As vacas Hereford foram criadas pela primeira vez na Grã-Bretanha, no condado de Herefordshire, após o que, em 1817, o gado começou a se espalhar para os EUA, Canadá e México. Hoje, os animais desta raça são criados em muitos países da Europa, Ásia e até mesmo no continente australiano. As vacas Hereford são resistentes, despretensiosas ao clima e às condições de vida, e são famosas pela excelente qualidade da carne, grande tamanho e capacidade de pastar em diferentes tipos de pastagens.
História de origem
A raça Hereford originou-se de gado vermelho, criado no oeste e sul da Inglaterra nos séculos 18 a 19; as vacas Hereford eram vermelhas com manchas claras. Cruzamento de raças, principalmente com gado do tipo Shorthorn, foram criados especificamente para aumentar a massa muscular do animal e seu poder de tração. Os criadores também buscavam obter carne de alta qualidade. Benjamin Tomkins é considerado o principal criador do Hereford.
Touros e vacas inicialmente tinham grande peso corporal e chegavam a pesar 1.500 quilos. Em seguida, procuraram harmonizar a raça Hereford para obter boa pele, carne marmorizada de alta qualidade e saborosa. Inicialmente, o gado era marrom claro ou cinza com pequenas manchas brancas. Já no final do século XIX, os Herefords tornaram-se famosos pela cabeça branca característica da raça.
Descrição e características da vaca Hereford
Os touros e vacas Hereford são resistentes. Eles pastam em uma variedade de pastagens, são despretensiosos na alimentação e podem suportar facilmente viagens de longa distância. A raça ganhou reconhecimento mundial, e a característica marcante do Hereford, a cabeça branca, é preservada após o cruzamento com outros tipos de gado. As vacas adaptam-se bem às condições climáticas, apesar de terem sido criadas na fria Grã-Bretanha.
A expectativa de vida dos Herefords é de 15 a 18 anos. Os bezerros nascem grandes, pesando de 25 a 33 quilos, o ganho médio diário de peso é de 850-1250 gramas. Peso máximo adulto:
- vacas – 650-850 quilogramas;
- touros - 850-1300 kg.
O físico das vacas Hereford é típico da carne bovina. O corpo é forte, em forma de barril, com barbelas intensamente salientes. A pele dos Herefords é vermelha escura, com manchas brancas localizadas na cabeça, pescoço, barriga e pontas das caudas.O corpo largo e poderoso é sustentado por pernas fortes e largas.
Tipos intrarraciais
Diferentes tipos de vacas Hereford nascem do cruzamento com outras variedades de gado e são criadas especificamente para condições de vida subsequentes. Estes incluem climas quentes ou frios, a necessidade de trabalhos de tracção e a produção exclusivamente de carne ou carne e produtos lácteos.
Clássico
O tipo clássico de gado Hereford se distingue por um corpo poderoso, pescoço curto com cabeça grande e pele grossa, que no inverno é coberta com lã grossa. As pernas são poderosas e curtas, o úbere é pouco desenvolvido. O corpo vermelho escuro apresenta manchas brancas na barriga, pescoço e cabeça. Os chifres são claros, mas podem escurecer próximo às pontas. Altura na cernelha – 125 centímetros, perímetro torácico – 170 centímetros, comprimento do corpo ao longo do oblíquo – 150-153 centímetros.
pesquisado
O tipo Hereford sem chifre foi desenvolvido como uma raça separada em 1889. Os touros mochos transmitem este sinal característico, indicando falta de atitude agressiva em relação ao pessoal de serviço. Vacas Hereford pesquisadas têm excelentes qualidades maternas e capacidade reprodutiva.
Preto
Black Herefords são criados a partir de uma raça galesa criada na Grã-Bretanha exclusivamente para carne. Eles tinham uma grande massa corporal, uma natureza descontraída e um elevado instinto maternal. Os descendentes da raça Hereford herdaram a coloração preta, cauda grande e fofa e carne marmorizada de alta qualidade.
Lados positivos e negativos
A principal vantagem do gado Hereford é a sua despretensão. As vacas podem pastar em qualquer pasto onde haja grama fresca e exuberante e água limpa.
Os touros podem ganhar peso corporal mesmo com -30 ÓC, embora alimentos combinados especiais não sejam necessários na dieta.
Mesmo na ausência de pastagens de qualidade, os agricultores obtêm bons descendentes de fêmeas Hereford, que raramente apresentam complicações durante o parto. O gado é resistente a diversas doenças e ganha peso mesmo em pastagens precárias. Desvantagens dos Herefords:
- remoção periódica do gene do nanismo;
- prolapso vaginal em vacas durante o parto de bezerros enormes;
- falta de pelos no úbere e queimaduras ocasionais;
- doenças oculares que se desenvolvem durante o pastoreio prolongado sob sol forte;
- pequena produção de leite.
Em geral, os animais são fortes e resistentes e não necessitam da construção de celeiros aquecidos. A única condição para manutenção é roupa de cama boa e seca.
Nuances de manutenção e cuidado
Herefords são resistentes em todas as condições climáticas, mas podem produzir pouco ganho de peso se a dieta for inadequada. O gado atinge seu peso máximo no outono e em outubro começa a ser coberto por uma espessa camada de lã. Mesmo no inverno, os Herefords podem passear ao ar livre; no entanto, a porcentagem de gordura na carne aumenta. Em geadas severas, é importante manter o gado em um estábulo seco, com cama seca e quente.
As vacas precisam de limpeza - todos os dias é preciso limpar a lã da sujeira, tirar as bolas de pelo secas, caso contrário o animal perderá o processo natural de termorregulação.
Alimentando
No pasto, as vacas Hereford consomem grama macia e grossa, mas se faltar verduras suculentas, é importante introduzir feno com cevada salgada na dieta. O menu deve incluir:
- silagem de milho;
- forragem;
- silagem;
- leguminosas;
- cereais;
- xarope;
- farinha de ossos;
- fosfatos.
Vacas grávidas podem manter o feno em sua dieta mesmo no verão e na primavera. Touros de engorda requerem concentrados calcinados. A vaca deve alimentar os bezerros por até dois meses, mas a partir das duas semanas eles podem comer feno. Na primavera, os bezerros necessitam de aumento no volume de massa verde, e no outono - volumoso de origem vegetal.
Reprodução
As vacas atingem a maturidade sexual aos 18 meses; o primeiro parto é permitido aos 30 meses. A época ideal para o parto é a primavera. Certifique-se de envolver um veterinário para determinar a capacidade de reprodução de indivíduos individuais e verificar se há gravidez. As vacas Hereford raramente abortam, apenas nos casos em que o teste de gravidez é muito precoce (menos de dois meses após o acasalamento) e a dieta da novilha é pobre.
Recomenda-se manter os bezerros não em baias separadas, mas junto com as mães. A cama precisa ser substituída diariamente por cama limpa e seca. Vacas com bezerros lactantes são tímidas - evitam sons altos e solavancos inesperados. Durante o período de engorda, não é recomendado permitir a entrada de estranhos no celeiro, pois podem assustar as vacas.
Doenças e seu tratamento
O gado Hereford é caracterizado por boa saúde e longevidade. Os casos de hérnia umbilical ocorrem frequentemente em bezerros, razão pela qual os animais jovens ganham ainda mais peso. Em caso de baixo ganho de peso, esses bezerros são abatidos.
Com uma mudança brusca nas condições de vida, cuidados de má qualidade e geadas severas, os Herefords desenvolvem doenças broncopulmonares e distúrbios digestivos. Se os bezerros forem comprados e trazidos de outro local, é importante fornecer a dieta habitual, um ambiente quente e seco, sem correntes de ar e com muita umidade. O tratamento das patologias é realizado exclusivamente por médico veterinário.
Distribuição no mundo
Hoje, o gado Hereford está distribuído em todos os continentes. Eles são criados não apenas na América, Brasil, África do Sul, mas também na Ásia, Rússia, Canadá, Israel e Japão. Na Rússia, a raça Hereford é difundida nos territórios de Bashkiria, Krasnoyarsk, Stavropol e Altai, Sibéria e Sakhalin. A World Hereford Union está sediada no Reino Unido, sendo a segunda maior comunidade a American Hereford Association.
O gado Hereford é valorizado pela qualidade da carne, resistência e peso corporal. A carne marmorizada é cara, o que justifica os gastos dos agricultores com alimentação e manutenção dos animais. Portanto, as vacas desta raça são criadas em todo o mundo.