Os cavalos são um grupo de animais com os quais os humanos podem interagir estreitamente e usá-los para atingir determinados objetivos. Há um grande número de raças desses animais. No entanto, os cavalos Shire se destacam entre todos eles. Muitos os consideram os maiores animais domesticados.
- História da origem do cavalo Shire
- Características da raça
- Exterior e cores de gigantes
- Temperamento e treinabilidade do animal
- Onde são usados os caminhões pesados ingleses?
- Prós e contras do conteúdo
- Criar e cuidar de animais
- Requisitos das instalações
- Características de alimentação
- Higiene e cuidados com os cavalos
- Pastoreio
- Ferradura
- Vacinações e prevenção de doenças
- Reprodução e expectativa de vida da raça
- Custo médio de um cavalo
- Fatos interessantes sobre a raça
- Conclusão
História da origem do cavalo Shire
Antes de começar a criar cavalos Shire, você precisa se familiarizar com a história de sua origem. Os animais pertencentes a esta raça vêm da Inglaterra. Além disso, os ancestrais desses cavalos são considerados a raça de tração mais antiga. A data exata de seu aparecimento permanece desconhecida até hoje.
Sabe-se que tais animais começaram a ser importados para a Inglaterra em meados do século XVI. Então o governo decidiu começar seriamente a criar animais tão grandes. Naquela época, essa decisão foi muito importante para o estado. O governo emitiu um decreto especial que proibia os camponeses de terem cavalos grandes nas suas fazendas. Eles tiveram que entregá-los ao Estado para que pudessem ser usados para equipar o exército no futuro.
Características da raça
A raça Shire possui algumas características distintivas com as quais toda pessoa que planeja criar tais animais deve se familiarizar.
Exterior e cores de gigantes
A principal característica dos cavalos que pertencem a esta raça é a testa larga e a cabeça grande. Eles também têm um pescoço largo e musculoso. O peito dos cavalos também é considerável e atinge 180-190 centímetros de circunferência. Ao mesmo tempo, seus cascos são pequenos e achatados. Basicamente, a raça Shire tem um exterior áspero. No entanto, eles têm certas características distintivas. Por exemplo, eles têm costas curtas e pescoço muito longo. Essas características não são típicas de cavalos de tração padrão.
As potras não são tão grandes quanto os machos e, portanto, são significativamente menores em tamanho. Na cernelha atingem cerca de cento e quarenta centímetros. Ao mesmo tempo, os maiores representantes da raça podem crescer até 180-185 centímetros de altura.
Temperamento e treinabilidade do animal
Muitos agricultores que desejam criar esses animais em suas roças estão interessados nas características de seu temperamento. Algumas pessoas consideram esses cavalos agressivos, mas na realidade não é o caso. Apesar de seu tamanho considerável e aparência ameaçadora, esses cavalos são muito calmos e gentis. Se você os tratar bem, eles nunca mostrarão agressividade para com seu dono. Temperamento calmo cavalos contribui para seu treinamento. Eles podem ser treinados e controlados sem problemas.
Os cavalos aprendem rapidamente vários comandos e permanecem leais ao seu dono.
Onde são usados os caminhões pesados ingleses?
Inicialmente, os cavalos desta raça pertenciam à categoria de caminhões pesados. Eles eram frequentemente usados para arar a terra ou viajar de carruagem. Alguns os compraram para praticar passeios a cavalo. No entanto, com o tempo, a qualidade das estradas melhorou significativamente e esses animais deixaram de ser utilizados em arreios. Agora os Shires são considerados animais de aprendizagem rápida que participam de competições ou shows especiais. Por exemplo, na Inglaterra, as corridas são realizadas para eles a uma distância de até três quilômetros. Porém, ainda hoje os animais são utilizados como raça de tração. Na maioria das vezes eles são usados na silvicultura.
Prós e contras do conteúdo
Os condados, como outras raças de cavalos, têm várias vantagens e desvantagens com as quais você deve se familiarizar. Entre as vantagens estão as seguintes:
- alto nível de capacidade de carga, graças ao qual é possível transportar cargas pesadas;
- trabalho duro e resistência;
- despretensão na nutrição;
- facilidade de cuidar dos animais;
- temperamento calmo e capacidade de aprendizagem;
- atitude amigável para com pessoas e animais.
Apesar de um número considerável de vantagens, os Condados têm uma séria desvantagem.A principal desvantagem de manter esses cavalos é o seu grande apetite. Durante o dia, um adulto come duas vezes mais comida que cavalos de qualquer outra raça.
Criar e cuidar de animais
Antes de começar a criar animais, você precisa se familiarizar com as características de como cuidar deles.
Requisitos das instalações
As instalações onde os cavalos serão mantidos devem atender aos seguintes requisitos:
- As paredes e revestimentos de piso devem ser feitos de materiais de isolamento térmico de alta qualidade. Na hora de criar o piso, recomenda-se a utilização de materiais antiderrapantes para evitar lesões aos animais. Deve ser polvilhado com palha ou serragem. A superfície também pode ser recoberta com argila expandida para evitar o aparecimento de fungos ou mofo.
- As divisórias entre as baias de um celeiro devem ser feitas de metal ou madeira durável. Sua altura não deve ultrapassar um metro.
- Um orifício de ventilação especial é feito em cada baia. Isso promove a circulação de ar dentro da sala.
- As portas devem ser equipadas com três ferrolhos galvanizados. Isso impedirá que o cavalo saia sozinho da baia.
Características de alimentação
A chave para a saúde de qualquer cavalo é a sua nutrição adequada. Apesar de esta raça ser despretensiosa na alimentação, existem algumas necessidades nutricionais:
- Esses animais precisam de muita comida. Eles comem cerca de 25 a 30 quilos de grama por dia.
- Alimentos contendo muitas vitaminas são adicionados à dieta dos cavalos. Inclui maçãs, beterrabas, cenouras ou repolho. Ao mesmo tempo, alimentos que contenham vitaminas devem ser administrados diariamente.
- Os animais não devem receber alimentos concentrados ou suplementos para estimular o crescimento.
- Os leitões devem receber apenas água limpa, sem impurezas adicionais.
Higiene e cuidados com os cavalos
Todo cavalo precisa de cuidados adequados. A cauda e a crina devem ser lavadas regularmente e limpas de qualquer sujeira remanescente. Eles devem ser penteados e trançados periodicamente se o tempo estiver muito quente lá fora. Nos dias de verão, os cavalos devem ser banhados regularmente em água fria. Você também pode usar shampoos especiais para cavalos.
Após a conclusão dos procedimentos hídricos, o corpo do cavalo é completamente enxugado com uma toalha seca.
É necessária a limpeza periódica da baia para que não haja odores desagradáveis. Não se deve permitir o acúmulo de resíduos no interior, pois isso promove o crescimento de bactérias.
Pastoreio
Os animais pastam no verão, quando há muita grama verde lá fora. Na maioria das vezes, os cavalos são soltos no pasto na segunda quinzena de maio e junho. Os animais devem pastar 2 a 3 horas diariamente. Não há necessidade de superalimentá-los e, portanto, não há necessidade de deixá-los no pasto por muito tempo. O pastoreio para perto de meados de agosto, quando a quantidade de grama verde diminui.
Ferradura
Não é segredo que com o tempo os cascos dos cavalos começam a se desgastar. Porém, se viverem em um ambiente natural, isso acontece lentamente. Em cavalos que vivem em fazendas, o desgaste dos cascos ocorre muito mais rápido. Portanto, é recomendável praticar ferraduras para que não se desgastem tão rapidamente. A ferragem dos cascos deve ser feita por profissionais bem versados no assunto. Você não deve instalar ferraduras sozinho.
Vacinações e prevenção de doenças
Ao criar a raça Shire, tudo deve ser feito para prevenir a ocorrência e desenvolvimento de doenças. Existem medidas preventivas que ajudarão a prevenir doenças:
- vacinação regular dos animais de acordo com as recomendações do veterinário;
- desinfecção dos estábulos, bem como dos bebedouros e comedouros localizados no seu interior;
- isolar o galpão para que não haja correntes de ar em seu interior;
- manter a secura e bons níveis de iluminação no estábulo;
- realizar tratamento contra carrapatos na primavera e no verão;
- adição de complexos vitamínicos à dieta para fortalecer o sistema imunológico.
Reprodução e expectativa de vida da raça
Quem deseja criar esta raça deve prestar atenção não só à aparência do animal, mas também se ele atende ao padrão. A égua deve ter quase a mesma constituição do macho. É permitido que seja um pouco menor em parâmetros. Para o acasalamento, recomenda-se a utilização de um garanhão de raça pura para obter descendentes bons e puros. Cavalos puro-sangue podem viver mais de trinta anos. No entanto, a expectativa de vida depende das condições em que foram mantidos.
Custo médio de um cavalo
Qualquer um pode comprar um cavalo inglês. Porém, antes disso você precisa descobrir quanto custa. O custo desse animal é bastante alto. Às vezes chega a um milhão e meio de rublos. Ao mesmo tempo, o preço médio é de 350 a 400 mil rublos.
O custo final de um garanhão ou égua depende de vários fatores. Pode ser afetado pelo sexo, idade e estado de saúde.
Fatos interessantes sobre a raça
Existem vários fatos interessantes sobre a raça Shire:
- esses cavalos são considerados os maiores, pois alguns chegam a atingir dois metros;
- Inicialmente, os garanhões não eram utilizados para o trabalho no campo, mas para o transporte de mercadorias;
- Atualmente, algumas cervejarias na Inglaterra utilizam esses cavalos para transportar cerveja.
Conclusão
O Shire é considerado uma raça de cavalos popular da qual muitos agricultores já ouviram falar. Antes de criar esses cavalos, você precisa se familiarizar com suas características e como cuidar deles.