As vacas de corte têm sido criadas ativamente desde o século 18, e sua popularidade aumenta a cada ano, à medida que a carne bovina de alta qualidade é constantemente procurada. Principalmente as grandes fazendas estão envolvidas na criação de raças de vacas de corte; é mais lucrativo para os pequenos proprietários privados criar gado de corte e leite. A lucratividade do negócio é alta se os animais receberem cuidados adequados e forem mantidos em condições adequadas.
Características da direção da carne
Na escolha do gado de corte, é preciso levar em consideração as características da raça, determinadas pela sua finalidade e grau de produtividade. O gado produtor de carne é dividido em 3 categorias:
- Bezerros em desenvolvimento intensivo. Imediatamente após o nascimento, eles começam a ganhar peso corporal rapidamente. Com a introdução de alimentos complementares concentrados, o ganho de peso acelera acentuadamente. Os animais são exigentes em termos de condições de vida. A sua carne é de excelente qualidade.
- Desenvolvendo-se lentamente. Os animais não são caprichosos na manutenção, distinguem-se pela excelente saúde e sobrevivem no pasto. O negócio não requer investimentos de caixa significativos. A carne é dietética e contém um mínimo de gordura.
- Uma categoria mista que surgiu através do cruzamento de raças africanas e europeias. Os animais são despretensiosos e adaptados ao clima quente. A vaca rapidamente se torna sexualmente madura.
As vacas de corte diferem de seus parentes leiteiros por sua constituição maciça, massa muscular significativa e produção de leite significativamente menor. O leite da mãe vaca só é suficiente para alimentar um bezerro, embora algumas raças produzam não só carne de alta qualidade, mas também leite.
O gado produtor de carne é alimentado intensivamente de acordo com um esquema específico. Um bezerro recém-nascido pesa de 30 a 35 kg e seu peso corporal caipira aumenta rapidamente. Os bezerros com 18-20 meses de idade são abatidos e 3 meses antes de serem transferidos para baias e alimentação intensiva. O rendimento de abate das raças de maturação precoce chega a 55% e, para os touros mais bem alimentados, é de 60-65%.
As raças mais populares
Há um grande número de raças de gado de corte no mundo, escolher a certa é problemático, pois a produtividade de todas é aproximadamente a mesma. Ao escolher, você deve se concentrar nas características de criação dos animais, nas vantagens e desvantagens da criação e na sua capacidade financeira.
No mundo
Os criadores da Europa Ocidental foram os mais bem sucedidos na criação de raças de carne. Cada raça atende aos requisitos dos criadores e às preferências dos consumidores. Assim, as vacas britânicas têm maturação precoce, as vacas francesas são musculosas e de maturação tardia e sua carne tem pouca gordura.
Tinto estoniano
A raça surgiu no final do século XIX, quando o gado estoniano foi cruzado com animais alemães, e os descendentes resultantes foram acasalados com vacas dinamarquesas. O gado estoniano tem uma constituição atarracada, os touros pesam até 900 kg, as vacas - 500-600 kg. A pelagem é marrom-avermelhada ou vermelha clara.
Chifre curto
Híbrido obtido pelo cruzamento de raças britânicas, holandesas e escocesas. As vacas são lindas, imponentes, com músculos harmoniosos e pelagem vermelha. Um touro pesa até 1.000 kg, uma vaca – até 500 kg.
Nas fazendas russas vaca shorthorn não criou raízes devido à sua seletividade quanto às condições de alimentação e vida e à sensibilidade às condições climáticas desfavoráveis.
Charolês
Raça francesa que produz carne dietética com baixo teor de gordura.Representantes da raça são utilizados como animais de tração, mas a qualidade de sua carne não se deteriora devido a muitos anos de estresse físico. Um touro pode levantar até 2.000 kg, uma vaca – até 800 kg. O corpo é pesado, maciço, os músculos salientes no peito, ombros e quadris. A cor é branca e amarelada.
Vendedores
A raça de carne foi criada no século 19 na vila montanhosa francesa de Salers. Inicialmente as vacas eram vacas leiteiras, seu leite servia para produzir o famoso queijo de mesmo nome. Mas os animais também eram usados como força de tração, o que afetava sua força muscular. Um touro adulto atinge 1.500 kg e chega a 2 m na cernelha. Uma vaca produz até 60 litros de leite por dia.
Britânico
Os representantes da raça britânica estão adaptados a climas adversos, seu corpo é coberto por lã preta e branca de 20 cm de comprimento e subpêlo denso. Um touro pesa 800-900 kg, uma vaca pesa 500 kg. O rendimento anual não passa de 1.500 litros, mas o leite tem alto teor de gordura - até 4%.
Devido à sua capacidade de se adaptar a quaisquer condições climáticas e resistir às flutuações de temperatura, os touros de corte britânicos são criados em países tropicais e na Rússia.
Azul Belga
Uma raça de carne com um corpo tão musculoso que não parece natural. Quase nenhum tecido adiposo é formado sob a pele, de modo que os animais podem ser continuamente alimentados de forma intensiva. Um touro come até 1.300 kg de peso, uma vaca – até 900 kg. Cor branco, azul claro, preto-azulado ou preto.
Santa Gertrudes
A raça de carne foi criada pelo cruzamento de indivíduos Shorthorn e zebu indiano. O segundo ancestral influenciou a estrutura corporal da vaca: possui cernelha convexa e corpo largo. Um touro pesa até 1.000 kg, uma vaca – até 600 kg.
Cultivado na Rússia
Os agricultores russos optam por criar as melhores raças de gado de corte, adaptadas às duras condições climáticas, proporcionando alto ganho de carne mesmo quando alimentadas com ração barata. Essas raças incluem o melhor Hereford britânico do mundo, e as despretensiosas vacas cazaques e Kalmyk também são populares na Rússia.
Hereford
A raça de carne mais comum. A pelagem é espessa e aumenta vários centímetros nos meses frios. Os animais são baixos, com corpo em forma de barril, os machos pesam até 1.000 kg, as fêmeas - até 600 kg. A cor é vermelha sólida ou com manchas brancas.
Aberdeen Angus
Raça bovina escocesa criada pela seleção de animais locais sem chifres. O peso de abate é alto, pois os representantes da raça possuem esqueleto fino, não ultrapassando 18% do peso corporal. Os touros adultos pesam até 900-950 kg.
Uma séria desvantagem é a ferocidade e incontrolabilidade dos touros adultos, a capacidade de atacar pessoas e outros animais.
Cazaque de cabeça branca
A raça de carne foi obtida através do cruzamento de animais Hereford e Cazaque. As vacas se distinguem por seu físico em forma de barril, costas retas e esqueleto forte.
Os representantes da raça cazaque são divididos em carnes e carnes e laticínios. Estes últimos produzem leite de boa qualidade.
Kalmytskaia
As vacas de corte Kalmyk estão adaptadas às condições climáticas adversas, não sofrem com geadas e ventos e têm comida suficiente em pastagens escassas. Os animais são ativos, resistentes, não têm medo de longas caminhadas e não perdem peso corporal. Eles têm um esqueleto forte, lã vermelha com subpêlo denso. Um touro pesa até 1000 kg, uma vaca – 550-600 kg. A produção anual de leite não ultrapassa 1.200 litros.
Luz da Aquitânia
Uma jovem raça francesa com físico harmonioso e músculos bem desenvolvidos. A pelagem é amarelada ou marrom clara. Um touro come até 1.300 kg, uma vaca – até 900-950 kg.
Regras de seleção
O gado de corte é adquirido para engorda aos 6 meses de idade.O animal deve estar ativo e movimentando-se normalmente. O corpo de uma vaca de corte saudável é alongado, maciço, angular, com músculos convexos, pelve larga e peito volumoso e saliente. Um tórax estreito é um sinal de defeitos nos sistemas respiratório e circulatório.
A cabeça é grande, pesada, o pescoço é curto, musculoso e forte. Os olhos não devem estar inflamados, cobertos por uma película, lacrimejantes em abundância ou com aparência turva. Os membros são curtos, fortes e bem espaçados. O úbere é de tamanho médio e não deve ceder.
Sutilezas de manutenção e cuidado
As vacas de corte são geralmente criadas da mesma forma que as vacas leiteiras. Existem pequenos detalhes de conteúdo:
- A base da nutrição é o pasto. Não pode ser limitado, pois proporciona o principal aumento do peso corporal. Caso contrário, você terá que usar suplementos nutricionais.
- Um indivíduo jovem necessita de pelo menos 2 m2 baia, para touro de corte adulto – a partir de 10 m2.
- O celeiro deve ser ventilado. A temperatura ideal é de +5 a +18 °C.
- No verão, utiliza-se pasto e, no calor, os animais são mantidos sob um dossel. No inverno, as vacas ficam no celeiro.
- A dieta das vacas de corte inclui capim, feno, silagem, raízes, ração concentrada e suplementos minerais. O grão é cozido no vapor.
- A partir dos 10 meses de idade, o gado é transferido para criação em baias para aumentar o peso. O tempo de caminhada é reduzido para 4 horas. Reduza a quantidade de grama suculenta, aumente a porção de feno.
Os touros de corte podem ser agressivos, isso deve ser levado em consideração ao comprá-los para uma pequena fazenda particular. Para engordar o animal, ele deverá ser mantido na coleira, o que pode prejudicar a qualidade da carne.