O parto é um processo fisiológico complexo que provoca reestruturação e renovação de todos os órgãos e sistemas internos do animal. Ele passa por forte estresse e o corpo leva muito tempo para se recuperar. Às vezes, uma vaca não se levanta após o parto, sem pernas quebradas ou outras deficiências óbvias. Este é o problema mais sério que requer atenção veterinária urgente.
Causas de distúrbios
A vaca na maioria das vezes não se levanta devido à paralisia dos membros, que ocorre após o parto.As razões para isso são variadas e dependem de muitos fatores. Além disso, isso acontece tanto com uma vaca jovem quanto com uma vaca experiente que já deu à luz várias vezes. Normalmente, esse distúrbio ocorre quando o feto é grande. Nesse caso, o parto pode ser demorado e difícil: as terminações nervosas dos membros posteriores da mãe são danificadas, o que causa paralisia. Isso é típico de animais jovens primíparos, bem como de vacas com ossos pélvicos estreitos, que divergem de forma desigual durante o nascimento.
Deve ter especial cuidado se, durante a gravidez ou em partos anteriores, ocorreram lesões na zona da anca: luxações ou fracturas.
Outras possíveis causas do distúrbio:
- existe um processo inflamatório nas articulações;
- imunidade enfraquecida: o corpo carece de cálcio, magnésio, fósforo, vitaminas E, A, D;
- a nutrição da vaca prenhe era desequilibrada;
- existem doenças como hipofosfatemia, osteodistrofia nutricional;
- as condições de criação dos animais não atendem aos padrões, há superlotação;
- não praticou atividade física suficiente durante a gravidez.
A paralisia é possível devido a inflamação ou danos ao tecido do útero. Qualquer movimento neste caso traz dor aguda ao animal, e ele tem medo de se mover. Em primeiro lugar, quando é detectada paralisia dos membros, é recomendável prestar atenção à região pélvica do animal. Uma jovem vaca primípara nem sempre está pronta para dar à luz, por isso você deve entrar em contato imediatamente com um veterinário.
Consequências para o animal
Uma vaca que caiu após o parto deve ser criada, caso contrário a situação pode se complicar e chegar a um ponto perigoso: da paralisia permanente até a morte do animal. Claro, este não é um resultado obrigatório; o resultado geralmente depende da causa da queda.Mesmo que não seja possível levantar a vaca de forma alguma, vale a pena escolher uma posição anatomicamente correta para ela com o auxílio de um veterinário. Isso ajudará a evitar as consequências perigosas da doença. O parto é um processo doloroso para uma vaca. Devido aos grandes esforços, a circulação sanguínea na região sacral torna-se desigual, o que prejudica toda esta área.
Como resultado, o sangue pode congelar completamente, e isso geralmente é descoberto na autópsia, quando o proprietário decide abater a vaca. Um animal não abatido permanece imóvel e morre dentro de um ano.
Caso seja detectada fratura ou luxação do fêmur, é necessária a intervenção de um veterinário, pois ações incorretas sempre terminam na morte da vaca. Por exemplo, fragmentos ósseos frequentemente colidem com a artéria femoral, levando à morte. Se houver tremores quase imperceptíveis e aumento de temperatura nos músculos das patas traseiras, você deve chamar um veterinário com urgência. Se a febre pós-parto não for tratada a tempo, será muito difícil salvar o animal.
Você também deve soar o alarme se sua vaca:
- a boca está ligeiramente aberta, a língua está saliente, a salivação aumenta;
- as pupilas estão dilatadas, as pálpebras entreabertas;
- são observados sibilos e respiração irregular;
- não há reação a injeções com objetos pontiagudos;
- sem urinar ou defecar por muito tempo;
- a cabeça é jogada para trás e o animal não quer mudar de posição;
- temperatura corporal abaixo de 35 Ó.
O que fazer se uma vaca não se levantar após o parto
Primeiro, é importante identificar a causa da paralisia. Com a ajuda de um veterinário, um profissional estabelecerá o diagnóstico correto e escolherá um regime de tratamento. Antes da chegada do especialista, o corpo do animal é esfregado com feno seco e envolto em alguma coisa, pois o calor promove a dinâmica muscular.O animal geralmente fica deitado de lado, de vez em quando precisa ser virado para o outro lado para evitar escaras.
Impacto mecânico
Freqüentemente, a paralisia após o parto é causada por choque pós-parto. Nesse caso, você pode ajudar a vaca de diferentes maneiras, mas primeiro o bezerro é encaminhado para outro curral, caso contrário a mãe pode esmagá-lo.
Alguns métodos parecem cruéis, mas são eficazes:
- Susto. Recomenda-se fazer um som inesperado e alto o suficiente para que o susto tire o animal do estado de choque.
- Prenda a respiração. Se você limitar o fornecimento de oxigênio ao corpo por 10 a 30 segundos, é bem possível que a vaca acorde do choque. Para fazer isso, você precisa fechar as narinas com a mão e fechar as mandíbulas.
- Torça ou puxe a cauda.
- Aplique um bastão elétrico.
As tentativas deverão ser combinadas e repetidas várias vezes com pequenas pausas para que o animal descanse e ganhe forças.
Medicamentos
Alguns medicamentos são administrados a um animal com paralisia pós-parto dos membros posteriores em qualquer situação. Se uma vaca cair devido a um distúrbio nervoso, patologias ginecológicas ou doenças dos ossos e articulações, é prescrito o seguinte:
- agentes com efeitos anti-inflamatórios e anti-edematosos;
- preparações contendo selênio, cálcio, fósforo, vitaminas E, A, C;
- para paresia - injeções subcutâneas de cafeína, vitamina, benzoato;
- normalizar o estado geral do animal - medicamentos fortificantes;
- conta-gotas, cloreto de cálcio (10%), glicose (40%);
- para hipofosfatemia - injeções de urzolit (500 mg por 500 kg de peso), hipofosfato de cálcio.
Alguns veterinários injetam ar no úbere até que o lóbulo do úbere fique tenso e, em seguida, enfaixam as tetas. O animal permanece nesta posição por 15 a 30 minutos. O procedimento ajuda em alguns casos, mas nem todo veterinário o aprova.
Nutrição durante a doença
Durante o período de recuperação e observação por um veterinário, atenção especial deve ser dada à dieta alimentar, selecionando cuidadosamente alimentos e suplementos que contenham:
- sais de cálcio e fósforo;
- glicose;
- óleo de peixe;
- vitaminas
A alimentação principal deve ser grãos, ervilhas, feno de alta qualidade, grama picada, cevada e outros grãos. Qualquer alimento deve ser servido à vaca picada. Alguns agricultores misturam ração com água doce para melhorar a absorção.
Dicas para cuidar de uma vaca parindo
Para salvar o gado de problemas de saúde e o agricultor de perdas materiais, deve-se levar em consideração as regras que são recomendadas tanto para iniciantes quanto para especialistas na pecuária:
- Sempre controle sua dieta. Freqüentemente, a má nutrição é a raiz da maioria dos problemas dos animais.
- Observe as precauções gerais de segurança ao interagir com animais.
- Fornecer bons cuidados e condições de vida aceitáveis para a vaca.
- Monitore cuidadosamente todo o processo de gravidez, parto e pós-parto.
- Não se automedique. Isso pode terminar desastrosamente, como mostra a prática.
Apesar de a vaca ser considerada um animal forte e independente, ela ainda precisa da ajuda humana. Especialmente agudo após o parto. O criador deve soar imediatamente o alarme e chamar os profissionais caso a vaca não se levante nos primeiros dias após o parto. Você precisa seguir os conselhos de colegas experientes e tomar medidas independentes apenas como último recurso.