A estrutura e diagrama anatômico do úbere da vaca, possíveis doenças

Para os proprietários de gado é necessário o conhecimento sobre a estrutura do úbere da vaca e as doenças às quais o órgão está suscetível. Eles permitem que você cuide adequadamente do gado, mantenha a produtividade animal e responda prontamente aos problemas que surgirem. A ordenha adequada das novilhas primíparas, massagens e inspeções sistemáticas garantem a saúde do rebanho leiteiro e a qualidade dos produtos resultantes.


Como funciona o úbere de uma vaca?

O úbere do gado está localizado na região da virilha.O órgão é coberto por delicados pêlos esparsos, na parte posterior os pêlos crescem de baixo para cima e para os lados e formam um “espelho de leite”, por cujo tamanho se pode avaliar a produtividade do animal. A estrutura do úbere é complexa; a produção de leite de um animal depende da interação de vários sistemas: digestivo, hormonal e sistema nervoso central (SNC).


O úbere consiste em tecido glandular - parênquima, tecido adiposo e conjuntivo. O tecido glandular possui muitos alvéolos - vesículas nas quais ocorre a produção de leite; os tecidos adiposo e conjuntivo protegem o parênquima de influências externas (hipotermia, superaquecimento, hematomas e lesões). Esses tecidos são penetrados por vasos sanguíneos. Em animais altamente produtivos, os vasos sanguíneos são claramente visíveis sob a pele; a quantidade de leite produzida depende do grau de fornecimento de sangue ao úbere.

Sob a influência de hormônios (oxitocina, prolactina, estrogênios), os alvéolos começam a produzir leite. Ele entra em pequenos dutos que se estendem desde os alvéolos. Pequenos dutos se unem para formar dutos médios, que, por sua vez, “fluem” em 12 a 50 grandes dutos de leite que descem até os tanques de leite do mamilo. A cisterna de leite é uma cavidade na parte superior do mamilo, ligada ao parênquima, onde o leite se acumula.

A glândula mamária consiste em 4 lóbulos, cada um dos quais termina em um mamilo. As ações constituem um sistema fechado de produção de leite e não estão interligadas. Os lobos direito e esquerdo do úbere são separados por um septo elástico - um ligamento que sustenta o órgão. Os lobos posteriores são mais desenvolvidos que os anteriores. As vacas que produzem muito leite têm mamilos bem desenvolvidos, ficam distantes um do outro e têm de 8 a 10 centímetros de comprimento.O mamilo consiste em uma base que passa pelo corpo do lóbulo, um ápice (parte inferior) e uma parte central cilíndrica.

estrutura do úbere

Os mamilos possuem muitas terminações nervosas; durante a ordenha, ficam irritados e enviam sinais ao cérebro do animal, fazendo com que o leite seja liberado. As paredes do mamilo são revestidas por fibras musculares, que formam um esfíncter na parte superior do mamilo - um dispositivo de travamento que impede o livre fluxo do leite.

Desenvolvimento

O úbere de uma novilha é colocado durante o desenvolvimento fetal. A produtividade de um animal depende da genética, da raça e das condições de criação da novilha, principalmente nos primeiros meses de vida. Poderia ser:

  1. Em forma de banho. O formato é típico de raças leiteiras. É profundo, alongado, empurrado para a frente e parece oval visto de lado.
  2. Em forma de xícara. O órgão tem formato redondo e parece uma tigela profunda.
  3. Cabra. Possui mamilos posteriores pendentes e anteriores subdesenvolvidos e um sulco lateral perceptível. Vacas com esse úbere não são adequadas para ordenha mecânica; o formato é considerado um defeito de desenvolvimento.
  4. Em forma de funil. Afinando em direção à parte inferior, com mamilos bem espaçados.
  5. Primitivo. Um órgão subdesenvolvido com mamilos grandes. É formado se a novilha foi mal alimentada desde o nascimento.

O desenvolvimento da glândula mamária continua com o crescimento do animal, mas o úbere das novilhas primíparas aumenta especialmente de tamanho durante a gravidez. Então, com o passar dos anos (até cerca de 6 partos), o úbere continua a crescer, então começa o processo inverso. A lactação depende diretamente do estado dos sistemas hormonal e reprodutivo do animal.

Como o leite é produzido?

O processo de lactação está associado aos processos de digestão, metabolismo, circulação sanguínea e respiração. Quanto mais tecido glandular contiver o úbere, melhor será o seu suprimento de sangue e maior será a produtividade do animal.

Especialista:
Importante: alguns alvéolos produzem gordura do leite, outros produzem leite desnatado, a mistura ocorre nos dutos.

A lactação começa a partir do momento em que a vaca dá os primeiros partos. Colostro e leite são produzidos para alimentar a prole. O leite é produzido a partir de produtos que entram nos alvéolos com sangue, por isso uma grande quantidade de sangue passa pelo úbere, são necessários cerca de 500 litros para produzir 1 litro de leite. O produto no úbere das vacas leiteiras é formado constantemente, se o animal não for ordenhado na hora certa, sua produção diminui e depois para completamente.

úbere de vaca

Com o tempo, a vaca desenvolve um reflexo condicionado: ao som da ordenha, a visão da patroa com certas roupas, procedimentos de higiene, aumenta a produção de leite. O ácido acético produzido no rúmen é responsável pelo teor de gordura do leite; sua produção é regulada pelos sistemas hormonal e nervoso do animal.

Higiene do úbere

O úbere desempenha as mesmas funções do seio feminino; você deve cuidar dele com cuidado. O órgão deve ser inspecionado antes de cada ordenha. Os lobos devem ser simétricos, a pele do órgão deve ser elástica e macia e não deve haver caroços ou compactações nos tecidos. Antes da ordenha, é necessário lavar a glândula mamária com água morna, usar sabão para contaminação severa e depois secar o órgão com um pano macio.

A seguir, deve-se lubrificar o úbere com creme ou pomada e fazer uma leve massagem. Para evitar que detritos entrem no leite, não apenas o úbere é lavado, mas também o estômago, as laterais e as patas traseiras.

As primeiras gotas de leite são ordenhadas em uma tigela separada para limpar os canais dos mamilos. Caso o animal não dê bem o leite, repita a massagem durante a ordenha. Arranhões, rachaduras e escoriações no úbere devem ser tratados com água oxigenada e, após a ordenha, é aplicada uma camada de pomada salicílica.Os mamilos não possuem glândulas sebáceas e sudoríparas, por isso a pele deles seca e racha, o uso de cremes (Burenka, Lyubava, Zorka) alivia o problema.

Possíveis doenças

Arranhões, mamilos rachados e pequenos hematomas podem ser tratados por conta própria; se surgirem problemas graves, você deve consultar um veterinário.

Mastite

A inflamação geralmente ocorre após o parto. O úbere ou parte dele fica inchado, quente e duro ao toque. A vaca fica preocupada, perde o apetite e a produção de leite diminui. Pode haver vestígios de sangue ou pus no leite. Na mastite serosa, o leite adquire uma tonalidade azulada e nele são visíveis flocos.

Nesse caso, o úbere é massageado suavemente, o animal é ordenhado manualmente 5 a 6 vezes ao dia e compressas quentes são aplicadas nas áreas de vedação. Em casos graves, são prescritas injeções de antibióticos.

mastite de vaca

Edema

Se for descoberto após o parto, nenhum tratamento será necessário. Ordenha manual frequente e massagem leve eliminarão o problema. Alimentos suculentos devem ser excluídos e não deve ser dado sal. Lubrifique o úbere ou suas áreas individuais com Rigofen, pomada de bismuto-zinco. Em casos graves, são prescritos suplementos de cálcio por injeção e cafeína.

Varíola

Esta é uma doença infecciosa grave. O animal é isolado, o serviço veterinário é acionado e as medidas de quarentena são observadas.

Furunculose

O tratamento requer lavagem frequente do úbere, 4-6 vezes ao dia, com água morna limpa e sabão. A pomada de ictiol é aplicada nos furúnculos, a área da pele é tratada com álcool salicílico ou canforado e polvilhada com estreptocida. A furunculose ocorre quando há frio e muita umidade no celeiro e descumprimento das normas sanitárias.

úbere de vaca

Contusões

O hematoma é lubrificado com iodo e uma compressa fria é aplicada nos primeiros 2 dias e, em seguida, são aplicadas pomadas de aquecimento.Você pode usar o remédio “Rescuer” para hematomas. É aplicado em camada espessa. Em casos graves, a área é aberta e limpa de coágulos sanguíneos e, em seguida, a ferida resultante é tratada.

Uma pomada antibiótica (Levomikol, emulsão de sintomicina) é aplicada. Para garantir que compressas e guardanapos com pomada fiquem no úbere, é usado um curativo.

Picadas de inseto

Primeiro, a picada é removida com uma pinça. Uma compressa refrescante é aplicada no local da picada. Lubrifique o local da picada com Rigofen e Fenistil. Por recomendação de um veterinário, são utilizados anti-histamínicos e medicamentos que apoiam a função cardíaca.

Verrugas

Se houver verrugas, aplique pomada salicílica, ou uma mistura de pomada salicílica e interferon, nas áreas afetadas, 3-4 vezes ao dia. O curso do tratamento é de 1-3 semanas.

Para evitar doenças da glândula mamária, são realizados testes sistemáticos de mastite, os animais são vacinados e são usados ​​cremes e pomadas para tratar o úbere. Esses medicamentos são vendidos em farmácias regulares ou veterinárias. Uma boa nutrição, manutenção e cuidados cuidadosos permitirão que os animais permaneçam fortes e saudáveis ​​e garantam elevada produção de leite.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim