Os indicadores de temperatura e pulso e a frequência respiratória do gado estão normais, gráfico TPD

Dados sobre temperatura, pulsação e respiração do gado podem dizer muito a um proprietário atento sobre a saúde do gado. O monitoramento desses parâmetros é necessário caso o comportamento habitual das vacas mude ou sejam descobertos indivíduos doentes no rebanho. Os proprietários de animais precisam saber quais deveriam ser os indicadores normais e como eles mudam dependendo do sexo e da idade.


Comportamento e atividade mental são normais

A saúde de uma vaca pode ser avaliada por sua aparência e comportamento.Normalmente os animais são calmos, têm bom apetite e gostam de sair para passear. Se o animal estiver muito excitado, gemer lamentavelmente, brigar na baia, ou ficar muito apático, deitar, se recusar a comer ou beber, é necessário chamar um veterinário.

A condição dos animais é avaliada de acordo com vários critérios:

  1. Aparência. A vaca deve ter olhos claros e nariz seco e fresco. Um andar uniforme e costas retas indicam ausência de problemas nos cascos, articulações e cicatrizes. Lã limpa e brilhante significa manutenção e nutrição adequadas.
  2. Chiclete. A perda de gengiva é um sintoma alarmante. Normalmente, as vacas mastigam de 7 a 10 horas por dia; menos tempo indica doença animal ou má nutrição.
  3. Ao examinar a vaca por trás, a condição do úbere e do rúmen é determinada. Uma vaca leiteira saudável tem úbere simétrico e rúmen ligeiramente saliente no lado esquerdo.
  4. Úbere. Deve ser elástico, sem arranhões, papilomas, selos ou inchaço. Certifique-se de inspecionar os mamilos antes da ordenha. A maciez dos mamilos e a ausência de vermelhidão indicam a saúde do animal.
  5. O comportamento da vaca depende do estado dos cascos e das articulações. Se ela ficar reta e calma enquanto come, significa que suas pernas não estão doloridas.

Além disso, um proprietário atento deve monitorar a temperatura, o pulso e a frequência respiratória do gado.

temperatura da panturrilha

Qual deveria ser o pulso de uma vaca?

O pulso varia dependendo do sexo e da idade do animal. Em bezerros recém-nascidos (até 14 dias), a frequência cardíaca é alta - 100-140 batimentos por minuto. À medida que envelhecem, diminui: para bebês de 3 meses a um ano, o pulso é normal - 70-100 batimentos por minuto. Para uma vaca, a norma é de 50 a 80 batimentos; para um touro, o coração bate com menos frequência - 50 a 60 batimentos por minuto.A pulsação é influenciada por fatores externos: se o animal estiver assustado ou superaquecido, a frequência cardíaca aumenta.

Especialista:
Importante: é preciso levar em conta que a vaca é um animal carinhoso, uma mudança no ambiente habitual, uma mudança no tratamento dos donos pode causar forte estresse e provocar aumento da frequência cardíaca.

Uma pulsação elevada sem motivo aparente indica que o animal está doente. Podem ser doenças infecciosas, problemas cardíacos; você deve entrar em contato com seu veterinário.

A respiração é normal

A frequência respiratória diminui à medida que o animal envelhece. Os bezerros pequenos respiram com mais frequência do que os animais adultos. As vacas grávidas respiram com mais frequência do que as vacas leiteiras. Pode tornar-se mais frequente devido ao estresse ou superaquecimento. Acontece que a respiração rápida é um sinal de doença animal. Pode acompanhar vários tipos de pneumonias e doenças infecciosas, principalmente se houver aumento de temperatura. O aumento da respiração é observado quando o gado superaquece em clima quente; esta é uma forma natural de termorregulação. A respiração acelera se a vaca caminha ou corre rapidamente, sob a influência do medo, quando o animal sente dor.

Normalmente, a frequência respiratória de uma vaca é de 15 a 30 respirações por minuto, para touros - 15 a 25 respirações, para bezerros de até 14 dias - 30 a 50 respirações por minuto, para bezerros de 3 a 12 meses - 25 a 45 respirações.

Agricultores experientes observam que se o animal estiver saudável, a produtividade da vaca pode ser avaliada pela sua frequência respiratória. A maior produção de leite é típica de vacas com alta taxa metabólica, a frequência respiratória neste caso também será alta, cerca de 30 movimentos respiratórios por minuto. Quando um animal está doente, é elaborado um gráfico que mostra diariamente a temperatura, o pulso, a frequência respiratória e as características comportamentais da vaca.Isso nos permite julgar a dinâmica do tratamento.

bezerro

Qual é a temperatura normal

O aumento da temperatura é um dos sinais mais importantes de doenças animais. Qual é a temperatura normal para vacas? - Esta é uma pergunta que os agricultores novatos fazem frequentemente. O indicador depende da idade do animal: para uma vaca adulta, a norma será 37,5-39,0 °C. Para bezerros de até 2 semanas - 38,5-40,0 °C, para bezerros de 3 meses a 1 ano - 38,5-39,5 °C. Um aumento na temperatura é observado:

  • em caso de intoxicação em pasto;
  • desenvolvimento de doenças infecciosas;
  • processos inflamatórios no corpo do animal (mastite, inflamação das articulações);
  • erros de manutenção e nutrição;
  • complicações após o parto.

Um aumento nas leituras para +41 °C sinaliza uma forma aguda da doença. Uma diminuição da temperatura (ao mesmo tempo em que as orelhas da vaca ficam mais frias) é observada durante a paresia do parto. Em cada um desses casos, é necessária a ajuda de um veterinário.

O animal doente é isolado do resto do rebanho e o TPD (temperatura, pulso, respiração) deve ser registrado. Se vários animais do rebanho apresentarem os mesmos sintomas, avise o serviço veterinário distrital.

temperatura do gado

Como medir o desempenho de um animal

Para medir o pulso de uma vaca ou bezerro, você precisa colocar a palma da mão na região subescapular e contar o número de batimentos cardíacos. A segunda forma: medir a frequência cardíaca pela veia jugular do pescoço do animal. A frequência respiratória é determinada contando o número de respirações que uma vaca faz por minuto.

A temperatura dos animais é medida pelo método retal. O animal está firmemente amarrado. É retirado um termômetro de mercúrio ou eletrônico, tratado com álcool e depois com vaselina, e inserido no ânus do animal a uma profundidade de 2 a 3 centímetros. Tempo de medição de temperatura: termômetro de mercúrio - 6 minutos, eletrônico - 1 minuto.Após a retirada, o termômetro é lavado com água e sabão e enxugado com solução de álcool.

Razões para desvios das normas

Alterações na frequência cardíaca e na frequência respiratória podem ser causadas por vários fatores:

  • corrida rápida;
  • estresse;
  • superaquecimento

Esses indicadores mudam para vacas prenhes. Se o pulso rápido e a falta de ar forem acompanhados por um aumento na temperatura, você definitivamente deve chamar um veterinário, pois estes podem ser os primeiros sintomas de doenças infecciosas perigosas: pneumonia, febre aftosa, brucelose.

Nos casos em que aparecem febre e respiração rápida após o parto, são possíveis endometrite e outras complicações ginecológicas. A temperatura pode aumentar ao consumir ração de baixa qualidade (podre ou congelada), caso em que as vacas apresentam inflamação ruminal, acompanhada de diarreia.

O monitoramento sistemático do pulso, respiração e temperatura dos animais permite perceber mudanças em seu estado com o tempo e prevenir o desenvolvimento de formas agudas de doenças. O cuidado cuidadoso e a atenção aos animais certamente resultarão em alta produtividade.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim