As antigas raças de gado, criadas nos séculos passados, ainda não perderam a sua relevância e podem competir em igualdade de condições com as novas variedades. Os animais se diferenciam pelo grande porte, produtividade e rápido ganho de peso, ou seja, aquelas características que são valorizadas na pecuária de criação. Consideremos a descrição e as características das vacas Charolês, como alimentar e cuidar dos animais e como tratar doenças.
Principais características e descrição das vacas Charolês
O físico dos touros e das vacas é maciço, com músculos altamente desenvolvidos, os ossos são ásperos, as costas são lisas e retas.As cabeças dos animais são de tamanho médio, com chifres de tamanho médio. O pescoço é curto e maciço. O úbere das vacas não é volumoso. A cor dos indivíduos Charolês é esbranquiçada, com tonalidade creme, e a pelagem é fina.
A principal direção de criação da raça é a carne, por isso os indivíduos crescem grandes. A altura dos touros Charolês é de até 1,65 m, as vacas têm de 1,3 a 1,55 m. O comprimento do corpo é de 2,2 m, o perímetro torácico é de 1,9 m, a largura é de até 0,8 m. Os bezerros nascem com peso de 40 a 45 kg, crescem rapidamente, acrescentando 1-2kg por dia. Animais adultos ganham peso: touros - 1-1,6 toneladas (máximo 2 toneladas), vacas, em média, 600-750 kg (máximo 800 kg).
O rendimento de carne da raça Charolês chega a 65%. A carne é magra, saborosa e de boa textura. A produção de leite é de até 2,5 mil litros por ano. O teor de gordura do leite é de 4,1%.
Como você apareceu?
O trabalho no desenvolvimento da raça Charolês começou no século 18 na França. Os animais foram selecionados usando o melhor do melhor método a partir da prole de vacas locais e Touros Simental e Shorthorn. A seleção continuou até meados do século seguinte. Hoje em dia a criação de gado é feita por conta própria, alguns animais são utilizados para trabalhar com outras raças. Os animais são resistentes e diferem na duração do uso. Os touros podem ser usados até 15 anos, as fêmeas são um pouco menores - até 13-14 anos.
Prós e contras da raça
Os touros e vacas reprodutores são selecionados, existe um plano de criação, por isso não é difícil encontrar um animal de raça pura para criar.
No entanto, apesar disso, as vantagens óbvias da raça superam as desvantagens.
Manutenção e cuidados
As regras para a criação de vacas Charolês não são muito diferentes das regras para a criação de outras raças de gado. Touros e vacas precisam de baias espaçosas, secas, limpas e quentes, com camas limpas e frescas o tempo todo. Ele precisa ser trocado com a maior freqüência possível, de preferência todos os dias. É especialmente importante que os animais sejam mantidos aquecidos no inverno, para que não haja correntes de ar no celeiro, que podem adoecer os animais. O celeiro precisa ser desinfetado 2 vezes ao ano, tratando as paredes, pisos e todos os equipamentos.
A importância do exercício dificilmente pode ser superestimada; sem caminhar, as vacas têm maior probabilidade de pegar resfriados, piorar e a produtividade diminuir. No inverno, é necessário manter um nível de iluminação suficiente; é necessário acender as luzes do celeiro de manhã e à noite, para que a duração total da luz do dia seja de pelo menos 12 horas. A iluminação artificial melhora o bem-estar dos animais, aumenta a produtividade e aumenta o sucesso da inseminação.
O que alimentar
Sem alimentação adequada e completa, você não consegue uma boa vaca. Somente se o animal receber bastante comida ele conseguirá ganhar peso, o que é característico da raça. A dieta do gado Charolês no verão e no inverno será diferente.
Durante o verão
No final da primavera e no verão, as vacas Charolês podem pastar na grama fresca e comer galhos de arbustos e árvores.Touros, vacas gestantes e lactantes devem ser alimentados com concentrados e raízes e receber 1-2 kg de ração por dia.
No inverno
No inverno, a base da dieta é o feno seco. Além disso, você precisa fornecer grãos, concentrados, vegetais e tubérculos, silagem e ração mista. Tanto no inverno quanto no verão, é necessário fornecer suplementos minerais às vacas Charolês na forma de sal, giz e pré-misturas.
Água
Os animais devem receber água 2 a 3 vezes ao dia, de manhã e à noite. A água deve ser fresca e limpa, os restos devem ser despejados dos bebedouros para que o líquido não fique estagnado. No inverno é preciso aquecer a água para que as vacas bebam quente, no verão, ao contrário, é preciso deixar esfriar.
Parto e bezerro
Nota-se que as vacas Charolês podem ter partos difíceis, já que o bezerro nasce grande. Portanto, é preciso estar presente no nascimento e, se necessário, ajudar o animal. É necessário garantir que o bezerro beba colostro após o nascimento, pois esta é a chave para a sua saúde futura. As vacas aceitam os bezerros sem problemas e começam a cuidar deles imediatamente após o nascimento.
Recomenda-se que os bezerros nasçam no final do inverno ou na primavera, então os bebês ficarão fortes, crescerão e não ficarão doentes. Os bezerros são deixados com as mães por 8 a 9 meses durante a estação de pastoreio.
Para a criação, é necessário escolher animais de raça pura, touros e vacas, a fim de manter a pureza da raça. Neste caso, a endogamia deve ser evitada, portanto para o acasalamento é necessário selecionar machos e fêmeas pertencentes a linhagens diferentes. O pai é usado intensamente por 2-3 anos. Ao cruzar touros charolês e fêmeas bovinas, obtêm-se cruzamentos que se caracterizam por crescimento, tamanho, peso e produtividade acelerados.
Doenças frequentes
As vacas Charolês têm menos probabilidade de sofrer de mastite, pois os bezerros vivem ao lado delas e bebem leite. Se os animais forem bem cuidados, eles recebem comida e são mantidos aquecidos. Se ficarem em uma sala seca e iluminada, fizerem caminhadas, os animais não adoecem, pois têm um sistema imunológico forte. As infecções aparecem quando as vacas Charolês são forçadas a ficar em uma sala suja, úmida e fria e são mal alimentadas.
O tratamento de doenças, como em outras raças de gado, é padrão. Mas para prevenir o desenvolvimento de doenças, os animais são vacinados e as regras de criação e alimentação são seguidas.
A raça de gado Charolês é criada há 2 séculos. Durante este período, a variedade não perdeu as valiosas qualidades de consumo para as quais foi criada. Os criadores de gado conhecem bem as virtudes das vacas. Eles são enormes, grandes e de maturação precoce. Eles ganham peso, pagam pela alimentação e fornecem um leite rico. Os indivíduos charolês podem ser mantidos em domicílios ou em pequenas fazendas para obter carne e leite. O tempo de manutenção e utilização dos indivíduos é de 15 anos, o que é considerado um longo período para o gado.