Os agricultores monitoram regularmente a saúde dos animais e organizam condições favoráveis para a criação de gado. Disso depende a rentabilidade do negócio das grandes e médias explorações agrícolas. Acontece que ao verificar as vacas são reveladas anormalidades fisiológicas, que se manifestam na forma de secreção sanguínea. Eles ocorrem por vários motivos: como resultado de inflamação, período ovulatório e outros fatores.
Causas de sangramento
Freqüentemente, a secreção sanguinolenta em vacas é observada após o parto. A causa da doença é a inflamação das paredes do útero, chamada endometrite.Nos dias 4-5 do período pós-parto, muco com estrias avermelhadas aparece na vagina. Com o tempo, seu número aumenta, o líquido adquire uma cor marrom-avermelhada. Além da secreção, o animal apresenta sintomas: aumento da temperatura corporal, perda de apetite, letargia.
A segunda causa de sangramento da vulva pode ser uma falha na placenta. Isso provoca inchaço e inflamação graves. Se o problema não for corrigido a tempo, pode causar a morte do animal.
O aparecimento de secreção sanguinolenta nos órgãos genitais da vaca pode causar hipotermia. Além disso, o aborto espontâneo nos primeiros estágios da gravidez de uma vaca grávida é uma causa da doença. O problema pode surgir devido à alimentação e cuidados inadequados com a mulher. Com ingestão insuficiente de vitaminas e minerais, as vacas desenvolvem patologias de vários tipos.
Doenças associadas ao sangramento do útero:
- subinvolução do útero;
- endometrite;
- vestibulite;
- aborto espontâneo.
Um veterinário experiente determinará a causa do problema, o grau de inflamação das paredes uterinas e prescreverá o tratamento adequado.
O que você deve fazer quando ocorre um problema?
Se notar algum corrimento sanguinolento em uma vaca, é necessário tomar medidas de primeiros socorros com urgência para identificar as causas da patologia. Em primeiro lugar, é necessário chamar um veterinário para diagnóstico.
Múltiplas placentas em fêmeas bovinas reduzem o risco de abortos espontâneos.Uma pequena quantidade de sangue se acumula entre as placentas e é posteriormente absorvida.
O sangramento uterino é perigoso para a saúde do animal. Os primeiros socorros são prestados após o parto e remoção da placenta. Normalmente, os veterinários injetam no animal medicamentos que contraem as paredes do útero. Se houver sangramento intenso, a vaca recebe medicamentos que estimulam o funcionamento do sistema cardiovascular. A secreção sanguinolenta em uma vaca aparece em momentos diferentes. Após o parto, eles podem não desaparecer imediatamente. Em outros períodos, a manifestação da patologia está associada ao surgimento e desenvolvimento de doenças de natureza diversa.
Como evitar que uma vaca sangre?
A principal regra para prevenir o desenvolvimento de patologias é a alimentação e os cuidados adequados com os animais. Uma dieta alimentar competente deve conter uma quantidade suficiente de micro e macroelementos, vitaminas e minerais. O criador de gado deve minimizar a quantidade de alimentos suculentos e proteicos.
A vaca prenhe recebe condições de vida confortáveis. A sala deve estar seca e limpa, com boa ventilação. Um especialista deve monitorar os níveis hormonais.
As medidas preventivas são observadas desde o momento da inseminação da vaca até o final do pós-parto. Esses incluem:
- minimizar o risco de lesões em animais;
- isolamento de um indivíduo de animais doentes;
- cumprimento da dieta alimentar, manutenção de acordo com as normas e normas sanitárias;
- a dieta deve conter apenas alimentos de alta qualidade;
- quaisquer doenças que surjam devem ser eliminadas imediata e completamente.
Para reduzir o risco de complicações pós-parto, a vaca deve ser examinada regularmente por um veterinário. O animal recebe prontamente suplementos vitamínicos e minerais.Isto fortalece a imunidade do gado e reduz a probabilidade de ocorrência de doenças.
Se Após o parto, a vaca começou a apresentar corrimento sanguinolentoque posteriormente diminuiu ou desapareceu, isso indica uma manifestação natural do funcionamento normal do corpo. Se o sangramento aumentar, são tomadas medidas de emergência para eliminar a patologia. Para um parto bem-sucedido e o aparecimento de descendentes saudáveis, é necessário identificar a tempo os sintomas e as causas de sua ocorrência. Uma abordagem competente e a inspeção regular do gado não só ajudarão a preservar a saúde dos animais, mas também as suas vidas.