Muitas pessoas estão interessadas em saber como cuidar de um cavalo. Para que um animal cresça e se desenvolva, ele deve receber condições ideais. Ao mesmo tempo, é necessário seguir as regras de higiene, optar por uma alimentação balanceada e se engajar na prevenção de doenças. A comunicação e o treinamento do animal não são de pouca importância. Somente uma abordagem integrada o ajudará a ter sucesso na criação de seu animal de estimação.
- O que você precisa saber antes de comprar um cavalo
- Custos de manutenção planejados
- Regras básicas para manter animais
- Requisitos para instalações e manutenção de estábulos
- Escolhendo a melhor opção para manter um cavalo
- Alimentando
- Dieta básica
- Suplementos Recomendados
- Regime de bebida
- Remoção de estrume
- Cuidado e higiene
- Limpeza diária
- Corte de cabelo e cuidados com crina e cauda
- Limpando os cascos
- Como cuidar dos seus dentes
- Tomando banho
- Comunicação e treinamento
- Pastar e caminhar
- Observação por um veterinário: vacinas e tratamentos veterinários
- Características da manutenção de cavalos no inverno
O que você precisa saber antes de comprar um cavalo
Os iniciantes são aconselhados a consultar um veterinário antes de comprar um animal. Nesse caso, o médico deve informar definitivamente a finalidade da compra do animal. Você terá que examinar cuidadosamente o animal na barraca e perguntar ao vendedor sobre doenças ou problemas de saúde. Ao comprar, você precisa fazer as perguntas certas. Para garantir o cuidado adequado dos cavalos, há muitos recursos a serem considerados.
Definitivamente, você deve perguntar sobre o motivo da venda, a intensidade do treinamento e a disponibilidade de vacinas. Maus hábitos, facilidade de corte, limpeza e outros cuidados não são de pouca importância.
Custos de manutenção planejados
Possuir um cavalo envolve custos significativos. Os criadores de cavalos iniciantes devem se familiarizar com os custos da alimentação:
- Aveia - 90 quilos do produto custarão 500 rublos.
- Farelo - uma sacola pode ser comprada por 400 rublos.
- Feno - 350 quilos de produto custam 350 rublos.
- O suplemento vitamínico custará aproximadamente 1.500 rublos.
- Palha - custará cerca de 3.000 rublos.
De acordo com estimativas aproximadas, manter 1 cavalo em um estábulo custará de 10 a 11 mil rublos. Este valor não inclui serviços veterinários, medicamentos e vacinas.
Regras básicas para manter animais
Para que o animal se desenvolva normalmente e não adoeça, vale a pena estudar as instruções para mantê-lo em casa particular.
Requisitos para instalações e manutenção de estábulos
Como regra geral, é recomendado manter os cavalos dentro de casa no inverno e fora de casa no verão. Para tanto, são utilizados celeiros e estábulos.O celeiro é uma sala quente e seca adequada para 1-2 animais. É bem possível construí-lo na dacha. Os estábulos são necessários para abrigar um grande número de animais.
Deve ser feita uma baia no estábulo, que é destinada à limpeza, alimentação e descanso do animal. Além disso, barracas podem ser fornecidas nas instalações. São compartimentos para residência permanente de cavalos. Para raças de corrida, o tamanho mínimo deve ser 3,6 x 3,6 metros. Éguas com potros necessitam de mais espaços abertos.
As paredes das baias devem ser feitas de materiais duráveis. Sua altura deve chegar a 1,5 metros. Isso permite que os animais se vejam. Além disso, esta opção de organização do ambiente proporcionará ventilação adequada e um nível de iluminação suficiente. As portas devem ser deslizantes ou articuladas. A largura deve ser de 1,2 metros. Definitivamente, você deve usar travas. A largura das passagens no estábulo deve ser de pelo menos 3 metros.
Recomenda-se fazer pisos de concreto. Eles também podem ser feitos de pedras de pavimentação ou pedra. Na ausência de ralos, vale a pena cuidar bem do seu animal. Isso ajudará a evitar o cheiro de amônia. Pisos duros são mais fáceis de desinfetar, mas são duros para os pés. Para evitar o aumento de cargas, são colocados tapetes de borracha sob a cama. Recomenda-se fazer forrações com palha, pellets de madeira ou aparas de árvores coníferas, livres de poeira e mofo.
Os tetos devem ter pelo menos 2,5 metros. Isso permitirá que os animais levantem a cabeça normalmente. Os fios devem ser protegidos de roedores. É importante fornecer janelas para a luz do dia. Eles também fornecerão ventilação natural.
Escolhendo a melhor opção para manter um cavalo
Existem várias maneiras de manter os cavalos em casa. Nesse caso, vale levar em consideração o clima, a alimentação e outras opções. Os sistemas mais populares incluem o seguinte:
- Rebanho - era usado pelos nômades. O método é considerado o mais natural, pois está próximo do ambiente natural. O método é considerado barato e ecologicamente correto. Vale a pena fazer abrigos para alimentação.
- Estável - neste caso, os cavalos vivem em instalações especiais. De tempos em tempos eles são liberados para caminhar em áreas cercadas.
- Rebanho-pasto - indicado para regiões de climas frios. No verão, os cavalos devem ser mantidos para passear e, no inverno, transferidos para um estábulo.
Alimentando
Para que os cavalos se desenvolvam normalmente e não adoeçam, eles devem receber uma dieta adequada e balanceada.
Dieta básica
O principal alimento do cavalo é a grama. Em boas pastagens, os animais podem obter tudo o que precisam. O agravamento das condições climáticas ou das características do solo afeta negativamente as propriedades da grama. Porque em dieta de cavalo Vale a pena introduzir outros alimentos.
Recomenda-se dar feno ao animal. Consome em média 15 quilos desse produto por dia. É importante usar feno de alta qualidade com uma rica cor verde. Não deve apresentar vestígios de poeira ou mofo, pois pode causar doenças pulmonares.
Suplementos Recomendados
A dieta de um cavalo pode incluir aveia ou milho. Também é permitido dar-lhe misturas concentradas. Eles contêm cereais, farelo e componentes minerais. Recomenda-se que este alimento seja incluído na dieta de animais de trabalho ou debilitados. Os cavalos precisam de sal. Este produto é vendido na forma de blocos que vêm em diversas cores. Os brancos incluem sal de cozinha, os marrons - componentes minerais, os azuis - sais de iodo e cobalto.
Regime de bebida
Recomenda-se dar água ao cavalo 2 vezes ao dia. A necessidade de água depende da saúde, tamanho, carga e ração utilizada. Também é influenciado pelo fator sazonal. A desidratação representa um grande perigo para o animal e pode até causar a morte. Para dar água ao seu cavalo, você deve usar água doce. É melhor usar líquido corrente. A água suja pode causar infecção por vírus ou microorganismos bacterianos.
No exterior, recomenda-se fornecer água em calhas ou instalar bebedouros automáticos. Definitivamente, os recipientes devem ser limpos e enxaguados. Se um animal bebe de fonte natural, é importante ter certeza da qualidade da água. Bebedouros automáticos são instalados nos estábulos. Também é permitido o uso de baldes. Você não deve dar água ao seu cavalo imediatamente após o trabalho ou treino - é recomendável esperar 1 hora após o exercício.
Remoção de estrume
Recomenda-se retirar o estrume todos os dias. Se você não fizer isso, seus animais de estimação ficarão sujos rapidamente. A presença de esterco no estábulo aumenta o risco de desenvolvimento de patologias e causa desconforto aos cavalos. Você pode remover o estrume usando um garfo, escova, pá ou maca. Antes da limpeza, os animais devem ser retirados das instalações.
Cuidado e higiene
O cuidado adequado dos cavalos inclui o cumprimento estrito das regras de higiene. Portanto, é recomendável limpar e dar banho sistematicamente no animal.
Limpeza diária
Recomenda-se escovar os cavalos ao ar livre. Neste caso, o animal deve estar amarrado. Recomenda-se começar a escovar o cavalo pela esquerda e por cima. Primeiro você deve tratar sua cabeça. É melhor limpar os pés no final. Após finalizar o trabalho com raspadores e escovas, o cavalo deve ser limpo com um pano.
Corte de cabelo e cuidados com crina e cauda
À medida que a crina fica suja, são realizados procedimentos de água. Para isso você deve usar shampoos especiais.Condicionadores também devem ser usados. Após a lavagem, recomenda-se pentear a crina e deixar secar.
Limpando os cascos
Após o trabalho e treinamento, os cascos devem ser examinados. Após o exercício, recomenda-se regar as pernas do animal com água fria e tratá-las com compostos gordurosos. É importante limpar os cascos da terra e do esterco. Isso deve ser feito com crochê com o máximo de cuidado possível. Se necessário, o cavalo deve ser ferrado. Este procedimento deve ser realizado por um especialista.
Como cuidar dos seus dentes
Um especialista deve verificar o estado dos seus dentes. Recomenda-se ligar para ele em intervalos de seis meses. A presença de problemas pode ser suspeitada pelos seguintes sinais:
- a comida não pode ser mantida na boca;
- o animal morde o pedaço;
- o cavalo mastiga a comida lentamente;
- tensiona suas costas.
Tomando banho
Recomenda-se dar banho no animal no verão, com água morna. Se você tem medo de água, é recomendável lavar seu cavalo com mangueira. No início você deve usar pressão baixa e depois torná-la mais forte. Primeiro você deve lavar o cavalo, depois escová-lo e despejar água morna para tirar a espuma. Por fim, seque o animal com uma toalha felpuda.
Comunicação e treinamento
Para fazer amizade com um cavalo, você deve tratá-lo com o maior respeito. É proibido levantar a voz, gritar ou bater nela. Os animais são considerados muito tímidos. Portanto, ao entrar no estábulo, vale a pena conversar com eles.
No entanto, é proibido fazer o seguinte:
- contorne o cavalo por trás;
- Vire a direita;
- leve a mão aos dentes;
- tente rastejar sob o estômago;
- solte as rédeas ao conduzir seu animal de estimação para fora do estábulo.
Pastar e caminhar
As regras de caminhada dependem da finalidade de manter o animal. Se o animal for mantido para trabalhos agrícolas, recomenda-se passear com mais frequência.Ao mesmo tempo, o treinamento pesado é proibido para o animal.
Ao passear com um animal, é recomendável seguir estas regras:
- Deixe se acostumar com a temperatura. Caso contrário, o cavalo pode pegar um resfriado.
- Para evitar a atrofia muscular, você deve passear com o cavalo pelo menos 3 vezes por semana.
- A duração da caminhada deve ser de no mínimo 2 horas.
- Depois disso, é recomendável limpar o animal, verificar os cascos e examinar as patas.
Recomenda-se pastar seu cavalo em um pasto com bastante grama exuberante. Ao mesmo tempo, não deve haver arbustos duros ou ervas daninhas.
Observação por um veterinário: vacinas e tratamentos veterinários
Na ausência de cuidados adequados, existe o risco de desenvolver diversas patologias - infecciosas, dermatológicas, parasitárias. Os cavalos sofrem de mormo, antraz e tuberculose. Também existe o risco de tétano, raiva e leptospirose. Estas são as patologias mais perigosas que podem causar a morte.
Para evitar problemas, os animais de estimação devem definitivamente ser vacinados. Duas vezes por ano você terá que lidar com a prevenção de helmintíases.
Características da manutenção de cavalos no inverno
Durante o período de frio, cuidar dos animais tem certas características. No inverno, é especialmente importante monitorar a saúde de seus animais de estimação. Correntes de ar, umidade e água fria levam ao enfraquecimento do sistema imunológico. Se o cavalo for de montaria, recomenda-se montá-lo no mínimo 4 a 6 horas por semana. Graças a isso, ela não perderá o hábito da atividade física. É permitido pedalar em campo, sob uma cobertura. No entanto, é proibido caminhar sobre gelo ou áreas congeladas. Se um cavalo escorregar, isso causará consequências perigosas.
A comida e a água devem estar à temperatura ambiente. Não é recomendado dar ao animal comida muito fria ou gelada.O freio e outros dispositivos devem ser aquecidos. Em dias frios lá fora, recomenda-se o uso de um cobertor.
Cuidar de um cavalo tem vários recursos. Para que o animal se desenvolva normalmente e não adoeça, é necessário que ele tenha condições adequadas no estábulo e escolha uma alimentação balanceada. Definitivamente é recomendado caminhar e pastar o animal. A vacinação oportuna não é de pouca importância, o que ajudará a evitar o desenvolvimento de patologias perigosas.