Para remover restos placentários intrauterinos, Ictiol ou Furazolidona são usados na forma de supositórios vaginais. Mas sua introdução é complicada pelo fato de a cabra não permitir que ele se aproxime dele. Criadores de cabras experientes não recomendam amarrar o animal. É melhor pedir a um assistente para segurar a cabra.
Também é necessário inserir o supositório com luvas estéreis, previamente lubrificadas com vaselina ou óleo de vaselina fervido por meia hora. Recomenda-se confiar o procedimento a uma dona de casa nervosa. A mão de uma mulher é menor e mais leve.
O animal pode chutar de dor, por isso não há necessidade de forçar as velas. Para raças pequenas, a introdução de supositórios vaginais é perigosa. É melhor levá-los ao ambulatório, onde será feito o procedimento de limpeza com inserção de cateter.
A limpeza do útero não é a primeira prioridade. Primeiro você precisa tentar métodos tradicionais mais suaves ou administrar uma injeção de ocitocina.
Introdução de microelementos e vitaminas importantes
Alimentos ricos em vitaminas são adicionados à dieta após o parto:
- raízes;
- abóbora;
- abobrinha;
- ração enriquecida;
- galhos jovens de maçã e cereja;
- grama do prado.
A retenção da placenta é causada por um conteúdo desequilibrado de caroteno e cálcio na dieta diária. O caroteno está envolvido na síntese da vitamina A, necessária à saúde da mucosa uterina. A falta de vitamina A leva à queratinização da membrana mucosa. A fonte da substância é o feno de cereais e leguminosas, na quantidade de um quilo e meio por dia.
A vitamina C é necessária para coagular o sangue e aumentar a imunidade. Contrações fortes que empurram o feto para fora da membrana requerem cálcio. O tratamento medicamentoso é combinado com injeções de vitaminas se a causa do atraso na placenta for deficiência de vitaminas e má nutrição antes do nascimento. Se o motivo da demora for diferente, o animal desenvolverá hipervitaminose a partir do coquetel vitamínico.
Atividade de uma cabra parindo
Se a retenção de placenta passar sem complicações, a cabra é levada para passear.O movimento ajuda a libertar o útero dos restos da membrana fetal. Caminhar é usado como uma forma adicional de ajudar. Se a cabra se sentir bem, você pode combinar passeios com métodos tradicionais. Mas é importante lembrar que o tempo para separação da placenta é limitado a um dia. Passado o tempo previsto, é necessário chamar o veterinário, mesmo que o animal não demonstre preocupação.
Métodos tradicionais
Para facilitar a passagem da placenta, os seguintes remédios são eficazes:
- ordenha;
- fitoterapia;
- amarrando a placenta.
Uma placenta com nó sai mais rápido e a liberação de leite aciona o mecanismo de liberação natural do saco amniótico. Os agricultores notam que antes do parto das cabras, tocar no úbere é desagradável. Mas depois do parto, os animais acostumados às mãos dos donos toleram melhor a primeira ordenha.
Uma bebida medicinal é preparada para uma mulher em trabalho de parto:
- uma decocção de folhas de urtiga ou cascas de cebola - pode-se dar urtigas frescas, depois de molhá-las com água fervente, e adicionar sal e açúcar às cascas;
- água doce fervida morna - 2 xícaras de açúcar dissolvidas em um litro de água;
- decocção de linhaça - prepare 25 gramas de sementes em 250 mililitros de água fervente e dê para beber uma hora após o parto.
- colostro - 300 gramas de açúcar são dissolvidos em 200 mililitros de leite ordenhado após o parto e dados à cabra.
A decocção de linhaça pode ser adicionada à água doce. O colostro estimula os músculos do útero. Mesmo depois de ordenhar 200 mililitros de colostro de uma cabra primogênita, depois de algumas horas você pode encontrar a placenta na cama.
Na prática popular, é usada uma infusão dos seguintes componentes:
- cestos de girassol - 4 peças;
- casca de cebola - 4 xícaras;
- cravagem - 20 gramas;
- açúcar - 1 copo;
- água - 3 litros.
Misture os ingredientes e ferva, acrescente o açúcar e leve o volume para dez litros com água. A infusão promove a rápida remoção da placenta. É dado à cabra para beber após o parto. Outro método popular eficaz usado para retenção de placenta a longo prazo é um enema com sal. 20 gramas de sal são dissolvidos em dois litros de água ligeiramente mais quente que a temperatura ambiente. A solução é colocada em um bulbo de borracha com ponta macia e injetada no útero. A placenta sai dentro de três horas.
O sal também é adicionado à água potável. A solução salina ajuda a restaurar o equilíbrio eletrolítico no corpo da cabra durante a perda de sangue e a sede.
Ações preventivas
Para evitar possíveis complicações, é melhor convidar um veterinário para o primeiro parto. Para prevenção, devem ser feitas alterações no pré-natal do animal:
- mude a dieta - antes do parto, alimente a cabra com concentrados prontos;
- realizar o lançamento - a abolição gradual da ordenha começa um mês e meio antes do nascimento;
- não alimente demais - a obesidade leva à morte de bebês no útero e a partos difíceis;
- manter atividade física - animais sedentários e com sobrepeso não toleram bem as dores do parto;
- mantenha a limpeza do celeiro - troque a roupa de cama a cada três dias, ventile o ambiente, aqueça-o no inverno e evite a propagação da umidade.
Após o parto, que ocorreu na ausência dos donos, é necessário procurar a placenta na cama do celeiro. Às vezes, as cabras comem a placenta. Se os restos da casca não ficarem pendurados nas costas da cabra e não ficarem na palha, é preciso chamar um médico. Sem determinar com precisão a localização do saco amniótico, você não deve tratar a cabra com medicamentos e limpar o útero por conta própria até a chegada do veterinário.