As vacas Montbeliarde são bovinos de elite originários da França. A popularidade dos Montbeliards entre os agricultores é explicada pela sua versatilidade, resistência e despretensão. Esses representantes do gado com chifres podem se aclimatar e se adaptar rapidamente às condições de qualquer clima. Outra vantagem é o aumento da produtividade da carne e dos laticínios. A raça Montbéliarde é bastante rara: existem cerca de 2 milhões de animais no mundo.
História da origem da raça
O processo de criação direcionado começou no século XVIII. Os agricultores da Suíça e da França queriam criar uma nova raça de vacas, cujos representantes se distinguissem pela durabilidade e qualidades produtivas. Para tanto, vacas mestiças suíças foram cruzadas com representantes de variedades heterogêneas, Charolês e outras raças. O trabalho de seleção durou cem anos.
Montbeliards foram apresentados oficialmente em 1889 em uma exposição francesa. No mesmo ano, os indivíduos foram incluídos na lista oficial de animais de produção. Esses representantes do gado foram inicialmente mantidos nas regiões montanhosas da França. Mais tarde, a raça se espalhou por todos os continentes do mundo.
Habitats
Indivíduos da raça Montbéliarde podem ser encontrados em todos os cantos do mundo: desde as fazendas leiteiras da Califórnia até os prados verdes da Irlanda. A maior concentração de cabeças permanece em França entre os produtores de queijo. Montbéliardes também vive em países africanos. Por exemplo, no Chile existem cerca de 3.000 representantes da raça.
As vacas são exportadas para diversos países. Na maioria das vezes, os agricultores compram Montbéliardes para melhorar a qualidade do seu gado existente. Com menos frequência - para criar uma raça pura sem impurezas. O custo de um animal adulto sexualmente maduro varia de 100.000 rublos. As vacas Montbeliarde são mantidas e criadas com sucesso em diferentes regiões:
- Regiões do Médio Oriente.
- Estados europeus.
- Ilhas Canárias.
- Brasil.
- China.
Descrição e características das vacas Montbeliarde
Os representantes da raça Montbéliarde são fáceis de reconhecer pelas suas características externas marcantes. O tamanho médio de um adulto é de 1,5 metros de altura na cernelha e o corpo tem 1,6 metros de comprimento. O peso de um touro chega a uma tonelada, uma fêmea madura – 600-650 kg.
Os Montbéliardes têm uma coloração única: ventre branco leitoso, manchas castanho-avermelhadas no dorso, cabelos claros na cabeça.
Aparência
A constituição corporal correta e a coloração original fizeram dos Montbeliards heróis frequentes dos vídeos publicitários. As vacas têm linhas corporais suavizadas, sua coluna não se destaca. As omoplatas se ajustam uniformemente, as costas são retas e as pernas são enormes. Casaco de vaca denso, curto. Outros padrões da raça Montbeliarde:
- Tamanhos de cabeça grandes. O formato é redondo, ligeiramente alargado na área dos olhos.
- Focinho simétrico.
- Os touros Montbéliarde têm barbelas pronunciadas.
- Vacas Montbeliarde maduras têm tamanhos de úbere maiores que a média.
- No final da cauda há uma borla de pêlo característica.
Produtividade do leite
Uma fêmea da raça Montbéliarde produz de 7.500 a 9.000 litros de laticínios por ano. A duração do período de lactação é de 305 dias. A peculiaridade do leite é sua composição constante, alto percentual de proteína na composição e teor estável de gordura. Estes são indicadores ideais para cozinhar queijos de qualidade superior.
Características da carne
As vacas Montbeliarde têm uma forte imunidade e também são capazes de digerir até os alimentos mais ásperos. Isto tem um efeito benéfico na qualidade da carne. O rendimento líquido per capita no abate é de pelo menos 68%. Ao mesmo tempo, a carne é suculenta, tem pouca gordura e muita proteína animal. As vacas Montbeliarde são economicamente rentáveis para reprodução, pois ganham peso rapidamente (o ganho médio mensal é de 45 kg).
Descrição da carne Montbeliard:
- Cor escarlate uniforme.
- Sem áreas com veias.
- Aroma delicado e pronunciado.
- A parte traseira é de carne premium.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens da raça Montbeliarde estão carne e leite saborosos de alta qualidade, resistência e despretensão.As vacas têm uma baixa porcentagem de células somáticas - isso reduz significativamente o risco de desenvolver mastite. Os indivíduos se distinguem pela facilidade de parto e alto percentual de fertilização.
Manter e cuidar dos animais
Quartos acolhedores e espaçosos são adequados para montbéliardes. Área mínima celeiro para uma fêmea com um bezerro – 18 metros quadrados. A altura adequada do celeiro é de 2 a 3 metros. É necessária uma divisão estrita em zonas: comedouro, baia, banheiro. 10% da área deverá ser destinada a janelas, sendo necessária iluminação no celeiro. É aconselhável que durante os meses de inverno a temperatura do ar no celeiro não desça abaixo de -10 graus. Para proteger as paredes, elas são isoladas com serragem e escória. O nível de umidade adequado é de 40-70%. Ventilação é recomendada.
A limpeza é realizada de manhã e à noite. O estrume é limpo em canais equipados ou transportado em baldes. Após a limpeza, um novo piso é colocado e feno/palha é adicionado ao longo do dia à medida que fica sujo. Os bebedouros e comedouros das vacas são limpos e lavados antes de cada novo enchimento. As medidas gerais de limpeza e desinfecção são realizadas mensalmente (tratamento com solução aquosa de formaldeído 2% e compostos similares).
Alimentação e rega
Recomenda-se dar aos Montbeliards alimentos balanceados e com alto teor de microelementos. Os indivíduos devem ser alimentados 2 vezes em intervalos iguais. Para vacas leiteiras este número aumenta para 3-4. As iguarias favoritas dos Montbeliards são verduras frescas e suculentas, ração mista, espigas de milho, copas de plantas e feno. Os animais devem sempre ter acesso aberto e livre a bebedouros com água limpa.
Os Montbeliards recém-nascidos recebem água fervida após os primeiros 7 dias de vida e, na terceira semana de vida, mudam completamente para água purificada ou bruta. Já aos 6 meses, os jovens Montbeliards comem o mesmo que as vacas adultas. A dieta dos bezerros deve conter silagem de milho, vegetais frescos e suculentos e uma variedade de raízes livres de podridão. O feno com fibras grossas também é útil para animais jovens, para estimular o processo digestivo.
Como criar a raça
O fluido seminal dos touros Montbéliarde é utilizado para inseminação artificial de vacas desta ou de outra raça. O processo ocorre em 2 tipos. Trata-se de cruzamento de absorção - combinação de diferentes raças para aumentar os indicadores de baixa produtividade. O segundo tipo é a fertilização variável de Montbéliardes. O objetivo é criar descendentes altamente produtivos.
A maturidade sexual em Montbeliards ocorre aos 9-12 meses. As vacas não têm uma época de reprodução específica; o acasalamento ocorre durante todo o ano. A gravidez de uma fêmea Montbeliarde dura 280-285 dias, terminando com o parto. Normalmente nasce 1 bezerro (20-50 kg), com menos frequência - gêmeos. Após o parto, começa o período de lactação: a mãe alimenta os filhotes por 1 a 3 meses, depois os bezerros são transferidos para a autoalimentação.
Doenças frequentes
As vacas Montbeliarde têm boa imunidade. Porém, com manutenção inadequada e falta de condições básicas, existe o risco de infecção por patologias infecciosas, incluindo:
- A necrobacteriose ou doença do casco são processos necróticos purulentos na pele, membranas mucosas e órgãos internos da vaca.
- Leptospirose - os patógenos afetam os órgãos internos e o sistema nervoso central, o processo é acompanhado por intoxicação grave.
- A actinomicose é uma infecção fúngica de tecidos e órgãos com formação de lesões características no corpo de uma vaca.
- A brucelose é um distúrbio do funcionamento dos sistemas reprodutivo, nervoso, esquelético e cardiovascular da vaca.
Se notar os primeiros sintomas alarmantes, procure imediatamente ajuda veterinária. O agricultor deve estar alerta para diminuição do volume de leite, apatia, recusa parcial ou total de alimentos e aumento da temperatura corporal geral da vaca. A detecção da doença em um estágio inicial é garantia de uma terapia rápida e bem-sucedida. Na maioria dos casos, o animal pode ficar completamente curado.
A raça de vacas Montbeliarde pertence à categoria “elite”. Os indivíduos se diferenciam pela versatilidade em carnes e laticínios, adequada tanto para pequenas fazendas quanto para fábricas inteiras. A raça está difundida em todos os continentes do mundo. Características e vantagens dos Montbeliards - despretensão, resistência, imunidade. Mas condições adequadas de alojamento e bons cuidados são garantia de alta produção de leite e carne saborosa no final.