A antiga raça indígena de cavalos do norte do Cáucaso é o Karachay, que pertence ao tipo puxado por cavalos. Os representantes desta raça são resistentes, leais e inteligentes. Desde a antiguidade, os cavalos Karachay têm sido utilizados como ajudantes de tração e meio de transporte, os animais estão habituados a viver no clima mutável das zonas montanhosas. A raça não se perdeu e ainda é procurada por criadores e amantes de cavalos.
- História da raça
- Descrição
- Exterior moderno da raça Karachay
- Cor
- Temperamento e capacidade de aprendizagem
- Aplicação de Cavalo
- Vantagens e desvantagens do conteúdo
- Características de criação e cuidado de animais
- Decoração estável
- Planejamento de dieta competente
- Alimentação principal
- Suplementos nutricionais
- Higiene e cuidados com os cavalos
- Pastoreio
- Ferradura
- Vacinações e prevenção de doenças
- Sobre fertilidade e reprodução
- Qual é o preço?
- Fatos interessantes
História da raça
Raça de montanha que surgiu nas nascentes do rio Kuban há mais de 5 séculos. Os ancestrais dos cavalos Karachay são cavalos orientais, que deram à luz junto com espécies locais de éguas. As primeiras notas sobre as belezas incomuns das montanhas foram feitas em meados do século XVIII pelo viajante alemão Pallas.
A capacidade dos Karachays de viver e se mover rapidamente em terrenos montanhosos, apesar dos nevascas, das mudanças de altitude, pressão e ar rarefeito, foi apreciada pelos militares russos e pelos cossacos. Os cavalos da raça Karachay foram usados ativamente em campanhas em terras turcas e em batalhas.
Durante o período soviético, os cavalos Karachay foram reconhecidos como a principal raça das unidades do exército de montanha. Atualmente, o número de belezas resistentes diminuiu significativamente, porém, a raça continua muito procurada tanto por amadores quanto por profissionais.
Descrição
A constituição corporal dos cavalos Karachay é geneticamente adaptada às condições de vida em áreas montanhosas. Uma característica distintiva da raça é a clara diferença entre os pares de patas traseiras e dianteiras. As patas dianteiras são poderosas e retas, e as traseiras são dobradas na altura dos joelhos. Esta característica estrutural permite que os animais se movam de forma confortável e rápida em terrenos acidentados e montanhosos.
Exterior moderno da raça Karachay
Características de aparência e características da raça Karachay:
- patas dianteiras retas e traseiras dobradas na altura dos joelhos;
- Existem três tipos de estrutura: alta, maciça, característica;
- corpo maciço e atarracado;
- altura média - 145 centímetros;
- a cabeça está seca, o osso frontal é pronunciado;
- as orelhas são móveis e longas;
- o pescoço é curto, poderoso e grosso;
- a garupa é abaixada, um relevo muscular se destaca na região lombar;
- cascos fortes que não precisam de ferraduras.
Os cavalos da raça Karachay são curiosos, requerem cuidados mínimos, são dedicados aos humanos e podem ser treinados.
Nota: quem não conhece a raça pode erroneamente considerar os Karachais maus, mas não é assim. Ao conhecer seu dono pela primeira vez, o animal demonstra independência e caráter forte, mas com abordagem e educação corretas, o cavalo rapidamente se torna o amigo mais devotado do homem.
Cor
A cor principal e usual dos cavalos de montanha Karachay é preto ou louro. Mas, na realidade, existem muito mais opções de ternos. O padrão da raça inclui variedades vermelhas, cinzentas e karak. Listras nas costas e nas omoplatas são permitidas.
Temperamento e capacidade de aprendizagem
Os representantes da raça são ativos e móveis. Os cavalos têm um caráter forte e orgulhoso, o dono deve se esforçar para conquistar a lealdade de seu amigo de casco fendido. Ao mesmo tempo, o cavalo faz contato facilmente e, se confiar em uma pessoa, será dedicado a ela por toda a vida. A inteligência das belezas da montanha é de alto nível, os Karachais são treináveis, ensináveis e frequentemente usados na arena do circo.
Aplicação de Cavalo
O principal objetivo da raça é a equitação e o trabalho com arreios. A fisiologia e o temperamento dos cavalos determinam o uso universal dos animais em vários campos:
- turismo equestre, caça e desporto;
- serviço militar;
- participação em apresentações de circo
- hipoterapia;
- transporte de mercadorias.
Representantes de raça pura são utilizados na criação. Muitas novas raças foram desenvolvidas com base nos Karachais.
Vantagens e desvantagens do conteúdo
As vantagens importantes da raça incluem:
- capacidade de sobreviver em diversas condições;
- físico forte;
- resistência;
- pouco exigente para cuidados e condições de vida;
- os cavalos estão adaptados às condições de vida nas montanhas, em particular ao ar rarefeito;
- os cascos são tão fortes que não é necessário calçar os Karachais;
- devoção ao dono;
- capacidade de aprendizagem e curiosidade.
As desvantagens da raça incluem:
- tendência ao pé torto;
- a velocidade de corrida é inferior à das raças de equitação;
- Ao viver nas planícies, os cavalos começam a adoecer com mais frequência.
Os criadores gostam das qualidades originais da raça. Os cavalos Karachay são reconhecidos não só no nosso país, mas também no estrangeiro, especialmente na Alemanha.
Características de criação e cuidado de animais
Os representantes da raça Karachay não possuem requisitos especiais de manutenção, os cavalos podem viver ao ar livre e comer grama. Mas se o proprietário ama seu camarada de casco fendido, ele se encarregará de criar condições de vida confortáveis para a beleza da montanha.
Decoração estável
A regra básica para projetar um espaço em um estábulo é manter a limpeza, a ventilação do ar e a ausência de correntes de ar e excesso de umidade. Os cavalos devem receber comedouros, bebedouros e baias separadas. O espaço no estábulo é calculado com base na proporção: 4 metros quadrados por adulto.
Serragem de madeira ou palha é usada como cama no estábulo. O substrato deve ser trocado várias vezes por semana. Os animais devem ter acesso constante a água potável.
Além dos sistemas de ventilação e isolamento, é necessária a instalação de iluminação artificial no estábulo.
Planejamento de dieta competente
Historicamente, os Karachais não comiam forragem. A base da dieta é grama, feno, silagem, vegetais frescos e farinha de carne e ossos.Certifique-se de incluir sal de cozinha no cardápio diário do seu animal de estimação. A quantidade de ração e a proporção dos ingredientes dependem da idade, do estresse mental e físico dos animais. Para garantir que seus animais de estimação atinjam todo o seu potencial e alcancem a máxima produtividade, forneça e formule adequadamente uma dieta para o gado.
Alimentação principal
Ao manter os animais a pasto, o cardápio dos artiodáctilos inclui aveia, vegetais, legumes e complexos vitamínicos. Ao manter cavalos em estábulos, a dieta principal consiste em ração concentrada, feno e vegetais frescos.
Para melhorar a qualidade e a quantidade do leite, as éguas em lactação são alimentadas com beterraba cozida e batata. Para cavalos que realizam trabalho físico pesado, a quantidade de ração concentrada é aumentada e suplementos nutricionais são adicionados à ração.
Suplementos nutricionais
Atualmente, você pode comprar nas lojas complexos mineral-vitamínicos balanceados prontos para uso para cavalos. Em casa, são usados como suplementos nutricionais para cavalos:
- algas secas;
- giz;
- farinha de carne e ossos;
- gordura de peixe;
- bolo;
- levedura;
- óleo de linhaça;
- urtiga
Importante! Ao preparar uma dieta para animais, lembre-se que um cavalo deve beber até 50 litros de água por dia.
Higiene e cuidados com os cavalos
Para que o cavalo esteja sempre arrumado e saudável, é necessário monitorar cuidadosamente a limpeza e higiene do animal. Os cavalos são lavados regularmente, na estação quente o número de banhos aumenta. A crina e o rabo são lavados com xampu e condicionador, mas não se deve deixar levar por produtos químicos domésticos, pois os animais podem desenvolver alergias ou coceira na pele. Após a lavagem, os animais são secos e penteados com escova macia. Os cascos também precisam ser limpos de sujeira.
Pastoreio
Os cavalos Karachay são animais de espírito livre por natureza.Eles precisam da oportunidade de pastar. Os Karachais são levados para passear no máximo uma hora depois de comer. Quando mantido em ambiente estável e sem atividade física, o tempo de caminhada é aumentado.
Durante o pastejo, os cavalos obtêm uma porção significativa da alimentação, o que reduz significativamente o custo de manutenção dos artiodáctilos, o proprietário só pode complementar os animais com vitaminas e uma pequena quantidade de ração. O pastoreio é realizado tanto no verão quanto no inverno.
Ferradura
Os cascos fortes dos cavalos de montanha não necessitam de ferraduras, basta manter a higiene dos pés e mostrar periodicamente os cascos ao veterinário.
Vacinações e prevenção de doenças
Os Karachais herdaram de seus ancestrais uma forte imunidade e a capacidade de sobreviver em condições desfavoráveis. Mas quando mantidos num estábulo e em contacto regular com outros animais, é necessário vacinar os cavalos contra uma série de doenças perigosas:
- raiva;
- gripe;
- antraz;
- tétano.
Os cavalos precisarão ser desparasitados regularmente e levados ao veterinário. Se aparecerem sinais de doença, os animais são isolados e colocados em quarentena. As medidas de prevenção de doenças incluem o seguinte:
- vacinação de rotina;
- imunização;
- seleção de dieta com complexo vitamínico;
- desinfecção regular de estábulos e utensílios;
- exames por um veterinário;
- higiene animal.
Comichão na pele, perda de apetite, agressividade desmotivada, fezes moles, distensão abdominal, drenagem dos olhos e aumento da temperatura corporal são motivos para o exame dos habitantes do estábulo por um veterinário. Deve-se ter cuidado ao selecionar produtos para animais; os artiodáctilos geralmente sofrem de distúrbios digestivos e envenenamento devido à ingestão de vegetais estragados e sujos.
Sobre fertilidade e reprodução
As éguas da raça Karachay são valorizadas pelos criadores por sua alta fertilidade, enquanto o potro nasce de forma independente, a taxa de sobrevivência do rebanho jovem é de 86%. A melhor idade para cruzamento é de 3 a 4 anos, enquanto a égua é capaz de produzir descendentes viáveis de alta qualidade por 20 anos.
Um macho é capaz de fertilizar até 30 fêmeas por ano, com 90% de chance de cobrir uma fêmea.
Qual é o preço?
Garanhões e éguas da raça Karachay são procurados em competições esportivas, agricultura e criação; são fáceis de treinar e dedicados aos humanos; distinguem-se pela resistência, vitalidade inata e saúde. Por essas qualidades, os representantes da raça são populares em nosso país e no exterior.
O custo de um cavalo reprodutor depende de vários fatores, principalmente pureza da linhagem, idade e pedigree. O custo de um cavalo pode ser afetado pela saúde do animal e pela finalidade a que se destina. Se um cavalo for comprado para trabalho agrícola, seu custo médio será de 75.000 rublos; o custo de um cavalo para exposições será de cerca de 300.000 rublos.
Fatos interessantes
Fatos interessantes sobre a vida e a raça dos cavalos do norte do Cáucaso:
- A raça praticamente desapareceu durante a era soviética, especialmente durante as repressões stalinistas.
- O clã de cavalos Karachay inclui 8 linhas de criação.
- Um cavalo que se perde enquanto pasta é capaz de encontrar o caminho de casa sozinho.
- Os garanhões são capazes de fazer longas caminhadas em montes de neve e terrenos montanhosos.
- Um rebanho de 30 éguas pode ser administrado por 1 garanhão.
- Os cavalos da raça Karachai não esquecem os insultos e o bullying e são capazes de se vingar.
- Em 1996, os cavalos Karachay, junto com as pessoas, conquistaram Elbrus.
Os cavalos Karachay surpreendem com sua resistência e caráter forte. Independência e devoção combinam-se com inteligência e tenacidade. Atualmente, o número de Karachais diminuiu significativamente, porém a raça continua muito procurada tanto por amadores quanto por profissionais em nosso país e no exterior.