Entre os conhecedores da raça, o coelho rechonchudo da Califórnia está no topo da lista dos melhores animais para reprodução. Fornecedor permanente de carnes e peles, o californiano não necessita de cuidados especiais ou atenção constante. Para os amantes dos animais, um coelho pode se tornar o animal de estimação da família. Sua disposição gentil e alegre e sua brincadeira farão até o mais completo pessimista sorrir.
- História da raça
- Descrição e características do coelho Califórnia
- Principais prós e contras
- Regras de manutenção e cuidados
- Nas células
- Nos poços
- O que alimentar os coelhos da Califórnia?
- Reprodução
- Doenças, sua prevenção e tratamento
- Quando abater para obter carne?
- Perspectivas de reprodução
- Onde e como é melhor comprar um coelho da Califórnia?
História da raça
As primeiras menções a coelhos maravilhosos surgiram na década de 20 do século passado. O fundador da raça foi o talentoso cientista americano George Weston. A terra natal do criador era a ensolarada Califórnia, então ninguém ficou surpreso com o desejo de George de nomear a raça em homenagem ao seu estado natal. O caminho para o sucesso foi longo: o trabalho de criação foi realizado durante vários anos. O cientista se deparou com uma tarefa difícil - criar uma raça especial de coelhos que pudesse servir como fonte de carne dietética e pele valiosa.
Repetidamente, o cientista cruzou representantes das melhores raças. Os participantes do experimento foram coelhos chinchila gigante, branco da Nova Zelândia, arminho russo. Os esforços de George foram coroados de sucesso e, em meados dos anos 20, a raça viu a luz do dia.
As belezas orelhudas receberam reconhecimento oficial em 1828. A partir desse momento, os coelhos californianos passaram a ser considerados uma raça distinta. No entanto, o animal entrou no território da Federação Russa apenas na década de 70 do século passado.
A raça não ganhou popularidade imediatamente entre os especialistas soviéticos. Acreditava-se que os californianos eram animais mimados, por isso é difícil criá-los em climas adversos. Com o tempo, os agricultores convenceram-se de que os animais se adaptam bem a quaisquer condições de vida. Hoje é difícil imaginar a agricultura sem animais de estimação californianos.
Descrição e características do coelho Califórnia
O corpo fortemente construído do coelho lembra um cilindro uniforme. O pescoço curto e a cabeça pequena com orelhas eretas conferem ao animal uma aparência compacta e elegante. Patas fortes e grossas sustentam de forma confiável um corpo bem alimentado. A parte principal da pelagem espessa do coelho é branca. Manchas marrons adornam apenas a área do nariz, patas e cauda do animal.Em casos raros, são encontrados indivíduos de cor azul e esfumaçada.
Os iniciantes costumam confundir os californianos com representantes da raça borboleta. É fácil tirar dúvidas: as beldades californianas têm olhos vermelhos, enquanto a borboleta tem olhos escuros. Os coelhinhos gradualmente adquirem manchas. Inicialmente, a cor do casaco de pele dos bebês é próxima do azul claro.
Os californianos são animais de estimação ideais. Uma disposição calma e descontraída e despretensão são as marcas registradas da raça americana.
O animal se desenvolve de maneira uniforme, seu ganho de peso é calculado literalmente mês a mês. Se com 1 mês de idade um coelho pesa 0,9-1 kg, depois de 30 dias o peso do animal aumenta para 1,8 kg. Ao adicionar 700-800 g todos os meses, aos seis meses o animal ganha 4-4,2 kg.
Apesar dos californianos serem animais industriais, os coelhos podem ser mantidos como animais de estimação. O caráter lúdico e a disposição amigável do belo gato orelhudo invariavelmente despertam a simpatia das pessoas. Mas o hábito de roer tudo o que está ao seu alcance é um grande inconveniente do animal.
Principais prós e contras
A raça lendária tem muitas vantagens, mas mesmo os coelhos californianos têm suas desvantagens. Qualidades positivas dos animais:
- Curto período até o vencimento total.
- Alta taxa de ganho de peso.
- As mulheres californianas são muito férteis e adoram crianças. Essas características permitem que a fêmea traga e alimente mais de 30 coelhos por ano.
- A falha genética em animais é extremamente rara.
Uma desvantagem dos coelhos americanos é a sua sensibilidade especial ao regime alimentar e à qualidade da mistura alimentar.
Regras de manutenção e cuidados
Os californianos são famosos por sua capacidade de adaptação instantânea a qualquer condição.Porém, para obter um bom resultado, é necessário proporcionar aos animais uma casa espaçosa e um local para passear.
Para animais de estimação ativos, é cercado um recinto onde eles podem se esticar e passear. Para tanto, é utilizada uma malha metálica. O tamanho das células não deve ultrapassar 5 cm. Considerando que os coelhos são mestres insuperáveis na construção de túneis, a malha é enterrada 0,5 m no solo e o recinto é coberto com a mesma malha na parte superior. Isso ajudará a proteger os animais de ataques repentinos de predadores.
O piso da área de passeio é concretado com cimento. Para 5 adultos, a área ideal do recinto é de pelo menos 5 metros quadrados. m. A altura mínima da arena é de 1 m. Uma vez por semana, os animais são examinados escrupulosamente. Coelhos saudáveis são penteados com uma escova especial. Os emaranhados são cuidadosamente cortados.
Nas células
Em casa, os animais de estimação vivem confortavelmente em uma gaiola. A casa da bela criatura orelhuda é feita de madeira ou malha. A altura dos apartamentos do coelho deve permitir que o animal fique de pé livremente sobre as patas traseiras. Para a existência confortável de 5 indivíduos adultos, basta uma gaiola com área de 0,5 m, cujo fundo deve ser coberto com uma espessa camada de palha ou serragem.
Uma casa uterina separada é construída para as mulheres. Neste canto, a coelha dará à luz e criará numerosos filhotes. A gaiola está equipada com comedouro e bebedouro. As habitações dos animais de estimação são desinfetadas regularmente com um bactericida ou maçarico. Em dias de sol, é aconselhável secar a gaiola ao ar.
Nos poços
Os adeptos das condições naturais para a criação de coelhos irão gostar do método de criação de animais em uma cova. Este método é mais frequentemente usado para criação industrial de coelhos. Para isso, cave um grande buraco de 2 x 2 x 1 m e as paredes de terra sejam reforçadas com ardósia.O chão é coberto com a mesma malha ou tábuas. A cova deve ser coberta com um telhado. Para evitar ataques de predadores, uma cerca é instalada ao redor da casa dos californianos.
Este tipo de alojamento poupa energia aos proprietários; na cova os animais de estimação vivem de forma quase independente. As pessoas só podem levar comida e água para os coelhos. Para prevenir o aparecimento de doenças infecciosas, as fossas são limpas periodicamente.
O que alimentar os coelhos da Califórnia?
A alimentação dos animais deve ser variada e nutritiva, pois os californianos ganham peso rapidamente. Animais de estimação precisam de:
- Cereais, leguminosas e oleaginosas.
- Raízes.
- Folhas e galhos de plantas permitidas (freixo, bordo, tília, árvores frutíferas).
- Ervas (prado, campo, floresta). No inverno - feno, silagem.
- Guloseimas em forma de frutas e legumes.
- Farinha de peixe ou carne.
- Suplementos vitamínicos.
Basta alimentar adultos 2 a 3 vezes ao dia, pequenos coelhinhos precisam de alimentação 5-6 vezes ao dia.
Reprodução
Para reprodução, são selecionados animais de diferentes linhagens. Os coelhos devem ter características raciais, portanto nem todos os indivíduos são adequados para reprodução. Os californianos atingem a idade fértil aos 5 meses. A partir deste momento, a fêmea está pronta para acasalar e pode gerar descendentes de 4 a 5 vezes durante o ano.
A gravidez dura cerca de 30 dias. Cada vez que uma coelha dá à luz de 8 a 10 coelhinhos. Para que a fêmea se reproduza ativamente, é necessário monitorar a dieta do animal. Uma coelha obesa não é adequada para reprodução. Para o acasalamento, a fêmea é colocada em uma gaiola com o macho.
No primeiro mês, os coelhos se alimentam do leite materno, às 3 semanas os coelhos começam a receber uma pequena quantidade de ração para animais adultos.Após os coelhos atingirem 45 dias, os filhotes são separados da mãe.
Doenças, sua prevenção e tratamento
Animais de estimação com orelhas são suscetíveis a doenças hemorrágicas virais. A doença é acompanhada por sangramento, diarréia, taquicardia e febre.
Os animais recusam comida e logo morrem. A doença é transmitida através do contato com indivíduos doentes. Infelizmente, a doença não pode ser curada.
A morte de todo o gado está ameaçada por uma doença chamada mixomatose. A infecção é indicada pela queda das orelhas do animal, inchaço e enrolamento dos pelos ao redor dos olhos. A doença é transmitida por insetos onipresentes. Se a infecção se espalhar, todos os animais serão destruídos.
Doenças como pasteurose e coccidiose podem ser tratadas com antibióticos. As medidas preventivas ajudarão a evitar eventos trágicos:
- manter a gaiola limpa;
- vacinação oportuna;
- exame preventivo semanal;
- alimentação de qualidade;
- desinfecção regular de gaiolas, comedouros e bebedouros.
Quando abater para obter carne?
A idade ideal para o abate é de 6 meses. Neste ponto, o coelho atinge um peso de 4,5-5,5 kg. Após esta idade, manter o animal torna-se não rentável e a qualidade da carne deteriora-se.
Perspectivas de reprodução
O coelho californiano é um animal ideal para desenvolver o seu próprio negócio. O propósito universal da raça permite que você obtenha o máximo lucro com a criação de animais. Para a fase inicial, basta adquirir um rebanho de um macho e 4 a 5 fêmeas. A produtividade dos animais é indiscutível, pois os californianos ganham peso rapidamente e se reproduzem com facilidade.
Onde e como é melhor comprar um coelho da Califórnia?
É melhor comprar coelhos em grandes fazendas especializadas na criação de californianos. É importante adquirir animais de diferentes linhagens. Animais de estimação não devem estar intimamente relacionados entre si.
Selecione coelhos em bom estado, com características da raça claramente definidas. O bem-estar de um animal de estimação é indicado pela gordura, pelo brilhante e olhos claros. Um coelho saudável demonstra ativamente interesse pelos outros, movimenta-se muito e come bem.