Métodos e técnicas de inseminação artificial de vacas, ferramentas e testes

A inseminação é a introdução de espermatozóides bovinos no trato reprodutivo de uma vaca para atingir a concepção. O gado é fertilizado por acasalamento natural e inseminação artificial, sendo que o segundo método é mais procurado nas grandes explorações pecuárias, pois é eficaz e não requer muito tempo. O inseminador está envolvido na inseminação artificial de vacas - um trabalhador qualificado que deve conhecer as regras de manejo dos animais e as sutilezas do procedimento seguro.


Vantagens e desvantagens

A inseminação artificial é um método conveniente e popular de fertilização de gado.

Vantagens e desvantagens
escolher sêmen de touros com características raciais elevadas melhora a qualidade da prole;
o esperma de touro é usado com moderação - uma porção pode fertilizar várias fêmeas;
o esperma bovino é congelado sem perda de viabilidade para facilidade de armazenamento e transporte;
os touros que fornecem esperma são testados para doenças infecciosas, portanto a probabilidade de infecção da vaca é mínima;
Se o procedimento for realizado corretamente, a probabilidade de fertilizar uma vaca saudável é máxima.
o procedimento deve ser realizado por inseminador qualificado e que conheça a anatomia do gado;
o não cumprimento das normas sanitárias e higiênicas ameaça infectar a vaca;
as pequenas propriedades não podem contratar um inseminador para um trabalho permanente e é difícil encontrar um especialista experiente e qualificado por um tempo.

Quando e quantas vezes deve ser realizada a inseminação artificial?

Para uma inseminação artificial bem-sucedida, é importante determinar o momento ideal para a fusão das células germinativas. Para isso, várias nuances são levadas em consideração:

  1. O óvulo de uma vaca está pronto para se fundir com o espermatozoide em no máximo 10 horas. Após esse período, a célula envelhecida deixa de ter contato e, caso ocorra fusão, aumenta o risco de desenvolvimento patológico do embrião. Portanto, o esperma deve entrar no trato reprodutivo da vaca antes da ovulação.
  2. O espermatozóide deve romper a membrana do óvulo. Isso leva de 4 a 6 horas antes da ovulação.
  3. O esperma bovino vive 2 dias durante a fertilização natural e um dia durante a fertilização artificial. Portanto, você precisa preparar a semente para o procedimento um dia antes da ovulação.

O horário ideal para a inseminação artificial é das 3h às 4h. A esta hora, a ovulação desacelera, correspondendo ao dia seguinte ao fim do cio. Se o calor for pela manhã, a inseminação deve ser à noite - às 18-19 horas.

inseminação de vaca

O esperma é injetado antes da ordenha ou pelo menos 2 horas depois. É impossível antes de 2 horas: o cérebro da vaca envia um sinal que faz com que o útero bloqueie a aceitação dos espermatozoides.

Especialista:
A inseminação artificial é realizada 2 vezes. A primeira vez imediatamente após o cio, a segunda vez 10 horas depois.

Preparação para o processo

A primeira coisa que você precisa fazer é limpar o quarto. Como desinfetantes, é necessário utilizar preparações sem componentes químicos agressivos. O estábulo deve ser limpo de estrume e roupa de cama suja e borrifado com água de uma mangueira sob pressão.

O veterinário deve examinar a vaca e fazer uma análise para garantir que não há infecção. A área da cauda, ​​vulva, ânus e parte interna das coxas são lavadas com água morna e sabão e enxugadas com um pano limpo. Se a inseminação retocervical for planejada, é realizado um exame retal para verificar a ausência de focos inflamatórios e as fezes são removidas do reto. A vagina é tratada com solução anti-séptica Furacilin.

inseminação de vaca

As ferramentas são desinfetadas com drogas ou fogo. O inseminador, após lavar as mãos com sabão, calça luvas de borracha estéreis, lubrifica-as com álcool medicinal e depois com vaselina.

Quais ferramentas e materiais serão necessários

A inseminação artificial é realizada em sala separada com arena, departamento de preparo da vaca e departamento de laboratório.

Disposição e equipamento das instalações:

  • a arena é equipada com máquinas que protegem a vaca para manipulação segura;
  • no departamento de laboratório há cateter, seringa, recipientes com biomaterial, microscópio;
  • no departamento preparatório há pia, desinfetantes e roupas de trabalho.

Seleção de touro

Tanto no acasalamento natural quanto na inseminação artificial, os touros são mais significativos para a formação das qualidades raciais dos futuros descendentes do que as vacas. Ao longo de um ano, um inseminador torna-se pai de várias centenas de bezerros.

O principal indicador da seleção de touros é o pedigree. As qualidades raciais do fabricante são avaliadas ao longo de três gerações. Um bom touro deve ser filho de fêmeas com alta produção de leite e teor de gordura do leite, e de machos com genes de produtividade. O segundo indicador é o físico e o peso corporal do gado. Um touro adequado para inseminação é caracterizado por massa muscular desenvolvida, membros posteriores fortes e carnudos e grandes órgãos reprodutivos. Você também deve levar em consideração a qualidade do esperma, a porcentagem de espermatozóides viáveis.

Como identificar uma vaca que está pronta para a inseminação?

Uma vaca que entrou no cio muda seu comportamento:

  • preocupa-se, mostra agressividade;
  • corre pelo piquete, pasto;
  • come mal;
  • respira rapidamente;
  • demonstra interesse por pessoas do sexo oposto;
  • coloca a cabeça nas costas de outros animais;
  • tenta lamber a região genital de outros filhotes;
  • seu bem-estar é afetado pelo aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal;
  • a produção de leite diminui.

inseminação de vaca

O ciclo hormonal da vaca é retomado após 18-24 dias. O ciclo é dividido em 3 fases: excitação, relaxamento, equilíbrio. A primeira fase é o momento da maturação dos ovos. Os estrogênios são liberados no sangue e o estro começa. A caça sexual dura de 10 a 20 horas. Durante este período, a vulva incha e fica vermelha, primeiro sai da vagina um líquido claro, depois um muco viscoso e viscoso, às vezes com manchas de sangue. O colo do útero abre ligeiramente, os músculos relaxam.

Para identificar uma vaca no cio, um touro de teste é liberado no rebanho. O método é ideal para grandes populações. O amostrador é um homem sexualmente maduro cujos canais seminais foram pinçados cirurgicamente. Basta introduzir um touro em um rebanho de 100 fêmeas. Uma marca de tinta está fixada no pescoço do homem. Vacas cujas costas ficam coloridas após um passeio com um touro estão no cio.

Existe um fenômeno de falso cio, quando uma vaca fica preocupada e interessada em machos fora da ovulação. As razões para este fenômeno são diferentes, mas mais frequentemente está associada à formação de cistos nos órgãos genitais.

Grandes fazendas também praticam outros métodos para determinar o cio em uma vaca:

  • medição da temperatura vaginal e retal;
  • estudo da cristalização do muco cervical ao microscópio;
  • análise da atividade e comportamento das vacas;
  • medição da resistência elétrica dos tecidos vaginais (diminui significativamente durante a ovulação devido ao aumento da umidade).

Métodos e técnicas de inseminação

Existem 4 métodos de inseminação artificial de uma vaca. Em cada caso, está implícita a injeção de líquido seminal no útero; as diferenças residem apenas na técnica de administração. O esperma deve ter uma temperatura de 36-38 °C.

Método de inseminação Ferramentas e materiais Técnica de execução Notas
visocervical 4 recipientes com tampa hermética (1 – com solução de cloreto de sódio, 2 – com álcool 70%, 3 e 4 – com cloreto de sódio), cateter, espelho iluminado, recipiente para líquidos residuais os instrumentos são tratados alternadamente com 4 soluções, um espéculo quente é inserido no colo do útero, um cateter é inserido 4 cm no colo do útero, o esperma é injetado, o cateter é removido, depois o espéculo o operador que realiza o procedimento deve ser qualificado, pois há grande probabilidade de lesão do colo do útero
retocervical cateter, luvas veterinárias longas para inseminação uma mão enluvada é imersa no ânus da vaca, os órgãos genitais são apalpados, o cateter é inserido no trato genital com a outra mão, a mão no reto é colocada em volta do pescoço, a ponta do cateter é apalpada, o o instrumento é movido mais fundo no pescoço 5-8 cm, o esperma é injetado, o cateter é removido a fertilização só será bem-sucedida se as paredes do colo do útero estiverem relaxadas; caso contrário, o esperma não será capaz de penetrar no útero e a inseminação pelo método retocervical pode resultar em lesões
manocervical cateter, ampola estéril com esperma, luvas veterinárias uma mão enluvada é imersa no trato genital, a vagina é massageada por cerca de 2 minutos, um cateter com esperma é inserido no colo do útero, avançado 6-8 cm, o esperma é derramado no útero relaxado, massageado novamente para que o esperma seja aceita pelo útero, a mão é cuidadosamente removida da vagina o método não é aplicável em casa, a vaca é levada para um ponto de inseminação, o método vaginal de introdução de espermatozóides não é para iniciantes, o inseminador deve ser treinado e conhecer a anatomia do aparelho geniturinário do bovino, a técnica não é adequada para inseminação de mulheres jovens com vagina estreita
epicervical cateter, luva veterinária uma mão enluvada é imersa no ânus, o útero é massageado através do cólon, um cateter é inserido, o esperma é derramado na vagina mais perto do colo do útero, o cateter é removido, o clitóris é massageado para que o útero aceite o esperma o método é utilizado para inseminação de fêmeas anteriormente nulíparas, bem como de indivíduos com pequenas dimensões corporais

inseminação de vaca

Cuidados adicionais com o animal

Para que a inseminação artificial seja bem-sucedida, a vaca recebe paz e tranquilidade após o procedimento. Uma barraca limpa separada é preparada para ela e a porção diária de comida é aumentada.

O animal fica sob observação cuidadosa durante meio mês. Se não houver deterioração da saúde, a vaca se une ao restante do rebanho.

Sinais de inseminação bem-sucedida

O sucesso da inseminação artificial é determinado das seguintes maneiras:

  • exame retal ou vaginal;
  • por uma mudança no comportamento da vaca – após cerca de 10 dias ela começa a evitar os touros;
  • pela ausência de outro ciclo térmico;
  • De acordo com um exame de sangue realizado no 20º ao 23º dia após a inseminação, a gravidez é indicada por um aumento na concentração de progesterona.

Uma vaca carrega um bezerro, como uma mulher, durante 9 meses. Os sinais externos de gravidez tornam-se visíveis após cerca de um mês. Se a inseminação não for bem-sucedida, um novo cio começa. Nesta situação, é realizada inseminação artificial repetida. São feitas um total de 4 tentativas, se todas não tiverem sucesso, a vaca é diagnosticada com um “distúrbio funcional dos órgãos reprodutivos”.

muitas vacas

Possíveis erros e dificuldades

Inseminadores inexperientes muitas vezes cometem erros graves, devido aos quais a inseminação artificial não tem sucesso e a vaca ou o trabalhador ficam feridos. Os principais erros e dificuldades que surgem durante a inseminação artificial de bovinos:

  1. Incumprimento das regras de higiene e condições insalubres. Utilização de instrumentos não esterilizados, o que leva à infecção dos animais.
  2. Ignorando a necessidade de examinar a vaca quanto à prontidão para a fertilização e ausência de processos inflamatórios.
  3. Tocar acidentalmente o cateter com luvas manchadas de vaselina. A vaselina atua como espermicida, destrói os espermatozoides e, como resultado, a fertilização não ocorre.
  4. Condições incorretas de temperatura para armazenamento de esperma.Deve ser armazenado em nitrogênio líquido.
  5. O uso de uma ampola cortada obliquamente, devido à qual o esperma não flui para o colo do útero, mas para a seringa.
  6. Avanço incorreto do cateter, introduzindo-o na uretra. O ângulo de direção correto do cateter é 30°.
  7. O cateter está imerso muito profundamente, o que pode causar lesões nas paredes uterinas.
  8. Espremer o esperma não no colo do útero, mas na bolsa cega que o rodeia.
  9. Tratamento rude de uma vaca. O animal fica furioso, fere o agressor ou não engravida devido ao estresse.

Para evitar os problemas acima, os agricultores devem contratar inseminadores com experiência, qualificações, excelente conhecimento da anatomia do gado e grande reputação. O especialista também deve ser capaz de identificar com precisão o período de cio de uma vaca.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim