A cetose, que as vacas podem sofrer, é uma doença metabólica grave. Ela se desenvolve em vacas secas devido ao balanço energético insuficiente em seu corpo. Muitas vezes ocorre secretamente e é difícil de diagnosticar. Vejamos as causas e sintomas da cetose nas vacas, as formas da doença, como pode ser identificada e como curá-la, o que pode ser feito para prevenir o seu desenvolvimento na pecuária.
Descrição da doença
A doença recebe o nome de corpos cetônicos.Estes são produtos da degradação de ácidos graxos e aminoácidos individuais. Se não houver violações, eles são oxidados sem problemas no organismo do gado. Mas quando o metabolismo é perturbado, seu conteúdo nos tecidos aumenta acentuadamente e eles entram na corrente sanguínea. Esta condição é chamada cetonemia. Como resultado da cetonemia, desenvolvem-se cetonúria e cetonolaxia, ou seja, a entrada de corpos cetônicos na urina e no leite.
Indivíduos altamente produtivos de 4 a 7 anos de idade são afetados durante a fase final da gravidez e um mês e meio após o nascimento. A cetose se desenvolve em animais no inverno e na primavera, logo após o parto. Neste momento, seu corpo processa ativamente a gordura. A glicose é necessária para o processamento no fígado, mas se não houver substância suficiente no corpo, os processos de processamento de gordura são interrompidos e ocorre cetose.
A cetose em vacas leva a uma diminuição acentuada na produção de leite, uma redução no uso benéfico das vacas, perda de peso e reprodução prejudicada. Bezerras grávidas podem sofrer abortos, bezerros natimortos e bezerros vivos que nascem fracos e doentes.
Causas da cetose em vacas
Conforme estabelecido pela medicina veterinária, a cetose não é causada por um, mas por vários motivos ao mesmo tempo. Para vacas leiteiras com grande produção de leite, isso significa fornecer alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos. Esses alimentos alteram a composição bacteriana do rúmen, o que leva à inibição da degradação da celulose, principal fonte de energia dos ruminantes.
Alimentar silagem, polpa de beterraba azeda, raízes podres e concentrados com alto teor de gordura também leva à cetose.Algum papel no desenvolvimento da cetose e nas suas consequências é desempenhado pela perturbação dos órgãos endócrinos, nomeadamente a produção insuficiente de corticosteróides, hormonas tiroideias e adrenocorticotrópicas. A causa também pode ser doenças do proventrículo e dos órgãos genitais. A falta de exercício e movimento ativo, quando as vacas passam a maior parte do tempo em baias ou em currais apertados, também contribui para a cetose.
Principais sintomas
A doença pode evoluir de 3 formas - aguda, subaguda e crônica. As manifestações clínicas da doença dependem do nível dos distúrbios metabólicos, do volume de corpos cetônicos concentrados no sangue, da sua reserva alcalina e da diminuição dos níveis de glicose.
Forma aguda
Sinais de cetose aguda: distúrbios do sistema nervoso central na forma de reação aumentada a estímulos externos desfavoráveis. Os animais podem ficar assustados, ranger os dentes, tremer, lamber os lábios e mugir. Há baba. O estágio de excitação é seguido por um estágio caracterizado por depressão, apatia e resposta enfraquecida aos estímulos.
A digestão dos animais é perturbada, o seu apetite é distorcido e eles recusam boa comida. Na fase de acetonemia em vacas, a motilidade intestinal é enfraquecida e os movimentos intestinais são reduzidos. O ar exalado, a urina e o leite recém-ordenhado cheiram a acetona. A pele do doente fica menos elástica, o pelo fica desgrenhado, as mucosas ficam ictéricas, áreas claras da pele e conjuntiva dos olhos. O fígado está aumentado e doloroso à palpação.
Cetose subaguda
Esta fase nas vacas é acompanhada por uma mudança nas preferências gustativas. Em vez de feno, eles podem comer roupas de cama sujas contendo fezes e urina. A produção de leite é reduzida e a produção de leite pode parar completamente. As alterações patológicas são expressas na degeneração de órgãos e perda de tônus.Os distúrbios afetam o coração, os rins, o fígado e os ovários. Eles estão aumentados e flácidos.
Forma crônica
Na forma crônica, as vacas apresentam baixa condição corporal devido à diminuição do apetite e hipotensão do estômago anterior e letargia. São observadas distrofia do fígado, coração e distúrbios dos órgãos reprodutivos. Sangue, urina e leite contêm um grande número de corpos cetônicos, a função tireoidiana e a função sexual são reduzidas.
Como a doença é diagnosticada?
O diagnóstico é estabelecido de acordo com exames laboratoriais. A pesquisa permite identificar a patologia em bovinos antes do aparecimento dos sintomas clínicos.
Para testar a cetose, são coletados sangue, leite e urina. Corpos cetônicos devem ser encontrados neles. O diagnóstico de “cetose clínica” pode ser feito quando a quantidade de ácido beta-hidroxibutírico em 1 litro de sangue é superior a 1,4 mmol. O nível na urina e no leite será aproximadamente o mesmo. Os testes em vacas frescas são realizados 2 a 3 vezes por semana durante as primeiras 3 semanas de ordenha.
A doença pode ser determinada visualmente pelo leite: seu sabor muda, fica menos gorduroso, tem sabor amargo e há menos espuma durante a ordenha. Os animais comem mal, perdem peso, ficam deprimidos ou, pelo contrário, agitados.
Como curar uma vaca da cetose
A doença é tratada com medicamentos e remédios populares. Recomenda-se usá-los em combinação para potencializar o efeito de cada método. Durante o período de tratamento, o doente deve ser colocado em baia separada e ter condições de conforto e descansar mais. Alimente alimentos com mínimo de proteína e alto teor de carboidratos. Não alimente com silagem ou ração ácida.
Uso de drogas
O objetivo do tratamento é restaurar a glicose e o glicogênio no organismo do gado, normalizar ácidos e elementos alcalinos. Estabelecer as funções do trato gastrointestinal, função cardíaca, restaurando o nível de componentes minerais e vitaminas.
Existem diferentes regimes de tratamento veterinário. Por exemplo, a cetose pode ser tratada com a administração de novocaína e glicose, os medicamentos “Glucal”, “Cholenol”, “Ketazal”. Os níveis de glicose são normalizados pela injeção de lactato de sódio (5-9 dias). Todos os dias é necessário administrar 400-500 g da substância. Outro regime envolve a administração de insulina e glicose. Para manter os órgãos internos, é administrado o seguinte:
- Glândula tireóide - uma dose de hormônio subcutâneo da glândula pituitária anterior, cortisol intramuscular.
- Corações - cafeína.
- Fígado - injeção "Carsulen" (para vacas que deram à luz nos dias 3,5 e 7 após o parto).
O propilenoglicol é adicionado aos alimentos de grãos para bovinos 2 vezes ao dia. Primeiro são administrados 230-400 g e depois a dose é reduzida. O tratamento deve ser realizado prontamente, principalmente na fase aguda, pois disso depende o grau de recuperação do animal e maior produtividade.
Remédios populares
Em casa, você pode reduzir a cetose introduzindo beterraba, nabo e cenoura em sua dieta - raízes vegetais com alto teor de açúcar. Para 1 animal você precisa de 5-7 kg por dia. Além de vegetais doces, as vacas são alimentadas com feno bom, aveia picada e cevada. Bovinos muito bem alimentados têm dieta reduzida e recebem 1 kg de agulhas de pinheiro por dia.
Um regime de tratamento aproximado para cetose em bovinos em casa:
- Dissolva 0,4 kg de açúcar em água e dê à vaca. Depois de 1 hora, aplique uma injeção de insulina.
- Duas vezes ao dia, faça enemas com uma solução de bicarbonato de sódio e dê ao animal essas soluções para beber.
- Se o curso da doença for grave, a vaca recebe insulina 2 vezes ao dia.
- Alimente 2 kg de melaço por cabeça por dia.
Porém, é melhor não se automedicar uma condição tão grave, mas sim mostrar o animal doente ao veterinário. Somente um especialista pode fazer um diagnóstico correto e selecionar o tratamento correto.
Consequências para as vacas
Na cetose aguda, as vacas reduzem a quantidade de ração que comem e a produção de leite diminui. Nos casos crônicos, ocorre um distúrbio do ciclo reprodutivo, uma diminuição na capacidade de reprodução. Em indivíduos que deram à luz, pode ocorrer retenção de placenta, cistos ovarianos, calor oculto, endometrite, cistite e mastite podem ser detectados. As funções imunológicas do corpo deterioram-se. Isto leva não só a uma deterioração da saúde do próprio animal, mas também a uma diminuição do nível de reprodução.
Vacas que sofrem de cetose têm um risco aumentado de deslocamento do abomaso, desenvolvimento de doença hepática gordurosa e são mais propensas a sofrer de doenças infecciosas. A formação de folículos fica mais lenta e os sinais de calor são retardados. Após o parto, o útero se recupera lentamente, há atrasos na placenta e o colostro é mal produzido. O parto pode ser difícil.
Nas vacas de idade e sexo, o percentual de fertilização diminui; inseminação artificial e tratamento para restaurar a função.
Medidas de prevenção
Para prevenir o desenvolvimento de cetose, você precisa ajustar sua dieta. Deve tornar-se completo em elementos nutricionais básicos, variados em alimentos. É importante projetá-lo de forma que as vacas não percam ou ganhem muito peso. É aconselhável pastar as vacas no pasto, e não apenas passear com elas em uma área de caminhada. Os animais devem caminhar diariamente e movimentar-se mais para que seus músculos possam processar facilmente os corpos cetônicos. Os animais devem caminhar 2 a 3 km todos os dias.
Também é importante monitorar a limpeza da água. As vacas só devem beber água limpa e fresca o quanto quiserem.
Limpe o celeiro e os equipamentos, crie condições para que as vacas se sintam confortáveis e evite o estresse. Vacas prenhes na última fase da gestação e antes do parto precisam receber uma boa nutrição, a taxa de alimentação deve ser aumentada em quase 2 vezes para que o animal receba energia suficiente. Se, ao contrário, o animal estiver superalimentado, é necessário reduzir a dieta em 1/5.
É importante formular a dieta de forma que possa satisfazer as necessidades energéticas dos animais. Isso é necessário para que a gordura e a proteína acumuladas sejam gastas com moderação. A alimentação também precisa ser balanceada em termos de componentes minerais, a água deve ser neutra no equilíbrio ácido-base.
A cetose no gado é uma condição perigosa para a saúde e a produtividade dos animais. Você não pode subestimá-lo. A doença pode ser diagnosticada em casa com base nos sintomas característicos. Se a doença se manifestar de forma leve, o estado da vaca pode ser restaurado ajustando a dieta; se o quadro estiver avançado, os medicamentos ajudarão.