A história da criação de coelhos remonta a muitos milênios. Já há 2 mil anos, no Império Romano, eles sabiam criar coelhos domésticos e conheciam diversas variedades, e foram domesticados muito antes disso. Ao longo dos últimos séculos, surgiram inúmeras raças de coelhos domésticos de vários tipos. As variedades existentes permitem obter carne valiosa, peles de alta qualidade e penugens adequadas para a fabricação de materiais caros.
Variedades de raças de coelhos
Ao longo de todo o período de criação, foram criadas inúmeras variedades de coelhos domésticos, destinados a diversos fins.
A classificação é usada de acordo com os seguintes critérios:
- Por direção de uso:
- combinado ou pele de carne;
- felpudo;
- decorativo.
- Por dimensões:
- grande;
- média;
- pequeno;
- anão.
- Por comprimento e qualidade da pele:
- com comprimento normal da pelagem;
- com cabelos longos;
- com cabelo curto.
Actualmente, existem mais de 800 raças de coelhos de vários tipos, das quais mais de 200 foram criadas recentemente. Na Federação Russa, as mais populares são cerca de 60 raças diferentes de diferentes direções.
Para o melhoramento industrial, são utilizadas variedades que apresentam certas vantagens sobre outras opções. Por exemplo, para a criação de carne, são selecionados aqueles que conseguem ganhar peso o mais rápido possível, bem como aqueles que se distinguem pela maturidade precoce e fertilidade.
Para obter peles de alta qualidade, foram criados animais com pelagem espessa, densa e resistente ao desgaste, que apresenta cores atraentes ou padrões inusitados, por exemplo, manchas ou uma rara combinação de cores de asa e penugem.
As variedades de penugem são cultivadas por sua valiosa lã, que é particularmente sedosa e longa. Além disso, esses coelhos são ótimos para serem animais de estimação porque parecem fofos e atraentes. Ao longo das 2 décadas do século 21, os animais de interior tornaram-se moda. Pertencem a variedades decorativas, são muito apreciadas pelos seus proprietários e distinguem-se pela variedade de aparência.
Tipos decorativos
Na maioria dos casos, os coelhos anões são usados em casa. Para a sua criação foram utilizadas diferentes raças de coelhos, das quais foram selecionadas as mais promissoras em termos de aparência e tamanho.
Essas criaturas estão adaptadas para morar em apartamentos, aprendem a ir ao banheiro em uma bandeja especial, como os gatos. Os animais são facilmente domesticados, apegam-se aos seus donos e tornam-se animais de estimação afetuosos e dóceis com as seguintes características:
- Peso corporal dentro de 2 kg.
- Galpões trimestralmente, portanto, é necessária escovação constante.
- Eles não são exigentes com a alimentação, mas precisam de alimentação balanceada, atenção e amor.
Esta variedade inclui as seguintes opções populares:
- Hermelin.
- Menores.
- Cabeças de Leão.
- Hotot.
- Minilop, que parece um carneiro em miniatura com orelhas caídas.
- Raposa anã.
- Castor rex.
Raças felpudas
Essas criaturas peludas são criadas por sua penugem valiosa, que é usada para criar feltros e tecidos caros que podem competir com a lã das cabras angorá e das ovelhas merino. Esses animais têm um aspecto atraente, por isso também são decorativos, destinados a viver em casas e apartamentos.
Essas lindas bolas de pêlo podem ser das seguintes raças:
- Angorá.
- Brancos felpudos.
- Coelhos raposas do Ártico.
Coelhos de carne
Para o cultivo de carne, é selecionada uma variedade resistente a doenças, capaz de ganhar peso o mais rápido possível. São animais produtivos, de maturação precoce, pesando de 5 a 10 quilos, de constituição poderosa e excelente apetite. Você pode ler detalhadamente a descrição das variações de carne em nossa seção dedicada à criação de coelhos.
As raças mais comuns de coelhos de corte são:
- Borgonha.
- Nova Zelândia vermelho e branco.
- Californiano.
- Bater.
- Flandres, ou gigante belga.
- Hikol.
- Ressuscitado, ou cutia comum.
As raças mais populares
Apesar do fato de serem criadas centenas de raças de coelhos de várias direções, as pessoas escolhem com mais frequência algumas dúzias de coelhos populares. Entre elas estão raças industriais progressistas que podem trazer lucro, bem como variedades domésticas raras e caras que são usadas como animais de estimação.
As raças de coelhos populares incluem o seguinte:
- Gigante cinza.
- Gigante branco.
- Arminho.
- Borboleta.
- Azul vienense.
- Raposa anã.
- Rex.
- Angorá.
- Hermelin.
- Coelho polonês americano.
- Nova Zelândia.
- Flandres e outras variações.
Coelhos com pele de carne
Estes animais combinam as melhores qualidades das raças de carne e pele, o que permite obter uma quantidade significativa de carne e pele dietética adequada à confecção de produtos de peles.
As raças mais comuns desses coelhos são as seguintes:
- Gigante branco e cinza.
- Chinchila soviética.
- Prateado.
- Blues de Viena.
- Coelhos pretos e marrons.
Regras de seleção
É impossível determinar inequivocamente pela aparência se um coelho pertence a uma raça específica. De acordo com alguns critérios, os animais podem pertencer a várias raças ao mesmo tempo, por exemplo, os angorás são felpudos, anões e decorativos.
Ainda não existe um catálogo único de qualidades e características das raças de coelhos, por isso é necessário adquirir animais para criação exclusivamente de criadores de confiança, profissionais e conceituados. Eles valorizam sua reputação, então você pode comprar animais deles sem medo. Os coelhos devem ter documentação de acompanhamento, as vacinas necessárias e a confirmação da pureza do pedigree.
O coelho adquirido deve ser:
- Forte.
- Saudável.
- Alegre.
- Com olhos claros.
- Com pêlo liso e não emaranhado.
- Sem descarga.
Animais letárgicos, desleixados, tímidos ou agressivos, sem apetite, não podem ser adquiridos. Se os animais estiverem doentes, podem tornar-se uma fonte de infecção para todo o gado ou outros animais de estimação.
Na hora de escolher os animais, é preciso levar em consideração a finalidade para a qual foram adquiridos, bem como onde serão mantidos e em que condições.
Quais raças são criadas na Rússia
Existem aqui dezenas de raças, criadas na época da União Soviética, bem como aquelas obtidas através do cruzamento com outras variedades de coelhos de vários países do mundo. As seguintes raças são criadas com mais frequência na Rússia:
- Gigante branco.
- Gigante cinza.
- Chinchila soviética e russa.
- Coelho arminho russo.
- Marder Soviético.
- Esquilo.
- Coelhos fofos brancos.
- Borboleta.
- Rex.
- Bater.
- Vienna Blue e outras variedades de coelhos de seleção soviética, russa e estrangeira.
O trabalho dos cientistas na criação de novas raças e no aprimoramento de raças antigas não para por um minuto. Portanto, num futuro próximo, surgirão dezenas de coelhos mais modernos, pertencentes às variedades industriais e decorativas destes animais fofos e úteis.
Eles serão adaptados às mudanças nas condições de existência e às necessidades humanas. É dada especial atenção ao caráter decorativo dos animais, pois a cada dia eles são adquiridos como animais de estimação dóceis e fáceis de manter.