Uma das raças de cavalos mais antigas foi criada por nômades turcomanos há mais de 5.000 aC. e. Os cavalos Akhal-Teke deixam uma impressão indelével em qualquer pessoa à primeira vista. Estatura e cor inimitáveis são combinadas com uma disposição ardente, inteligência e orgulho. Ao mesmo tempo, são cavalos resistentes e brincalhões, amigos confiáveis, leais até o fim da vida.
- História de origem
- Vantagens e desvantagens da raça
- Descrição do cavalo Akhal-Teke
- Exterior
- Variedades e ternos
- Temperamento e capacidade de aprendizagem
- Quais são as características dos cavalos Isabella?
- Uso de cavalos Akhal-Teke
- Regras básicas de conteúdo
- Arranjo dos estábulos
- Alimentação e rega
- Dieta básica
- Suplementos nutricionais
- Tomando banho
- Cuidado dental
- Pastoreio
- Ferradura
- Medidas de prevenção de doenças
- Reprodução
- Fatos interessantes sobre a raça
- Preço - quanto custa
História de origem
A raça Akhal-Teke foi desenvolvida nas regiões da Ásia Central por onde passou a Grande Rota da Seda. Em condições desérticas, eram necessários cavalos resistentes para acompanhar as caravanas. O nome da raça foi determinado no século XVIII. Foi baseado nos nomes de um oásis no Turcomenistão (Ahal) e da tribo que ali vivia (Teke). A prioridade do Turcomenistão é explicada pela preservação do número de cavalos de raça pura, pela criação e pela atitude especial e reverente das pessoas em relação aos cavalos.
Vantagens e desvantagens da raça
Os cavalos Akhal-Teke são uma combinação de graça, força e resistência. Um cavalo orgulhoso e inteligente exige respeito e não perdoa insultos. Ela se torna muito apegada ao seu dono e pode não aceitar uma mudança de dono. Os cavalos não são exigentes com a alimentação, mas precisam de cuidados cuidadosos.
O desenvolvimento físico em cavalos da raça Akhal-Teke termina por volta dos 4-6 anos, o que aumenta o custo de sua manutenção.
Descrição do cavalo Akhal-Teke
Os cavalos desta raça, uma vez vistos, não podem ser confundidos com outros. A pureza do sangue, preservada ao longo de milhares de anos, expressava-se nos traços característicos do exterior. Um garanhão Akhal-Teke atinge 160-170 centímetros na cernelha, uma égua – 150-160 centímetros. Se você compará-lo com animais de outras espécies, ele se assemelha a uma chita: igualmente leve, rápida e bonita. Os cavalos Akhal-Teke são brincalhões e saltadores e podem ficar sem água ou comida por muito tempo.
Exterior
Características do exterior do cavalo Akhal-Teke:
- Cabeça seca com uma pequena protuberância na ponte do nariz. As orelhas são bem espaçadas, finas e móveis. Os olhos são grandes, com inclinação “asiática”. Narinas largas.
- O pescoço é longo. A crina e a franja são feitas de cabelos curtos e macios.
- O peito é estreito e musculoso.
- O estômago está retraído, as costelas estão retas.
- As costas são retas e longas.
- A garupa é inclinada.
- A cauda é inserida baixa e fina.
- As pernas são delgadas e longas.
- Os cascos são pequenos e duros.
- A pele é fina, com vasos sanguíneos translúcidos.
A ausência de crina é encontrada apenas na raça Akhal-Teke.
Variedades e ternos
Existem três variedades dentro da raça:
- Alto, com proporções corporais ideais.
- Altura média, com indicadores proporcionais médios.
- Curto e de constituição forte.
Entre os cavalos Akhal-Teke existem cavalos de várias cores (em proporções do número total de rebanhos):
- baía (2/5);
- Dunka (1/5);
- preto (1/8);
- vermelho (1/8);
- enxofre (1/25);
- rouxinol (20/01);
- Isabela (1/50).
Todas as cores são caracterizadas por um subpêlo curto de cor dourada ou prateada. Confere à cor principal um brilho que muda dependendo do brilho da iluminação.
Temperamento e capacidade de aprendizagem
Os cavalos Akhal-Teke não são conhecidos por confiarem em estranhos. As peculiaridades da formação da raça desenvolveram neles orgulho e independência. O cão Akhal-Teke apenas reconhece o seu dono e não faz contato com outras pessoas. Tal afeição tem sido cultivada artificialmente em animais há milhares de anos.
Entre os Akhal-Teke existem indivíduos excitáveis, nervosos e quentes. A coerção pela força é enfrentada pela teimosia e pela recusa em cumprir ordens. Mas o cavalo não mostra agressividade para com os humanos.
Antes de começar a treinar, você precisa construir confiança. Isso exigirá tempo e compreensão da psicologia do cavalo Akhal-Teke. Se o cavalo reconhecer o treinador, o treinamento não exigirá esforço. Os cavalos Akhal-Teke, com boa memória, aprendem com facilidade e boa vontade.
Quais são as características dos cavalos Isabella?
A cor de Isabella lembra a cor do leite cozido.Os cães Akhal-Teke desta cor têm pele rosada e cabelo creme. Ao sol, os cavalos Akhal-Teke da cor Isabella parecem moldados em ouro. Além da coloração rara, possuem olhos azuis ou verdes brilhantes.
Os criadores explicam o aparecimento de cavalos desta cor como uma forma oculta de albinismo. Isto é confirmado pela predisposição Cavalos Isabella a doenças oculares e de pele, o que é típico dos albinos. Os cavalos Akhal-Teke com esta cor são mais difíceis de se adaptar às condições do deserto do Turcomenistão.
Uso de cavalos Akhal-Teke
Os cavalos Akhal-Teke foram criados para cavalgar. Apresentam excelentes resultados em competições de saltos e corridas longas. Em termos de salto em comprimento e altura, os cavalos Akhal-Teke não têm igual entre outras raças. Os recordes mundiais de altura (2,20 metros) e comprimento (9 metros) foram estabelecidos pelos cavalos Akhal-Teke.
Cavalos Akhal-Teke obedientes e treinados surpreendem juízes e espectadores em competições de adestramento com sua graça e precisão de movimentos. Pela mesma razão, os cavalos Akhal-Teke são usados para apresentações circenses.
Regras básicas de conteúdo
Para manter a saúde dos cavalos Akhal-Teke, é necessário cumprir os requisitos para a sua manutenção.
A lista de condições necessárias inclui:
- Alimentação de acordo com a atividade física do animal.
- Limpeza diária.
- Procedimentos de água 3 vezes por semana.
- Verifique os cascos uma vez por mês.
- Exame odontológico duas vezes por ano.
- Caminhada diária ao ar livre com atividade física.
Para limpar cavalos use:
- escovas de cabelo natural (duras e macias);
- pente de madeira;
- esponjas (para focinho e nádegas);
- veludo/tecido;
- trapos para lavar cascos;
- gancho para limpeza de cascos.
O procedimento de limpeza começa na cabeça, passando pelos ombros, cernelha, costas e pernas.Para lã, use uma escova dura. Nos locais onde os ossos não estão protegidos pelos músculos, limpe com uma escova macia. Em seguida, umedeça a cauda e a crina com água e penteie com um pente. Use um gancho para limpar os cascos e limpe com um pano úmido. Limpe o focinho próximo aos olhos e narinas com uma esponja úmida. A pele sob a cauda é tratada com outra esponja. Esfregue todo o cavalo com uma luva de veludo levemente úmida.
Arranjo dos estábulos
O estábulo está localizado fora da cidade, longe da rodovia. Os animais são mantidos em estruturas de madeira com boa ventilação e iluminação (natural + artificial). Nas baias é instalado piso aquecido: sobre uma base de concreto-argila é colocada uma cama de palha com espessura de pelo menos 10 centímetros. Os comedouros são colocados em toda a largura da baia com profundidade de bandeja de 40 centímetros.
Alimentação e rega
Recomenda-se alimentar o cavalo em determinados horários, o que estimula a secreção de suco gástrico e melhor absorção da ração. O regime de consumo é semelhante ao de outras raças de cavalos: a água é dada antes da alimentação. O volume diário de líquidos varia dependendo da época do ano. No tempo quente, um cavalo precisa de 60-70 litros de água, no frio - 35-40 litros. A água deve ser fresca, limpa, com temperatura de +10...+15 graus.
A atividade física não é permitida meia hora antes e depois da alimentação. Um cavalo suado recebe água depois de esfriar. A dieta é determinada com base na atividade física. Antigamente, os turcomanos sustentavam seus cavalos com leite de camelo, pães achatados com gordura de cordeiro e ovos.
Dieta básica
A base da nutrição dos cavalos Akhal-Teke é:
- forragem;
- alimentos verdes;
- concentra.
Forragem:
- feno;
- canudo;
- joio do trigo da primavera, cevada.
Alimento verde - grama fresca. A alimentação concentrada inclui cereais e silagem.
Culturas de grãos na dieta de cavalos Akhal-Teke:
- trigo;
- cevada;
- aveia;
- milho.
A silagem é feita a partir da massa verde de milho ou girassol. A dieta diária leva em consideração o gasto energético do animal. Nos dias em que o cavalo caminha com corrida leve, ele recebe forragem (volumoso e ração verde) sem concentrados. Durante passeios longos e lentos, o percentual de forragem é reduzido para 70%, substituindo-o por concentrado. Durante o treinamento de hipismo, adestramento e equitação, o percentual de concentrados aumenta para 40%.
Nas competições de hipismo e adestramento, forragem e grãos constituem quantidades iguais. No evento completo, o cavalo necessita de mais energia e recebe 60% de grãos e 40% de forragem. Os cavalos Akhal-Teke que participam em corridas são alimentados principalmente com ração concentrada (70%).
Durante a alimentação, o animal é primeiro alimentado com volumoso e depois com verde. A ingestão diária de volumosos é dividida em 4 partes: uma pela manhã e uma à tarde, duas à noite.
Suplementos nutricionais
Os cavalos recebem alimentos suculentos (vegetais, frutas) por último. As vitaminas são introduzidas nos alimentos complementares conforme necessário.
Tomando banho
O Akhal-Teke, com seu sistema nervoso móvel, se beneficia dos procedimentos aquáticos. A água revigora o animal, afeta o humor e o apetite. A lavagem é realizada uma vez a cada 2 dias. No verão, o cavalo é banhado num lago (natural/artificial). No resto do ano, regue com uma mangueira ou balde. O reservatório deve ter fundo arenoso ou cascalho sem assoreamento.
A temperatura da água está dentro de +20 graus. O procedimento de água dura 20 minutos. Ao final, o excesso de água é retirado com a palma da mão ou com um raspador. A secagem da pele e do cabelo ocorre ao ar. O animal é caminhado em ritmo lento por 20 minutos até secar ao sol.O cavalo vai se acostumando aos poucos a se lavar com mangueira e balde para que a água sob pressão não o assuste.
Cuidado dental
Com a idade, os dentes de mastigação do Akhal-Teke começam a deteriorar-se, causando dor ao mastigar. Quanto mais velho o animal, mais frequentemente seus dentes devem ser examinados. Se houver suspeita de dor de dente, o cavalo é levado a um especialista.
Os sinais de problemas dentários são tensão constante nos músculos das costas, falta de apetite e inquietação injustificada do animal: o cavalo frequentemente empina.
Pastoreio
O piquete cercado deve estar localizado próximo ao estábulo. Os cavalos Akhal-Teke são passeados duas vezes por dia, se não houver treinamento - por pelo menos meia hora.
Ferradura
Os cavalos que participam de corridas de cavalos e hipismo são calçados com ferraduras especiais de efeito ortopédico. Isso protege o animal de lesões nas pernas. Em outros casos, são utilizadas ferraduras universais.
Medidas de prevenção de doenças
A partir de uma certa idade, os cavalos Akhal-Teke, assim como os cavalos de outras raças, são vacinados contra o tétano, a raiva e a gripe. Eles verificam o mormo duas vezes por ano. Para evitar problemas digestivos, use alimentos frescos e de alta qualidade.
Reprodução
A puberdade em cavalos Akhal-Teke termina aos 2 anos. Mas os animais reprodutores são atraídos aos 4-5 anos de idade. A inseminação de éguas no cio é realizada artificialmente. O garanhão é selecionado com antecedência para que o potro nasça na cor desejada.
A gravidez da égua dura 11 meses. Nascem um, raramente dois potros. Após 5 horas, os recém-nascidos ficam de pé e podem seguir a mãe. Durante os primeiros seis meses, o potro é alimentado por uma égua. Então ele é gradualmente transferido para alimentos vegetais.Até meados do século passado, haras para criação de cavalos Akhal-Teke estavam localizados no Turcomenistão. Atualmente, o trabalho de criação é realizado na Federação Russa e no Cazaquistão.
Fatos interessantes sobre a raça
Existem 3.000 cavalos Akhal-Teke de raça pura no mundo. Metade deles está localizada no Turcomenistão. Os turcomenos consideram os cavalos Akhal-Teke o seu tesouro nacional, a marca do país. O cavalo está representado no brasão, nota da moeda nacional. Um feriado nacional é realizado em sua homenagem - uma corrida anual, na qual apenas cavalos Akhal-Teke podem participar.
Nos séculos passados, os governantes do país podiam manter os cavalos Akhal-Teke em rebanhos. Os nômades turcomanos mantinham de 1 a 2 cavalos, que ficavam constantemente perto de suas casas em um longo laço. Os potros eram levados para uma tenda durante a estação fria. O alojamento em baias formou o relacionamento entre o homem e o cavalo como parceiros iguais, com total confiança um no outro.
Antigamente, entre os turcomenos, o primeiro lugar em importância era o pai, depois o convidado. O cavalo ficou em terceiro lugar, era mais importante que sua esposa, filhos e outros parentes. Os cavalos Akhal-Teke viveram até uma idade avançada sem aprender o que era um chicote. Devido ao analfabetismo da população, o pedigree de cada cavalo era transmitido oralmente. As informações para o livro genealógico foram acumuladas em meados do século XX.
O absinto Akhal-Teke nos Jogos Olímpicos de Roma (1960) tornou-se uma sensação mundial. Com sua atuação no adestramento, cativou o público pela beleza de sua aparência, execução impecável dos comandos, demonstrando a fusão entre cavaleiro e cavalo.
Preço - quanto custa
O custo dos cavalos Akhal-Teke em leilões internacionais varia de centenas de milhares a milhões de dólares por cavalo. Os cavalos Isabella são especialmente valorizados.