As vacas Galloway foram criadas na Escócia. Esse tipo de gado é criado principalmente para carne, já que o peso de um touro adulto chega a 850 quilos, e o de uma vaca – 550 quilos. Os animais Galloway são resistentes, despretensiosos, capazes de crescer rapidamente em condições adversas, caracterizam-se pela facilidade de parto e pelo apego ao rebanho. Isso torna a raça Galloway popular em muitos países ao redor do mundo.
- Origem da raça
- Descrição e características das vacas Galloway
- Principais aspectos positivos e negativos
- Como manter e cuidar dos animais
- Parque infantil de verão
- Arranjo das instalações
- Condições de detenção
- Limpeza regular de barracas e equipamentos
- O que alimentar
- No verão
- no inverno
- Água
- Sutilezas da criação
- Doenças e seu tratamento
Origem da raça
A raça de gado Galloway é um dos tipos mais antigos de vacas criadas para carne. Inicialmente na Escócia, no condado de Galloway (de onde veio o nome da raça), o gado tinha direção de carne e laticínios, posteriormente foi alterado para carne pura por seleção.
O gado foi criado em áreas montanhosas, em condições de alta umidade, verões frescos e invernos com pouca neve. A raça começou a ser criada por volta de 1850, e mais tarde foi criada a Galloway Cow Breeding Society. Em 1878, foi publicada a primeira parte de uma publicação de criação sobre o gado Galloway, e 4 anos depois foi formada uma união de criadores da raça em Chicago. A maior quantidade de literatura sobre as peculiaridades da criação de vacas Galloway também foi publicada lá.
Na Rússia, poucas fazendas estão envolvidas na criação de vacas Galloway; esse tipo de gado representa 0,6-0,8% das raças de corte. A localização do plantel é na fazenda experimental Altai da SB RAS.
Descrição e características das vacas Galloway
O gado Galloway se assemelha ao gado Aberdeen Angus na aparência, mas tem um corpo mais longo e raso. O corpo dos touros e das vacas é coberto por pêlos grossos de cor escura (preta ou marrom, misturada com cinza). Em casos raros, os bezerros nascem com uma faixa clara no corpo, bege puro ou branco.
No inverno, o pêlo grosso e áspero dos animais Galloway atinge um comprimento de 20 a 25 centímetros, graças ao qual as vacas não congelam em condições climáticas desfavoráveis. Eles podem pastar ao ar livre quase o ano todo. O gado Galloway não tem medo de chuva, neve ou vento.
Em climas de calor, as vacas também não sentem desconforto, pois a lã desempenha perfeitamente funções termorreguladoras e evita o superaquecimento do corpo.
Graças ao pastoreio constante, o gado desenvolveu um corpo poderoso, musculoso e de constituição forte. O pescoço e o peito são largos, a região lombar é curta, as costas são planas. As pernas são curtas, os cascos são estáveis e densos. A cabeça está irregular. Nas vacas Galloway, o parto ocorre facilmente e as qualidades maternas são altamente desenvolvidas. O gado está amarrado ao rebanho.
Um bezerro ao nascer pesa 25-30 kg, os adultos atingem um peso grande:
- vacas – 450-550 quilogramas;
- touros - 750-850 kg.
Um touro de um ano e meio, em boas condições de alojamento e alimentação, já pesa de 400 a 450 quilos. O rendimento de abate de um touro engordado chega a 65%. As vacas produzem até 1.500 litros de leite por mês com teor de gordura em torno de 4%.
Principais aspectos positivos e negativos
As vacas da raça Galloway, ou, como são popularmente chamadas, gado Golovey, apresentam muitas vantagens:
- Resistência e pouco exigente para condições especiais. Para manter a produtividade da carne e do leite em alto nível, os animais Galloway necessitam apenas de ração suculenta por um longo período. O rebanho não precisa fazer currais especiais ao pastar nas pastagens - as vacas não se afastam mais do que um metro uma da outra.
- Ausência de processos trabalhosos no conteúdo. É importante fornecer às vacas alimentos e bebidas de alta qualidade e construir a estrutura de estábulo mais simples para proteger o gado de condições climáticas adversas.
- Parto rápido. O trabalho de parto de uma vaca dura, em média, de 5 a 6 horas.
- Boa compatibilidade com outras raças para cruzamento industrial.
- Carne produzida de alta qualidade.Os produtos são aromáticos, saborosos e macios, não possuem teor excessivo de gordura e contêm grande quantidade de ácidos poliinsaturados e nutrientes.
- Bom lucro obtido com a venda de laticínios e produtos cárneos do gado Galloway.
As vacas Galloway praticamente não apresentam desvantagens, exceto que as fibras de mármore deslizam pela carne localizada na região do pescoço. Outras áreas do corpo não são diferentes de outras raças de gado.
Como manter e cuidar dos animais
Apesar de o gado Galloway ser despretensioso na alimentação e manutenção, é importante cuidar bem dele para manter a saúde do gado e melhorar a qualidade dos produtos resultantes.
Parque infantil de verão
No verão, as vacas passam a maior parte do tempo no pasto. É necessário equipar para eles locais que protejam o gado dos raios quentes do sol, da chuva e do vento. A área de verão deveria ter currais de ordenha, embora as vacas não produzam grande volume de leite.
Arranjo das instalações
As vacas necessitam de acomodações especiais em condições de frio extremo, especialmente aquelas que pariram recentemente. Deve haver pelo menos 3,5-3,75 metros quadrados de baias separadas por pessoa, com pé-direito de 2,5 metros. O chão é coberto com uma espessa camada de serragem ou palha picada. O celeiro deve ter bebedouros e comedouros (enchidos automaticamente ou manualmente). Alimentos ásperos e úmidos devem ser colocados em comedouros separados.
Condições de detenção
Nos celeiros, é importante fornecer ventilação de alta qualidade e proteger os animais das correntes de ar. O regime de temperatura não é muito importante, mas a umidade do ambiente deve estar dentro de 70%. As vacas precisam de 16 horas de luz com intervalo de 8 horas para dormir no escuro.
Limpeza regular de barracas e equipamentos
As raças Galloway apresentam boa imunidade, mas devem ser observadas normas sanitárias e higiênicas. A sala é limpa de estrume duas vezes ao dia, recomenda-se a substituição do piso à medida que fica sujo. É importante garantir que não haja sobras de comida nos comedouros. A água dos bebedouros deve ser constantemente trocada por água doce, caso não sejam automatizados e conectados à central de abastecimento de água.
Na limpeza das instalações, é necessário o uso de compostos de limpeza desinfetantes para prevenir doenças infecciosas do gado.
O que alimentar
As vacas Galloway são despretensiosas na alimentação, mas para manter a saúde, imunidade forte e carne e laticínios de alta qualidade, todos os alimentos devem ser frescos. Somente uma nutrição adequada permitirá que o gado ganhe massa muscular rapidamente e produza uma boa produção de leite (até 30-50 litros de leite por dia).
No verão
No verão, as vacas Galloway são alimentadas com ração de alta qualidade duas vezes ao dia, mas a dieta principal consiste em gramíneas suculentas, que o gado consome no pasto.
É importante inspecionar a área em busca de crescimento de gramíneas venenosas, como meimendro, alecrim do pântano e asa branca, cicuta salpicada e euonymus verrucoso.
no inverno
No inverno, quando as vacas estão na fazenda, é necessário fornecer-lhes uma dieta de alta qualidade composta pelos seguintes produtos:
- feno seco;
- ração à base de cevada, trigo, aveia;
- ervilhas, feijões, soja;
- fermento para alimentação;
- gordura de peixe;
- cinza de madeira;
- Farelo;
- batatas e beterrabas;
- gordura de peixe.
Os intervalos entre as refeições no inverno são de 3 a 5 horas.Ao se alimentar pela manhã, o gado deve receber alimentação na forma de forragens para iniciar os processos metabólicos e melhorar a digestão dos volumosos (leguminosas e cereais).
Alimentos especializados não podem ser misturados com antibióticos e estimulantes de crescimento. Devido à grande quantidade de substâncias hormonais em tais aditivos, alterações patológicas irreversíveis são formadas no corpo do gado e a qualidade da carne e do leite se deteriora.
Água
No verão, uma vaca bebe até 60 litros de água por dia, no inverno - até 35 litros. A quantidade de líquido necessária depende do tipo de ração recebida, se a vaca tem bezerro e outros fatores. É melhor instalar bebedouros automáticos para o gado, na sua ausência é necessário beber água limpa três vezes ao dia, não mais fria que 15 ÓCOM.
Sutilezas da criação
As vacas começam a parir aos 32-34 meses de idade. O parto dura cerca de 5-6 horas. Animais da raça Galloway raramente apresentam casos de parto difícil e natimortos de animais jovens. Um touro recém-nascido pesa cerca de 20 quilos, uma novilha pesa de 8 a 10 quilos. Antes do parto, é importante fornecer cama fresca e água limpa em quantidades suficientes.
Na fazenda, bezerros de até 7 a 8 meses são criados em plena sucção, usando um sistema “vaca-bezerro” que economiza recursos. Ao atingirem os 7 a 8 meses de idade, os bezerros são separados das mães e os rebanhos são formados levando-se em consideração o sexo. Após o espancamento, os animais jovens são pesados e calculada a produção de leite das vacas – um dos mais importantes indicadores de seleção na pecuária de corte.
Doenças e seu tratamento
As vacas Galloway têm vida longa devido à sua constituição forte e resistência em quase todas as condições climáticas. Como outras raças, o gado Galloway pode transmitir as seguintes doenças:
- obstrução do esôfago - ocorre quando alimentos mal mastigados ficam presos nele, especialmente vegetais não picados. Em casos simples, 100-200 mililitros de óleo vegetal são colocados na garganta da vaca;
- timpanismo - transbordamento do rúmen com gases que não conseguem escapar. Para amenizar o quadro, massageia-se o estômago do animal, estende-se ritmicamente a língua e ele é refreado com uma corda embebida em alcatrão. Num caso difícil, o veterinário perfura a cicatriz e libera gases;
- atonia – ausência de contrações do estômago anterior ao alimentar em excesso ou servir comida estragada. Tratado com óleo de mamona e sal de Glauber;
- diarreia – desenvolve-se mais frequentemente em bezerros quando o regime de alimentação é violado ou estragado, é servido leite azedo. O bezerro é transferido para uma dieta sem laticínios, em casos graves são realizadas medidas de desintoxicação, a desidratação é interrompida;
- doenças broncopulmonares - animais jovens expostos a condições de umidade e correntes de ar são suscetíveis. É tratado sob supervisão de um veterinário, podendo ser utilizados antibióticos, antiinflamatórios, vitaminas e imunomoduladores.
Com nutrição de má qualidade, cuidados com o gado e violação dos padrões de higiene, o rebanho pode ser infectado com febre aftosa, tuberculose e brucelose. É importante realizar exames nos animais e vacinações de rotina.
Se as regras de criação e cuidado do gado forem seguidas, a carne e o leite das vacas Galloway manterão sempre um elevado valor de mercado. A raça tem muitas vantagens: é despretensiosa na alimentação, ganha peso rapidamente e seus produtos cárneos se caracterizam pelo excelente sabor e qualidade.