Os coelhos são animais de estimação populares, fáceis de cuidar e caracterizados por uma disposição calma e afetuosa. Manter um coelho decorativo não é difícil, basta alimentá-lo de forma adequada e completa, realizar regularmente procedimentos de higiene e desinfecção e não se esquecer da vacinação e da prevenção de helmintíases. Na falta de cuidados e alimentação de má qualidade, o animal fica gravemente doente e pode até morrer.
Regras para escolher um animal
Há um grande número de raças decorativas de coelhos, por isso pode ser difícil escolher o animal de estimação certo. Conselhos para criadores iniciantes: na hora de escolher uma raça preste atenção antes de mais nada ao caráter do animal e ao custo de sua manutenção. Um coelho é selecionado de acordo com os seguintes critérios:
- grau de carinho e simpatia;
- reação a estranhos;
- atividade;
- tamanho do indivíduo;
- estado do sistema imunológico, grau de suscetibilidade a doenças;
- exigência de cuidado.
Você não deve escolher um coelho anão se houver crianças pequenas na família. Ao brincar com um animal em miniatura, as crianças podem machucá-lo acidentalmente.
Você pode perguntar ao vendedor sobre as características da raça decorativa. O comprador deve ficar de olho nos filhotes que estão sendo vendidos. A aparência e os hábitos podem dizer muito sobre a saúde de um animal. Um coelho saudável parece enérgico, move-se rapidamente, a sua pelagem é brilhante, não apresenta carecas nem vestígios de pulgas. Você deve passar a palma da mão sobre o corpo para verificar se há lesões e tumores. O abdômen não deve ser duro.
Raças populares
Os coelhos são geralmente criados para obter carne e peles, mas as experiências de criação levaram ao surgimento de raças decorativas, cujos representantes se distinguem por uma aparência fofa e original. Foram criadas cerca de 50 raças decorativas, muitas das quais se caracterizam pela diversidade e cores únicas.
As raças decorativas mais populares:
- O Dutch Fold é um coelho com orelhas compridas e caídas, corpo compacto e pernas curtas. Um adulto pesa cerca de 1,8 kg. A popularidade da raça se deve à variedade de cores, ao caráter suave e vivo e à ausência de patologias genéticas.
- O angorá decorativo é um animal de estimação afetuoso, compreensivo e calmo, com pelo incomumente fofo. Um indivíduo pesa até 2 kg.A única dificuldade em mantê-lo é a necessidade de limpeza e penteação regulares do pêlo.
- Anão é um animal de estimação em miniatura, pesando até 1,2 kg, parecendo um coelho em qualquer idade. O animal de estimação tem um corpo arredondado, uma cabeça relativamente grande, orelhas curtas e olhos grandes. Cada coelho tem um caráter individual: calmo ou brincalhão, curioso ou dócil.
- O carneiro anão é um coelho com uma aparência original. Devido ao formato arredondado do focinho e às orelhas caídas, a cabeça do animal lembra a cabeça de um carneiro. Comparados com outras raças, estes coelhos são bastante grandes, pesando cerca de 2,7 kg, e possuem um corpo forte com músculos desenvolvidos. Os carneiros anões são amados por sua brincadeira, carinho e falta de medo das pessoas.
- Rex é um grande coelho decorativo, pesando até 4,8 kg. A popularidade da raça americana se deve à estrutura especial da pelagem curta: não há pêlos duros, por isso a pelagem parece aveludada. Esses coelhos são amigáveis, mas escolhem como dono a pessoa que lhes dá mais atenção.
- Hermelin, também conhecido como coelho polonês, é um animal de estimação em miniatura com pelo branco como a neve, pesando até 1,3 kg. Eles o amam por sua boa aparência: focinho arredondado, orelhas curtas, olhos expressivos.
Condições para manter um coelho decorativo
Os coelhos decorativos são sensíveis à radiação ultravioleta direta, calor, umidade e correntes de ar. Devem ser mantidos a uma temperatura de +18 a +20 °C e umidade do ar em torno de 50%. Para manter um animal de estimação decorativo em um apartamento você não precisa de muitas coisas. Deve ser adquirido:
- gaiola (para que o animal não se sinta apertado, seu comprimento deve ser de no mínimo 1 m);
- uma tigela (deve-se levar uma tigela grande de metal ou cerâmica para que seja difícil para o animal virá-la);
- bebedouro (é preciso comprar um que fique preso nas barras da gaiola, pois o coelho vai virar o bebedouro);
- uma bandeja (é aconselhável levar uma com tampa de treliça para que o animal não suje as patas);
- casa para descansar e dormir;
- transportadora para viagens à clínica veterinária;
- escova de lã;
- cortador de unha
Também é necessário adquirir um enchimento para a bandeja, que deve ser de madeira e não perfumado. A forração da gaiola é escolhida de palha ou serragem, colocada em camada de 5 a 8 cm de espessura.
O enchimento da bandeja é trocado e a gaiola é limpa a cada 2-3 dias. Uma solução aquosa morna de vinagre é usada como desinfetante. Não devem ser utilizados produtos químicos, pois podem prejudicar a saúde do animal.
Procedimentos de higiene
Cuidar de um coelho decorativo não é difícil. Escove uma vez por semana, durante o procedimento verificam se há pulgas e doenças de pele. Não se deve dar banho no animal, esse procedimento é muito estressante para ele. Se o pelo estiver sujo, lave apenas a área contaminada, tomando cuidado para não respingar água nas orelhas e no rosto. Após a lavagem, o animal é enrolado em uma toalha felpuda até que o pelo seque. Não seque a pele de coelho lavada com secador de cabelo. O barulho do aparelho assustará o animal e o fluxo de ar quente pode queimar a pele delicada.
Os cuidados também incluem verificar se há infecções parasitárias nos ouvidos a cada 2 semanas e examinar as patas em busca de tumores e úlceras. As garras devem ser cortadas à medida que crescem, é aconselhável confiar este procedimento a um veterinário.
Alimentos aceitáveis e inaceitáveis
A dieta de um animal de estimação ornamental inclui:
- feno de prado;
- grama fresca (no verão são colhidas em área ecologicamente limpa, no inverno compram grãos de trigo para germinação);
- legumes e coberturas (cenoura, abobrinha, abóbora);
- galhos de árvores e arbustos (maçã, pêra, framboesa, álamo tremedor);
- frutas e bagas (maçãs, peras, cascas de melancia e melão, uvas).
A água é trocada diariamente, mesmo que não seja toda bebida. O coelho recebe comida 3 vezes ao dia.
Você não pode tratar um animal ornamental:
- doces e assados;
- produtos lácteos fermentados;
- frutas cítricas e outras frutas exóticas;
- ameixas;
- cebola e alho;
- comida humana.
O coelho recebe grãos e repolho em quantidades mínimas. A ração à base de grãos é saturada de carboidratos, se consumida com moderação causa obesidade e o repolho provoca flatulência. Giz e pedra de sal são colocados na gaiola. São fontes de elementos minerais para o animal.
Doenças e vacinações obrigatórias para coelhos
Como os coelhos decorativos são resultado de seleção, sua imunidade é bastante fraca e algumas raças são suscetíveis a doenças genéticas e complicações associadas a características anatômicas.
Os sintomas mais comuns observados em coelhos decorativos são:
- doença hemorrágica viral;
- pasteurelose;
- mixomatose (sinal – nódulos no corpo);
- rinite infecciosa;
- inflamação dos brônquios e pulmões (devido a condições inadequadas de temperatura e correntes de ar);
- diarreia e flatulência (devido a condições insalubres e nutrição de má qualidade);
- inflamação do aparelho geniturinário (sinal – sangue na urina);
- conjuntivite (uma consequência de condições insalubres);
- helmintíase, acompanhada de diarreia e perda repentina de peso;
- infestação por pulgas;
- danos por ácaros da pele (sinal: manchas calvas no pelo);
- dentes crescendo nas bochechas;
- tumores uterinos em mulheres.
Você não pode tratar um animal sozinho; isso deve ser feito por um veterinário. Para fins preventivos, o animal é vacinado em determinados intervalos. A primeira vez que a criança é vacinada contra o vírus hemorrágico é na 6ª semana de vida, sendo feita uma segunda injeção após 3 meses. Além disso, são vacinados contra doenças hemorrágicas uma vez por ano.
O animal é vacinado contra a mixomatose pela primeira vez aos 10 meses de idade. A seguir, a vacinação é feita 2 vezes ao ano, de abril a outubro, quando os insetos portadores da infecção estão ativos. O tratamento preventivo de vermes é realizado a cada 2-3 meses.
Se você cuidar bem de um coelho decorativo, ele viverá de 7 a 9 anos.
Questões sexuais em coelhos e reprodução
Os roedores decorativos atingem a maturidade sexual por volta dos 3-4 meses de vida. Se a reprodução não for planejada, indivíduos de sexos diferentes deverão ser alojados. A atividade sexual de um coelho é determinada por vários sinais:
- comportamento agressivo e agitado;
- aumento da atividade física;
- ignorando a bandeja;
- vontade de marcar cantos (típico do sexo masculino);
- a vontade de equipar um ninho (típico da fêmea).
Para o acasalamento, a fêmea é colocada com o macho. É impossível fazer de outra forma, pois o cavalheiro se deixará levar pela exploração de territórios desconhecidos e não se preocupará em prestar atenção na namorada. Durante o processo de acasalamento, os animais acasalam em diversas abordagens. O acasalamento é repetido dia sim, dia não. Se não houver necessidade de criar animais ornamentais, é aconselhável castrar o macho. Aí ele vai se comportar com calma e parar de marcar cantos.
Vale a pena caminhar lá fora?
Não é necessário passear com um coelho doméstico decorativo, mas se desejar, você pode levá-lo para o gramado durante a estação quente. Para caminhar, escolha um dia claro e sem vento forte.Passeie com seu animal de estimação com uma coleira de coelho especial.
Mas mesmo que o coelho não saia de casa, ele não deve ficar para sempre na gaiola, caso contrário, a obesidade e as patologias esqueléticas não podem ser evitadas. O animal deve ser solto diariamente para que possa brincar e correr pelo chão.