Os andaluzes estão entre as raças de cavalos de elite, famosos pelo seu exterior espetacular, resistência, facilidade de movimento, agilidade e destreza. A raça foi melhorada na Espanha há muitos séculos. Como resultado, o cavalo andaluz (Pura Raza Espanola) transformou-se num animal gracioso, ideal para passeios cerimoniais e operações militares. Hoje em dia, os andaluzes vencem competições equestres e são criados para caminhadas e prazer.
- Origem
- Prós e contras do andaluz
- Características e descrição do cavalo andaluz
- Exterior
- Variedades de cores de cavalos espanhóis
- Temperamento animal e treinabilidade
- Estilo de vida selvagem
- Onde é usado?
- Características de manter um cavalo
- Arranjo dos estábulos
- Alimentação e rega
- Dieta básica
- Suplementos nutricionais
- Higiene e cuidados com os cavalos
- Pastoreio
- Ferradura
- Prevenção de doença
- Reprodução
- Onde comprar e quanto custa?
- Fatos interessantes
Origem
Os ancestrais do cavalo andaluz eram cavalos selvagens do sul de Espanha, e o nome corresponde à província (Andaluzia) onde os animais foram criados. A raça foi formada ao longo de 2 a 3 milênios e é um dos tipos de cavalos mais antigos. A turbulenta história da Península Ibérica teve um impacto significativo no desenvolvimento da raça - após a tomada do território pelos Mouros, os cavalos locais foram cruzados com cavalos da Barbária. Os cavalos francos e germânicos também contribuíram para melhorar as características dos animais locais.
No século XV, os cavalos andaluzes ganharam fama europeia e serviram para melhorar muitas raças de cavalos. Os andaluzes tinham desempenho e características externas impressionantes; graças ao seu fácil manuseio e manobrabilidade, eram ideais em batalha. As casas reais e o topo da aristocracia usavam cavalos andaluzes para passeios cerimoniais. Cavalos corajosos e resistentes ajudaram os conquistadores a conquistar a América.
Prós e contras do andaluz
Durante muitos anos, com a ajuda do cavalo andaluz, as características dos cavalos europeus foram corrigidas e utilizadas para melhorar muitas raças. Beleza, graça, movimento extraordinário com elevação elevada das patas dianteiras fazem dos andaluzes a decoração de desfiles e shows.
O cavalo é classificado como raça universal. Os andaluzes são temperamentais e temperamentais, mas obedientes, obedecem bem ao cavaleiro, são inteligentes e seguem prontamente os comandos. A combinação de agilidade e agilidade, carinho pelo dono e capacidade de aprendizado são propriedades de cavalos de elite com inteligência impressionante e disposição gentil e descontraída.
Desvantagens dos cavalos andaluzes:
- O treino e adestramento dos cavalos começa aos 3-4 anos; os andaluzes não são uma raça precoce.
- Os altos preços dos cavalos e o treinamento tardio tornam o negócio não lucrativo. Vender um caro andaluz de raça pura na Rússia é difícil.
- Os cavalos não são usados para corridas.
- Os cavalos gostam de calor e exigem caminhadas regulares. No inverno, o andaluz precisa de estábulos isolados e cobertores para sair de casa.
- Cavalos de cor clara costumam sofrer de doenças de pele.
Na Espanha e em muitos países, os cavalos andaluzes são criados ativamente e seu número no mundo ultrapassa 200 mil cabeças.
Características e descrição do cavalo andaluz
Os cavalos da raça andaluza distinguem-se por um passo peculiar devido à estrutura dos membros e do corpo - as patas dianteiras sobem até ao peito, a garupa é lisa e compacta. As peculiaridades da constituição e do treinamento fazem de cada apresentação do puro-sangue andaluz um espetáculo de tirar o fôlego, quase uma dança. A mudança do centro de gravidade para a garupa confere aos cavalos mobilidade e fácil controle, o que foi uma vantagem na batalha.
Exterior
A garupa arredondada do cavalo lembra a presença de sangue oriental nos cavalos andaluzes. De Cavalos árabes e Akhal-Teke Os espanhóis se distinguem pelo poder e pelo corpo maior. Características externas:
- altura – 1,5-1,6 metros;
- cabeça de tamanho médio com ligeira curvatura no nariz;
- pescoço alto com crista e porte nobre da cabeça;
- o dorso é reto, a garupa é arredondada, a cauda é inserida baixa;
- peito largo com músculos pronunciados;
- pernas de comprimento médio, secas, com cascos grandes e fortes;
- olhos amendoados;
- crina, franja, cauda - exuberante, sedosa.
O cavalo dá a impressão de poder e graça ao mesmo tempo, olhos inteligentes indicam inteligência e raciocínio rápido. O andaluz pesa 400 quilos.
Variedades de cores de cavalos espanhóis
75-80% de todos os cavalos andaluzes são cinzentos. O Stud Book também permite outras cores, entre as quais predominam as cores preta e louro.
Temperamento animal e treinabilidade
Os andaluzes têm um temperamento espanhol quente, mas são fáceis de treinar e distinguem-se pela devoção ao seu dono. Principais características dos cavalos:
- coragem, destemor, caráter persistente;
- disciplina, capacidade de executar comandos rapidamente, obediência e prontidão para trabalhar;
- alta inteligência, aprendizado rápido, capacidade de se comportar com dignidade - os andaluzes não serão confundidos por grandes multidões em desfiles e shows;
- trabalho árduo, resistência, vontade de compartilhar com a pessoa as dificuldades de uma longa caminhada.
Os andaluzes viveram em contato próximo com os humanos durante muitos séculos. A seleção de longo prazo e a educação severa levaram ao desenvolvimento da devoção e fidelidade nos animais, à capacidade de executar comandos com rapidez e precisão e de servir ao proprietário. Os cavaleiros podem usar arreios e participar de shows de carruagens retrô em sua terra natal.
Ajuda: aprender um novo elemento não deve levar mais do que 20-30 minutos por dia para um andaluz.
Estilo de vida selvagem
Os cavalos da raça andaluza são domesticados há muito tempo, não vivem na natureza e não precisam procurar comida por conta própria. São animais resilientes e saudáveis, mantidos e treinados em condições adversas. Os andaluzes foram criados pelo homem durante séculos, mas desacostumaram-se à natureza selvagem, apesar da sua resistência e adaptação inicial à vida nos Pirenéus.
Onde é usado?
Nos últimos anos, o interesse pela criação de cavalos andaluzes aumentou. Belos cavalos, tendo perdido seu significado militar e representativo, encontraram novas áreas de aplicação:
- shows espetaculares, desfiles, procissões e carnavais;
- apresentações de circo;
- passeios a cavalo, turismo;
- competições esportivas - adestramento, hipismo, direção;
- polícia Montada;
- entretenimento para crianças, reabilitação de pacientes.
Durante muitos anos, os andaluzes foram criados e treinados para as touradas, o espetáculo nacional espanhol. Cavalos ágeis, disciplinados e inteligentes salvaram pessoas de touros mais de uma vez, demonstrando coragem, resistência e devoção ao seu dono. Ricos proprietários de casas de campo mantêm os anduluzes para entretenimento, prestígio e agradáveis passeios ao ar livre.
Características de manter um cavalo
Os andaluzes vêm da quente Espanha, são termofílicos, precisam de estábulos quentes e de maior nutrição quando a temperatura cai para -5°. Os criadores de cavalos consideram não lucrativo criar cavalos caros na Rússia; eles criam cavalos por amor aos belos animais.
Arranjo dos estábulos
Cavalos amantes da liberdade requerem uma baia individual com divisórias altas e área suficiente (9 metros quadrados). A altura do estábulo é de pelo menos 3 metros. A sala está equipada com sistema de ventilação para evitar alta umidade e superaquecimento dos animais. Nas baias são instalados comedouro e bebedouro e a iluminação é fornecida por 9 horas no inverno e 13 horas no verão. O piso fresco é impermeabilizado e coberto com palha seca, que é trocada regularmente.
Alimentação e rega
Na alimentação seguem um regime para que os andaluzes não tenham problemas digestivos. Depois de comer, os cavalos podem descansar. Os cavalos recebem água 3 vezes ao dia, o volume de água é de 30 litros na estação fria e 50 litros na estação quente. Alimentos de alta qualidade são selecionados e colocados em comedouros totalmente limpos.
Dieta básica
A maior parte da dieta consiste em alimentos sólidos:
- feno, palha;
- grãos sem moagem pesada - aveia, centeio, trigo;
- leguminosas (ervilhas, ervilhaca);
- raízes vegetais – cenouras, batatas;
- maçãs.
Não é recomendado alimentar os animais com alimentos ricos em açúcar (beterraba, melaço), proteínas e cevada.
Os padrões de alimentação são de 2 a 3 kg de ração por cem pesos de animal. A dieta é composta por diferentes tipos de alimentos - ricos em fibras, minerais, microelementos. Os cavalos recebem água antes da alimentação.
Os andaluzes obtêm forragem verde e suculenta através do pastoreio ou na forma de silagem. É importante incluir farelo rico em fósforo e vitaminas B em sua dieta.
Suplementos nutricionais
As misturas industriais podem fornecer aos cavalos substâncias que não são suficientes na alimentação. Os seguintes aditivos são usados:
- bolos, farinhas - milho, linho, soja;
- para animais jovens e cavalos debilitados, produtos de origem animal - farinha de ossos, farinha de peixe, leite desnatado;
- sal, giz;
- gordura de peixe;
- levedura.
As pré-misturas são fornecidas aos cavalos para melhorar a sua aparência e apoiar os animais durante o inverno, quando na ausência de ervas frescas há falta de vitaminas e a saúde dos cavalos se deteriora.
Higiene e cuidados com os cavalos
O cuidado diário protege o cavalo de infecções, previne doenças de pele e escoriações causadas pela sela e pelo arreio. Antes da limpeza, o cavalo é amarrado ou um auxiliar é chamado. Elementos de cuidado necessários:
- limpar cascos, tirar sujeira de ferraduras;
- use um raspador de borracha para limpar as laterais e a cernelha;
- Use uma escova macia para limpar o rosto, orelhas, joelhos e virilha;
- Com uma escova dura, vá do pescoço ao rabo, retire os pelos mortos e sujeira do dorso.
O focinho é lavado com esponja ou microfibra, e a crina e a cauda são penteadas. Uma vez por semana, limpe bem os cascos usando ganchos especiais e escovas duras.
Pastoreio
A atividade física é uma condição indispensável para o desenvolvimento físico e a saúde dos cavalos andaluzes. Eles precisam ser percorridos mesmo em tempo gelado. Os cavalos são trazidos em cobertores que não permitem a passagem de água.Para facilitar a caminhada, são equipados piquetes e são fornecidas clareiras cercadas ou prados para pastagem.
Ferradura
A qualidade das ferraduras do seu cavalo deve ser verificada diariamente antes e depois da atividade física para detectar prontamente problemas emergentes e evitar lesões nos cascos. Os andaluzes, destinados ao adestramento, têm ferraduras colocadas nos cascos dianteiros, enquanto os restantes cavalos têm as pernas inteiras calçadas. A frequência de troca das ferraduras é uma vez a cada mês e meio.
Durante o ano, escolhem um momento para o andaluz descansar e correr sem ferraduras.
Prevenção de doença
As melhores medidas preventivas são os cuidados diários, inspeção, higiene e limpeza. Preparar uma dieta completa com suplementos nutricionais ajudará a evitar problemas digestivos e a manter o seu cavalo em boa forma física e bom humor.
O perigo para os andaluzes são os resfriados durante a estação fria. Eles levam os cavalos para passear em cobertores, protegem-nos das correntes de ar nos estábulos e trocam as roupas de cama. Inspecione regularmente os cascos do cavalo e monitore a condição da pele.
Reprodução
Os andaluzes são cavalos versáteis, podem andar sob a sela e realizar diversos trabalhos. O alto preço torna os cavalos inadequados para criação de carne e leite e para trabalhos de tração. Os cavalos ingleses são criados para corridas.
Os andaluzes são tradicionalmente criados para uso em certos esportes - saltos, adestramento. Cavalos experientes e obedientes provaram ser excelentes na condução. O cavalo andaluz é muito procurado pelos proprietários de estábulos privados, empresas que organizam espectáculos e passeios a cavalo. As organizações turísticas compram cavalos para caminhadas e passeios em terrenos acidentados.
Onde comprar e quanto custa?
Muitas coudelarias na Europa, nos EUA, no México e em outros países criam andaluzes. Você pode comprar um cavalo:
- na coudelaria de criação - o local mais confiável onde lhe darão um pedigree autêntico e lhe contarão as características do andaluz;
- em exposições;
- através de clubes hípicos que cooperam com fazendas de criação;
- em residências particulares - com o risco de pagar a mais e receber bens de baixa qualidade.
Os preços dos cavalos puro-sangue são altos e dependem do pedigree, do treinamento, da idade e de muitos outros indicadores. Custo aproximado por idade:
- 2-3 anos (antes do início da formação) – 8-15 mil€;
- 4-6 anos – 15-25 mil€;
- 6-8 anos – 25-35 mil€.
Os cavalos criados em Espanha são considerados os mais caros; o preço aumenta dependendo da linha genealógica e da formação do andaluz.
Informação: um cavalo andaluz, um dos melhores representantes da raça, foi vendido nos EUA por 180 mil dólares.
Fatos interessantes
Algumas informações interessantes sobre cavalos andaluzes:
- Segundo a tradição, na Espanha os garanhões não eram castrados, pois um verdadeiro macho não montaria num cavalo castrado. As éguas não eram montadas, simplesmente corriam no rebanho.
- Durante muitos anos, os andaluzes foram treinados para participar em touradas.
- Uma grande contribuição para o desenvolvimento da raça foi dada pelos mosteiros de Sevilha e outras cidades espanholas, onde os monges criavam cavalos, desenvolviam o treinamento e monitoravam a pureza do sangue.
- A perda da população andaluza começou durante as Guerras Napoleónicas. Os soldados franceses mataram os cavalos, arruinando o fundo de criação.
- A beleza dos andaluzes foi glorificada por escultores e artistas da Renascença em estátuas e pinturas imortais.
As marcas brancas no corpo dos andaluzes eram consideradas um bom sinal, “o beijo da Fortuna”. Os andaluzes combinam harmoniosamente coragem, entusiasmo com boa índole e disposição pacífica.A educação severa contribuiu para a formação de um caráter dócil e zeloso nos cavalos; os animais tornaram-se dedicados aos interesses humanos. Um lindo cavalo vai decorar qualquer estábulo, trazer alegria ao dono e aumentar o prestígio e o status aos olhos dos outros.