Tipos de bebedouros para vacas e como fazê-los você mesmo, instruções passo a passo

Diferentes tipos de bebedouros para vacas e bezerros são componentes importantes do complexo pecuário. Sem acesso gratuito à água potável, os indivíduos não conseguirão desenvolver-se plenamente e, consequentemente, a produtividade diminuirá. Equipamentos especiais podem ser adquiridos ou fabricados de forma independente, obedecendo a determinadas normas e requisitos sanitários.


Para que servem os bebedores?

bebedouros para vacas
Bebedouro automático para vacas

Os bebedouros para vacas e bezerros são parte integrante da fazenda.Eles são um design especial. Sua principal tarefa é fornecer água limpa ao gado. É considerado importante que o gado beba a quantidade de água de que necessita fisiologicamente.

As vacas são animais de grande porte, por isso o consumo de água na fazenda é alto. Um adulto consome até 70 litros por dia, um bezerro de até 6 meses – 25 litros. Se não houver água suficiente, desenvolvem-se algumas patologias, o que significa que a produtividade dos animais será prejudicada.

bebedouros para vacas
Recipientes para beber na fazenda

Um bebedouro de alta qualidade para gado não só fornece aos animais a quantidade necessária de água, mas também facilita o trabalho do agricultor. Os equipamentos para beber regulam o abastecimento de água, simplificam o procedimento de limpeza e garantem a segurança sanitária dos indivíduos.

Tipos

Existem muitos tipos de equipamentos para beber. Eles diferem no material de que são feitos, no tipo de uso e na finalidade. Existem tanques para bezerros e animais jovens, além de instalações que são utilizadas no inverno ou adequadas para uso em pastagens.

Grupo

bebedouros para vacas
Equipamento para beber em grupo

Os tipos de grupo são usados ​​em fazendas com free-stall método de criação de gado. Existem os fixos e os móveis, que precisam ser utilizados para o pastoreio livre do gado. A circulação de água no aparelho garante uma temperatura confortável para os animais.

São grandes em volume, fáceis de manter, convenientes e podem ser usados ​​por vários animais ao mesmo tempo. Eles pertencem ao tipo de nível. No entanto, eles têm uma desvantagem - com esse sistema de irrigação, existe um alto risco de infecção do gado através de um indivíduo doente.

Individual

bebedouros para vacas
Dispositivo individual

Recipientes individuais são mais adequados para alojamento para gado amarrado. Muitas vezes os agricultores os fazem com as próprias mãos por razões económicas. Quando projetados e instalados corretamente, os dispositivos de irrigação individuais são estáveis ​​e higiênicos. Entre as desvantagens estão a deterioração da água devido à estagnação e à necessidade de lavagens frequentes.

Para pasto

bebedouros para vacas
Dispositivo isotérmico para dar de beber às vacas no pasto

Enquanto pastam, os animais precisam beber com frequência. O agricultor deve fornecer às vacas acesso gratuito a água potável, por isso é necessário um bebedouro móvel no pasto. Via de regra, os animais vão à água em grandes grupos.

Para bebedouros localizados em pastagens, o principal requisito é um grande volume de capacidade.

O volume do tanque deve ser escolhido com base no número de cabeças de gado. Eles vêm de 30 a 1500 l. A água é constantemente bombeada e o recipiente é enchido. Se for fornecido a partir de reservatórios ou poços abertos, é necessário o uso de filtros.

Para a barraca

bebedouros para vacas
Equipamento de tenda

O bebedouro está projetado para grandes rebanhos. O dispositivo consiste nos seguintes elementos:

  • válvula de mamilo (ou seja, mamilo);
  • bloco de vedação;
  • corpo em metal anticorrosivo.

Na parte superior do corpo existe um elemento que fornece água corrente da rede hidráulica. Os especialistas observam que os bebedouros tipo chupeta são higiênicos, mais fáceis de manter e a probabilidade de quebra é várias vezes menor do que outros tipos de estruturas.

Automático

bebedouros para vacas
Diagrama do bebedor automático

Os bebedouros automáticos para gado são equipados com sistema de alimentação com válvula flutuante. A vantagem é que a água flui de volta para eles à medida que os animais os utilizam. Assim que o nível do líquido começar a diminuir, a água doce começa a ser adicionada automaticamente. Este tipo é projetado de forma que a água que entra novamente seja distribuída uniformemente entre os tanques e as vacas bebam bastante.

O sinal para abastecimento de água é uma boia que, ao chegar ao fundo, sinaliza a necessidade de reabastecimento. Alguns sistemas automáticos são feitos apenas com base em uma válvula, e o papel de flutuador é desempenhado por cabeças de animais. Puxando para o fundo, eles pressionam a válvula e a água entra no recipiente. No entanto, tais dispositivos não são considerados totalmente práticos, uma vez que os animais muitas vezes os desativam.

Para bezerros

bebedouros para vacas
Dispositivo para dar de beber a bezerros com tetinas

Se houver poucos bezerros ou touros na fazenda, você poderá sobreviver com um recipiente adequado. No entanto, em grandes fazendas, é mais aconselhável instalar um bebedouro fixo. Ele é projetado para 8 a 10 pessoas. Tais dispositivos estão equipados com sistema de aquecimento, não requerem controle de enchimento, são estáveis ​​​​e espaçosos.

Inverno

bebedouros para vacas
Tanques de nível aquecido

O exercício diário é a chave para a saúde e a alta produtividade, bem como para a prevenção de diversas doenças. Os animais devem passar algum tempo ao ar livre e se movimentar. A temporada de inverno não é exceção. É claro que mesmo sob condições tão adversas, as vacas precisam de água limpa.

Especialista:
A temperatura confortável da água para o gado é de 12-20 °C, portanto as prateleiras devem ser aquecidas. É realizado por meio de um elemento de aquecimento.

O equipamento deve ser aterrado e as comunicações isoladas. Recomenda-se a utilização de equipamentos de aquecimento em combinação com bebedouros automatizados.

Requisitos primários

bebedouros para vacas
Dispositivo dentro

Existem vários requisitos para bebedouros para gado:

  • baixo nível de trauma tanto para os animais como para o pessoal;
  • Amizade ambiental;
  • força e estabilidade;
  • Facilidade de operação e manutenção;
  • adequado ao tamanho e idade.

Antes de comprar, deve-se considerar o volume do container, considerar o local de instalação e também escolher o método de instalação.

Desenhos e materiais

bebedouros para vacas
Tanque aquecido

O principal requisito do material é segurança e alta resistência. Independentemente do material, o design para beber deve ser confortável e funcional. Elementos do dispositivo: concha para beber, unidade de distribuição, tubulação de abastecimento. O design dos sistemas de bebida pode ser diferente, assim como os materiais, mas deve ser conveniente e usar o líquido de maneira econômica.

bebedouros para vacas
Bebedouro coletivo com aquecimento

Para animais adultos, será necessário um recipiente medindo no mínimo 2,20 * 0,7 * 1 M. O volume do tanque é de 150 litros. O comprimento depende da idade das vacas atendidas. O tamanho ideal é de 1,5 a 2 m. A parte superior do tanque deve ser elevada do chão em 0,8 a 1 m para que o animal não dobre o pescoço ao beber.

Fazendo você mesmo

Para fazer você mesmo um bebedouro para vacas, você precisa se familiarizar com as regras de uso, os requisitos básicos e as nuances do dispositivo. Um projeto do tipo “faça você mesmo” geralmente consiste em um recipiente com um mecanismo de válvula flutuante. As calhas necessárias nas instalações para beber são feitas de tijolo, madeira ou concreto. Uma chapa de aço galvanizado também é adequada para esses fins.

Ferramentas para o trabalho que você precisará:

  • máquina de solda;
  • furar;
  • Chave de fenda;
  • martelo;
  • arquivo;
  • roleta.

A escolha do material depende do tamanho do celeiro e do número de indivíduos do rebanho.

Feito de metal

bebedouros para vacas
Tanque de nível metálico

É melhor que o bebedouro seja de aço galvanizado ou aço inoxidável. Esses produtos são duráveis, atendem aos requisitos e padrões e têm uma longa vida útil.Além disso, são resistentes à limpeza e desinfecção.

Feito de madeira

A madeira é considerada um material ecologicamente correto. É durável e durará muito tempo. Porém, antes de fazer o bebedor, será necessário um processamento cuidadoso da madeira. Somente se for limpo, pintado com tintas especiais atóxicas e tratado com resina é que durará um certo período.

Apesar do preparo sério do material, com o tempo a madeira ficará úmida devido à exposição à umidade e terá início o processo de apodrecimento.

Feito de plástico

bebedouros para vacas
Bebedouros para vacas são feitos de barris

O plástico é um material popular para beber taças. O plástico de alta qualidade é durável, pode ser desinfetado e limpo com substâncias abrasivas. Freqüentemente, um barril de plástico é usado para produção, cortado longitudinalmente em duas metades.

Feito de tijolo

Os bebedouros de tijolo são os mais duráveis, mas também apresentam desvantagens. O material exigirá um processamento cuidadoso (gesso) tanto por fora quanto por dentro. Neste caso, os componentes devem ser neutros e limpos do ponto de vista ambiental.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim