É difícil superestimar a importância dos cavalos na vida humana. Durante muitos séculos foram praticamente o único meio de transporte e auxiliaram na realização de diversos tipos de trabalho. Já no século XI surgiram na Europa as haras, onde se criavam cavalos e se desenvolviam raças para diversos fins. Os animais são cultivados em todos os países do mundo; no final do século 20, existiam mais de 300 raças de cavalos.
- Variedades e classificação de cavalos
- Cavalo
- Puxado a cavalo
- Trenó
- Trabalho pesado
- As raças mais populares
- Pônei Shetland
- Condado
- Frísio
- Falabela
- Funileiro
- Percheron
- Paso peruano
- Trotador Oriol
- Raça Marwar
- Kuznetskaia
- Marcapassos cubanos
- Camponês
- Pônei Connemara
- Baía de Cleveland
- Klepper
- Clydesdale
- Kladrubskaia
- Cavalo Quirguistão
- Mustang Kiger
- Cáspio
- Raça Karachai
- Karabairskaia
- Donskaia
- holandês
- Hanoveriano
- Akhal-Teke
- Arden
- árabe
- Andaluz
- Cavalo Americano
- Azerbaijano
- Espécies raras e incomuns
- Inovação de raça
Variedades e classificação de cavalos
Os profissionais desenvolveram diversas classificações de cavalos que ajudam a separar um grande número de animais diferentes de acordo com vários parâmetros. Os cavalos são classificados:
- por origem;
- por uso;
- por área de distribuição.
Dentro dos países e regiões, a classificação local é frequentemente utilizada. A primeira classificação, desenvolvida no final do século XIX, dividia os cavalos em 3 grupos - Oriental, Ocidental, Mongol. No início do século XX, os cavalos eram divididos de acordo com as condições de habitat (floresta, estepe, montanha). De todas as raças que existem no mundo, cerca de 50 são cultivadas em nosso país.A forma de classificação de cavalos domésticos mais relevante para criadores e criadores é a divisão de acordo com o método de utilização.
Tabela de classificação das raças segundo métodos de utilização:
Arnês leve | Trabalho pesado | Cavalo | Produtivo (carne e laticínios) | Pónei | |
Trotador Oriol
Trenó bielorrusso Tori
Klepper |
Arden
Clydesdale
Percheron
Brabançon |
Akhal-Teke
árabe Terskaya Puro-sangue Budennovskaia
|
Cazaque
Altai Quirguistão Iakutskaia |
Shetland
Hokkaido Gotlandês islandês Sardenha |
O caráter e o temperamento da raça são de grande importância na possibilidade de utilização de cavalos para diversos fins. Cavalos de montaria costumam ser temperamentais e adoram correr rápido; para serem usados em trabalhos pesados, o animal exige fleuma, simpatia e temperamento calmo.Vejamos as características e vantagens de cada tipo de cavalo.
Referência: um número significativo de raças surgiu nos séculos XVIII-XX, quando as características começaram a ser fixadas e descritas em livros genealógicos.
Cavalo
Carregar um cavaleiro é o objetivo principal deste grupo de cavalos. As espécies montadas são cultivadas há vários milênios; as tropas montadas há muito são consideradas a elite de qualquer exército. Segundo a tradição, andar a cavalo é o mais belo e gracioso. As vantagens desta espécie são agilidade, resistência e rapidez. Principais diferenças:
- pescoço longo e delgado com cabeça pequena;
- a cernelha é pronunciada;
- seios enormes;
- pernas fortes e delgadas com cascos fortes;
- músculos brincando sob a pele.
As montarias têm corações e pulmões poderosos para suportar corridas rápidas. Os cavalos são tradicionalmente criados de duas maneiras:
- indivíduos calmos e graciosos - para caminhadas (com passos regulares e caráter pacífico);
- agressivo, explosivo e temperamental - para participação em eventos esportivos, corridas de cavalos.
Neste grupo de cavalos, a seleção principal está em curso, uma vez que todas as outras espécies são menos relevantes.
Puxado a cavalo
Este tipo de cavalo pode ser utilizado para passeios, mas tem como principal função o transporte de pequenas cargas. Suas costas não são muito largas, o que é confortável para o piloto. Eles eram mais frequentemente usados em pequenas propriedades e no campo. O tamanho dos cavalos é médio, seu caráter é calmo, sem temperamento. Os cavalos distinguem-se pela sua simpatia, inteligência e eficiência. Ao caminhar, as pernas ficam bem abertas, o passo é uniforme, os membros são secos, mas fortes e musculosos.
Trenó
Esses cavalos não se distinguem pela graça: suas costas largas incomodam o cavaleiro. Os cavalos são treinados para andar com arreios e carregar cargas.O peito, as costas e as pernas são enormes, a perseverança e a calma são valorizadas no caráter.
Trabalho pesado
Os caminhões pesados são considerados os mais potentes e eficientes - cavalos enormes criados exclusivamente para transportar volumes máximos de carga. Esses cavalos eram usados na construção e no trabalho agrícola. A raça começou a ser cultivada na época da cavalaria, quando era necessário transportar armaduras pesadas. Mais tarde foram usados na aldeia. Eles se distinguem pela boa disposição e despretensão.
As raças mais populares
Cada região do mundo se orgulha de suas raças de cavalos, adaptadas ao clima, às condições climáticas e às características do terreno. Estas espécies são ideais para as condições em que vivem e trabalham. As pessoas têm orgulho dos seus animais e protegem e preservam as espécies locais. Mas há raças que ganharam reconhecimento mundial pela sua beleza, corrida rápida ou resistência e trabalho árduo.
Pônei Shetland
A raça dos cavalos pertence ao grupo dos pôneis. Criado nas Ilhas Shetland (nordeste da Escócia). Esses cavalos curtos são semelhantes aos cavalos de tração e são uma das raças mais comuns no mundo. As primeiras informações apareceram nos séculos I-IV. Acredita-se que os cavalos foram trazidos da Europa para o arquipélago e foram criados nas ilhas. A raça foi oficialmente criada em 1890.
Altura – 65-110 centímetros, peso – 150-180 quilogramas. Os pôneis Shetland são amigáveis, famosos por sua resistência, não brincalhões, mas saltadores. Cavalos despretensiosos se distinguem pela coragem e resistência. Eles são frequentemente usados no circo para entreter as crianças. Eles podem servir como guias.
Informação: cada raça requer certas condições de criação e alimentação para que os animais atinjam os parâmetros de altura e peso exigidos e apresentem qualidades específicas.
Condado
Os gigantes do mundo dos cavalos são considerados Cavalos da raça British Shire. Eles venceram repetidamente competições em altura (165-185 centímetros, recorde - 215 centímetros) e peso, crescendo até 1,5 toneladas. Os caminhões pesados se distinguem por sua natureza calma e resistência. Com a ajuda deles, eles puxaram barcaças ao longo dos canais, transportaram mercadorias na agricultura e em cervejarias. De acordo com os padrões permitidos, os garanhões podem ter cor preta, cinza e baia; as éguas também podem ser ruões. As costas são musculosas e curtas, a cabeça é proporcional ao corpo. Incluído no livro genealógico do final do século XIX.
Frísio
O orgulho dos criadores de cavalos holandeses é o Frísio. A raça foi identificada no século XIII, embora já fosse conhecida muito antes. A principal vantagem dos representantes da espécie é a versatilidade. O cavalo é ideal para carruagens e passeios em trote fácil. Ela apresentou excelente desempenho sob a sela e superou obstáculos com facilidade.
A cor é apenas preta, nas éguas às vezes é complementada com uma estrela. A raça distingue-se pela presença de escovas que descem até aos cascos (o conceito de friso vem deste cavalo). Os cavalos são frequentemente usados em adestramento e em arreios para apresentações e shows.
Falabela
O menor os cavalos são representantes da espécie falabella. Eles vêm da Argentina, onde foram criados por um fazendeiro de sobrenome Falabella. Eles diferem dos pôneis de pernas curtas pela proporcionalidade de seu corpo, semelhante a um cavalo árabe em miniatura. Qualquer cor é permitida.
Os cavalos não conseguem sustentar o cavaleiro, mas conseguem puxar a carroça. Muito inteligente, amigável, bom com crianças, fácil de treinar e aprender.
Funileiro
Os melhores amigos dos ciganos são os cavalos. O povo nômade valoriza e conhece a tribo dos cavalos. Funileiro – cavalo de tração cigano. Esta raça foi reconhecida recentemente, uma vez que os ciganos tradicionalmente não realizavam trabalhos de criação.
O padrão de cores é dominado por cores malhadas, o corpo é forte, com um arco pronunciado nas costas. A crina, escovas e cauda são exuberantes e longas. Os caminhões pesados têm uma construção robusta, altura de 1,35 a 1,6 metros. A vida nômade tornou os Tinkers fortes e despretensiosos. Eles andam com arreios e sob a sela.
Percheron
A raça teve origem na região de Perche, na França, no século XIX. Rapidamente se espalhou pelo mundo. Grandes caminhões pesados (altura de até 175 centímetros) não parecem pesados e desajeitados. Muitas raças foram desenvolvidas com base em Percherons em diferentes países.
A cor principal é o cinza (manchado), e o preto também é encontrado. O Percheron tem um passeio particularmente suave, o que o torna popular e procurado em desfiles, feriados e passeios a cavalo.
Paso peruano
O cavalo ideal para caçar, cavalgar e exibir é o Paso Peruano. Descendente de cavalos trazidos de sua terra natal pelos espanhóis para o Peru. Principalmente vermelho ou louro. Os cavalos distinguem-se pelo passeio suave, pela capacidade de andar com um andar especial, que determina a sua raça e é muito cómodo para os cavaleiros.
Trotador Oriol
A criação de cavalos trotadores foi iniciada pelo Conde Orlov, que fundou uma coudelaria na província de Voronezh. Os trotadores existem há mais de 200 anos. Os Orlovitas foram usados como guardas de raiz nas troikas. Os trotadores ganharam muitos prêmios e são procurados em leilões em todo o mundo.
Altura – 165-170 centímetros, peso – 500 quilogramas. A cor predominante é cinza, preto, pardo. Usado no arnês, sob a sela e na direção.
Raça Marwar
Originário da Índia, o Marwari é uma espécie rara de cavalo conhecida por suas orelhas incomuns. Os exemplares mais valiosos são cinzentos e malhados. Os hindus usam cavalos brancos para fins religiosos.Os marwaris participaram de campanhas militares, são resistentes e podem passar vários dias sem água ou comida.
Kuznetskaia
A raça originou-se na Sibéria Ocidental graças aos imigrantes vindos do centro da Rússia. Ao cruzar espécies locais e europeias, surgiram cavalos com excelente resistência e força. A raça nasceu sem a participação de trabalhos de criação - naturalmente. Mais tarde, surgiram coudelarias em Tomsk, criando cavalos com pedigree da raça Kuznetsk.
Marcapassos cubanos
Os cavalos de montanha vêm do Azerbaijão; o distrito cubano deu o nome à raça. Os animais se distinguem pela excelente saúde, vivem em pastagens e obtêm seu próprio alimento debaixo da neve. As cores principais são cinza, louro; altura – 130-140 centímetros.
Camponês
No século 19, esses cavalos representavam 75% do gado total das fazendas camponesas russas. Despretensioso, baixo, acostumado à má alimentação e ao trabalho duro. Eles não diferiam em beleza ou outras vantagens. Cor, altura e exterior são diferentes. Representantes vívidos da espécie camponesa só eram encontrados em casas ricas, onde o trabalho era mais fácil e a comida melhor.
Pônei Connemara
O tipo de pônei irlandês é considerado um dos maiores. A vida em condições adversas na costa fria endureceu os pôneis Connemara e deu-lhes excelente saúde. Existem espécies semi-selvagens. A altura é de 133 a 154 centímetros, as cores predominantes são o pardo e o cinza. Utilizado para trabalhos agrícolas.
Baía de Cleveland
Cultivado na Grã-Bretanha desde a Idade Média. Uso – universal. Para melhorar a raça, cruzaram com cavalos puro-sangue ingleses. Altura – 163-168 centímetros. Pescoço longo e musculoso, excelente saúde. Devido à uniformidade dos trajes, eles são utilizados em arreios.
Klepper
Cavalos fortes e resistentes foram criados na Estônia e são comuns na Finlândia e nos países bálticos.As cores principais são karak, vermelho, pardo. Cabeça com testa larga, altura - 136-146 centímetros.
Informação: o desenvolvimento da tecnologia levou a um aumento da procura e da popularidade das raças desportivas; os cavalos perderam a sua importância económica.
Clydesdale
Os cavalos de patas brancas são nativos da Escócia. São cavalos de tração criados para trabalhos pesados em cervejarias e campos. Altura impressionante (até 1,83 metros) e peso (até 0,9 toneladas) são as principais características da raça. Os cavalos distinguem-se pelo seu carácter alegre e amigável. A maior parte dos Clydesdales vive nos EUA e no Canadá.
Kladrubskaia
O cavalo de tração mais antigo de origem checa. Conhecido desde finais do século XVI. Cavalos altos (até 1,8 metros), poderosos e com focinho de nariz adunco. As cores principais são preto e branco. Kladrubtsev se distingue pela resistência e pela capacidade de caminhar juntos em equipes com vários cavalos. Exigente quanto às condições de vida e cuidados.
Cavalo Quirguistão
Os ancestrais dos cavalos quirguizes modernos surgiram há 4 mil anos. No curso da evolução e da seleção, os cavalos tornaram-se resistentes e são capazes de encontrar alimento por conta própria em pastagens escassas. Eles crescem até 137 centímetros e possuem muitos marcapassos. Usado como montaria e mochila. A rocha se distingue por um casco durável que não requer forjamento.
Mustang Kiger
Acredita-se que os Kiger Mustangs surgiram devido à feralização de cavalos espanhóis trazidos pelos conquistadores. Descoberto em Oregon (EUA). Os Mustangs se distinguem pela resistência, cabeças grandes e cascos fortes. São permitidas diferentes alturas – 135-164 centímetros e acima. Cor – marrom acinzentado, vermelho.
Cáspio
Os restos mortais de um cavalo da raça Cáspio datam do 4º milênio aC. Este é um dos mais antigos tipos de cavalos de origem iraniana. Os cavalos são caracterizados pela baixa estatura (1-1,2 metros) e pela capacidade de suportar cargas pesadas.O físico correto distingue os cavalos Cáspios curtos dos pôneis.
As características distintivas são pernas e cascos fortes. Os Cáspios são famosos por sua natureza não agressiva e são adequados para ensinar crianças. Excelentes saltadores, calmos no arnês. Haras para criação - EUA, Reino Unido, Austrália.
Raça Karachai
A pátria dos cavalos de montanha é o norte do Cáucaso. Os cavalos Karachay superam qualquer distância ao longo de trilhas nas montanhas e são famosos por sua incrível resistência. Os cascos dos cavalos são capazes de resistir à transição que faz com que as ferraduras se soltem. As éguas são férteis e se reproduzem facilmente quando mantidas em rebanhos.
As cores escuras predominam na cor. Altura – 1,5-1,55 metros. Há uma ligeira protuberância no nariz. Os cavalos Karachay se distinguem pela boa saúde, coordenação equilibrada de movimentos e passos leves e suaves. Eles caminham até 12 quilômetros por hora.
Karabairskaia
O nome dos Karabairs combina duas palavras – cavalo e camelo. Os cavalos uzbeques se distinguem pela graça equina, rapidez e resistência do camelo. Criado através do cruzamento de raças locais e árabes. Karabairs são marcapassos com marcha leve e uniforme que evita o cansaço do cavaleiro na sela.
As cores predominantes são cinza, louro, preto; altura – 1,45-1,57 metros. Karabairs podem suportar o calor, encontrar comida sozinhos, são resistentes e trabalhadores. Eles são usados como animais de carga e andam sob a sela.
Donskaia
Os cossacos nas fronteiras do sul do Império Russo estavam empenhados na criação de Donchak. Uma grande contribuição para o aprimoramento da raça foi dada pelos cavalos-troféu, trazidos das campanhas pelos atamans de Platov e Ilovaisky.
A raça Don é o orgulho da seleção russa. O cavalo é alto (160-165 centímetros) de altura, com um corpo lindo e harmonioso.Os melhores representantes distinguem-se pela elegância e beleza puro-sangue oriental. Os cavalos de cavalaria são resistentes e imensamente leais ao seu dono. As cores predominantes são o vermelho dourado e o louro. Cultivado para eventos esportivos e policiais. Usado sob a sela e no arnês.
holandês
As primeiras menções aos Holsteins datam do século XIII, e o padrão da raça foi estabelecido no estado alemão no século XV. Agora a criação é realizada em Elmshorn.
A altura do cavalo é de 168 a 172 centímetros, as cores são variadas. Os Holsteins podem galopar e trotar, o passo é macio e confortável para o cavaleiro. Eles se distinguem pela habilidade de salto, passada equilibrada e golpe suave. Frequentemente utilizado em competições esportivas devido ao seu desempenho, perseverança e alta inteligência.
Interessante: os atletas que pilotaram o Holstein Meteor ganharam prêmios em 3 Jogos Olímpicos consecutivos.
Hanoveriano
O escrupulosidade e o pedantismo alemães ajudaram a criar cavalos com temperamento equilibrado e aparência ideal. Esta é a raça esportiva mais popular e que atua com sucesso em competições.
Sua alta altura (até 168 centímetros) permite que os cavalos superem obstáculos; são utilizados em hipismo e adestramento. Pescoço longo, pernas fortes e porte nobre da cabeça são as principais características da raça. Durante a seleção, são selecionados apenas exemplares com caráter consistente e equilibrado, o que nos permite manter a glória dos hanoverianos como atletas ideais que sempre demonstram resultados excelentes.
Akhal-Teke
Os belos Akhal-Teke são a raça cultivada mais antiga e se reproduzem há 5 mil anos. Os cavalos se distinguem por sua graça e estatura requintadas, corpo magro e seco e pele fina sob a qual os músculos atuam.Os cavalos Akhal-Teke são comparados a chitas e galgos; sua leveza e rapidez evocam admiração. A pátria dos cavalos é o Turcomenistão. Durante muitos séculos mantiveram a pureza do sangue, sem cruzar cavalos com representantes de outras raças. Este é o melhor representante da equitação: eclodiram guerras pela posse de cavalos valiosos.
A pelagem dos animais é macia e sedosa; suas crinas são frequentemente cortadas para revelar um pescoço de formato requintado com vasos translúcidos. A natureza dos cavalos é quente e ardente; nem todo cavaleiro é capaz de lidar com um cavalo inquieto.
Os cães Akhal-Teke são criados em muitos países, incluindo a Rússia. A influência dos cavalos Akhal-Teke pode ser vista em artigos sobre corridas inglesas e raças árabes.
Informação: Os cavalos Árabes e Akhal-Teke são classificados como raças de elite.
Arden
Os cavalos desta raça surgiram nas Ardenas, cordilheira na junção de vários países europeus. Caminhões pesados com ossos largos e pernas grossas foram usados para trabalhos de tração. Os Ardens são considerados descendentes dos antigos cavalos romanos; a formação da raça foi influenciada pelos Brabançons. Inscrito no Stud Book em 1929.
Os cavalos eram usados na cavalaria para transportar armas pesadas. Agora eles são cultivados para carne, esportes e entrega de carga. Altura – 160-162 centímetros, peso – 0,7-1 tonelada. Os trajes são diferentes; o preto está excluído das regras de criação. Atingem a maturidade precocemente e não necessitam de muita alimentação, apesar do seu tamanho impressionante. O passo é amplo, o movimento é suave.
árabe
A Península Arábica é o berço dos cavalos árabes. Este é um tipo de cavalo de elite, que se tornou o ancestral de muitas raças famosas (Sela-sangue Russo, Puro-Sangue Inglês). Uma organização especial que reúne 60 países foi criada para o trabalho de criação de cavalos árabes.
As constantes guerras dos beduínos formaram cavalos fortes e curtos, que se distinguiam pela resistência e pelo corpo seco e forte. Os cavalos árabes andam em qualquer marcha e são bem unidos. A pena de morte foi imposta a qualquer pessoa que arriscasse vender cavalos para terras estrangeiras. Não era permitido cruzar com outros cavalos. A raça é visível em todos os cavalos árabes.
Os cavalos árabes foram trazidos para a Europa durante as Cruzadas. Serviram de base para a formação e aprimoramento de muitas raças. Altura – 150 centímetros, peso – 450 quilogramas. Cores – cinza de diferentes tonalidades, louro, vermelho. Cabeça pequena e côncava, olhos grandes, pernas fortes, “cauda de galo”. As éguas são férteis.
Andaluz
O cavalo dos monarcas, decoração de desfiles e passeios cerimoniais, o orgulho dos criadores de cavalos espanhóis é a raça andaluza. Um animal ideal para passeios, apresentações circenses e shows de férias.
Posição orgulhosa da cabeça, pescoço esguio, corpo arredondado, crina exuberante e cauda trazida Cavalos andaluzes a glória de belezas requintadas. Altura - 155-160 centímetros, cor - cinza, louro.
Cavalo Americano
O famoso American Saddlebred de Hollywood é um assistente indispensável para cowboys e o cavalo mais comum nos Estados Unidos. É usado sob o selim e no arnês, tem um passeio suave e é conveniente para percorrer longas distâncias.
Desenvolvido em Kentucky no século XIX. Altura – 150-170 centímetros, cores diferentes são permitidas. Tem costas curtas e fortes. Participa de competições especiais, demonstrando diversos tipos de andamentos, inclusive a raquete de assinatura.
Azerbaijano
Os cavalos da raça Azerbaijana são descendentes de antigas espécies persas e Karabakh. Cultivado no Azerbaijão e regiões vizinhas. O tipo de carga é relevante para áreas montanhosas.Os animais são resistentes, famosos por sua eficiência, longevidade e excelente saúde.
Para melhorar a raça, são utilizados cavalos Árabes e Terek. Altura – 138 centímetros, peso – 280-350 quilogramas. Com uma carga de 120 quilos, eles percorrem 70 quilômetros por dia.
Espécies raras e incomuns
Os cavalos são amigos fiéis do homem; durante séculos, ajudaram as pessoas a sobreviver, transportaram cargas pesadas, mantiveram-nas aquecidas e salvaram-nas da morte em batalha. A vida moderna levou muitas raças à beira da extinção, à medida que a necessidade de cavalos desapareceu.
Uma das raças mais raras é a Sorraia. Este é um cavalo baixo e de cor cinzenta inexpressiva, originário de Portugal. Cerca de 200 cabeças do Sorraia sobreviveram. A aparência pouco atraente fez com que as pessoas não criassem Sorraya, e a raça estava à beira da extinção.
As seguintes raças são consideradas incomuns:
- Cavalo de pintura americano. Os cavalos são baixos (140-160 centímetros), de cor malhada. A principal diferença entre a raça é a combinação de manchas brancas e outras cores. Painthorse significa literalmente "cavalo pintado".
- Creme Akhal-Teke. A cor rara confere aos cavalos um charme especial e aumenta o preço.
- Knabstrupper. Criado na Dinamarca. A cor manchada da pele é uma característica da raça. Existem os seguintes tipos de manchas: leopardo, sela, marmorizado e truta.
- Appaloosa. Divorciado nos EUA. Cavalos curtos com cor de topete têm até manchas na pele.
- Marwari. A famosa raça indiana se distingue por suas orelhas de formato incomum, que quase se tocam e giram 180°.
Entre os incomuns estão cavalos com uma cor rara e incomum. Essas cores incluem pérola, champanhe, leopardo e ruão corvo.
Inovação de raça
Ao acasalar cavalos de raças diferentes, as características dos animais são melhoradas e as características necessárias da espécie são consolidadas.O mesmo método é usado para criar novas raças. No cruzamento produtivo simples são utilizadas 2 raças, no cruzamento complexo são utilizadas 3 ou mais espécies diferentes. Desta forma, foram obtidos o Oryol Trotter, Budenovskaya, Terek e outras raças de cavalos.
O resultado é impressionante se utilizarem representantes destacados de sua espécie, exemplares selecionados.
Após a obtenção da prole, a reprodução é necessária “dentro”, dentro do grupo. Para formar uma nova raça, são necessários certos métodos de criação, alimentação, treinamento e criação de animais jovens. A base para a conclusão do trabalho de criação é a transmissão estável das características necessárias à prole, um número significativo de cavalos semelhantes em aparência e caráter e produtividade estável. Uma nova raça é reconhecida após registo da documentação adequada, presença de 1-2 explorações de criação e várias explorações de criação.
Os cavalos perderam o seu significado original e foram substituídos por carros e máquinas agrícolas. Mas os animais graciosos, amigáveis e leais continuam a ser os favoritos dos humanos. Cavalos de muitas raças são criados para eventos esportivos, caminhadas, ajuda a equipes de resgate e policiais. Os cavalos ainda são necessários em áreas remotas onde não existem sequer trilhas para entrega de mercadorias e pessoas.