A raça bovina Kalmyk é considerada única e universal entre as variedades de carne. São animais produtivos, despretensiosos e há muito adaptados a condições adversas. Consideremos a descrição e as características produtivas da raça de vacas Kalmyk, suas vantagens e desvantagens, bem como a forma de manter e cuidar dos animais.
História da origem das vacas Kalmyk
A raça foi criada nas estepes da Ásia Central e Central, sob condições de seleção rigorosa - os animais viviam a pasto durante um ano inteiro, sob condições climáticas muitas vezes desfavoráveis. Isto contribuiu para o desenvolvimento de qualidades únicas consagradas na raça, pelas quais ainda hoje é valorizada. As vacas Kalmyk são criadas há 400 anos no território da Sibéria às estepes do Don, acredita-se que seus ancestrais sejam indivíduos indianos, que depois se espalharam por todo o território asiático.
O exterior e as características dos animais de raça foram desenvolvidos graças à seleção natural, à manutenção constante ao ar livre, em climas adversos e mudanças bruscas de temperatura.
Descrição e principais características
As vacas Kalmyk toleram o frio sem problemas, têm excelente imunidade e os indivíduos crescem rapidamente com o que encontram nas pastagens. Os animais se distinguem pela longevidade, resistência, atividade e pouco exigente, uma constituição forte e harmoniosa com músculos desenvolvidos.
O gado desta raça de estepe tem um corpo forte e longo. Os indivíduos têm costas retas, peito profundo, pescoço curto e cabeça pequena. Os chifres são curvos, direcionados para cima, as pernas são retas. Uma característica especial da raça é a crista occipital.
O gado Kalmyk é uma raça de carne forte, razão pela qual as rainhas leiteiras têm úberes grandes. No início do inverno, touros e novilhas começam a desenvolver pêlos grossos, graças aos quais os indivíduos podem ficar do lado de fora no frio. A cor principal é o vermelho, com manchas brancas, mas os animais também nascem vermelhos ou marrons. As marcas aparecem com mais frequência nos membros e na cabeça e com menos frequência no corpo.
A altura na cernelha de touros e vacas é de 140 e 130 cm, a circunferência atrás das omoplatas é de pelo menos 186 cm, o comprimento do corpo é de 145-160 cm. Peso do touro, em média, 950 kg (até 1100 kg), vacas - em média, 480 kg.
O valor da produção da raça Kalmyk reside na sua carne, que é de elevada qualidade, tem um sabor delicioso e distingue-se por um pronunciado “marmoreio”, apreciado pelos consumidores. A gordura está localizada entre as camadas de fibras musculares. O rendimento de carne é, em média, de 60%, com máximo de 68%. Os touros Kalmyk podem ser abatidos aos 1,5 anos de idade, altura em que já pesam 450-550 kg. Os machos adultos da raça pesam pelo menos 600 kg; os touros podem pesar até uma tonelada. As fêmeas pesam 400-550 kg. O ganho de peso diário não é inferior a 850-980 g.
Lados positivos e negativos
As vacas são resistentes e despretensiosas, os animais podem ser criados em qualquer clima e não requerem condições especiais de alojamento. Os animais podem ganhar peso considerável apenas com forragem e grama, que comem no pasto. Os animais jovens demonstram sobrevivência e maturidade precoce, engordando rapidamente com alimentos simples.
De cada carcaça adulta é possível obter carne de alta qualidade em grande percentual do peso da carcaça e leite gordo. Uma característica distintiva da raça Kalmyk é a capacidade de acumular gordura antes do início do frio, que foi desenvolvida nos animais durante o processo de seleção.
Os depósitos de gordura nas vacas estão localizados não apenas sob a pele, mas também entre as fibras musculares. No inverno, as vacas podem usá-lo como reserva de energia.Graças a esta proteção, as vacas podem suportar facilmente o frio e o calor, mudanças bruscas de temperatura, exposição ao vento e à chuva, e adaptar-se rapidamente às novas condições após a corrida. Segundo os criadores de gado, apenas esta raça possui tais características.
Desvantagens das vacas Kalmyk: baixa produção de leite, gordura amarela, que às vezes atrapalha a venda da carne, possível agressividade de alguns representantes da raça.
Como cuidar e manter as vacas Kalmyk?
Já foi notado que a raça se distingue pela despretensão na alimentação, manutenção e cuidados. Os animais com pedigree, ao contrário dos representantes de outras variedades, quase não requerem cuidados ou ração selecionada.
Cuidado
Vacas e touros podem viver quase o ano todo no pasto, não precisam de piquetes especiais próximos ao celeiro. Para descanso, os animais se contentam com baias cobertas, onde podem permanecer até 6 horas por dia. Cuidar das vacas consiste em semear ervas e cuidar das pastagens. Mesmo no inverno, se não houver muita neve, você pode deixar os animais pastando. Em áreas vedadas podem pastar sem a ajuda de pastores, o que torna a sua manutenção extremamente barata.
Doenças e seu tratamento
As vacas Kalmyk se distinguem pela boa saúde e forte imunidade. Se você não violar as regras de criação, o gado não ficará doente. No caso de doenças infecciosas ou outras, o tratamento é igual ao dos representantes de outras variedades.
Alimentando
O gado desta raça possui um sistema digestivo ativo e desenvolvido e é capaz de se alimentar quase exclusivamente de vegetação de pastagem, por exemplo, forvas e capim grosso.Os animais são capazes de ganhar peso na grama alta sem se alimentar com ração concentrada (adultos - aos 3-4 meses, animais jovens - aos 5 meses).
Eles podem caminhar dezenas de quilômetros em busca de alimento adequado, tolerar bem as condições do inverno e obter comida debaixo da neve. Ou seja, as vacas podem ser mantidas em pastoreio livre, dando-lhes apenas água limpa: animais até 250 kg - 35-40 litros por dia, mais de 350 kg de peso - 60 litros. Você precisa beber 3-4 vezes ao dia, com mais frequência no verão. Aditivos alimentares – giz e sal – são necessários. Os produtores são alimentados com feno, silagem, raízes e rações mistas. As vacas devem descansar de 5 a 6 horas todos os dias.
Para manter as vacas bem alimentadas, o pasto precisa ser trocado toda semana, e o gado deve retornar a ele depois de um mês e meio, quando o capim voltar a crescer. Os bezerros são mantidos juntos com suas mães no método de criação por aleitamento, que dura 8 meses. O período de amamentação durante o nascimento inverno-primavera dos bezerros ocorre justamente no período de pastejo, portanto, na época do desmame, o custo dos bebês é mínimo. Devido à baixa produção de leite, os bezerros bebem quase todo o leite, de modo que praticamente não são necessárias leiteiras para ordenhar as vacas nas fazendas.
Recursos de reprodução
A raça bovina Kalmyk é utilizada para melhorar outras variedades e obter novas raças de carne. A raça em si também está sendo aprimorada com a seleção dos melhores representantes para reprodução. As qualidades mais valiosas da raça são despretensão, maturidade precoce e rápido ganho de peso. Quando touros são utilizados como melhoradores, as qualidades são repassadas aos descendentes, o que possibilita a obtenção de descendentes de alta qualidade de vacas de outras raças.
Os bezerros ficam com as mães até o desmame; algumas fêmeas podem demonstrar agressividade com os humanos, protegendo o bezerro.As vacas são férteis, com 89-95 bezerros nascidos para cada cem rainhas. Aos 8 meses de idade podem pesar 180 kg (novilhas) e 240 kg (bezerras). Em seguida, são encaminhados para criação e engorda, aos 1,5 anos atingem o peso de abate. De acordo com esses indicadores, a raça Kalmyk atende a todas as exigências da pecuária de corte. O que é especialmente importante aqui é que as vacas são capazes de produzir muitos bezerros, que são considerados o principal produto das vacas de corte, uma vez que não produzem leite.
No caso da raça Kalmyk, o preço dos produtos tem um preço bastante reduzido devido à manutenção das vacas no pasto e à alimentação com volumoso.
As vacas Kalmyk são criadas com alegria pelos agricultores; a popularidade desta raça é explicada pelo fato de os animais serem capazes de crescer rapidamente e ganhar peso, contentando-se com comida de capim e cuidados modestos. O gado desta raça requer cuidados mínimos, não causa problemas, pode viver a pasto e não necessita de alojamento confortável.