Entre as muitas raças ocidentais, a Holandesa é uma das melhores em termos de produção de leite e produtividade de carne. A raça de vacas Holstein é valorizada por agricultores de todo o mundo pelo leite de alta qualidade, produção diária recorde de leite e boa saúde. No entanto, os holandeses são caprichosos nos seus cuidados, o bem-estar do animal deteriora-se e a produção de leite é significativamente reduzida quando o proprietário não cumpre as condições de detenção.
História e descrição
Holstein é uma raça bovina de origem holandesa. Apareceu em 1852.A raça foi criada e difundida pelo criador americano Winsrop Chenery, nos EUA as vacas holandesas são as mais difundidas. Inicialmente, a raça era chamada de Holstein-Friesian, seus representantes apresentavam cores exclusivamente manchadas de preto e branco, com o tempo surgiram indivíduos vermelhos e brancos. Desde 1983, a raça é chamada simplesmente de Holstein.
Na América, as atividades de criação foram e continuam a ser realizadas com o objetivo de melhorar a produtividade do leite e da carne dos Holandeses. Os criadores estão trabalhando para aumentar o físico dos animais, na esperança de aumentar a produção de leite.
As características externas da raça Holandesa são mostradas na tabela.
Altura na cernelha | Fêmeas – 142-145 cm, machos – 150-160 cm |
peso | fêmeas – 650-750 kg, machos – 1000-1200 kg |
cabeça | formato grande e clássico, em um pescoço de tendão |
tronco | alongado, quase triangular quando visto de lado, magro, com músculos subdesenvolvidos e esqueleto fino, o peito é estreito, profundo |
chifres | curto |
membros | longo, com articulações bem desenvolvidas e cascos largos e altos |
lã | curto |
cor | preto e branco, manchado, menos frequentemente vermelho e branco |
Características da raça Holandesa
A raça holandesa preta e branca é do tipo leiteira, mas se caracteriza pela boa produção de carne. A raça Holstein-Friesian é extremamente sensível à qualidade da manutenção e alimentação. A produção de leite depende desses fatores. As condições climáticas também afetam a produção de leite. Quanto mais ameno e quente o clima, mais produtivas são as vacas.
Em média, as vacas produzem 8.500 litros de leite por ano com teor de gordura láctea de até 3,7%.Em Israel, a produção anual de leite nas grandes fazendas chega a 10 mil litros, nos EUA - 9 mil, na Rússia não ultrapassa 7,5 mil. Na agricultura privada, são recebidos de 6 a 7 mil litros por vaca por ano.
As vacas holandesas são adequadas tanto para ordenha manual quanto para uso em máquina de ordenha. A peculiaridade da produtividade da raça é que as vacas pretas e brancas produzem, em média, 2 vezes mais leite que suas parentes vermelhas. A produtividade anual dos animais de estimação vermelhos não ultrapassa 4.500 litros.
O peso de abate chega a 55% do peso corporal do touro. Os bezerros recém-nascidos pesam 35-45 kg. Com um ano de idade, com cuidados e alimentação adequados, o touro chega a pesar 800 kg. Não é mais lucrativo manter o animal. Se o touro não se destina a eventos de reprodução, é enviado para abate. Os touros holandeses são frequentemente cruzados com vacas de outras raças para produzir descendentes com maior produtividade.
Vantagens e desvantagens
Sutilezas de manutenção e cuidado
As vacas holandesas não devem ser mantidas em ambientes fechados ou em estado sedentário. É necessário organizar uma área de passeio para o gado.A caminhada diária melhora o metabolismo e a digestão, o que tem um efeito positivo na quantidade de leite produzido.
O tamanho da área de caminhada é feito de forma que haja 20 m por indivíduo.2. Uma cobertura é construída sobre o local para proteger os animais do sol escaldante e das chuvas. Certifique-se de instalar bebedouros nos quais deve haver água o tempo todo. Eles levam o gado para passear todos os dias por 2 a 3 horas, mas somente quando não há tempestade, vento forte ou gelo. As fêmeas grávidas não são liberadas 3 dias antes do parto.
Um celeiro de madeira é indesejável, é melhor fazê-lo de tijolo. As vacas holandesas precisam ser mantidas aquecidas e confortáveis. No inverno, é necessário isolamento, pois a produtividade da pecuária é significativamente reduzida pelo frio, e é instalada iluminação adicional.
A temperatura adequada no celeiro é de +5 a +20 °C. A temperatura para animais adultos não deve subir para +23 °C, para bezerros - até +27 °C. A temperaturas inferiores a +5 °C, a vaca Holandesa torna-se improdutiva. A umidade ideal do ar é de 60-70%. O celeiro deve ser ventilado, mas as correntes de ar são inaceitáveis, pois fazem com que as vacas desenvolvam mastite.
Deve haver 20 m por vaca no celeiro2, por bezerro – 10 m2. Os animais não são amarrados, movimentam-se livremente ou são mantidos em baias espaçosas equipadas com comedouros e bebedouros. Para a cama, pegue palha e faça uma camada de 20 cm no chão.Para manter a limpeza, pode-se equipar o celeiro com ralo de esgoto. Em seguida, o piso deve ser colocado ligeiramente inclinado.
O celeiro deve estar sempre limpo. A cama deve ser trocada à medida que apodrece. Remova o estrume 2 vezes ao dia. Lave os comedouros e bebedouros diariamente.Duas vezes por ano, o agricultor deve realizar limpeza geral com desinfetantes.
Dieta
As vacas holandesas são extremamente exigentes quanto à sua dieta. Portanto, sua manutenção nas regiões da Sibéria e do norte da Rússia geralmente termina em fracasso. Nos meses de verão, os animais são alimentados 2 vezes ao dia quando há falta de pasto. Durante os meses de inverno, as vacas são alimentadas 3 vezes ao dia. A dieta de verão é baseada em alimentos verdes, nos quais a concentração de proteínas é de pelo menos 20% do peso. A composição deve necessariamente conter gramíneas forrageiras leguminosas:
- trevo;
- tremoço;
- ervilhas;
- alfafa.
A dieta de inverno é baseada em feno, milho, legumes e grãos, além de farinha. A comida deve ser de alta qualidade. A ração grosseira deve ser 37%, suculenta – 35%, concentrada – 28%. A quantidade de matéria seca é de 5 kg por 100 kg de peso corporal da vaca.
Um menu diário aproximado para uma vaca holandesa adulta no inverno:
- feno – 7 kg;
- silagem – 3 kg;
- palha – 3kg;
- silagem de milho – 15 kg;
- raízes e vegetais – 5 kg;
- concentrados – 3 kg;
- sal – 100g.
Uma vaca bebe 50 litros de água por dia, mais durante o período de lactação. A água é aquecida e aquecida a uma temperatura confortável.
Criação de vacas
Na criação, são levadas em consideração principalmente as características raciais dos touros, já que os bezerros herdam do pai os genes responsáveis pela produção de leite. Os touros holandeses são portadores de excelente material genético, são cruzados com vacas de outras raças para aumentar a produtividade leiteira destas.
A raça Holandesa não é fértil; as vacas não produzem mais do que 3 bezerros em toda a sua vida. O processo de nascimento geralmente prossegue sem complicações.Os bezerros recém-nascidos parecem fortes, atarracados, crescem rapidamente e seguem a mãe.
Quando se trata de cuidar, os bezerros são tão caprichosos quanto os adultos. Antes do parto, a baia deve ser cuidadosamente limpa e desinfetada. A sala precisa manter temperatura e umidade ideais.
O corpo de um bezerro Holandês recém-nascido é suscetível a infecções, portanto o agricultor não deve tocar no bezerro com as mãos sujas.
Doenças
Os Holsteins se distinguem pela boa saúde e atividade física, mas apenas com os devidos cuidados e manutenção. Se os padrões de higiene não forem observados no celeiro, os animais de estimação da raça Holandesa serão afetados por doenças infecciosas. As mais comuns são a necrobacteriose (podridão dos pés) e a leptospirose (febre hídrica), uma infecção bacteriana que afeta órgãos internos de uma vaca. O tratamento é com antibióticos.
Devido às correntes de ar e ao frio, o gado desenvolve mastite. O leite desaparece devido ao estresse, portanto você não deve transportar animais ou fazer barulho perto do celeiro, a menos que seja absolutamente necessário. Holstein é uma raça muito procurada em todos os continentes. A popularidade da raça se deve à sua alta produção de leite e boa produção de carne. Mas a criação de gado Holandês só continua a ser rentável se forem mantidas condições óptimas para a criação dos animais.