Cavalos pesados não são particularmente graciosos e rápidos e não demonstram recordes de velocidade. As pessoas criaram essas raças para transportar cargas pesadas e facilitar o trabalho. Cavalos com um físico poderoso têm um temperamento calmo, são persistentes e trabalhadores. Cavalos de tração pesada são raças de cavalos criadas para o trabalho diário no campo e na construção. Eles puxavam carruagens luxuosas de monarcas e carroças de camponeses.
- Características de raças pesadas
- Características e exterior geral
- Grave o desempenho dos animais
- Onde os cavalos são usados?
- Raças de caminhões pesados e suas descrições
- Suffolk
- irlandês
- Raça Bolonha
- Soviético
- Caminhão pesado russo
- Vladimirskaia
- australiano
- Bityug
- Condado
- Percheron
- Belga (Brabançon)
- Calado pesado do sul da Alemanha
- Clydesdale
- Ciganos Funileiros
Características de raças pesadas
Potência, tamanho impressionante e força são as principais características dos cavalos de tração. Os cavalos de montaria se distinguem por sua beleza primorosa, esbeltez, corrida rápida e capacidade de superar obstáculos. Esses cavalos não são adequados para o trabalho duro diário. Cavalos nervosos e de caráter inquieto não são capazes de puxar carroças carregadas ou realizar trabalhos rotineiros.
Na época dos cavaleiros, eram necessários cavalos que fossem capazes de transportar cavaleiros com armaduras pesadas e tivessem força e resistência. O homem começou a cultivar cavalos grandes, com costas e membros poderosos. Nos países europeus e depois na Rússia, surgiram caminhões pesados - cavalos que não diferiam nas características de velocidade, mas eram adequados para o trabalho diário.
As características mais importantes das raças pesadas:
- Passeio suave. O tamanho e o peso impressionantes não permitem que os animais façam movimentos bruscos ou levantem as pernas, o que torna seu andar tranquilo. Os caminhões pesados puxam os carrinhos com suavidade, os pilotos se sentem confortáveis e não se cansam ao andar.
- Tamanho impressionante, corpo poderoso. Os caminhões pesados são animais fortes e poderosos, com excelente saúde e capacidade de superar as adversidades da vida profissional.
- Caráter calmo e pacífico. Fleumáticos por natureza, os cavalos de tração andam juntos com arreios e se dão bem com familiares e outros animais.
- Uso multifuncional. Os cavalos são usados no transporte de mercadorias e no trabalho de campo. Se desejar, cavalos de tração pesada podem ser selados e usados como cavalos de montaria. Em muitas regiões, as qualidades produtivas dos animais são tradicionalmente utilizadas. Kumis e carne de cavalo são saudáveis e têm sabor agradável. Deliciosos e enchidos são feitos de carne de cavalo.O leite das éguas tem composição e valor próximos ao leite das mulheres.
Cavalos de tração pesada foram criados em muitas coudelarias na Rússia, as vendas totalizaram 300-400 mil por ano. Quase 100 mil cabeças foram exportadas.
Características e exterior geral
Durante os tempos de uso ativo de caminhões pesados na fazenda, foram criadas quase 4 dezenas de raças, diferindo em características externas e características zootécnicas. Havia coudelarias para criação de cavalos de tração pesada em muitos países da Europa e da América. Apesar das diferenças significativas nas raças, os cavalos apresentam uma série de características comuns em seu exterior:
- A cabeça é enorme e larga.
- O pescoço é curto, inativo e musculoso. Devido ao pescoço curto, o cavalo é estável e mantém o equilíbrio mesmo com esforços consideráveis.
- Enquete curta, o que muitas vezes dificulta o controle durante a condução.
- A garupa dos cavalos de tração pesada é mais desenvolvida em largura para proporcionar estabilidade às patas traseiras. Isto é necessário para transportar objetos pesados.
- O peito tem ossatura curta e largura considerável, o que facilita o trabalho das patas dianteiras.
- O dorso é largo, de comprimento médio com músculos pronunciados. O dorso regula a distribuição das cargas por todo o corpo e determina a força do animal.
Cavalos de tração pesada são facilmente distinguidos dos cavalos de montaria por sua figura grande, membros grossos e peito poderoso. Dependendo das preferências dos criadores, algumas raças apresentam qualidades de velocidade mais desenvolvidas, outras impressionam pelo seu tamanho impressionante e outras ainda são famosas pela sua fertilidade.
Cavalos de tração não foram criados para cavalgadas rápidas; seu andar é um passo, embora algumas raças se movam com facilidade e rapidez. A altura dos caminhões pesados é de 160 a 200 centímetros e o peso é de 800 a 1.000 kg.
Grave o desempenho dos animais
Representantes das raças de cavalos de tração tornaram-se famosos por seus diversos registros, que seus admiradores proprietários e público conseguiram registrar.Alguns números recordes impressionantes:
- A maior altura foi registrada para o cavalo castrado Shire Sampson - 219 centímetros. O peso de Sansão é de 1.524 kg. O cavalo nasceu em 1848, quando o livro de registros ainda não era mantido. Esses números são considerados recordes e ainda não foram superados.
- O Guinness Book registrou outro representante da raça Shire como recordista - o castrado Golias com 193 centímetros de altura.
- O Percheron Marrocos (peso 1.285 quilos) e o Brabançon Brooklyn Supreme tinham uma altura impressionante de 215 centímetros - 195 centímetros.
- Os pesos pesados tornaram-se famosos não apenas pelo seu tamanho, mas também pelo seu poder de tração. Fotos de 1893 foram preservadas, mostrando um par de cavalos Shire puxando uma carroça com madeira pesando 42 toneladas. Os homens fortes carregaram o trenó carregado pela neve por uma distância de 500 metros.
- As habilidades de tração dos caminhões pesados foram medidas em exposições de cavalos. O castrado Vulcan em Wembley produziu um impulso de 29 toneladas, que foi registrado pelo dinamômetro. Um par de condados em arreios apresentou resultado de 51 toneladas.
Nota-se um declínio no interesse por caminhões pesados devido ao desenvolvimento da tecnologia. Os recordes foram registrados no século XIX e início do século XX, quando possuir cavalos poderosos trazia benefícios e facilitava o trabalho. Os agricultores orgulhavam-se dos cavalos fortes e puro-sangue, os criadores de cavalos buscavam a fama para vender animais jovens das fazendas a um preço mais alto.
Informação: éguas de muitas raças pesadas durante o período de lactação produzem de 5 a 6 mil litros de um valioso kumiss, que possui propriedades valiosas.
Onde os cavalos são usados?
Os cavalos criados para a cavalaria pesada eram muito apreciados pelos agricultores. Caminhões pesados eram utilizados para trabalhos de tração, onde eram necessárias grande força e resistência. A natureza equilibrada dos cavalos poderosos tornou-os indispensáveis na execução de operações rotineiras e diárias na construção e na agricultura.
No final do século XIX, os países europeus emitiram uma licença especial para o abate de cavalos e a utilização de carne de cavalo na alimentação. Anteriormente, isso era proibido e punido por lei. A proibição foi levantada devido ao declínio do papel dos cavalos em todos os setores da economia e à transição para o trabalho mecanizado.
Agora os caminhões pesados são utilizados no turismo, esportes, caminhadas e entretenimento. A natureza pacífica e amigável dos cavalos fortes permite que até mesmo iniciantes e crianças se sintam confiantes com o animal, sem medo de cair e sofrer de temperamento explosivo. Os caminhões pesados são indispensáveis na cavalgada; os cavalos transportam cavaleiros e cargas por trilhas, off-road e rios.
A sua disposição calma permite que sejam utilizados em espetáculos, eventos festivos e no circo. A polícia montada escolhe animais pacíficos para patrulhar as ruas e se movimentar rapidamente pelas cidades congestionadas de carros. A seleção de caminhões pesados caminha no sentido de criar raças mais lúdicas, menos potentes, mas que mantêm a disposição pacífica e a capacidade de conviver com as pessoas inerentes aos animais de grande porte.
Raças de caminhões pesados e suas descrições
Os líderes das raças pesadas são Brabançons, Percherons e Shires. A força e a aparência refinada desses cavalos conquistaram o respeito de criadores de cavalos em diversos países. Representantes dessas espécies serviram de material para a criação de cavalos de grande porte na Rússia.
Suffolk
Os favoritos dos agricultores ingleses são os cavalos de tração Suffolk. Cavalos despretensiosos e de maturação rápida foram registrados no livro genealógico da Inglaterra em 1760.
Altura – 165 centímetros, corpo forte e maciço com músculos pronunciados. As patas dianteiras estão mais afastadas do que as patas traseiras.As cores são vermelhas e castanhas, as pernas são lisas, sem pelos. Os Suffolks são animais inteligentes, eram utilizados em diversos tipos de trabalhos que exigiam inteligência.
irlandês
O cavalo de tração nacional irlandês é difundido em todo o Reino Unido. A despretensão dos cavalos permitiu que até os pobres os possuíssem. Os cavalos da raça irlandesa são inteligentes, perspicazes e podem realizar qualquer tipo de trabalho. Altura – 150-160 centímetros. Corpo forte e harmonioso. Cores – louro, vermelho, cinza. Eles eram usados como cavalos de montaria.
Informação: Os cavalos pesados irlandeses são conhecidos pela sua agilidade e passada fácil, o que permite a sua utilização em espectáculos, desporto e turismo.
Raça Bolonha
Os ancestrais dos caminhões pesados de Boulogne são conhecidos desde a antiguidade. A raça foi registrada no século XVII, em homenagem à principal região de criação - Boulogne (França). Altura – 160-175 centímetros, corpo maciço, peso – 600-1000 quilogramas. De acordo com os padrões, os cavalos Boulogne são alimentados com grãos, de modo que o corpo fica forte, seco e os músculos densos. Com um ano e meio de idade, a maturidade começa - os cavalos são precoces. Caráter – flexível, não conflitante.
Soviético
A raça foi desenvolvida na década de 1920 e reconhecida oficialmente em 1952. As cores predominantes são o vermelho e o louro, sendo permitidas combinações com o ruão. Altura – 155-160 centímetros, peso – até uma tonelada. O corpo tem uma forma harmoniosa com um ligeiro arco nas costas. A garupa é bifurcada e ligeiramente caída.
Os cavalos de tração pesada soviéticos são despretensiosos na alimentação e as éguas são famosas pela alta produção de leite (até 6 mil litros por estação de lactação). Os cavalos eram usados em fazendas para melhorar o gado sem pedigree; já a primeira geração se tornou um excelente burro de carga. O garanhão Force carregou uma carga de 23 toneladas por várias dezenas de metros durante a competição.
Caminhão pesado russo
Baixos e musculosos, os caminhões pesados russos são despretensiosos, toleram bem o frio e são capazes de puxar cargas que excedem seu peso fora da estrada. A raça foi criada em Ardenas e Percherons por meio de cruzamentos complexos. Os cavalos não crescem mais de um metro e meio, mas são famosos pela sua força e são muito procurados na Rússia e nos países vizinhos. O cavalo de tração russo é ativo, enérgico e bem-humorado. O trabalho para melhorar a raça continua.
Vladimirskaia
Os cavalos de tração pesada da raça Vladimir são maiores do que outras espécies russas. Altura – 165-175 centímetros, peso – 800-1200 quilogramas. Cores – louro, karak, marrom, vermelho. Manchas brancas no rosto e nas pernas são bem-vindas. Enormes trabalhadores são despretensiosos na manutenção e foram usados no exército. Os cavalos de Vladimir obedecem às rédeas, são usados sob a sela e até uma criança pode controlar o enorme cavalo.
australiano
A raça de cavalos de tração australianos foi criada no final do século 20 e foi criada por quase 100 anos. Os cavalos de trabalho na Austrália eram descendentes de cavalos importados em anos diferentes, consanguíneos. De acordo com os padrões, o peso dos caminhões pesados australianos é de 600 a 900 kg, a cor é a mesma. Os cavalos herdaram as qualidades de diferentes raças. Os cavalos são trabalhadores, de temperamento calmo e amigáveis. Competições de aração de campo são realizadas para avaliar a qualidade dos caminhões pesados australianos.
Bityug
Uma raça comum de caminhões pesados da seleção russa no passado. Os cavalos foram criados no século 18 na província de Voronezh a partir de raças locais e europeias. A altura dos Bityugs atingiu 178 centímetros. No final do século XIX, havia cada vez menos cavalos e a raça desapareceu, sendo substituída por cavalos importados.
Informação: popularmente chamados de batedores são quaisquer cavalos enormes e com força notável.
Condado
Os recordes de tamanho, peso e potência de tração pertencem aos caminhões pesados da Shire.Cavalos gigantes foram criados com carinho na Grã-Bretanha durante vários séculos; o livro genealógico foi compilado em 1878. De acordo com os padrões, as cores preto, cinza e louro são permitidas. Altura – 163-178 centímetros, peso dos garanhões – 850-1100 quilogramas. Caminhões pesados da raça Shire eram usados para trabalhos de campo, rebocando navios ao longo dos canais e transportando mercadorias.
Durante os anos de criação em massa, o número de condados atingiu um milhão de cabeças. Com o desenvolvimento da tecnologia, a necessidade de cavalos gigantes desapareceu e os animais começaram a ser destruídos. No final do século XX, por interesse público, iniciaram-se os trabalhos de recuperação de rebanhos com características raciais ligeiramente alteradas.
Percheron
A diferença entre o Percheron e outras raças pesadas é a combinação de força e a capacidade de andar com arreios em trote moderado. A pátria dos cavalos é a região de Perche, na França, onde, para melhorar a raça, grandes cavalos locais foram cruzados com espécies de equitação árabe.
O resultado foram cavalos potentes, com corpo proporcional, passeio suave, capazes de correr rápido e carregar cargas. Percherons eram utilizados nos correios e em ônibus. A altura dos Percherons é de 155-185 centímetros (varia em diferentes países), a cor é cinza, cinza manchado, preto.
Belga (Brabançon)
No século 19, os criadores de cavalos belgas desenvolveram a raça Brabançon de grande tração cruzando as Ardenas com cavalos flamengos locais. O resultado foi um cavalo com pernas curtas, magras e musculosas e um corpo poderoso. As cores predominantes são o vermelho e o louro. Altura – 168-173 centímetros. A seleção rigorosa e a educação rigorosa ajudaram a criar uma raça de caminhões pesados, capazes de trabalhar até uma idade muito avançada, pouco exigentes em termos de alimentação e condições de vida. Na Bélgica, a carne Brabançon é considerada uma iguaria.A raça continua a desenvolver-se, o número de animais não diminui. Os cavalos são utilizados em shows, na agricultura, para caminhadas e passeios.
Informação: Os Brabançons são amplamente utilizados para melhorar as qualidades da raça e o número de cavalos comuns. Os primeiros potros já se transformam em excelentes cavalos de trabalho.
Calado pesado do sul da Alemanha
O cavalo de tração, criado na Alemanha, distingue-se pela baixa estatura (até 156 centímetros) e corpo forte. O porte nobre da cabeça, o pescoço curto e a crina clara conferem aos cavalos um encanto especial.
Os cavalos do sul da Alemanha se distinguem de outros cavalos de tração pesada por seu corpo leve e ágil e marcha rápida. O cavalo pesado anda rapidamente sob a sela, obedece bem ao cavaleiro e tem um trote leve e macio.
Clydesdale
Os primeiros Clydesdales eram curtos: durante o processo de seleção, os caminhões pesados quase alcançavam a altura dos Shires (de acordo com os padrões, a altura dos Clydesdales é de 163-183 centímetros). Os cavalos de tração escoceses amadurecem precocemente, o que aumenta o valor da raça.
Os cavalos distinguem-se pela sua natureza fleumática, o que os torna inadequados para a prática desportiva. Por causa das meias brancas nas pernas, os Clydesdales são participantes desejáveis em desfiles e shows. As cores predominantes são o louro e o karak. Clydesdales são usados para melhorar raças.
Ciganos Funileiros
O cavalo de tração cigano (Tinker) é criado na Irlanda. Outro nome é espiga irlandesa. Os povos nômades chegaram à Grã-Bretanha no século 15 e trouxeram cavalos pinto. Os cavalos malhados não tinham valor para os britânicos; os ciganos recebiam exemplares descartados de várias raças inglesas.
O pequeno cavalo cigano (1,36-1,6 metros), de cabeça áspera e corpo denso, aos poucos começou a despertar o interesse dos criadores de cavalos. O cavalo de tração pesada é um cavalo resistente e as éguas alimentam potros de outras raças.Os funileiros foram registrados como uma raça separada no final do século XX.
Caráter complacente, simpatia, força calma e despretensão são as principais vantagens dos caminhões pesados. Devido à perda de importância económica, o número de cavalos poderosos diminuiu na maioria dos países. As pessoas não precisam mais da ajuda de cavalos para realizar a maioria dos trabalhos. Animais amantes da paz são agora utilizados em áreas não convencionais para caminhões pesados - esportes, turismo, shows, e são utilizados para reabilitação de crianças, passeios e entretenimento. Os amantes dos cavalos esperam que os magníficos animais, que já não trabalham arduamente, continuem a ser os melhores amigos e companheiros das pessoas.