A temperatura corporal é um critério pelo qual se pode julgar a saúde de um animal. Normal indica que não ocorrem alterações patológicas no corpo; um aumento ou diminuição indica o início de uma doença ou condição patológica. Vejamos a temperatura corporal normal de uma vaca, de um adulto e de um bezerro, por que ela muda, como medi-la e como trazê-la de volta ao normal.
Temperatura corporal normal das vacas
Eles são diferentes em animais adultos e bezerros. Nos animais jovens mudam com a idade, nas vacas e touros estabilizam.
Em animais adultos
A temperatura normal para o gado é considerada entre 37,5 e 39 °C. São aceitáveis pequenos desvios para cima ou para baixo, que são explicados pelas características individuais do corpo. Você pode medir a temperatura de uma vaca usando um termômetro veterinário.
Idade dos animais | Temperatura |
A partir de 1 ano | 37,5-39˚С |
Em bezerros
As leituras da temperatura corporal em bezerros jovens diferem daquelas típicas de animais adultos. Eles também variam dependendo da idade do bezerro. Após o parto, a temperatura pode cair enquanto o bezerro seca.
Idade da panturrilha | Temperatura |
2-6 semanas | 38,5-41°C |
Até 2 meses | até 40,2°C |
Até 1 ano | até 40ºC |
Desvios de 1 °C ou mais podem indicar o desenvolvimento de um processo patológico.
Possíveis razões para o aumento
A temperatura pode aumentar devido a doenças, doenças infecciosas e outras e envenenamento. Em vacas que já pariram, seu aumento pode ser observado devido a complicações após o parto. Um aumento pode ser consequência de cuidados inadequados com os animais.
Envenenamento
As vacas têm mau gosto por comida, por isso podem comer plantas e alimentos que são venenosos para elas. O aumento da temperatura normal é um dos sinais de intoxicação, junto com diarreia, depressão, mudanças de comportamento e diminuição da atividade física. Assim que o envenenamento for descoberto, você deve entrar em contato imediatamente com um veterinário. O veneno pode matar um animal em poucas horas.
Nutrição pobre
O aumento pode ser causado pela alimentação de má qualidade fornecida às vacas. Bactérias e fungos entram no corpo do gado, cujas toxinas provocam aumento da temperatura. Também são observados distúrbios digestivos, mas a morte do animal geralmente não ocorre.
Uma reação na forma de aumento da geração de calor nas vacas pode ser devido à introdução de alimentos ou aditivos desconhecidos na dieta, devido ao estresse durante o transporte ou à interrupção do regime de caminhada.
Doenças
Infecções que entram no corpo, bactérias e vírus, tornam-se agentes causadores de doenças perigosas. A temperatura aumenta como resultado da resposta imunológica do corpo aos processos inflamatórios. Doenças em que isso ocorre: leucemia, leptospirose, pneumonia, brucelose, febre aftosa, peste.
Complicações após o parto
As doenças pós-parto também podem causar essa reação no corpo. Muitas vezes este é um sintoma de endometrite, paresia ou mastite. São doenças graves que podem levar a complicações e até à morte do animal.
A hipertermia é explicada por lesões no canal do parto e inflamação que ocorre após o parto e retenção da placenta.
A mastite se desenvolve em vacas leiteiras, a inflamação concentra-se no úbere, mas a temperatura pode aumentar em todo o corpo. O motivo são estreptococos e estafilococos que entram nos dutos de leite abertos.
Razões para a queda da temperatura
As causas da hipotermia, ou diminuição da temperatura corporal, em vacas podem variar. Pode ser hipotermia (uma diminuição é registrada uma vez), enfraquecimento como resultado de patologias graves. Uma diminuição pode ser causada por desidratação, enterite ou perda grave de sangue.
Para saber por que a temperatura de uma vaca caiu, é preciso saber se ela foi exposta à hipotermia, se apresentava doenças ou condições caracterizadas por diminuição do nível de termorregulação.O grau de hipotermia pode ser determinado pelos sintomas:
- leve – sonolência, tremor, fraqueza;
- moderado – bradicardia, hipotensão, diminuição da frequência e profundidade respiratória, estupor, rigidez muscular;
- forte – pupilas dilatadas, coma, respiração deprimida, frequência cardíaca lenta.
A hipotermia associada à depressão do sistema nervoso central deve ser diferenciada de hipoglicemia, doenças tumorais, desequilíbrio hídrico-mineral e patologias cerebrais.
Como abater
Uma vez estabelecidas as causas da hipertermia, o tratamento pode começar. As vacas recebem antibióticos, antiinflamatórios, antipiréticos, vitaminas e recebem bastante água.
Porém, ao tentar eliminar a hipertermia, é preciso lembrar que deve-se eliminar a causa, não as consequências.
Além disso, ao baixar a temperatura, você pode piorar a situação, pois aumentar a temperatura é uma função protetora do corpo, com a qual ele tenta combater vírus e bactérias. Portanto, só é possível baixar a temperatura após o diagnóstico do veterinário e a prescrição do tratamento. A duração e intensidade da terapia são determinadas pelo médico com base no estado atual do animal.
Como medir a temperatura
Vários instrumentos são usados para medição. São utilizados tanto em clínicas veterinárias quanto em casa. Um método comum é inserir um termômetro no reto. Os termômetros podem ser de mercúrio ou eletrônicos. Apesar do custo mais elevado, o tipo eletrônico torna as medições mais precisas e também é seguro para humanos e animais.
O processo de medição pode ser dividido em etapas:
- desinfecção de instrumentos - limpeza com cotonete embebido em álcool;
- lubrificação com vaselina ou outro meio para facilitar a inserção no reto;
- inserção do dispositivo 2-3 cm na cavidade intestinal.
Para fazer as medições, o termômetro é mantido no corpo da vaca por 6 a 8 minutos. – mercúrio e 1 min. – eletrônico. Após a conclusão do procedimento, o instrumento é limpo com água e sabão e novamente desinfetado com álcool. A região anal da vaca é tratada com um anti-séptico. Na hora de medir, é preciso lembrar que alguns animais ficam nervosos durante o procedimento e podem ser agressivos. Portanto, você precisa trabalhar com vacas seguindo as precauções de segurança.
Durante o tratamento, as medições podem ser feitas 3-4 vezes ao dia até que o animal se recupere. Após sua conclusão, você pode medir 1 a 2 vezes ao dia durante 2 a 3 semanas. Isto é necessário para evitar a possibilidade de recaída da patologia.
Se a temperatura corporal do gado estiver normal, o animal está saudável. Se houver desvios para cima ou para baixo, é um sinal de que estão ocorrendo alterações patológicas no corpo do gado e ele precisa de tratamento. É por isso que medir e monitorar essa função corporal é tão importante. Às vezes, a vida de uma vaca ou bezerro depende da oportunidade do tratamento.