O tratamento de cabras e cabritos adultos, claro, deve ser realizado por veterinários. É verdade que os donos de animais de estimação devem saber quais doenças seus animais de estimação podem contrair. Afinal, é importante reconhecer a tempo a doença e tratá-la na fase inicial. A causa da maioria das doenças é a manutenção e alimentação inadequadas dos animais. Existem doenças que afetam os caprinos pelo contato direto com portadores da infecção.
- Doenças infecciosas
- Varíola
- doença de pé e boca
- Listeriose
- Pasteurelose
- Brucelose
- Pleuropneumonia infecciosa
- Mastite infecciosa
- Furunculose do úbere
- Doenças dos órgãos genitais
- Tricofitose
- Estomatite infecciosa
- Rotiga
- Doenças não transmissíveis de cabras
- Artrite e artrose
- Raquitismo
- Avitaminose
- Lesões
- Mastite (natureza não infecciosa)
- Mamilos rachados
- Cetose
- Envenenamento
- Dispepsia
- Gastroenterite
- Timpania ruminal aguda
- Bronquite
- Doenças parasitárias
- Equinococose
- Fasciolíase
- Moniesiose
- Piroplasmose
- Eimeriose
- Linognatose
- Qual é a temperatura corporal normal de uma cabra?
Doenças infecciosas
Esta categoria de doenças inclui aquelas causadas pela penetração de vários patógenos (vírus ou bactérias) no corpo das cabras. A infecção só leva à doença se o animal estiver enfraquecido e não tiver a imunidade necessária. Essas doenças são tratadas com medicamentos, inclusive antibióticos. Só a vacinação preventiva, ou seja, a vacinação aos 3 meses de idade, salva das doenças mais perigosas.
Varíola
Esta doença viral é transmitida através do contato direto com animais infectados com varíola. As cabras também podem ser infectadas no pasto, onde às vezes um rebanho infectado pasta, ou seja, na grama. A varíola pode ser identificada pelas marcas avermelhadas características que aparecem na cabeça, ao redor dos olhos e boca, e nos órgãos genitais e no úbere das cabras. O período de incubação é de apenas 1-2 semanas.
Os animais sofrem de varíola de diferentes maneiras. Alguns se recuperam após 2 a 3 semanas, enquanto outros contraem sepse (infecção) e morrem. Somente a vacinação preventiva pode salvá-lo da varíola. É administrado a cabras adultas e jovens. O principal é que o animal esteja saudável.
doença de pé e boca
Esta também é uma doença viral, que pode ser determinada olhando-se a boca da cabra. Uma erupção cutânea aparece nas membranas mucosas na forma de bolhas, que eventualmente estouram e se transformam em úlceras. Em animais com febre aftosa, a vermelhidão é perceptível nos cascos, seguida de áreas de podridão. A causa da doença é a infecção de animais doentes.A febre aftosa em 9 casos em cada 10 leva à morte de cabras. Os animais doentes geralmente são enviados para o abate. Somente a vacinação pode salvar as cabras da febre aftosa.
Listeriose
Esta doença contagiosa bacteriana não pode ser ignorada. A listeriose afeta o sistema nervoso das cabras. Os animais perdem a coordenação dos movimentos, desenvolvem tremores musculares, convulsões, agitação ou, inversamente, letargia. Cabras grávidas podem sofrer abortos espontâneos. A listeriose é transmitida por roedores e, na fase inicial, é tratada com antibióticos.
Pasteurelose
Esta doença bacteriana é caracterizada por múltiplas hemorragias (manchas vermelhas) nas mucosas e na pele. A pasteurelose é transmitida por animais doentes e até mesmo por picadas de insetos. As cabras infectadas tornam-se letárgicas, inativas, não têm apetite, a respiração é pesada e frequente, aparecem rinite e tosse. A doença é tratada com soro especial e antibióticos (penicilina e tetraciclina). Para prevenir a pasteurelose, recomenda-se a vacinação.
Brucelose
Esta doença também é chamada de febre maltesa. Geralmente brucelose em cabras é assintomático. Nos machos, os testículos ficam ligeiramente inchados e, nas fêmeas, formam-se espessamentos nodulares no úbere. A brucelose leva a abortos involuntários e ao aparecimento de poliartrite. A doença é contagiosa e é transmitida através do leite e da carne de animais infectados e por contato direto. Não há cura para a brucelose, mas existe uma vacina contra ela, mas apenas crianças saudáveis podem ser vacinadas.
Pleuropneumonia infecciosa
Esta é uma doença contagiosa transmitida de animais doentes através de gotículas transportadas pelo ar. Doente cabras começam a tossir, eles desenvolvem muco no nariz, letargia perceptível, depressão e um aumento acentuado da temperatura. A pleuropneumonia muitas vezes leva à morte de cabras. Ela é tratada com Novarsenol. Você pode obter uma vacinação preventiva contra a pleuropneumonia.
Mastite infecciosa
Esta doença é caracterizada por inflamação grave (gangrenosa) do úbere. O agente causador é o estafilococo. A infecção entra no úbere através da pele danificada e leva ao aparecimento de extensas manchas vermelhas e inflamação. Nos estágios iniciais, a mastite é tratada com antibióticos (Bicilina) e sulfonamidas. Para gangrena e abscessos, é necessária cirurgia.
Causas da mastite: roupa de cama suja, umidade, correntes de ar, frio, má alimentação, lesões no úbere.
Furunculose do úbere
Os agentes causadores desta doença são estafilococos e estreptococos. Grandes furúnculos aparecem no úbere das cabras doentes e depois apodrecem. Lesões cutâneas extensas levam à deterioração do estado dos animais e à diminuição da produção de leite. A furunculose é tratada com estreptocida, a pele é limpa com anti-sépticos, os furúnculos são lubrificados com pomada de iodo e ictiol. A doença ocorre quando o animal é mal alimentado e mantido sem cama (em concreto) ou palha suja.
Doenças dos órgãos genitais
Homens e mulheres têm doenças dos órgãos reprodutivos. Essas doenças levam à diminuição da produtividade e das funções reprodutivas. Os homens sofrem de orquite (inflamação dos testículos). Esta doença ocorre devido a lesão e infecção dos tecidos, é caracterizada por inchaço do escroto e, em casos graves, é tratada com antibióticos e sulfonamidas.
As mulheres sofrem de doenças próprias (vestibulite, vulvite, vaginite), ou seja, inflamação da vagina com liberação de exsudato líquido e turvo. O tratamento inclui a introdução de emulsões e pomadas antimicrobianas na vagina.
Tricofitose
Trata-se da micose, ou seja, uma doença fúngica contagiosa quando aparecem na pele áreas calvas cobertas de crostas e escamas. Os fungos podem ser encontrados no solo e são transportados por roedores e animais doentes. A tricofitose é tratada com fungicidas e a vacinação é realizada como medida preventiva.
Estomatite infecciosa
É uma doença viral que se caracteriza por inflamação da mucosa oral e aumento da salivação, aparecimento de bolhas e úlceras na boca. Causa da estomatite: alimentação áspera e de baixa qualidade. Às vezes, aparecem espinhas na boca devido a uma infecção por febre aftosa. A estomatite comum é tratada com pós de estreptocida, enxaguando a boca com uma solução fraca de permanganato de potássio, refrigerante ou camomila.
Rotiga
A doença é causada por bactérias encontradas em pastagens que atacam o epitélio do casco. Inflamação e secreção purulenta aparecem na fenda entre os cascos, a cabra manca e sua temperatura aumenta. Durante o tratamento, os cascos são lavados, são dados banhos e o próprio animal recebe injeções de antibióticos (“Nitox 200”).
Doenças não transmissíveis de cabras
Os animais de estimação são sensíveis às condições de vida e à alimentação. As cabras podem pegar resfriados se forem mantidas no frio. Em caso de desnutrição, falta de nutrientes, vitaminas e minerais, sua imunidade diminui, surgem problemas de metabolismo ou estômago.
Artrite e artrose
Estas são doenças articulares. O desenvolvimento de doenças pode ser evitado alimentando-se com leguminosas para cabras e administrando-se vitamina D. A artrite e a artrose são difíceis e nem sempre podem ser tratadas. Os sinais mais característicos da doença: alterações no formato das articulações, dores, inchaço, claudicação. Um animal doente fica deitado a maior parte do tempo, respira com frequência e sua temperatura aumenta.Os pacientes recebem congroprotetores, esteróides e AINEs.
Raquitismo
Motivo: falta de vitamina D, condições insalubres, alimentação com alimentos azedos e estragados. Esta é uma doença de cabras jovens nascidas de úteros enfraquecidos e que não recebem luz solar suficiente. Os animais doentes movem-se pouco, comem mal e apresentam crescimento e desenvolvimento atrofiados. Para o tratamento, são prescritas injeções de vitamina D e outras vitaminas e minerais, além de melhorar a alimentação e caminhar ao ar livre.
Avitaminose
A doença ocorre quando há deficiência de vitaminas na alimentação. Os animais enfraquecem, tornam-se letárgicos, perdem o apetite e, em casos graves, são observadas convulsões em cabras ou abortos espontâneos em fêmeas. Durante o tratamento, as cabras recebem melhores condições de vida e alimentação, além de receberem prescrição de vitaminas e minerais farmacêuticos. No inverno, como prevenção da deficiência de vitaminas, recomenda-se dar ramos de abeto e pinheiro, vegetais (cenoura, abóbora, beterraba).
Lesões
Esses animais ativos muitas vezes se machucam enquanto pastam. Existem vários tipos de lesões: úbere, teto, cascos, membros. A área afetada deve ser desinfetada com anti-séptico. Se houver sangramento, deve ser estancado com um curativo apertado. Para fraturas de membros, é aplicada uma tala. O casco ferido é tratado com solução desinfetante e enfaixado.
Mastite (natureza não infecciosa)
Se uma cabra contrai mastite após o parto, significa que foi ordenhada tarde demais ou que uma infecção entrou no úbere, por exemplo, devido a trauma nos mamilos e roupa de cama suja. Durante o tratamento, o úbere é massageado e lubrificado com pomada de ictiol ou medicamento à base de novocaína, é administrado leite e, caso seja detectada infecção bacteriana, é prescrito Mastiet Forte.
Mamilos rachados
Esse problema ocorre quando a ordenha é inadequada, as cabras leiteiras são mantidas em camas ásperas ou como resultado da alimentação de cabritos com leite. Rachaduras nos mamilos são tratadas com anti-sépticos. O úbere pode ser lavado com água fervida morna e seco. Antes de cada ordenha, recomenda-se lubrificar as tetas com graxa ou vaselina.
Cetose
Doença metabólica que ocorre quando há excesso de misturas de grãos na dieta. Sintomas característicos: cheiro de acetona na urina ou no leite. A cetose é tratada ajustando a dieta, enriquecendo-a com vegetais e água adoçada. No inverno, dão ramos de abeto ou pinheiro e vitaminas de farmácia.
Envenenamento
Se a cabra não come nada, mente e geme, ela está com problemas de estômago, significa que foi envenenada. Motivos: consumo de plantas venenosas, rações de baixa qualidade, consumo de substâncias tóxicas, pesticidas, medicamentos. O tratamento depende da atividade do veneno. O envenenamento é tratado com lavagem gástrica e enema. Os animais recebem adsorventes (carvão ativado) e diuréticos.
A prevenção inclui controle de alimentação. É especialmente importante monitorar a nutrição de cabras pequenas, cujo corpo pode não conseguir lidar nem mesmo com plantas venenosas (botões de ouro, trevo doce).
Dispepsia
Este é um distúrbio digestivo em cabras recém-nascidas. A patologia ocorre como consequência da má nutrição de fêmeas grávidas que dão à luz filhotes fracos. As crianças estão blasfemando, não coma nada, deite no chão. Aos animais jovens é prescrita a introdução de soluções de bicarbonato e cloreto de sódio, antibióticos e sulfonamidas.
Gastroenterite
Esta é uma doença que ocorre quando se come alimentos estragados ou mofados. Cabras doentes perdem o apetite e desenvolvem diarreia.Para tratar gastroenterites são prescritos laxantes e anti-sépticos (Salol).
Timpania ruminal aguda
Esta doença é o resultado de alimentação inadequada. Se uma cabra comer muitos legumes ou plantas de sabão, grama molhada ou beber grandes quantidades de água, poderá sentir inchaço devido ao acúmulo de gases nela. Sintomas: recusa em comer, estado deprimido. A cabra para de arrotar e às vezes balança a cabeça. O timpanismo é tratado puxando a língua para fora da boca ou liberando gás com uma sonda de borracha.
Bronquite
A inflamação dos brônquios causa hipotermia e má alimentação. A doença é reconhecida por uma tosse forte ou fraca. A bronquite é tratada com medicamentos (antibióticos, sulfonamidas, aminofilina).
Doenças parasitárias
Animais como as cabras pastam na campina, ou seja, comem do chão, comem verduras não lavadas e também entram em contato com diversos animais de estimação (galinhas, cachorros, gatos). Só podem ser protegidos de vermes e pulgas através de medidas preventivas, ou seja, vacinação (Ivomec, Dectomax e outras lactonas macrocíclicas).
Equinococose
Esta doença geralmente afeta cães. A equinococose é causada por larvas de Echinococcus. Os parasitas podem viver nos intestinos, pulmões, baço, rins, fígado e até mesmo no coração. A doença é assintomática. Somente a vacinação ajuda a proteger contra a equinococose.
Fasciolíase
A doença ocorre quando infectada por trematódeos do gênero Fasciola. Este parasita vive no fígado. Doente cabras não comem bem, enfraquecem, as membranas mucosas dos olhos ficam amareladas. A fasciolíase é tratada com anti-helmínticos (Hexichol, Acemidofen).
Moniesiose
A doença em animais domésticos é causada pela moniesia em forma de fita, que vive no intestino delgado. As cabras infectadas perdem o apetite, desenvolvem diarreia e fragmentos de parasitas são visíveis nas fezes. Anti-helmínticos (Fenasal) são usados no tratamento.
Piroplasmose
Esta é uma doença sazonal transmitida por carrapatos ixodídeos. Os parasitas se instalam nas células sanguíneas e destroem os glóbulos vermelhos. Os animais doentes ficam mais fracos e a sua temperatura aumenta. Se a cabra não for tratada, pode morrer. Para o tratamento são utilizadas Flavacridina e Azidina.
Eimeriose
Estes são coccídios protozoários que vivem nas células epiteliais do intestino delgado. As cabras infectadas comem mal, perdem peso, diarréia e desenvolvem febre. Para o tratamento são prescritos “Clopidol”, “Pharmcoccid”, “Norsulfazol”, “Monensin”, “Khimkoccid”.
Linognatose
Esta é uma doença causada por piolhos. Cabras doentes esfregam-se em árvores e paredes, perdem peso e apresentam coceira e dermatite. Durante o tratamento, são prescritos Deltanol e Baymek.
Qual é a temperatura corporal normal de uma cabra?
A temperatura corporal normal de uma cabra adulta é de 38,5 a 40,5 graus. Você pode medi-lo usando um dispositivo especial - um termômetro de ponta longa, que é inserido no ânus do animal. Se a temperatura estiver baixa (36-37 graus), provavelmente isso é um sintoma de envenenamento ou doenças metabólicas. Muito alto (41-42 graus) indica a natureza infecciosa e inflamatória da doença. Além disso, uma cabra infectada com uma infecção apresenta pescoço suado, aumento da frequência cardíaca e da respiração e orelhas e pés mais frios. Média, ou seja, temperatura normal é sinal de boa saúde.