A inflamação da glândula mamária em cabras é chamada de mastite. A propagação da doença no rebanho provoca diminuição na produção de leite. A mastite ocorre devido a uma infecção bacteriana que é transmitida a animais e humanos saudáveis. A doença pode ser tratada com sucesso com antibióticos, e as medidas preventivas e o cumprimento das regras de manutenção ajudarão a evitar a reinfecção.
- Descrição da doença
- Patógenos e causas de aparecimento
- Biológico
- Mecânico
- Térmico
- Sinais e sintomas da doença
- Tipos de doença
- Subclínico
- Crônica
- Aguda (manifestada, infecciosa, gangrenosa)
- Imaginário
- Métodos de diagnóstico
- Regras para o tratamento da mastite
- Medicamentos
- Métodos e receitas tradicionais
- Regras para cuidar de cabras recuperadas
- Medidas de prevenção
- É possível beber leite de cabra doente?
Descrição da doença
A mastite, ou amamentação, ocorre em cabras primíparas dentro de 24 horas ou 30-45 dias após o parto. A doença pode ser unilateral e afeta um lobo do úbere, ou bilateral, abrangendo ambos os lobos. Sob a influência de uma infecção bacteriana, ocorre inchaço nos tecidos do úbere e a circulação sanguínea é prejudicada. A consistência e o sabor do leite também mudam. Torna-se amargo, azedo, transparente.
Existem diferentes tipos de mastite:
- purulento - uma forma aguda de infecção bacteriana, acompanhada de secreção purulenta dos mamilos, inflamação na pele do úbere;
- seroso - acúmulo de líquido nos tecidos;
- catarral - a inflamação se manifesta na forma de vermelhidão dolorosa do úbere;
- hemorrágico - leva à estagnação do sangue e à formação de hematomas.
A doença ocorre nas formas crônica e aguda. No curso crônico, nem sempre aparecem sinais externos. Na mastite aguda, o úbere parece inchado, pesado e o lobo ou mamilos afetados escurecem.
Patógenos e causas de aparecimento
A principal razão para o desenvolvimento da mastite é a penetração de bactérias no tecido mamário. Os métodos de infecção são diferentes: através de mãos e roupas de cama sujas, feridas abertas ou como resultado de exposição térmica. Doenças e deficiência de vitaminas reduzem a imunidade das cabras.
Biológico
Os agentes causadores da mastite são as bactérias estafilococos e estreptococos. Microrganismos patogênicos entram no úbere através de roupas de cama sujas e mãos sujas.
Causas da mastite biológica:
- limpeza pouco frequente do celeiro, acúmulo de excrementos no chão;
- úbere de cabra sujo após a ordenha;
- doenças crónicas em animais;
- falta de vitaminas na dieta;
- refeições irregulares.
A mastite também é transmitida de um animal doente para um animal saudável.
Mecânico
A mastite se desenvolve como resultado de danos à pele dos mamilos: arranhões, hematomas. As cabras pisam no próprio úbere, se ele for grande, ou danificam-no durante uma briga. As bactérias penetram nas feridas e causam inflamação.
O úbere é ferido nos seguintes casos:
- durante a ordenha com violação da técnica - arrancando os mamilos com dois dedos, apertando fortemente as pontas;
- Durante as caminhadas independentes do animal, as cabras saltam nos telhados dos anexos, cercas e agarram-se aos úberes.
Também a causa da mastite mecânica é o acúmulo de leite no úbere. Para evitar a estagnação, a massagem é feita antes e depois da ordenha. Se você começar a ordenha sem preparar o úbere, o leite não será extraído completamente.
Térmico
As causas térmicas incluem:
- superaquecimento - o animal se queima se ficar muito tempo exposto ao sol;
- hipotermia - por estar sob corrente de ar, contato do úbere com solo frio, chão, cama molhada.
O frio e o calor reduzem as defesas do organismo do animal e inicia-se um processo inflamatório nos tecidos danificados.
Sinais e sintomas da doença
A mastite em estágio inicial se manifesta pelos seguintes sintomas:
- vermelhidão do lóbulo do úbere;
- endurecimento da glândula;
- aumento de temperatura.
Sintomas de mastite progressiva:
- a compactação na glândula mamária aumenta rapidamente;
- a quantidade de leite diminui;
- a temperatura aumenta;
- os gânglios linfáticos aumentam.
A mastite em cabras lactantes também é reconhecida pela diminuição da qualidade do leite.Sinais de um produto obtido de uma cabra amamentando:
- tonalidade rosa devido ao icor;
- coágulos mucosos;
- turbidez;
- translucidez;
- gosto amargo;
- o aparecimento de flocos e coágulos sanguíneos no sedimento;
- coagulação rápida ao ferver.
A consistência e o sabor do leite mudam como resultado da atividade das bactérias. Com a mastite progressiva, o estado geral do animal piora. A cabra reage dolorosamente ao tocar o úbere e abre bem as pernas.
Tipos de doença
Com base na velocidade da doença e na gravidade dos sintomas, distinguem-se quatro tipos de mastite.
Subclínico
A forma inicial é causada pelo bloqueio dos mamilos com coágulos de leite. Na mastite subclínica, a glândula só fica mais densa. O leite ordenhado é amargo, sedimenta e azeda no dia seguinte.
Crônica
A forma inicial da mastite torna-se crônica, que também não se manifesta com sintomas claros.
Aguda (manifestada, infecciosa, gangrenosa)
A mastite começa ou entra em fase aguda quando o úbere é infectado por uma infecção bacteriana. Todos os sintomas clínicos aparecem, o leite coalha e a produção de leite diminui. A inflamação nos tecidos leva à gangrena e à sepse. Sem tratamento, a mastite aguda leva à morte do animal.
Imaginário
A forma da doença prossegue sem infecção bacteriana e inflamação. O úbere incha, as glândulas mamárias tornam-se ásperas. Extrair o leite torna-se difícil. Mas a mastite oculta difere das outras três formas porque não há sedimentos ou impurezas no leite.
Métodos de diagnóstico
Como é diagnosticada a mastite catarral:
- inspecione visualmente o úbere - assimetria e vermelhidão indicam glândulas aumentadas e inflamação;
- medir a temperatura corporal - a forma aguda é acompanhada de aumento;
- palpar as áreas afetadas - se houver inchaço, gânglios linfáticos aumentados e uma reação inquieta da cabra ao tocar no úbere, há suspeita de infecção bacteriana.
Para testes laboratoriais, o leite é extraído e o sangue é coletado. Com base nos resultados da análise, é identificado o tipo de bactéria patogênica e prescrito um antibiótico que ajudará em um caso específico.
Você pode determinar a mastite sem um veterinário usando o produto líquido “Masttest-AF”, que é vendido em uma farmácia veterinária. Como a pesquisa é realizada:
- despeje algumas gotas de leite em um recipiente estéril de um lóbulo do úbere e depois do outro;
- adicione a mesma quantidade de produto ao leite e observe a mudança de cor.
A cor amarelo-laranja da amostra significa ausência de organismos patogênicos. A cor verde claro e azul escuro do leite significa mastite. O método é adequado para diagnosticar a doença na fase inicial após o parto.
Regras para o tratamento da mastite
Durante o tratamento, é necessário reduzir a proporção de alimentos suculentos na dieta para diminuir a produção de leite e a carga no úbere. Para combater a mastite, são utilizados métodos de tratamento veterinários e tradicionais.
Medicamentos
A mastite aguda deve ser tratada com medicamentos antibacterianos. Os medicamentos devem ser prescritos por um veterinário com base nos resultados de uma análise bacteriológica do leite.
A tabela a seguir mostra os medicamentos utilizados e um regime de tratamento aproximado:
Nome da droga | Descrição | Diagrama de aplicação |
"Ceftriaxona" | Antibiótico em pó de amplo espectro, vendido em frascos de vidro de 1 grama. | Diluir o conteúdo de um frasco em dois mililitros de lidocaína e cloreto de sódio. Administrar uma vez ao dia. |
"Doreen" | O medicamento veterinário inclui os antibióticos doxiciclina e rifampicina. Forma de liberação: pó. | Diluir 300 miligramas em água para preparações injetáveis, seguindo as instruções do medicamento. Administre a injeção uma vez por dia, no mesmo horário. |
"Kobaktan" | Antibiótico cefalosporina para administração intraudericular, adequado para o tratamento de todas as formas de mastite. | Injetar 3-5 vezes com intervalo entre as injeções de 12 horas. |
"Nitox 2000" | Medicamento veterinário com princípio ativo oxitetraciclina, contém magnésio. Calculado com base no peso do animal. Agente auxiliar no tratamento da mastite aguda e subclínica. | Meça a dose na proporção de 1 mililitro por 10 quilogramas de peso corporal e administre uma vez a cada 2-3 dias. |
"Multimastro" | O medicamento complexo inclui os antibióticos neomicina, tetraciclina e penicilina. Usado para tratar mastite aguda. Inserido no úbere após a ordenha. | A dosagem e frequência de administração são determinadas pelo médico. Na fase inicial, uma única aplicação é suficiente. Na mastite progressiva, são necessárias 2-3 injeções. |
"Cloxamasto" | Consiste em cloxacilina e ampicilina. Indicado para a forma imaginária de mastite e para prevenção no início. | Entre uma vez. |
Em combinação com antibióticos, pomadas especiais ajudam a curar a mastite:
- “Pikhtorin” - agente antibacteriano e antiinflamatório destinado ao tratamento de lesões cutâneas de animais, contém terebintina, vaselina, giz precipitado e óleo essencial de abeto;
- "Intrasan" é um linimento para o tratamento de todos os tipos de doenças.
A mastite subclínica é tratada com remédios homeopáticos:
- "Mastometrin" é um medicamento em ampola contra inflamação;
- “Travmatin” é uma solução injetável, indicada para lesões no úbere.
Além do tratamento principal, podem ser administradas injeções com clorofila.Um mililitro da preparação à base de plantas é diluído em dez mililitros de uma solução de novocaína a 25% e injetado no mamilo após a ordenha. Após 4 horas a cabra é ordenhada novamente. A clorofila é injetada duas vezes ao dia durante cinco dias. A mastite é mais fácil de prevenir do que tratar. Para eliminar permanentemente o risco de doença, é necessário administrar Mastiet Forte antes de iniciar as cabras.
O medicamento também é utilizado no tratamento de formas subclínicas e agudas de mastite, em combinação com outros medicamentos.
Métodos e receitas tradicionais
Pomadas do seu armário de remédios caseiros ajudarão a curar a mastite em uma cabra:
- ictiol - ajuda a limpar feridas com uma forma purulenta da doença;
- Linimento Vishnevsky - acelera a cura;
- creme para bebê - suaviza a pele áspera.
Em vez de creme cosmético, o creme caseiro é preparado com gordura e cera de cabra. Para tratar a mastite em casa, as pessoas recorrem a receitas populares.
A calêndula ajudará a aliviar a inflamação:
- misture flores com vaselina na proporção de 1:5;
- aplicar 3 vezes ao dia.
O endro tem efeito diurético e ajuda a limpar o sangue. Prepare 4 colheres de sopa de sementes em dez litros de água fervente. A cabra deve beber todo o volume durante o dia. O curso do tratamento é de 7 a 12 dias. O endro pode ser substituído por folhas de grama ou mirtilo.
Agricultores experientes aconselham seguir as seguintes regras para mastite em cabras:
- massageie levemente o úbere;
- Após a ordenha, aplique o creme nas tetas limpas.
O úbere da cabra deve ser lavado com água morna, enxugado e depois aplicado o creme. A massagem ativa é prejudicial durante o período de tratamento, pois as bactérias do surto se espalham pelo úbere. A pele do mamilo, lubrificada com creme, desliza nas mãos. Como resultado, o tecido fica comprimido, rasgado e a inflamação piora.
Regras para cuidar de cabras recuperadas
Após a doença, as cabras têm imunidade reduzida, por isso os animais precisam ser protegidos das correntes de ar e receber nutrição vitamínica.
Como proteger uma cabra recuperada da recaída da mastite:
- fazer limpeza geral no celeiro - trocar a roupa de cama, ventilar, isolar as paredes para que o animal fique limpo e aquecido;
- forneça água limpa e fresca em temperatura ambiente - lave e reabasteça os bebedouros a cada cinco horas;
- inclua mais alimentos verdes e raízes na dieta - durante o período de recuperação, dê feno fresco, cenoura, repolho, peras e maçãs todos os dias.
Para restaurar a imunidade e o equilíbrio água-sal, é útil dar às cabras ração fortificada e sal.
Medidas de prevenção
As seguintes medidas ajudarão a reduzir o risco de contrair mastite:
- cumprimento da técnica de ordenha - iniciar e terminar com massagem, extrair o leite com três dedos, esvaziar completamente o úbere e limpar o leite restante;
- limitar o tempo de caminhada no inverno, em clima úmido - a umidade e as correntes de ar reduzem a imunidade do animal;
- início oportuno antes do parto - pare de ordenhar a cabra 2 meses antes do parto.
Ao primeiro sinal ou suspeita de mastite, você deve consultar o seu veterinário.
É possível beber leite de cabra doente?
Durante o período de tratamento da mastite, a produção de leite diminui e às vezes para. É possível ordenhar novamente a cabra após o próximo nascimento. Para não jogar fora o leite ordenhado durante a doença, os criadores de cabras encontram utilidades para ele: fervem-no e dão-no aos animais para beber, e adicionam-no aos cosméticos. O leite de uma cabra doente nunca é dado aos cabritos.
Segundo recomendação de veterinários, o leite para mastite não deve ser consumido como alimento, pois contém resíduos de bactérias e causa intoxicações em pessoas e animais.
O leite de cabra com mastite também não é adequado para alimentação. Os animais jovens apresentam atraso no desenvolvimento, sofrem de indigestão e muitas vezes contraem infecções devido à baixa imunidade.