A vaca limusine é uma das raças de animais produtores de carne. Ela é despretensiosa no cuidado. Ela desenvolveu imunidade. No entanto, alguns agricultores desconfiam das espécies Limousin. Esse animal às vezes mostra agressividade e para que ninguém se machuque é preciso ter cuidado. Você não deve perder a vigilância tanto ao alimentar os bezerros quanto ao passear com eles.
História de origem
O nome da raça vem da região administrativa de Limousin, na França. Aqui a raça foi criada pela primeira vez e continuou a ser cultivada durante vários séculos. A primeira tentativa de criação deste tipo de carne de qualidade excepcional começou no século XVIII.
Os criadores se propuseram a criar uma raça de vacas com resistência, manutenção despretensiosa, ganho máximo de peso com alimentação mínima. Para o trabalho foram utilizados muitos tipos de gado existentes naquela época, mas os resultados foram demonstrados por animais das raças aquitânias. Eles se tornaram os ancestrais das vacas limusine.
Graças a muitos anos de trabalho, alcançamos ótimos resultados. O teor de gordura da carne diminuiu e apareceu uma textura marmorizada única. Em 1856, a limusine recebeu um livro genealógico pessoal. No mesmo ano, representantes da raça começaram a aparecer em exposições. A pesquisa de seleção da raça limusine continuou no futuro. Em 1925, foi criado um livro genealógico fechado. Ao longo das décadas, surgiram várias linhagens e grupos relacionados de touros e vacas Limousin.
Habitats
As vacas Limousin são consideradas um tesouro nacional da França. Até agora, a venda de carne bovina traz enormes receitas ao orçamento da república, sendo um item importante nas exportações de carne.
Além da França, as vacas Limousin se espalharam pelos EUA e Canadá, Austrália e Portugal. No território da ex-URSS, a tentativa de criação de gado desta raça remonta a 1961. Em seguida, vários animais foram trazidos para o território da fazenda de criação de Priozersky, perto de Brest.
Aparência da raça
Os animais da raça Limousin distinguem-se pelo seu corpo pesado e sistema muscular forte e bem desenvolvido. Eles também diferem na aparência:
- pescoço pequeno, cabeça e osso frontal largo;
- lã de tonalidade marrom dourada;
- pele elástica;
- membros de comprimento médio;
- úbere compacto mas formado;
- altura até 1,4 metros;
- peito, cuja largura em circunferência é de 2,5 metros.
Os touros têm chifres de cor clara que se destacam na pelagem mais escura.
Características da limusine de vaca
Os animais desta raça são dotados de imprevisibilidade de caráter. Às vezes eles mostram agressividade. Portanto, você deve estar atento ao cuidar do gado.
Lados positivos e negativos
Os agricultores observam as seguintes vantagens ao criar vacas desta espécie:
- crescimento da panturrilha;
- imunidade aprimorada, resistência a doenças;
- aumento do grau de reprodução;
- parto sem problemas;
- facilidade de cuidar dos animais;
- O resultado é uma carne com baixo teor de gordura.
Entre as desvantagens de se comunicar com os animais está a agressão. Além disso, no que diz respeito à função reprodutiva, podem surgir dificuldades com a inseminação artificial. A vaca Limousin precisa de estímulo extra.
Sutilezas de manutenção e cuidado
As vacas Limousin são uma raça de gado de corte. Eles são criados para produzir carne marmorizada. Para garantir que os produtos sejam de alta qualidade, é dada atenção ao cuidado dos animais. Apesar de as vacas limusine serem fáceis de cuidar, elas precisam de certas condições. Cuidados inadequados têm um impacto negativo na saúde animal e afetam as características gustativas da carne.
Área para caminhadas de verão
Caminhadas regulares ao ar livre ajudam a aumentar a produção de leite. A presença de uma área para passeios de verão será um excelente substituto para uma pastagem. Recomenda-se organizar uma área de caminhada se não houver pastagens nas proximidades; Adequado para agricultores envolvidos na criação sazonal de gado.
A área de verão é cercada por todos os lados. Recomenda-se a instalação de coberturas que protejam da chuva e das intempéries. As baias deverão ser instaladas em todo o perímetro do local, e cada animal deverá ter um local separado.
Ao organizar uma área de verão, não se esqueça dos bebedouros para que os animais possam matar a sede, se necessário.
Arranjo do celeiro
De acordo com as recomendações de criadores experientes, deve haver no mínimo 7 metros quadrados por vaca. m área. Esse espaço é suficiente para que o animal se sinta confortável.
Existem duas maneiras de organizar uma área de alojamento adequada para vacas:
- Dividindo o celeiro em baias separadas. Este método é adequado para agricultores que possuem uma grande área de celeiro. O zoneamento permitirá que você mantenha cada animal com conforto.
- Movimento livre. Todas as barreiras são removidas do celeiro para que o gado possa circular livremente no interior das instalações. Ao mesmo tempo, é organizada uma baia separada para cada animal.
Recomenda-se limpar o celeiro diariamente, isso manterá os animais limpos. Conforme necessário, a forração é substituída e sobre o piso de concreto é colocada palha ou serragem com 30 cm de espessura, o que é suficiente para criar um piso aceitável. Se for fornecida uma área de verão separada para caminhadas para as vacas, será feita uma saída no celeiro, através da qual os animais entrarão imediatamente no ar fresco.
A instalação de comedouros e bebedouros depende da forma como o celeiro está organizado. Se cada vaca tiver seu próprio estábulo, os bebedouros e comedouros devem ser colocados separadamente ou ao longo dos estábulos. Se não houver espaço livre, é preferível pendurar recipientes.
Condições de detenção
Uma das principais vantagens da raça limusine é a facilidade de atendimento e a falta de requisitos de condições de vida. Os animais se adaptam facilmente a baixas e altas temperaturas. Apesar disso, existem várias regras. É imprescindível segui-los para obter uma carne saborosa e de qualidade. A temperatura ideal para manter as vacas é de 7 C. No inverno, o celeiro é aquecido a este nível. Em baixas temperaturas, o sabor da carne pode mudar para pior.
Uma das condições de manutenção é a secura do ambiente. Para que os animais se sintam o mais confortáveis possível, o celeiro deve estar limpo e seco. Portanto, é necessário monitorar o nível de umidade do ambiente. Especialistas afirmam que as condições mais favoráveis são no máximo 50% de umidade.
As limusines são consideradas animais fortes, mas são suscetíveis a resfriados. Para prevenir a sua ocorrência, é necessário limitar a ocorrência de correntes de ar. O galpão deve ser constantemente verificado quanto a rachaduras e danos e removido imediatamente.
Limpeza
A limpeza de alta qualidade do celeiro é necessária para eliminar bactérias nocivas e formações fúngicas. Trata-se de uma espécie de desinfecção das instalações, cuja implementação criará condições ideais de vida. A limpeza deve ser feita dependendo da época. Durante a estação quente, as vacas passam a maior parte do tempo ao ar livre, portanto o nível de poluição no celeiro é mínimo e a limpeza diária não é necessária.
Durante a estação fria, as vacas passam todo o tempo em baias, por isso é preciso ter cuidado para manter a limpeza. A limpeza é realizada pelo menos uma vez ao dia.
Em primeiro lugar, é necessário eliminar os excrementos em tempo hábil. Depois disso, a cama deve ser limpa ou substituída. Recomenda-se atenção especial aos comedouros e bebedouros. Devem ser lavados pelo menos 3-4 vezes por mês. Uma área potencialmente perigosa para o desenvolvimento de bactérias nocivas são os tanques de água. Eles precisam ser limpos diariamente para que a água não fique estagnada e apareça mofo.
Preparando-se para ordenha
As vacas Limousin foram originalmente criadas para produção de carne. Portanto, esses animais praticamente não têm leite. Basta alimentar os jovens. É verdade que esse desempenho pode ser melhorado. Para isso, uma raça de carne é cruzada com uma raça leiteira.
Antes de experimentar a pecuária, vale consultar um especialista para não prejudicar os animais e a geração futura.
Como criar a raça
A primavera e o verão são as melhores épocas para o acasalamento de animais desta raça. Após o nascimento, os bezerros se alimentam do leite materno e sua dieta também pode ser variada com capim fresco. É importante seguir um regime nutricional e aderir a uma dieta saudável e completa. A idade ideal para uma vaca Limousin parir é 12 meses. Durante este período, o animal torna-se sexualmente maduro e sua função reprodutiva é mais desenvolvida. Se o parto ocorrer em clima úmido ou frio, a vaca deve ser deixada por 8 dias em um celeiro quente.
Para saber quando deve ocorrer o parto, é necessário monitorar o estado da vaca. Nesse momento, o animal costuma apresentar sinais de ansiedade.A vaca vai se levantar e deitar novamente. O parto pode ocorrer sem a participação de um especialista, mas a ajuda nunca é supérflua, pois é importante garantir que o bezerro nasça primeiro com os membros anteriores. A cabeça do bezerro será colocada sobre as pernas. O cordão umbilical cai sozinho. Se isso não acontecer, ele é removido com instrumento estéril.
Doenças e seu tratamento
Nas instalações onde as vacas estão constantemente localizadas, é necessária a realização regular de profilaxia de desinfecção, bem como medidas de desratização. Os agricultores não devem permitir a entrada de estranhos ou animais na área.
Se quiserem adicionar um novo indivíduo ao rebanho, inicialmente ele é enviado para quarentena. O animal é monitorado durante um mês. É imprescindível monitorar a possibilidade de formação de mastite, que surge após um resfriado ou por origem bacteriana.
Para prevenir doenças, vale a pena cuidar bem da vaca Limousin. A dieta precisará ser complementada com suplementos contendo fósforo. Também é importante encaminhar uma mulher para exame médico obstétrico e ginecológico.