O corrimento vaginal em bovinos pode ser observado antes e depois do nascimento; normalmente é um fenômeno fisiológico comum, mas em alguns casos pode indicar doenças pós-parto graves. Em indivíduos saudáveis, o corrimento é normal em composição, cor, consistência, volume e duração. Vejamos por que uma vaca apresenta secreção com sangue após o parto e como ajudar efetivamente seu animal.
Alta antes e depois do parto
Para saber se a alta pré-natal e pós-parto é normal ou não, é preciso saber o que é considerado normal, quando começa essa alta e quanto tempo dura.
Taxa de descarga
A secreção, ou lóquios, como são chamados, nas vacas antes do parto é um líquido claro e viscoso com consistência de muco. Pode estar presente um odor característico, o que é considerado normal. Esta descarga significa o início iminente do trabalho de parto e tem como objetivo facilitar o trabalho de parto, reduzindo o atrito à medida que o recém-nascido passa pelo canal do parto.
Quando começa a alta antes do parto?
Lochia começa 12 a 15 horas antes do nascimento. Este período é típico de vacas adultas que já deram à luz. Em novilhas primíparas, elas podem começar um dia antes do parto. É possível determinar a aproximação do parto pelo inchaço dos órgãos genitais e do úbere, o comportamento do animal muda, ele fica excitado, tenta se afastar dos outros animais para não interferir. A vaca muge, deita-se alternadamente de lado e levanta-se, olhando para a barriga.
Quanto tempo dura a secreção de uma vaca após o parto?
O período pós-parto em bovinos dura bastante tempo - 21-28 dias. Durante esse período, qualquer corrimento deve terminar completamente (de 2 a 5 dias a no máximo 2 semanas) e devem aparecer sinais característicos de um novo ciclo sexual. Durante a primeira semana, os lóquios são quase constantes, depois tornam-se menos frequentes.
Corrimento incomum e seu tratamento
A secreção em vacas prenhes nem sempre é normal, geralmente indica processos patológicos e doenças subsequentes, por exemplo, endometrite, vaginite, lesões vaginais leves ou graves.
As alterações podem afetar a cor, o cheiro e a espessura dos lóquios; podem conter inclusões de sangue e pus.
Branco ou amarelo
Se uma vaca apresentar corrimento esbranquiçado, isso é sinal de vaginite, que se desenvolve devido a uma inflamação na vagina. Depois ficam amarelados, a consistência fica granulada e aparece sangue na secreção. O tratamento consiste na limpeza e enxágue da vagina com solução desinfetante de permanganato de potássio, tratamento com pomada estreptocida ou ictiol, terapia antibacteriana e ingestão de suplementos com vitaminas e minerais.
Purulento
Cerca de uma semana após o parto, pode aparecer secreção purulenta, típica de endometrite que se desenvolve cronicamente, ou inflamação catarral purulenta. Sinais adicionais: inclusões sangrentas, odor pútrido. Com a inflamação purulenta, as toxinas são liberadas no corpo da vaca, o animal fica deprimido, a temperatura aumenta e o apetite diminui. O tratamento consiste em injeções de ocitocina e administração do medicamento Rifapol no útero.
Sangrento ou marrom
Lóquios rosados após o nascimento indicam microdanos aos vasos sanguíneos quando o bezerro passa pelo canal do parto. Eles podem se recuperar sozinhos, mas para uma cura rápida é necessário tomar algumas medidas: lavar a genitália externa e a cauda da vaca, verificar o estado do útero e administrar uma solução de permanganato de potássio ou Furacilina. Para prevenir a infecção, o animal recebe supositórios vaginais antibacterianos.
Coágulos sanguíneos nos lóquios descarregados indicam possível sangramento uterino.Isso pode acontecer durante o parto por vários motivos: o bezerro pode danificar o útero com os cascos, o dano ocorre devido à apresentação incorreta ou às patas do animal posicionadas incorretamente. Se a apresentação estiver incorreta, é difícil para uma vaca dar à luz um bezerro sozinha, na maioria dos casos é necessária assistência qualificada.
O tratamento consiste no uso de medicamentos que contraem os vasos sanguíneos e provocam contrações uterinas: ocitocina intramuscular, solução intravenosa de ictiol a 1% (para cada 3 kg de peso 1 ml do medicamento) e solução de cloreto de potássio a 10%, que estimula a coagulação sanguínea. Para fortalecer o sistema imunológico, são prescritos suplementos nutricionais, por exemplo, “Biozinco” ou “Biocálcio” e complexos vitamínicos. Os medicamentos administrados são apenas um exemplo; o tratamento deve ser prescrito por um veterinário.
Problemas pós-parto em vacas não podem ser tratados de forma independente, todos os medicamentos, posologia e regime de tratamento devem ser selecionados por um médico.
Se a secreção com sangue continuar por algum tempo após o parto, ela fica marrom com o tempo. Isso pode indicar inflamação. Sinais adicionais são aumento da temperatura do animal e perda de força. Os lóquios normais podem estar ausentes; eles aparecem apenas se você pressionar a área uterina.
Com um odor desagradável
Um odor anormal pode acompanhar qualquer secreção patológica, mas indica especialmente uma lesão purulenta. O aumento da temperatura, o aumento da frequência respiratória e da frequência cardíaca são indicadores adicionais do processo patológico. Caso esses sinais ocorram, você deve procurar imediatamente ajuda veterinária.
Prevenção do problema
Caso apareça corrimento incomum, você deve entrar em contato com seu veterinário; somente um médico poderá fazer o diagnóstico correto.Você não pode tratá-la sozinho; sem o conhecimento e a experiência adequados, é mais fácil prejudicar a vaca do que ajudá-la. Antes da chegada do médico, pode-se lavar a genitália externa com uma solução de permanganato de potássio, limpar e desinfetar a baia.
As medidas preventivas devem ser realizadas durante toda a gravidez, desde o dia da inseminação até o nascimento. É necessário garantir que o animal não se machuque e limitar o contato com outras vacas, principalmente com as doentes. A vaca deve comer bem; alimentar-se com ração de baixa qualidade é inaceitável; a dieta deve ser balanceada em nutrientes. São necessárias caminhadas diárias ao ar livre para que o animal possa se movimentar ativamente e receber as doses necessárias de radiação solar. É importante que na hora do nascimento o animal chegue saudável, forte, com um sistema imunológico forte.
Todas as doenças identificadas, agudas e crônicas, devem ser tratadas pronta e completamente, sem deixar o animal sem tratamento. O corrimento vaginal em vacas pode ser completamente normal ou um sinal de processo patológico. Neste último caso, as consequências serão um parto difícil ou complicações pós-parto. Para distinguir o normal do patológico, você precisa saber como é o corrimento normal e ser capaz de distingui-lo do patológico.