A secreção sanguinolenta em uma cabra geralmente ocorre imediatamente após o parto; o sangramento é especialmente intenso em uma cabra propensa a partos múltiplos. A atitude atenta do dono e do veterinário ajudará a evitar complicações graves para a saúde do animal. No pós-parto, uma dieta bem formulada, cuidados e procedimentos de higiene são importantes para o animal.
Causas de corrimento em uma cabra após o parto
Uma pequena secreção em uma cabra após o parto é um fenômeno natural. Dentro de 30 minutos, os órgãos genitais do animal voltam ao normal. No entanto, se o sangramento continuar, você deve ter cuidado.
A causa das complicações pós-parto pode ser:
- Flacidez dos músculos uterinos. Os especialistas chamam esse fenômeno de subinvolução. O órgão se contrai fracamente, então o sangramento não para. Problemas geralmente acontecem com animais de estimação em condições restritas. Um estilo de vida sedentário afeta negativamente o tônus muscular da cabra. Outra razão para a subinvolução do útero do animal é a gravidez múltipla. Alguns recordistas conseguem trazer de 3 a 4 crianças por vez. Após esse teste, não é fácil para o útero retornar à sua aparência original. Na véspera do parto, donos experientes tratam seus animais de estimação com suplementos ricos em vitamina A.
- Danos mecânicos aos órgãos genitais externos e internos. Durante o curso normal do trabalho de parto, o bebê nasce na posição fisiológica ideal, quando os membros anteriores do bebê estão direcionados para a frente e a cabeça repousa sobre as pernas estendidas. Se ao nascer o bebê muda de posição, a cabra, na maioria dos casos, sofre lesões dolorosas no útero e na vagina. O dano mecânico é causado por tentativas grosseiras de arrancar a placenta ou por pendurar uma carga na placenta. A placenta cresce estreitamente com a membrana mucosa do útero, de modo que, como resultado de ações bárbaras, o útero do animal pode ser arrancado junto com a placenta.
- Infecção do canal de parto resultante de cuidados inadequados com a cabra.
Fisiológico
Com um resultado bem sucedido do parto, uma pequena secreção sanguinolenta é observada dentro de meia hora. A princípio, o icor apresenta coloração marrom-avermelhada, depois sua tonalidade muda, adquirindo uma coloração rosa claro. Se o sangramento parar após 30-40 minutos, significa que o parto ocorreu sem problemas.
A princípio, o icor apresenta coloração marrom-avermelhada, depois sua tonalidade muda, adquirindo uma coloração rosa claro. À medida que as feridas cicatrizam, o icor adquire uma tonalidade amarela. A secreção não apresenta odor forte e desagradável. A condição do animal permanece normal, portanto não é necessária a ajuda de um médico.
Patológico
Os processos inflamatórios nos órgãos genitais internos e externos de uma mulher em trabalho de parto representam um grande perigo para os animais. Os problemas que surgiram são sinalizados por secreção purulenta da fenda genital da cabra. Se você perder tempo e não consultar um médico, seu animal corre o risco de morrer dentro de duas semanas.
Um proprietário atento deve ter cuidado com:
- Aumento da temperatura corporal do animal. Ao medir a temperatura de um animal de estimação saudável, o termômetro mostra 38,5-40 graus.
- A secreção purulenta é um sinal grave de inflamação aguda dos órgãos genitais internos de uma cabra. A mistura de pus dá ao icor uma tonalidade marrom e um odor forte e desagradável. Em alguns casos, a secreção consiste inteiramente de pus. Distinguem-se pela cor branca, consistência espessa e odor desagradável. Como resultado da inflamação no útero e na vagina do animal, desenvolve-se um processo necrótico purulento. A causa da complicação está na propagação da infecção para as áreas vaginal e uterina. A placenta liberada de forma incompleta leva a consequências graves. Seus restos continuam no corpo do animal e provocam endometrite. A infecção geralmente ocorre devido ao mau cuidado da cabra durante o período pós-parto. Se o tratamento não for iniciado a tempo, o animal morrerá de sepse.
- O aparecimento de secreção sanguinolenta e putrefativa. Eles ocorrem quando o mecanismo natural de limpeza do útero do animal é interrompido. Neste caso, é necessário entrar em contato com urgência com o veterinário, caso contrário os donos correm o risco de perder o animal. Sepse ou necrose do útero é morte certa para o animal.
- O aparecimento de sangue escarlate brilhante. Pode ocorrer diretamente durante o parto ou nas primeiras horas após o parto. Se, quando o bebê nasce, sangue escarlate flui junto com as secreções mucosas, isso significa que as coisas estão ruins. A complicação ocorre devido a danos nos órgãos internos do animal durante o parto. A razão para a interrupção do curso natural dos eventos pode ser a posição incorreta do feto ou a fraqueza dos músculos do útero.
O aparecimento de sangue escarlate no laço de uma cabra é um bom motivo para chamar um especialista. O sangramento geralmente causa a morte de um animal de estimação.
Primeiros socorros para sangramento
Se o parto ocorreu de acordo com um cenário ruim e apareceu sangramento sob o rabo da cabra, é hora de tomar medidas emergenciais. A melhor maneira de evitar um desfecho triste é a ajuda veterinária urgente. Via de regra, os especialistas usam os medicamentos “Vikasol” ou “Ditsinon”. Esses medicamentos são projetados para parar o sangramento. Com a ajuda de medicamentos, o sangue é limpo e sua coagulabilidade aumenta. Utilizar o medicamento 2 vezes ao dia, na dosagem de 2 ml. O curso do tratamento dura 3 dias.
Regras de tratamento
Se aparecer secreção suspeita sob o rabo do seu animal de estimação, você deve consultar imediatamente um especialista e iniciar o tratamento. Se a situação do animal se deteriorar catastroficamente e a ajuda de um médico não estiver disponível, deve-se recorrer aos medicamentos necessários.
- A droga oxitocina ajudará a fortalecer as contrações uterinas. O medicamento é administrado durante 3 dias.Para obter um resultado positivo, basta injetar uma ampola duas vezes ao dia.
- Para fortalecer o corpo, os animais de estimação utilizam o produto “Katozal”. É administrado por via intramuscular durante 5 dias. As injeções devem ser administradas uma vez ao dia, a dose do medicamento é de 8 ml.
- O antibiótico Cefazolina ajudará a prevenir o desenvolvimento de um processo purulento. É administrado 2 vezes ao dia, 1 g, cada dose é diluída em 4 ml de novocaína. O curso do tratamento dura uma semana.
A injeção é administrada somente após tratamento do local da injeção com uma solução alcoólica. A droga é injetada exclusivamente no músculo do membro posterior, caso contrário você pode tocar o osso do animal ferido e o caso terminará em inflamação.
Prevenção
Uma cabra enfraquecida pela gravidez e pelo parto recebe nutrição leve. A maior parte da dieta deve consistir em folhas secas e feno bem seco. Após o nascimento, o animal necessita de apoio adicional.
Como tônico geral, a cabra é tratada com uma solução açucarada. Para isso, diluem-se 100 g de açúcar granulado em 500 ml de água morna.
Depois de uma hora, o animal precisa receber uma decocção feita com casca de cebola. A bebida potencializa o processo de contração do útero da cabra. Para preparar o remédio você vai precisar de: um punhado de cascas de cebola secas, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de açúcar. Os ingredientes são colocados em 500 ml de água fervente e cozidos em fogo baixo por 20 minutos. Em seguida, o caldo é retirado do fogo e deixado esfriar completamente. A bebida finalizada é dada ao animal junto com cascas de cebola.
Para remover a placenta o mais rápido possível, o animal recebe uma massagem suave. Com movimentos leves, a parturiente é acariciada na região abdominal. Neste caso, a mão é direcionada das patas dianteiras do animal para os membros traseiros. A duração do procedimento é de 2 minutos.
A ordenha frequente ajudará a aumentar as contrações uterinas e a remover a placenta. Na primeira semana após o parto, a cabra é ordenhada 5 a 6 vezes ao dia. Após a passagem da placenta, a vagina e a genitália externa são cuidadosamente tratadas com uma solução de permanganato de potássio. O anti-séptico é diluído em água fervida morna. A solução fica rosa brilhante. O procedimento ajuda a evitar o crescimento de bactérias.
Para lavar a vagina, use uma solução de menor concentração. A manipulação é convenientemente realizada com uma seringa comum. O tratamento anti-séptico é realizado todos os dias até a cessação da secreção. Lavar a vagina é suficiente para fazer uma vez a cada 2 dias. O departamento de placenta não espera mais de 5 horas. Se o processo estagnar, será necessário recorrer a antibióticos.