Para receber regularmente leite de qualidade, o úbere da cabra deve ser bem cuidado e protegido de doenças inflamatórias e infecciosas. Na compra de animais, deve-se atentar para a estrutura do órgão ordenhador: deve ter formato anatomicamente correto com mamilos simétricos, sem úlceras ou rachaduras. Caso apareçam sinais de doença no úbere, é necessário entrar em contato com um veterinário, que determinará o diagnóstico e prescreverá um tratamento eficaz.
Descrição
O úbere é o órgão onde o leite é armazenado na cabra. É importante que o órgão de ordenha:
- estava sem defeitos;
- tinham mamilos localizados simetricamente;
- tinha a forma correta;
- não apresentava sinais de doença ou lesão.
O úbere da cabra produz leite como o da vaca. Os órgãos desses animais diferem um pouco: na cabra é composto por duas metades separadas por uma membrana interna, possuindo sistema circulatório e nervoso autônomo, e um único mamilo que se estende de cada uma. Cada metade é funcionalmente independente da outra.
Dispositivo de úbere
O úbere consiste em 3 tipos de tecido:
- glandular, onde é produzido o leite;
- glândula conjuntiva circundante que dá forma ao órgão;
- dutos que removem a secreção formada.
A síntese do leite ocorre nos alvéolos, que constituem o tecido glandular. As células alveolares internas retiram nutrientes do sangue e os convertem em líquido para alimentar as crianças.
O leite de cabra saudável é branco e não contém sangue. Os alvéolos funcionando adequadamente, tendo acumulado secreções, removem-nos através dos dutos após um sinal do cérebro. Em corte transversal, os tecidos glandulares parecem uma massa solta vermelho-azulada. A estrutura do mamilo é mais simples: consiste em várias camadas de pele sobrepostas umas às outras. Os ductos secretores que descem ao longo do mamilo são estreitos. Na extremidade existe um esfíncter que retém as secreções e relaxa quando a cabra é ordenhada ou quando o cabrito se alimenta.
Acredita-se que cabras com veias grandes no úbere produzem mais leite. Na verdade, tal característica muitas vezes indica o desenvolvimento de veias varicosas em um animal.
Formato do peito
Normalmente, os mamilos são ovais, emergem simetricamente das metades e estão localizados mais próximos à frente. Em estado saudável e com estrutura correta de ordenha, o processo de obtenção do leite não leva mais que 5 a 10 minutos. Cabras que produzem muito leite:
- o úbere é esférico;
- os mamilos não são muito grandes;
- a direção dos mamilos é vertical e ligeiramente angulada;
- os mamilos são moderadamente alongados.
Não se deve comprar uma cabra com úbere flácido e tetas de formato irregular. Ela não produzirá muito leite.
Cuidado adequado
Se a abundância do leite é determinada pelo formato do úbere, então a qualidade é determinada pela saúde do órgão e pelos cuidados regulares com ele. O órgão doente produz leite com sabor azedo e baixo percentual de lactose e gordura. Torna-se rapidamente impróprio para consumo e não é adequado para a produção de laticínios. Cuidar do úbere de uma cabra inclui 3 atividades obrigatórias:
- Lave antes de cada ordenha. Use água morna. Após o procedimento, o úbere é bem seco com toalha limpa. Para evitar a formação de rachaduras, você pode tratar a pele com creme para bebês.
- A massagem é um procedimento realizado após a lavagem. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea nos tecidos, resultando em uma produção de leite mais abundante. Cada metade do órgão é massageada separadamente. Com as mãos lubrificadas com creme, esfregue levemente as metades, depois dê batidinhas e amasse delicadamente. As ações são repetidas 5 vezes.
- A lubrificação com óleo vegetal é um procedimento que ajuda a prevenir o aparecimento de fissuras e úlceras devido ao ressecamento da pele delicada e sensível.
Possíveis problemas
Um úbere saudável é peludo, as tetas são rosadas, sem inchaços, nódulos, tumores, úlceras, rachaduras e erupções cutâneas. As doenças dos órgãos podem ser inflamatórias, infecciosas ou associadas a cuidados e manutenção inadequados. Se uma cabra tiver uma infecção, ela deve ser isolada do gado. Possíveis doenças do úbere de cabra:
- A mastite é uma doença infecciosa e inflamatória que ocorre em cabras leiteiras ou quando o animal está em condições de correntes de ar, frio, umidade ou insalubres. O úbere endurece total ou parcialmente e fica dolorido. O leite perde o sabor e adquire uma consistência aquosa e queijosa. Na forma aguda da doença, o pus é perceptível no leite, a temperatura da cabra aumenta e a parte posterior do corpo incha. É necessária assistência urgente de um veterinário, que prescreve antibióticos e pomadas externas para aliviar os sintomas.
- O inchaço das glândulas mamárias é uma consequência da circulação sanguínea prejudicada nos capilares. O problema é frequentemente observado em cabras gestantes e pós-parto. O úbere incha, dificultando a ordenha. Para prevenção, alimentos suculentos, azedos e sal são retirados da dieta de uma cabra grávida e a porção de feno é aumentada. A secreção é ordenhada do úbere inchado a cada 3 horas, após o que o órgão é massageado suavemente. E após a ordenha, é aplicada uma pomada medicinal para restaurar a circulação sanguínea, por exemplo, Troxevasin.
- A furunculose é uma patologia bacteriana acompanhada pelo aparecimento de inflamações em forma de nódulos cheias de pus. Depois de cerca de uma semana, os furúnculos rompem, o pus sai e as cicatrizes secas permanecem no lugar. Não se pode ordenhar uma cabra: em primeiro lugar, é doloroso para ela e, em segundo lugar, beber leite contaminado é perigoso. As causas da infecção são o não cumprimento das normas sanitárias no celeiro ou a hipovitaminose do animal. A cabra é tratada com antibióticos penicilina e estreptomicina. Os furúnculos fechados são untados com pomada de ictiol, os furúnculos abertos são borrifados com estreptocida.
- A varíola é uma doença viral acompanhada de febre e erupções cutâneas na forma de bolhas e pústulas em todas as partes do corpo. Uma cabra doente recusa-se a comer, as suas pálpebras incham e o muco escorre do seu nariz.Se não houver complicações, o animal se recupera após cerca de 3 semanas. O tratamento é sintomático, com pomada de iodo e zinco. Você pode beber leite, mas apenas leite fervido.
- Papilomas são neoplasias benignas que se assemelham a verrugas em humanos. Eles não causam danos e às vezes desaparecem por conta própria. Para a retirada dos papilomas, o úbere da cabra é lubrificado 3 vezes ao dia com um produto à base de 10 g de ácido salicílico, a mesma quantidade de ácido lático e 80 ml de colódio.
Muitos agricultores abatem cabras que nascem com tetas extras, e em vão. Essa característica não é um defeito, e uma cabra única pode produzir muito leite. Rachaduras no úbere não são incomuns em grandes fazendas onde o cumprimento das normas sanitárias é difícil. As feridas são lubrificadas com anti-sépticos e pomadas que aceleram a cicatrização. Cabras ágeis podem machucar o úbere. A área machucada endurece. A temperatura do animal pode aumentar. O problema não é terrível: o local dolorido é massageado cuidadosamente e uma compressa quente é aplicada sobre ele.