Na inseminação artificial, as cabras são injetadas por via vaginal com o esperma do macho por meio de instrumentos especiais. Este método de fertilização de fêmeas de ungulados na agricultura é considerado mais conveniente e produtivo, pois permite controlar a composição reprodutiva, selecionar os melhores indivíduos e prevenir doenças. Mas o principal objetivo da reprodução artificial é obter numerosos descendentes de um fabricante com as características desejadas.
Vantagens e desvantagens
A inseminação artificial é benéfica para explorações de qualquer tamanho e orientação e tem muitas vantagens:
- o esperma pode ser obtido de qualquer homem, mesmo localizado do outro lado do planeta, já que o método de congelamento é utilizado para transporte;
- é possível fertilizar várias cabras, para as quais a semente é dividida no número necessário de porções;
- não é necessária a presença de cabras sexualmente maduras;
- a saúde do gado é mantida, pois a transmissão da infecção é eliminada;
- A produtividade do gado aumenta porque os machos mais saudáveis tornam-se doadores de esperma.
O método artificial de inseminação de cabras também apresenta desvantagens:
- às vezes é preciso esperar muito tempo por sementes de regiões distantes;
- o proprietário deve adquirir equipamentos e providenciar o local onde as cabras serão inseminadas;
- o proprietário de cabras só pode realizar a inseminação com a ajuda de um veterinário ou após concluir os treinamentos;
- O custo do procedimento é considerável, o que não é lucrativo para as pequenas propriedades.
Momento ideal
A inseminação artificial começa quando a cabra entra no cio. Esta condição é determinada por vários critérios:
- a vulva incha, uma massa mucosa é liberada dela;
- o animal se comporta inquieto e recusa comida;
- tenta se aproximar da cabra, se a vir por perto, fica em posição de prontidão para montar.
Os sinais acima nem sempre são observados em cabras. Nesse caso, para verificar a presença de estro, são utilizadas cabras-teste - indivíduos inadequados para a produção de descendentes. Se a cabra estiver no cio, ela permitirá que ela monte. Se a fêmea resistir, ela não está no cio. Para evitar que a fertilização ocorra, um avental de barreira é amarrado à área genital do macho testado. Existe a prática de colocar uma cabra no cio. Ela é injetada por via intramuscular com os hormônios progesterona e ovariotropina. O curso das injeções é o seguinte: 120 mg de progesterona - 4 vezes 30 mg cada por 2 dias, seguido de ovariotropina. 2 dias após as injeções hormonais, a cabra entra em cio.
Regras para inseminação artificial
A inseminação artificial inclui várias etapas. Primeiramente é selecionada uma cabra reprodutora saudável, dela é retirada a semente, que é transportada até o local do procedimento. Então é realizada a inseminação.
Recebendo esperma
Até 2 ml de esperma podem ser retirados de uma cabra por vez. O mais comum é o método uretral de extração de material seminal, no qual é utilizado um análogo artificial da vagina de cabra, que tem efeito irritante e térmico no órgão reprodutor masculino. O aparelho se parece com um tubo cilíndrico oco, que pode ser de ebonite ou alumínio. Dentro é colocado um saco de borracha elástica, com as pontas enfiadas no invólucro.
Na lateral da estrutura cilíndrica existe um orifício para abastecimento de água e ar, por meio do qual são criadas na bolsa de borracha temperatura e pressão ideais para manter a excitação do órgão genital. A extremidade interna do saco está equipada com um receptáculo de esperma.
O procedimento para obtenção de esperma é realizado da seguinte forma:
- a cabra fica excitada ao aproximá-la das fêmeas;
- o trabalhador fica à direita do animal;
- com a mão esquerda retrai o saco prepucial;
- com a mão direita puxa a vagina artificial sobre o órgão excitado em um ângulo de cerca de 30° em relação ao plano horizontal;
- após a ejaculação, gira o aparelho verticalmente, abre o orifício para que o ar escape para que o esperma flua para dentro do receptor.
Há também coleta de esperma vaginal e eletroejaculação. Mas esses dois métodos não são muito difundidos, pois pioram a qualidade do esperma.
No primeiro caso, a semente é retirada da vagina da cabra com uma esponja estéril após montagem natural. No segundo caso, um eletrodo é inserido no reto do homem e o segundo no escroto. O aparelho cria impulsos com tensão de até 30 V, que têm efeito irritante e forçam a liberação de espermatozoides.
Inseminação usando uma seringa de cateter
Para o procedimento, leve:
- seringa para inseminação;
- cateter plástico com 22 cm de comprimento;
- espéculo vaginal para gado;
- Solução de álcool 70%;
- Solução salina a 1%.
A cabra está amarrada ao curral. O espéculo é desinfetado com solução salina morna e imerso na vagina dobrado. Abra o instrumento com cuidado. Um cateter é conectado e 1 ml de semente diluída é colocado em uma seringa desinfetada com álcool. O cateter é inserido com 2 a 3 cm de profundidade e o esperma é injetado. O cateter é removido, as hastes do espéculo são fechadas e o instrumento é removido.
Usando um driver de cápsula para inseminação
Pegue um tubo de plástico perfurado de 20 cm de comprimento e um driver de cápsula de metal, aquecido em água a uma temperatura confortável de 38-40 °C. A cabra está amarrada ao curral. A cápsula é imersa no tubo no encaixe e movida cuidadosamente com a haste até o final.Não é necessário espéculo: a abertura vaginal é ampliada com os dedos da mão esquerda e com a mão direita o instrumento é movido para dentro da vagina, girando em torno do eixo. Ao mover o tubo, a extremidade frontal é ligeiramente levantada para não afetar o ureter. Eles aprofundam até que o dispositivo toque a cúpula vaginal, depois retornam cerca de 1,5 cm e liberam o esperma.
Medidas preventivas para prevenir a propagação de doenças
Para evitar que a cabra seja infectada por uma doença infecciosa, são realizadas as seguintes manipulações antes da inseminação artificial:
- instrumentos e materiais armazenados em recipientes lacrados são cuidadosamente tratados com solução anti-séptica;
- o funcionário recebe uma bata médica limpa, uma touca para esconder o cabelo e luvas de borracha esterilizadas para uso único;
- a região vaginal da cabra é lavada com solução 0,02% do medicamento “Furacilina”;
- A genitália externa do animal é cuidadosamente limpa com uma toalha de algodão limpa.
Como manter as fêmeas revestidas?
Após a inseminação bem-sucedida, as cabras são transferidas para uma seção preparada do celeiro onde viverão até o nascimento. Você não pode gritar ou fazer barulho no celeiro. As cabras grávidas ficam mais inquietas e sensíveis; qualquer fator de estresse tem um efeito negativo em seu corpo.
As cabras grávidas recebem uma dieta balanceada de alta qualidade, que inclui:
- forragem com predominância de gramíneas leguminosas;
- grama fresca;
- feno de prado.
As cabras são alimentadas 4 vezes ao dia. Deve haver sempre água limpa no bebedouro. Durante a gestação, as cabras são examinadas regularmente por um veterinário, monitorando a condição física do corpo, o ritmo de ganho de peso e o aumento do abdômen.