Coelhos das melhores raças de carne salvaram repetidamente as pessoas da fome e das geadas de inverno. A carne de coelho é superior em qualidade à carne de porco e até mesmo à carne bovina. Não é à toa que a carne de coelho está invariavelmente no topo da lista de produtos dietéticos saudáveis. Agricultores experientes estão confiantes na rentabilidade do empreendimento, pois a criação de gigantes orelhudos não exige grandes gastos.
Vantagens e desvantagens
Os empreendedores moradores das áreas rurais não têm medo das dificuldades financeiras.Em tempos difíceis, você pode criar coelhos para comer em casa. A pecuária é uma boa ideia, mas não devemos esquecer os meandros da criação e criação de animais de corte, porque este negócio tem as suas vantagens e desvantagens. Aspectos positivos da criação:
- As belezas orelhudas impressionam pelo tamanho. O peso médio de um animal bem alimentado é de 5 kg, e representantes de algumas raças chegam facilmente a 12 kg. O aparecimento de gigantes é a melhor prova da rentabilidade de uma fazenda.
- Os coelhos de carne crescem rapidamente. A trajetória de vida desses animais é curta, pois desde o nascimento até o abate passam apenas 4 meses. Esta característica permite obter carne de excelente qualidade. Os especialistas sabem como o sabor da carne se deteriora nos indivíduos mais velhos. Além disso, graças à precocidade dos animais de estimação, os proprietários podem reduzir gastos com compra de alimentos.
- Aos 5 meses de idade, a coelha está pronta para reproduzir. Cada vez a fêmea traz até 12 coelhos para o dono. Assim, o número de animais de estimação com orelhas está aumentando constantemente.
- Graças ao seu pêlo grosso, os animais sentem-se bem em todas as condições meteorológicas. Eles podem ser mantidos em gaiolas externas, recintos ou fossas.
- Até um iniciante pode criar coelhos para comer. O novo agricultor não terá que se inscrever em cursos de formação.
- Apesar de sua aparência impressionante, os animais se distinguem por seu caráter bem-humorado.
- A maioria dos frangos de corte possui boa imunidade. Eles toleram movimentos com calma e se adaptam facilmente a qualquer condição de vida.
Desvantagens da criação:
- Os animais de estimação precisam de uma casa espaçosa. A falta de movimento e o peso do próprio peso prejudicam a saúde dos animais.A deformação dos órgãos internos e membros dos coelhos pode resultar em infertilidade.
- A qualidade da carne animal depende diretamente de uma dieta bem formulada. Comprar ingredientes para mistura de ração não será barato.
Raças populares de coelhos de carne
Algumas raças famosas de coelhos de corte surgiram graças ao capricho da natureza, outras foram resultado do trabalho árduo dos criadores. Os representantes das raças de carne estão unidos pela capacidade de crescer rapidamente e ganhar peso rapidamente. Em média, um coelho de corte ganha de 5 a 8,5 kg. A taxa de aumento do peso do animal é de cerca de 50 g por dia. Cada raça de animal de corte tem suas próprias características únicas.
Strokach
Os agricultores costumam chamar de gigante coelhos do gigante heterogêneo alemão. As longarinas devem as suas notáveis qualidades aos seus antepassados – os Flandres. Deles, os descendentes orelhudos receberam um corpo denso e carnudo e patas fortes. A cabeça é de tamanho médio e repousa sobre um pescoço curto e poderoso.
O comprimento das orelhas chega a 15 cm e a pelagem cinza do animal tem cores irregulares, por isso o nome gigante heterogêneo é muito adequado para um coelho. Ocasionalmente há belos pássaros azuis e pretos.
O animal cresce e se desenvolve rapidamente. Aos 5 meses de idade, o animal atinge facilmente 4,5-5 kg. A idade recomendada para abate é de 8 meses. Coelhos da raça Strokach Eles são convenientes para reprodução, mas muitas vezes sofrem de problemas na coluna. Via de regra, o motivo está na deficiência de vitamina D. O problema é resolvido com a adição de grãos germinados e farelo à dieta do animal.
Panão branco
Albinos atraentes são famosos por sua força e resistência. O corpo musculoso tem formato alongado, os músculos são bem visíveis sob a pele fina.Pernas longas e poderosas e um pescoço curto e grosso indicam a notável força do coelho. A cabeça grande é decorada com orelhas grossas e eretas. Uma pelagem fofa branca como a neve e olhos vermelhos são as características distintivas da raça. Os frangos são animais de grande porte. O peso de cada indivíduo chega a 5 kg. Pannonas se distinguem por sua rara fertilidade: cada vez que uma coelha dá à luz até 9 bebês.
Flandres
O segundo nome da raça é gigante belga. A raça foi desenvolvida há um século e meio. Flandres são chamados de progenitores de muitos representantes de raças de carne. A disposição calma e amigável destes lindos gatos permite-lhes conviver pacificamente com seus irmãos peludos. Comida deliciosa e uma gaiola espaçosa e limpa são tudo o que você precisa para o pleno desenvolvimento do seu animal de estimação. Em comparação com outras espécies, a Flandres amadurece lentamente. A idade ideal para o abate de um coelho é de 9 meses.
Da grande família dos animais de corte, os Flandres são os maiores coelhos. O peso de cada indivíduo costuma chegar a 12 kg. Cabeça grande, bochechas bem definidas, patas poderosas, costas arqueadas - este é o retrato de um gigante bem-humorado.
A pele cinzenta da Flandres não é particularmente bonita, por isso os coelhos são mais frequentemente utilizados como fonte de carne. Os gigantes belgas são famosos pelo seu excelente apetite. Os glutões comem grandes quantidades de comida, por isso manter a Flandres dificilmente pode ser considerado uma ocupação lucrativa.
Californiano
O segredo da popularidade dos californianos reside na incrível capacidade dos animais de crescerem rapidamente. Aos 4-5 meses de idade, os coelhos atingem 5,5 kg de peso vivo e estão prontos para o abate. Os frangos são valorizados pela excelente qualidade de pele e carne.
O corpo cilíndrico, o pescoço curto e grosso e a cabeça grande conferem ao animal uma aparência impressionante.A espessa pelagem branca como a neve do californiano é decorada com manchas marrons. As patas dos coelhos são protegidas por pêlos densos, por isso os animais não têm medo da malha do piso da gaiola. As coelhas são férteis, cada ninhada traz ao dono de 8 a 10 filhotes.
Gigante cinza
O coelho é um animal de carne com rápido ganho de peso. Alta produtividade, despretensão e resistência são as principais características da gigante. O comprimento do animal chega a 55-60 cm.O corpo musculoso e pesado e a cabeça maciça conferem ao gigante uma aparência monumental.
A circunferência torácica do animal é de 37 a 39 cm, o coelho ganha peso rapidamente, aos 5 meses atinge facilmente 5,5 a 6 kg. Os agricultores valorizam as peles gigantes devido ao seu grande tamanho. Graças à despretensão do animal, até os iniciantes podem criar gigantes cinzentos.
Gigante branco
Grandes albinos impressionam pela beleza de seu casaco de pele branco como a neve e pelo físico poderoso. Os gigantes não podem ser chamados de precoces, pois atingem a maturidade plena apenas aos 6 a 7 meses de idade. O peso de um animal adulto é de 5 a 5,5 kg.
O corpo atarracado do animal de estimação combina-se organicamente com um pescoço forte. A cabeça grande é decorada com orelhas retas. Olhos vermelhos e pele branca sem nenhuma marca são as marcas da famosa raça. A criação de gigantes brancos traz lucros garantidos, já que os animais servem como fornecedores de grandes quantidades de carne dietética e peles valiosas.
Chinchila soviética
Coelhos incomuns e resistentes ao frio são criados com sucesso, mesmo nas duras condições da Sibéria. A chinchila é um animal despretensioso e de rápido crescimento.O coelho é muitas vezes confundido com um representante da raça gigante cinzenta, mas a chinchila soviética é significativamente superior aos seus concorrentes em tamanho e peso.
O animal tem uma constituição grande, o volume do peito do animal chega a 42 cm, o dorso do gigante é curvado em forma de arco, as patas são retas e fortes. A chinchila distingue-se pelo seu pêlo de estrutura invulgar e uma bela cor prateada-azulada. Aos 6 meses, o coelho ganha 4,5 kg. As fêmeas são muito férteis, cada ninhada traz de 8 a 10 coelhos aos seus donos.
Vermelho da Nova Zelândia
Este dândi bem alimentado é famoso por sua pele grossa e vermelha e despretensão. Características distintivas da raça: corpo forte e musculoso, peito largo, cabeça pequena com orelhas eretas no topo e olhos vermelhos. Graças às suas patas lanosas, o animal se sente bem em uma gaiola com piso de malha. Os neozelandeses ganham peso rapidamente: aos 5 meses de idade, os animais de estimação atingem facilmente 4,5 kg.
Borgonha
As belezas ruivas se distinguem por sua rara resistência a doenças. O corpo forte e musculoso do animal tem formato arredondado. Patas pequenas e uma cabeça elegante combinam bem com o torso do animal. A pelagem densa e espessa do Borgonha é muito valorizada pelos especialistas. Peso médio de um coelho adulto são 4-4,5 kg. Em 1 ano, a fêmea traz de 25 a 28 coelhos.
Como escolher?
Ao escolher uma raça para criação, é preciso levar em consideração algumas nuances:
- a capacidade dos coelhos de viver em determinadas condições climáticas;
- tempo de maturação;
- fertilidade;
- exigências sobre a qualidade dos alimentos e das condições de vida;
- produtividade.
Perfeito para criação em uma pequena fazenda coelhos gigantes brancos, Flandres e o gigante cinzento. Representantes da raça californiana e neozelandeses são ideais para a agricultura em grande escala.
Dicas de conteúdo
Os animais são mantidos em grandes gaiolas, recintos e até covas. O alojamento para animais de estimação é instalado de forma que os frangos não sofram luz solar direta. Os indivíduos maiores requerem mais espaço. O chão da gaiola é coberto com tábuas. Caso contrário, os gigantes correm o risco de lesões ou doenças. Os apartamentos para animais de estimação são limpos regularmente.
A dieta diária dos animais de estimação consiste em 700 g de grama fresca, 80 g de mistura de grãos (ou ração), 200 g de feno, 200 g de vegetais ou frutas. Os coelhos recebem galhos de árvores frutíferas como um deleite saudável.
Características de travessia
Para obter descendentes saudáveis e produtivos, são selecionados os melhores indivíduos. Cada coelho deve ter características distintas da raça. Antes do acasalamento, os animais são examinados cuidadosamente, prestando atenção ao estado da pelagem e dos olhos. A fertilidade da mulher é de grande importância. Segundo especialistas, os melhores resultados são apresentados pelos coelhos provenientes de ninhadas de primavera.
Doenças e tratamento de coelhos de carne
Gigantes orelhudos são propensos a doenças como listeriose, coccidiose ou mixomatose. Além disso, os animais muitas vezes são vítimas de envenenamento ou pneumonia. Via de regra, os problemas surgem como resultado de cuidados inadequados com os animais de estimação. Se os animais apresentarem sinais de doença, chame imediatamente um veterinário.