Quanto leite uma cabra dá em média por dia, dia e ano?

Nas mesmas condições de criação e alimentação igual, uma cabra não produz mais que 2 litros de leite e a segunda - 4-5 litros. A produção de leite não é um indicador constante: a quantidade de leite que uma cabra dá por dia depende da raça, idade do animal, número de nascimentos, características anatômicas do úbere, qualidade do cuidado e nutrição. Uma grande quantidade de um produto valioso só pode ser obtida de um indivíduo maduro de raça leiteira.


Com que idade uma cabra começa a produzir leite?

Não se deve pensar que a cabra será fornecedora constante de leite, pois tem úbere.Para obter o status de ordenha, o animal de estimação deve engravidar. A produção de leite no úbere da cabra começa durante a primeira gestação. O produto produzido é suficiente para alimentar as crianças, mas as cabras leiteiras maduras produzem uma quantidade excessiva do produto. O excesso é levado pela pessoa para suas necessidades.

Para garantir que uma mascote que engravida pela primeira vez comece a produzir mais leite após o parto, ela faz regularmente massagens no úbere. A cabra vai se acostumar com o processo de ordenha, não vai lhe causar estresse e os movimentos de massagem vão ajudar a evitar a estagnação do tecido do úbere e, consequentemente, a mastite.

Uma cabra está madura para acasalar aos 5 meses de idade, mas esta é uma idade muito precoce para a gravidez. Com um homem há uma mulher que atingiu 1,5 anos de idade. Um cabrito se desenvolve no útero por 150 dias. Acontece que o dono recebe seu primeiro leite de um animal de estimação de 2 anos.

Quantos litros uma cabra produz em média por dia?

Durante a primeira semana após o nascimento, o colostro é formado no úbere - uma substância gordurosa que fortalece o sistema imunológico dos recém-nascidos. Todo o colostro é usado para alimentar as crianças. Então, ao longo de 2 a 3 meses, o proprietário dá a maior parte do leite que dá aos filhotes em crescimento. Se o proprietário não tiver separado os filhos da mãe, a ordenha para necessidades pessoais só poderá começar quando os filhotes atingirem os 3 meses de idade e começarem a comer uma dieta padrão de adulto.

ordenhando uma cabra

Após o primeiro parto, a produtividade da cabra é pequena; o volume diário de produto é, em média, de 1,5 litro. Mas animais de estimação de raça pura de alto rendimento, tendo dado à luz pela primeira vez, são capazes de produzir de 3 a 4 litros por dia. Uma cabra torna-se mais produtiva após a 3ª ou 4ª gestação.

Uma cabra grávida não pode ser ordenhada antes do parto.A exceção é o inchaço do úbere devido à produção excessiva de leite, que faz com que o animal sinta grande desconforto. Nesse caso, a ordenha passa a ser um ato de ajudar o animal que sofre.

Indicadores estatísticos médios da produção de leite de cabra:

  • por dia – 2-4 litros;
  • por semana – 14 litros;
  • no mês de primavera - 55 litros;
  • no mês de verão - 80 litros;
  • por ano – 400 litros;
  • para toda a vida - 4-5 toneladas.

Número de produção de leite dependendo da raça

Os suíços são os mais produtivos cabras leiteiras (Saanen, Alpine), a quantidade média diária do produto por indivíduo é de 6 a 8 litros. Porém, os representantes das raças suíças custam muito, o preço mínimo de um animal é de 20 mil rublos.

Especialista:
Os representantes das raças de carne e lã não são ordenhados, pois produzem pouco leite, que é todo utilizado na alimentação dos filhotes.

O recordista de produção de leite é a raça Saanen. Um indivíduo pode produzir até 3 mil litros por ano. A produção de leite das cabras domésticas de raça pura é mais modesta: uma vaca leiteira produz aproximadamente 3 litros por dia, o que é menos que um gato suíço de elite, mas mais que uma cabra comum madura.

A produtividade diária e anual comparativa de animais de diferentes raças é apresentada na tabela.

Raça Produção de leite por dia, l Produtividade média anual, l Teor de gordura do produto, %
Saanen 6 1200 3,8-4,5
alpino 5 900 3,5
Toggemburgo 3 800 3,5
Tcheco 5 1200 3,5-4,5
La Mancha 4 1000 4
Núbio 4,5 1000 4,5
Camaronês 2 200 5,2
russo 2,5 500 4,5
Gorkovskaia 3 500 4,5-5,5
marga 1,5 250 4,5

ordenhando uma cabra

Volumes dependendo da idade

Após o primeiro parto, não se deve esperar alta produtividade da cabra. O aumento da produção de leite é gradual, desde o primeiro parto até os subsequentes.

Você deve começar a calcular a quantidade de leite a partir do 3-4º nascimento, esses indicadores refletirão a real produtividade de um indivíduo maduro.Se a produção média diária de leite de uma cabra que deu à luz pela primeira vez, dependendo da raça, varia de 2 a 4 litros, depois da 3ª gestação varia de 4 a 8 litros. Ou seja, a diferença entre a produção de leite no início e no meio da idade de ordenha é de 50%.

Uma cabra produz a quantidade máxima de leite antes dos 5 anos. Após 2-3 anos, o animal é ordenhado moderadamente. E depois de 7 a 8 anos, o volume de leite diminui mensalmente. Nessa idade, as cabras para corte são abatidas, mas os animais leiteiros vivem até 12 anos e alguns até 15 anos. Com os devidos cuidados e nutrição de qualidade, a lactação pode durar até 12 anos. Os animais de estimação Saanen são considerados fígados longos, vivendo de 18 a 20 anos.

A diminuição da quantidade de leite em um animal idoso está associada não só ao envelhecimento do corpo, mas também à deterioração dos dentes. A cabra não consegue absorver e mastigar os alimentos normalmente, o que afeta negativamente o desempenho das glândulas mamárias.

Momento da lactação

A duração do período de lactação é determinada pela raça. Os recordistas deverão ser os Saanen e Cabras amargas, fornecendo um produto sem perda de qualidade por 8 a 9 meses. Mas, em média, os animais de estimação fornecem leite ao dono por 6 a 7 meses. Estes são os meses de verão, outono e alguns dias de inverno. A cabra produz maior quantidade de leite no verão, quando consome ração suculenta.

Como aumentar a produção de leite?

A principal razão para a diminuição da produção de leite é a má nutrição. Nos meses de verão, quando mandam as cabras para pastar, elas selecionam cuidadosamente o pasto. Este deve ser um prado com alta umidade do solo, mas sem sinais de alagamento, onde a cobertura de grama é exuberante.

ordenhando uma cabra

Existem ervas que podem ser usadas para aumentar a produção de leite. Esse:

  • trevo;
  • camomila;
  • salsinha;
  • urtiga;
  • azeda de cavalo;
  • claro

Cabras cuja dieta à base de ervas inclui salsa e outras ervas podem produzir leite com odor específico. Recomenda-se tratar periodicamente mulheres grávidas e puérperas com vários grãos de nozes, o que não só aumenta a quantidade de leite, mas também o torna mais gorduroso. Os animais recebem trevo ligeiramente murcho para que a digestão não se deteriore. Laminaria e urtiga são colocadas no comedouro na forma seca.

E no inverno, é útil tratar seus animais de estimação com galhos colhidos de maçã, ameixa, bétula e arbusto para aumentar a lactação.

As cabras que deram à luz não devem sentir sede, a quantidade de leite produzida depende do consumo de água. Se não houver fonte natural de bebida no pasto, os animais recebem água antes de serem soltos do celeiro. E os animais de estimação no celeiro recebem água depois de terem comido feno suficiente.

A qualidade do leite piora quando o corpo da cabra apresenta deficiência de elementos minerais. Portanto, as mulheres grávidas e puérperas recebem suplementos nutricionais contendo um conjunto de minerais necessários à lactação. O veterinário lhe dirá qual medicamento escolher. Uma fonte boa e barata de minerais é a rocha salgada, que os animais lambem sempre que querem.

Caminhar em dias ensolarados é benéfico para cabras grávidas. Não só melhora a imunidade dos fetos, mas também promove uma boa produção de leite.

Por recomendação de um veterinário, uma cabra pela primeira vez pode receber prebióticos. Essas drogas fortalecem o sistema imunológico, ajudam na digestão dos alimentos, o que aumenta a produção de leite em 20%.

Razões para diminuição da produção de leite

Quando a quantidade de leite diminui, você pode suspeitar:

  • envelhecimento animal;
  • hipovitaminose e deficiência mineral;
  • dieta de má qualidade;
  • deterioração do apetite devido à mudança da alimentação habitual por uma nova;
  • ingestão insuficiente de água;
  • medo, estar em estado estressante;
  • desenvolvimento de doenças internas;
  • estresse causado por uma mudança de proprietário ou de casa;
  • helmintíase;
  • entrar num estado de caça sexual;
  • manutenção analfabeta, crueldade com os animais.

As cabras grávidas e pós-parto devem ser mantidas em uma sala separada e em condições confortáveis. Nos meses de inverno, a temperatura do ar na casa da cabra não deve cair abaixo de +8 °C, e no verão não deve subir acima de +20 °C. Não deve haver correntes de ar ou sujeira no celeiro onde o animal ordenhador é mantido.

A quantidade de leite que uma cabra dará depende do comportamento e da atitude do dono. O animal é sensível à falta de cuidado e atenção. A produção de leite diminui significativamente quando as cabras estão estressadas. Portanto, o proprietário deve tratar os animais com gentileza, não gritar com eles, não bater neles ou assustá-los com barulhos altos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim