Cavalos poderosos e fortes continuam hoje em demanda para trabalhos agrícolas. Principalmente em fazendas localizadas em áreas de difícil acesso. Os maiores cavalos têm força e resistência notáveis e eram indispensáveis na Idade Média entre os cavaleiros. Hoje, várias raças de cavalos de tração pesada, cujos pedigrees se originam de cavalos de guerra medievais, mantiveram sua popularidade e demanda.
Quais são as raças grandes?
Os cavalos de tração pesada mais comuns são os das linhas francesa, belga e inglesa. Raças de cavalos grandes na Rússia começou a ser criado nos séculos XIX e XX. A prática de cruzar cavalos de tração pesada era comum. Ardens e cavalos de tração locais.
Brabançon
O cavalo de tração belga é considerado uma das raças mais antigas. Graças à sua resistência e trabalho árduo, o animal foi ativamente utilizado tanto em fazendas quanto em tropas de cavalaria. Os cavalos têm um temperamento amigável, não são caprichosos na alimentação (mas requerem uma dieta farta) e não necessitam de cuidados especiais. Parâmetros de caminhões pesados: altura na cernelha – 160-175 cm, peso – 800-1000 kg. Características estruturais: corpo compacto com tronco musculoso, garupa forte, pernas curtas. Existem cores: louro, branco, vermelho, vermelho dourado com manchas pretas.
Arden
Os ancestrais da raça foram os cavalos da floresta, durante o processo de seleção foi adicionado o sangue dos cavalos árabes e Brabançons. As peculiaridades da manutenção e má nutrição das pastagens da zona montanhosa das Ardenas contribuíram para o desenvolvimento da resistência dos cavalos curtos. Hoje as Ardenas são criadas por produtores de carne (um cavalo pesa, em média, 1000 kg). Devido à sua natureza calma e trabalhadora, os animais também são utilizados para trabalhos agrícolas e para passeios a cavalo.
Os cavalos da raça Arden distinguem-se por uma constituição muscular maciça (altura na cernelha - 150-165 cm), costas curtas e pernas curtas e fortes com articulações fortes (os boletos têm pêlos). Cores comuns: cinza, ruão, vermelho, louro, louro escuro.
Percheron
A famosa raça foi criada na província francesa de Perche. Animais poderosos demonstravam um bom trote, por isso eram usados para transportar cargas pesadas e enormes carruagens de correio.Os Percherons eram procurados em todo o mundo devido ao seu exterior elegante, extraordinária força e resistência.
Características da raça:
- altura na cernelha – 1,6-1,7 m;
- peso corporal – 700-900 kg;
- Garupa longa e forte, peito profundo e antebraços poderosos, pernas musculosas com tendões fortes, crina espessa e luxuosa.
A cor predominante é o cinza, mas também são encontrados ruões e vermelhos. Os Percherons se distinguem por seu caráter flexível e calmo. Os cavalos são extremamente inteligentes e, portanto, apresentam elevada capacidade de aprendizagem.
Caminhão pesado russo
A raça recebeu registro oficial em 1952 (resultado do cruzamento das Ardenas com cavalos de tração de raças russas). Cavalos curtos e musculosos (altura na cernelha - 150-155 cm) distinguem-se por um temperamento submisso e apresentam excelentes qualidades de tração. Vale ressaltar que o caminhão pesado russo é capaz de puxar uma carga cuja massa é várias vezes maior que o peso do animal.
Os cavalos são despretensiosos na manutenção e distinguem-se pela produtividade do leite. As éguas produzem grandes volumes de leite, a partir do qual são produzidas variedades raras de queijo e kumiss. Os caminhões pesados russos são resistentes ao frio e são indispensáveis ao trabalhar em terrenos irregulares.
Caminhão pesado Vladimir
A raça foi reconhecida como raça pura em 1946 (a base para a seleção foi o pesado inglês Clydesdales). O cavalo de tração Vladimir distingue-se pela sua constituição maciça, altura elevada na cernelha (165-170 cm), cabeça grande com perfil convexo, pernas fortes, crina e cauda grossas. As cores mais comuns são louro, preto ou vermelho.
O caráter do cavalo combina harmoniosamente disposição e atividade equilibradas. Os cavalos têm um bom desempenho no trabalho de campo e são frequentemente usados como veículos puxados por cavalos.Os fãs de passeios a cavalo longos e tranquilos irão apreciar estes cavalos pesados. Por isso, a raça é muito procurada por empresas que oferecem passeios de troika ou passeios a cavalo nos parques da cidade.
Clydesdale escocês
Apesar das grandes dimensões (peso na cernelha - 1,75-1,83 cm, peso - cerca de 1000 kg), os cavalos distinguem-se por um físico harmonioso e um exterior atraente. Características distintivas: corpo grande e musculoso encurtado, pernas enormes e retas, crina e cauda longas e grossas. As cores predominantes são vermelho, louro e ruão. Os animais toleram bem as condições climáticas adversas, mas são sensíveis à umidade.
Amantes cavalos apreciam a raça Clydesdale pela sua disposição flexível, capacidade de trabalho, exterior luminoso. Graças ao seu andar leve, os cavalos são participantes frequentes em demonstrações cerimoniais. A resistência dos cavalos é uma qualidade procurada e valorizada pelos agricultores. Cavalos fortes são indispensáveis em fazendas localizadas em áreas montanhosas.
Condado
Os cavalos da raça britânica distinguem-se pelo alto crescimento - em média 180 cm, chegando às vezes a 219 cm Características corporais: dorso curto e forte, peito largo, pescoço longo e curvo, ombros inclinados. O peso de alguns indivíduos chega a uma tonelada e meia. Existem cores diferentes: cinza, ruão, louro, preto, vermelho. Uma vantagem especial da raça é a combinação orgânica das qualidades de trabalho dos cavalos de corrida e dos cavalos de tração pesada. Shires são participantes populares em todos os tipos de competições. Cavalos ativos aprendem facilmente a montar e toleram bem longas caminhadas. Os condados precisam de exercícios regulares. Devido à presença de pelos longos nas patas, as baias dos animais devem ser mantidas sempre secas para evitar doenças.
Importante! Os animais têm uma disposição calma, mas não toleram tratamentos rudes.
Recordistas, famosos por suas grandes dimensões
Físico maciço e grande força são as principais vantagens dos cavalos de tração. Esses animais sempre atraem o interesse dos criadores de cavalos e do público. Os cavalos mais famosos do mundo:
- O detentor do recorde invencível continua sendo um cavalo de tração pesada da Shire chamado Mammoth (nascido Sampson). O cavalo único pesava 1.520 kg, altura na cernelha – 2,19 m;
- da raça Brabançon, o garanhão Brooklyn Tallest ficou famoso com os seguintes parâmetros: peso 1.451 kg, altura na cernelha - 1,98 M. Para ferrar o cavalo foram utilizadas ferraduras com diâmetro de 35,5 cm, pesando 3,4 kg (cada);
- entre os Percherons, o garanhão Marrocos assumiu a liderança (peso – 1285 kg, altura na cernelha – 215 cm);
- O Condado chamado Digger também é famoso. O famoso cavalo pesa 1.200 kg, sua altura na cernelha chega a 198 cm.
O cavalo de tração mais pesado é o Brabançon Big Jake com peso de 2.600 kg. O gigante tem 217 cm de altura na cernelha, alguns centímetros atrás do famoso Mamute. Big Jake é convidado frequente de talk shows e participa de apresentações pagas em diversas partes do mundo.
Cavalos de raças fortes e altas têm sido companheiros e ajudantes confiáveis das pessoas desde os tempos antigos. É claro que, no passado, as qualidades de trabalho dos animais eram valorizadas acima de tudo. Os cavalos tinham que ser capazes de suportar bem o esforço físico intenso e as caminhadas de longa distância. Porém, hoje existe grande admiração pela beleza e graça dos animais fortes.