Razões para a presença de focas duras no úbere de cabra, tratamento e prevenção

As cabras têm um sistema imunológico bastante forte; raramente ficam doentes, mas seu órgão mais sensível é o úbere. As tetas das cabras endurecem e tornam-se doloridas quando são afetadas por patologias infecciosas e não infecciosas causadas pelo cuidado e manutenção analfabetos dos animais. Além disso, as razões pelas quais uma cabra tem caroços duros no úbere são lesões. O agricultor deve descobrir a causa da patologia para iniciar o tratamento adequado.


A estrutura do úbere em cabras e lactação

Para descobrir a causa da compactação, você precisa saber como funciona úbere de cabraComo ocorre a lactação? O úbere inclui:

  • tecido conjuntivo que dá forma ao órgão;
  • glândula mamária;
  • dutos excretores;
  • unidades;
  • canal do mamilo

As cabras têm um par de glândulas mamárias, “embaladas” em uma bolsa de pele. O úbere é dividido em duas partes. Cada parte sintetiza o leite separadamente da segunda. Os mamilos são compostos de tecido muscular coberto por várias camadas de pele. No final existe um esfíncter - um músculo em forma de anel que impede o fluxo espontâneo do leite. A síntese do leite ocorre nos alvéolos - bolhas com diâmetro de 0,1-0,3 mm. Sua superfície interna é coberta por tecido secretor. As células desse tecido retiram vitaminas, minerais e nutrientes do sangue, que são convertidos em caseína e gordura do leite.

A pressão aumenta nos alvéolos cheios de secreções. O leite é espremido em dutos, de onde flui para tanques de armazenamento. A partir daí, penetra no canal mamilar. Quando o bebê mama na mãe ou quando ocorre a ordenha, o esfíncter se abre e o leite sai.

Especialista:
Durante a ordenha, o leite sai primeiro dos reservatórios e dutos e depois dos alvéolos. Para estimular a liberação do leite alveolar, o úbere é massageado com movimentos de tapinhas e empurrões dos dedos.

Possíveis causas de compactação do úbere

O úbere é um órgão delicado e sensível da cabra, suscetível a diversas doenças. Um úbere saudável é simétrico, sem úlceras, nós ou caroços, e os mamilos são elásticos. Nas patologias, o órgão de ordenha fica deformado e adquire uma aparência pouco atraente. A quantidade de leite diminui e o seu sabor deteriora-se.

inchaços no úbere

Os nódulos patológicos mais comuns no úbere da cabra são:

  • inchaços (formações císticas e tumorais);
  • mastite;
  • furunculose;
  • inchaço;
  • lesões (feridas abertas e fechadas, hematomas, rachaduras).

Cones

As cabras mais velhas são suscetíveis ao aparecimento de tumores benignos e malignos, uma vez que os níveis hormonais do seu corpo mudam e, posteriormente, a estrutura do tecido do úbere. Cistos benignos e tumores malignos parecem caroços. No entanto, outras compactações em forma de caroço devem ser diferenciadas dos tumores:

  • pedras de leite - acúmulo de sais de fósforo ou endurecimento calcário de caseína nos dutos;
  • petrificação - saturação de abscessos com sais minerais.

As razões para o aparecimento de pedras no leite são uma reação inflamatória no úbere ou estagnação do leite. Os selos são móveis, geralmente encontrados em áreas de armazenamento glandular e saem na forma de grãos de areia com leite. Os furúnculos cristalizados formam-se em pequeno número e são sempre precedidos pelo aparecimento de uma erupção cutânea purulenta.

As formações tumorais são densas ao toque e causam dor e desconforto ao animal. Ao contrário das pedras de leite, elas são imóveis. À medida que o tumor cresce, muitas vezes aparecem úlceras na superfície do corpo. Os cistos são bolhas cheias de conteúdo líquido. Quando aparecem, o tecido glandular gradualmente se transforma em tecido conjuntivo.

Mastite

Os úberes das cabras costumam ficar inflamados. Os caroços são especialmente comuns em cabras gestantes e pós-parto, cuja imunidade está temporariamente reduzida. Menos comumente, a mastite é consequência de condições de vida inadequadas para os animais:

  • umidade;
  • rascunho;
  • frio;
  • condições insalubres.

A mastite pode ocorrer devido à ordenha incompleta. Se o leite não for ordenhado completamente, ele fica estagnado nos alvéolos, causando inflamação.

mastite no úbere

Uma cabra com mastite fica nervosa porque o caroço no úbere dói. A doença é acompanhada por sintomas graves:

  • inchaço;
  • compactação do órgão;
  • quente ao sentir a pele do úbere;
  • estado letárgico do animal;
  • aumento da temperatura;
  • inchaço dos gânglios linfáticos;
  • falta de apetite na cabra;
  • liberação de leite fétido, de consistência aquosa e com grumos.

Se uma cabra que deu à luz tiver gânglios linfáticos inchados, mas não houver outros sintomas, não há necessidade de se preocupar. Esta é a reação do corpo ao processo de nascimento.

Ferida

Às vezes, caroços no úbere são consequência de uma lesão. Os cabritos machos jovens são vivos e brincalhões e podem ferir o úbere da mãe. Portanto, você não deve manter uma cabra com filhotes. Quando ocorre um hematoma, caroços sob a pele são hematomas que parecem feridas azuladas. A cabra sente dores, a pele do úbere fica quente e há inclusões de sangue no leite ordenhado.

Edema

Um úbere inchado incha muito. Causas da condição patológica:

  • circulação sanguínea prejudicada;
  • estilo de vida sedentário do animal;
  • dieta de má qualidade.

Geralmente o inchaço desaparece uma semana depois de aparecer. Caso contrário, você deve ligar para um veterinário. Atenção veterinária também é necessária se o inchaço aumentar, os mamilos ficarem frios e o leite ficar aguado.

Furunculose

O processo inflamatório purulento afeta as glândulas sebáceas e os folículos capilares. Cabras com pêlos densos cobrindo o úbere e imunidade fraca estão predispostas à inflamação.

Mas o principal provocador das focas é o cuidado analfabeto com o animal: falta de higiene no celeiro, troca pouco frequente de roupa de cama.

Os furúnculos são pequenas espinhas com 0,5 cm de diâmetro, aumentando gradativamente até 4 a 5 cm, que cobrem os mamilos, a base do órgão e a depressão entre os lóbulos. A erupção é dolorosa, a pele fica irritada, vermelha e inchada.

úbere doente

Após o amadurecimento, os furúnculos se rompem e o pus escorre. Às vezes aparecem pápulas - compactações nodulares cheias não de pus, mas de tecido conjuntivo.Com furunculose extensa, a cabra resiste à ordenha porque sente fortes dores.

Ferimentos

Quando o peito de uma cabra é ferido mecanicamente, forma-se uma laceração. O animal se machuca ao caminhar em arbustos espinhosos, entre montes de lixo sólido ou fragmentos de metal. As feridas laceradas cicatrizam lentamente, mas as feridas profundas e fechadas são muito mais perigosas. Estes últimos parecem manchas pretas. A pele incha, inflama e formam-se úlceras no seu interior.

Mamilos rachados

As tetas das cabras racham devido a estresse mecânico, cuidados inadequados, desenvolvimento de uma doença bacteriana ou hipovitaminose. As fissuras são dolorosas, o animal resiste à ordenha.

Métodos de tratamento

Tendo identificado nódulos patológicos no úbere da cabra, é necessário prestar imediatamente os primeiros socorros e depois chamar um veterinário para fazer um diagnóstico. Um animal doente requer cuidados cuidadosos, alimentação com alimentos suculentos e concentrados de alta qualidade e manutenção em um celeiro limpo, seco e confortável. Cada patologia do úbere requer um método específico de terapia.

Mastite em cabras não pode ser tratada com pomadas e compressas quentes, por isso a doença se torna crônica. O animal recebe antibióticos de tetraciclina e as injeções são aplicadas no úbere após a ordenha. A foca é tratada com Lysol ou Creolin.

Se a inflamação for causada por bactérias patogênicas, serão utilizados agentes externos bactericidas. Deve haver sempre água limpa e morna no bebedouro da cabra.

A furunculose é tratada da seguinte forma:

  1. O pelo é raspado do úbere.
  2. A pele é tratada com manganês ou outra solução anti-séptica.
  3. Espinhas inteiras são lubrificadas com tintura de iodo (furúnculos abertos não podem ser lubrificados).
  4. Para acelerar a maturação da acne e apertar as rupturas, use pomada de ictiol ou “Sintomicina”.
  5. Furúnculos grandes são abertos fazendo uma incisão transversal.

Antibióticos não são necessários para furunculose. A aplicação de compressas quentes na vedação é estritamente proibida.

Furunculose do úbere

A ferida é tratada da seguinte forma:

  1. Eles dão uma injeção de novocaína.
  2. Limpe a ferida. Remova o tecido morto e o exsudato purulento.
  3. Trate a área lesionada com solução de manganês ou água oxigenada.
  4. A ferida purulenta é parcialmente suturada, deixando um orifício para a saída do exsudato.
  5. Trate com pomada ou pó anti-séptico, por exemplo, estreptocida.
  6. O animal recebe um antibiótico sistêmico.
  7. Quando a secreção purulenta parar, limpe as bordas da ferida e suture.

Se houver hematoma, aplique uma compressa fria. Uma injeção intravenosa de gluconato de cálcio é administrada para aumentar a coagulação sanguínea. 3-4 dias após a lesão, o selo é lubrificado com pomada de iodo ou ictiol. O hematoma geralmente não dura mais de 10 dias.

Para que o inchaço diminua, a cabra costuma ser passeada e alimentada adequadamente. Para mamilos rachados, são usados ​​​​estreptocida, pomada de ictiol e linimento balsâmico. É proibido o uso de tintura de iodo e outras substâncias agressivas.

Não há tratamento para nódulos tumorais. A remoção cirúrgica de tumores é possível, mas não é economicamente viável nas explorações. Portanto, a cabra doente é abatida.

Possíveis consequências

Na maioria dessas patologias, não ocorrem consequências graves. Com o tratamento adequado, o animal volta rapidamente ao normal. Os únicos perigos são a mastite e a furunculose. Na forma aguda da mastite, iniciam-se processos ulcerativos e necróticos nos tecidos. O leite fica purulento e cheira a podre. Uma cabra que não recebe tratamento oportuno morre.

A furunculose avançada afeta todo o úbere, o que dificulta o tratamento.Se a cabra tiver um sistema imunológico fraco, a doença pode evoluir para flegmão - um processo inflamatório agudo com acúmulo de pus no tecido adiposo subcutâneo, que possui uma borda vaga, espalhando-se para os tecidos adjacentes.

Razões para a presença de focas duras no úbere de cabra, tratamento e prevenção

Prevenção de doença

Você precisa verificar o úbere da cabra diariamente antes da ordenha. Se forem detectados sintomas suspeitos, você deve chamar imediatamente um veterinário.

O cuidado do úbere da cabra inclui 3 procedimentos:

  1. A lavagem. O úbere é enxugado com uma toalha umedecida em água morna e enxugado.
  2. Lubrifique com creme de bebê ou óleo vegetal. O procedimento é realizado após a ordenha, bem como nos dias frios. Quando aparecem espinhas e rachaduras, usa-se pomada antibiótica.
  3. Massageie antes da ordenha. Com as mãos lubrificadas com creme, primeiro amasse suavemente e depois dê tapinhas em ambos os lóbulos do úbere.

O agricultor deve ter em mãos permanganato de potássio, iodo, água oxigenada e pomadas para desinfecção e cicatrização de feridas para ajudar o animal, se necessário. É necessário manter a limpeza e a ordem no celeiro, trocar regularmente a roupa de cama e evitar correntes de ar e baixas temperaturas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim