Os cavalos Clydesdale são considerados gigantes do mundo equestre. Esses gigantes, originários da Escócia, ainda são utilizados na agricultura para transportar cargas pesadas. Na década de 70 do século passado, a população mundial diminuiu para quase 900 indivíduos. Hoje, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para reviver as espécies animais outrora populares.
História da raça
A raça Clydesdale foi o resultado do cruzamento de éguas locais com cavalos holandeses. Os garanhões foram trazidos para a Escócia pelo duque Hamilton IV no século XVIII.Animais grandes e fortes eram extremamente populares entre a população. Os animais se distinguiam pela boa saúde e extrema resistência.
Gradualmente, os gigantes se espalharam não apenas na Escócia e na Inglaterra, mas também fora do Reino Unido. Os cavalos foram até incluídos no livro genealógico. Gradualmente, os animais tornaram-se ainda mais poderosos. O desenvolvimento foi influenciado pelo cruzamento regular com raças inglesas de cavalos de tração pesada.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os caminhões pesados escoceses eram muito procurados no exército. Mas com o desenvolvimento do progresso tecnológico e o advento das carruagens sem cavalos, o interesse pelos animais começou a desaparecer. Os cavalos Clydesdale estão à beira da extinção.
O renascimento da raça foi facilitado por programas adotados em nível estadual e pelo esforço de entusiastas. Agora o número de caminhões pesados aumentou para 5 mil. E na Escócia, os gigantes são considerados valor histórico.
Estilo de vida na natureza
Para criar com sucesso a raça Clydesdale, é importante entender o que afeta a condição dos cavalos na natureza:
- Os animais precisam de ar fresco. Em condições desfavoráveis, a imunidade dos cavalos enfraquecerá. A temperatura ambiente ideal para manter caminhões pesados é de 15 °C.
- A alta umidade leva a doenças.
- A luz solar é vital para os gigantes. Os raios ultravioleta ajudam a combater micróbios, absorver vitaminas e ativar processos fisiológicos. Mas o calor extremo pode causar insolação. Portanto, é importante organizar áreas sombreadas para relaxar em climas quentes.
- É mais fácil para os cavalos Clydesdale ficarem sem comida, mas eles precisam beber bastante líquido regularmente.
A combinação de todos os fatores terá um efeito benéfico na saúde animal.
Descrição e características do cavalo Clydesdale
Uma característica distintiva da raça é o grande tamanho do cavalo. A altura de um garanhão adulto chega a 1,8 metros e o peso se aproxima de 1 tonelada. A forma dos Clydesdales é harmoniosa. Características distintas:
- Os cavalos de tração têm cabeça alongada, narinas alargadas e testa grande.
- O corpo musculoso é ligeiramente encurtado, as pernas retas são decoradas com frisos exuberantes.
- Os escoceses podem ostentar uma crina luxuosa e uma cauda longa e espessa.
- A cor dos cavalos é louro com manchas. Espécimes de cor vermelha e ruão são frequentemente encontrados. As variedades cinzentas são consideradas uma rara exceção.
Os animais são calmos e bem-humorados. Os criadores de cavalos chamam Clydesdales de fleumático. Sua aparência brilhante faz com que os cavalos sejam atraídos para participar de desfiles e críticas da guarda real. Cavalos aristocráticos costumam acompanhar as excursões da nobreza.
Vantagens e desvantagens
Os criadores usam animais grandes e resistentes como melhoradores de outras raças. O sangue de incansáveis imigrantes da Escócia permitiu refinar as qualidades dos trotadores e dos cavalos de tração.
As vantagens da raça são óbvias.Os caminhões pesados continuam a ser usados na agricultura. Animais resistentes são especialmente úteis em áreas montanhosas e florestas, onde não é possível usar equipamentos especiais.
Manutenção e nutrição
A alta umidade e a umidade têm um efeito negativo nos cavalos. As más condições de vida muitas vezes causam doenças. No estábulo aconselham até instalar um termômetro e monitorar o microclima na baia. Em regiões frias, os currais devem ser isolados e, se necessário, instalar um sistema de aquecimento.
Para manter a raça Clydesdale, escolha um quarto espaçoso. Os pisos são cobertos com palha ou serragem. Cuidados com cavalos:
- Caminhadas diárias ao ar livre.
- Inspecionar e limpar os cascos após o exercício.
- No verão, nade pelo menos 2 vezes por semana.
- Escovação regular da crina e cauda.
Clydesdales precisam de muitos líquidos para beber. A norma é consumir 70 litros de água por dia. A dieta consiste em verduras frescas no verão e feno no inverno. Grãos, assim como vegetais e frutas são adicionados à dieta. De tempos em tempos, os cavalos podem comer açúcar em pequenas quantidades. Os suplementos vitamínicos são benéficos para os animais.
Criação e reprodução
A época do acasalamento geralmente é escolhida na primavera ou início do verão. Então o potro nascerá na próxima estação quente. As crianças beneficiam do sol e da abundância de vegetação fresca. Para o acasalamento, escolhe-se uma égua maior que o garanhão.
Animais a partir dos 3 anos, quando o processo de puberdade se completa, são aptos para reprodução. A reprodução ocorre naturalmente e por meio de métodos de inseminação artificial.
Doenças
Como outras raças de cavalos, os Clydesdales são suscetíveis a várias doenças.As lesões mais comuns são o trato intestinal e problemas nos cascos e articulações. Um animal doente pode ser identificado por um comportamento inquieto, uma queda acentuada na atividade e pelo opaco.
Para fazer um diagnóstico correto, a temperatura e o pulso são verificados. Se necessário, o sangue é enviado para exames. É melhor deixar os métodos de tratamento para um veterinário. Cada cavalo desenvolve a patologia de forma diferente.
Grande, resistente e ao mesmo tempo linda raça de cavalo Clydesdales já estavam à beira da extinção. Os caminhões pesados escoceses foram preservados graças aos esforços dos entusiastas. Os animais são valorizados em todo o mundo.