A raça caprina Toggenburg foi desenvolvida há vários séculos. Estes animais são criados principalmente na Europa Ocidental e na parte europeia da Rússia. São cabras leiteiras que produzem cerca de 5 litros de leite com alto teor de gordura por dia. Os animais comem grama no verão e feno no inverno. Eles toleram bem invernos rigorosos. Porém, durante a estação fria é recomendável mantê-los dentro de casa.
Origem da raça caprina Toggenburg
Os animais desta raça pertencem às cabras leiteiras alpinas.Eles são criados principalmente para produzir leite. É verdade que um animal adulto pesando 50 quilos produz cerca de 25 kg de carne. Eles também têm lindas peles com pêlo marrom-acinzentado. As cabras Toggenburg produzem 3-5 litros de leite por dia com um teor de gordura de 4-5%.
Esta raça foi desenvolvida na Suíça. Demorou vários séculos até que as cabras Toggenburg fossem desenvolvidas. Agricultores comuns estiveram envolvidos na criação da nova raça. Eles selecionaram indivíduos com maior produtividade, produzindo mais leite. Uma raça leiteira melhorada com uma cor distinta apareceu em Toggenburg no século XVIII. Daí o nome dessas cabras. No século XIX, ou melhor, em 1892, a raça Toggenburg foi oficialmente registrada. Essas cabras começaram a ser criadas para venda.
No início do século XX, animais desta raça surgiram em todos os países da Europa Ocidental e até nos EUA e na Rússia. Os agricultores locais cruzaram-nos com cabras domésticas. Logo, novas raças surgiram baseadas no Toggenburg (Inglês Toggenburg, Checo Marrom, Alemão Floresta da Turíngia e outras). Na própria Suíça, o pico de popularidade dessas cabras ocorreu em meados do século XX.
Atualmente, na terra natal da raça Toggenburg, os agricultores criam outros animais para obter leite. As cabras Saanen são mais produtivas. Na Rússia, a raça Toggenburg foi criada antes mesmo da revolução. Então eles se esqueceram dessas cabras e só prestaram atenção nelas após o colapso da URSS. É verdade que o seu número na Rússia moderna ainda é pequeno.
Descrição e características do animal
A raça Toggenburg tem uma cor interessante. A pelagem dessas cabras é curta, mas espessa, de cor marrom acinzentada. Existem cabras nas cores chocolate e marrom-preto. Eles têm uma mancha branca embaixo da cauda. A cabeça está escura.É verdade que existem duas listras brancas nas laterais do focinho. As orelhas são claras nas bordas, pequenas e eretas. As pernas são bem espaçadas, retas e também brancas na parte inferior. A cabra tem uma pequena barba escura e cauda curta. A raça Toggenburg não possui chifres.
O corpo desses animais é em forma de barril, angular, alargando-se gradativamente para trás. Altura na cernelha - 65-75 cm, peso - 45-65 kg. O úbere é grande, com dois mamilos. A produtividade por ano é de 700-1000 litros de leite. A cabra está adaptada a climas frios. Ordenhada o ano todo, mesmo no inverno. O sabor do leite e a produção de leite dependem da dieta e das condições de detenção. Os animais se alimentam principalmente de grama e feno.
Principais prós e contras
Vantagens da raça:
- boa imunidade;
- pouco exigente para alimentar;
- excelente adaptabilidade a climas frios;
- lactação durante todo o ano;
- alta produção de leite;
- delicioso leite com o qual você pode fazer queijo.
Desvantagens da raça Toggenburg:
- não é adequado para criação de carne;
- ganha peso lentamente, mas come muita ração;
- Para prolongar a lactação, as fêmeas precisam acasalar todos os anos.
Condições e cuidados da raça
Em sua terra natal, na Suíça, as cabras Toggenburg pastavam em áreas de alta montanha e, devido à falta de pasto, podiam ficar em baias o ano todo. Esses animais precisam ser mantidos em um celeiro. No verão, eles podem pastar na campina o dia todo. No inverno, os animais devem ser mantidos em um ambiente aquecido.
A temperatura no celeiro é mantida entre 10 e 20 graus Celsius durante todo o ano. Certifique-se de instalar ventilação, janelas e portas. Em temperaturas mais baixas, os animais não ordenharão bem. Em climas quentes, os representantes da raça Toggenburg costumam superaquecer, razão pela qual a produção de leite cai.O celeiro deve ter uma manjedoura para feno, comedouros para vegetais e grãos picados e um bebedouro (balde) para água.
No verão, as cabras podem ser levadas para a campina pela manhã, depois que o orvalho passa, mas é melhor que os animais esperem passar o calor do meio-dia em uma sala fresca. O celeiro deve estar seco e fresco. A roupa de cama (palha) é trocada todos os dias. Se os representantes da raça Toggenburg forem mantidos na sujeira e na umidade, eles ficarão doentes. Se você não trocar a roupa de cama, o animal começará a ter problemas de úbere.
O que alimentar uma cabra
Os animais são alimentados 2 a 3 vezes ao dia. No verão, de manhã ao almoço, e depois do almoço, até o pôr do sol, podem pastar no prado. As cabras se beneficiam de comer grama verde e de tomar ar fresco. Cereais e leguminosas trazem mais benefícios. Os animais precisam ser alimentados com trevo, alfafa, capim-rabo-de-gato, festuca e urtiga. Eles comem até 8 kg de grama verde por dia. Quando as cabras pastam no pasto, certifique-se de que elas não comam plantas venenosas ou com sabão (com saponinas).
Além disso, os animais podem ser alimentados com vegetais (abóbora, cenoura, beterraba), copas de beterraba, galhos de arbustos frutíferos e árvores.
No inverno, as cabras são alimentadas com feno seco ao sol. É necessário preparar pelo menos 500 quilos para um indivíduo. O animal recebe cerca de 4 kg de feno por dia. No inverno, as cabras são alimentadas com tubérculos e misturas de grãos (aveia, milho, cevada, trigo). Durante o período de frio, os animais recebem ramos de abeto, pré-misturas, vitaminas e minerais farmacêuticos, farinha de ossos, giz e pedra de sal para lamber.
Entre as mamadas, as cabras recebem água limpa (5 litros de água por cabra, 2 vezes ao dia). O líquido pode ser ligeiramente adoçado ou salgado. Os animais não devem receber água imediatamente após estarem no pasto.Grandes quantidades de grama fresca, especialmente legumes, além de água potável, podem causar inchaço. É aconselhável garantir que as cabras não comam demais. Se os animais pastam avidamente, é preciso fazê-los se movimentar bastante.
Regras de criação
A maturidade sexual na raça Toggenburg ocorre aos 6 meses de idade. É verdade que é recomendado cobrir mulheres apenas entre 12 e 18 meses. Para o acasalamento, seleciona-se uma cabra de raça pura, então a prole será de primeira classe. Eles cobrem a cabra nos dias de caça. Durante a gravidez, as fêmeas começam a desenvolver um úbere. O colostro aparece 60-70 dias após o acasalamento. A gravidez dura 5 meses. Nascem 1-4 filhotes. Nas primeiras 3 semanas, as crianças devem beber todo o leite. Quando os filhotes crescem um pouco, o leite pode ser ordenhado aos poucos para uso pessoal.
A fêmea precisa ser revestida uma vez por ano, no máximo, de preferência no outono, para que os bebês nasçam na primavera. Então os filhotes que nascem após a alimentação com leite no verão podem ser transferidos para a grama verde, ou seja, para pastar na campina. Durante a estação quente, os cabritos ganham cerca de 30 kg de peso e podem ser abatidos para obter carne ou vendidos antes do inverno.
Doenças frequentes
As cabras sofrem de inchaço se pastam em uma campina na chuva ou pela manhã, quando há orvalho. Em climas frios e úmidos, os animais podem ficar resfriados. Se forem alimentados de forma inadequada, desenvolvem problemas gastrointestinais.O excesso de grãos leva à cetose, a falta de vitaminas e minerais afeta a prole (inviável, fraca).
Se um animal for mantido em um ambiente úmido e frio, pode desenvolver reumatismo. As cabras sofrem de inflamação nos cascos se forem feridas acidentalmente.
Em cabras jovens, a mastite geralmente ocorre com aparecimento de leite. Para esta doença, os animais recebem água com endro para beber. Massagear, esfregar o úbere com óleo de cânfora, gordura sem sal, tintura de confrei com vodca e pomada de ictiol pode ajudar a prevenir a mastite. Para se proteger contra doenças perigosas, os cabritos aos 3 meses de idade são vacinados contra antraz, febre aftosa, brucelose, raiva, tétano e parasitas. A prevenção contra pulgas e vermes é realizada trimestralmente. A saúde da raça Toggenburg é influenciada pelas condições de detenção e pela qualidade da alimentação.
Perspectivas para a criação de cabras Toggenburg na Rússia
Os agricultores russos conhecem bem as cabras Toggenburg. Esses animais são apreciados por sua natureza calma e alta produção de leite. Uma fêmea pode produzir até 6 litros de leite por dia após 3-4 partos. O pico de produtividade ocorre aos 5-6 anos de idade. Essas cabras são mantidas por cerca de 10 anos e depois substituídas por cabras jovens.
Os animais da raça Toggenburg adaptam-se bem ao clima da zona intermediária e toleram bem os invernos rigorosos. Eles são criados principalmente nas regiões de Vologda, Kostroma e Leningrado. Na Sibéria e no Extremo Oriente, a raça Toggenburg é rara. Nessas regiões da Rússia não existem animais reprodutores para reprodução e não é fácil obtê-los.