Os criadores de coelhos iniciantes precisam saber como abater e abater um coelho eles próprios. Afinal, esses animais são criados pela sua carne e pela sua pele. Os coelhos são abatidos de forma relativamente humana - os animais são atingidos na cabeça com toda a força com um pedaço de pau. Existem vários outros métodos de abate, mas raramente são usados em fazendas domésticas. Todo criador de coelhos, mais cedo ou mais tarde, terá que matar esses animais sozinho.
Com que idade os coelhos são abatidos?
O momento do abate dos coelhos domésticos é influenciado por dois indicadores principais: o peso do animal e o estado da pele. Não é recomendado o abate de animais com peso inferior a 2 quilos. Não é aconselhável enviar animais para abate no momento da muda.
Para carne
Se necessitar de abater com urgência um coelho para obter carne, é aconselhável que o seu peso ultrapasse 2 quilos. Os animais pesam 1,2-1,6 kg aos 2 meses de idade. Após o corte, a massa da carne não passa de 0,6-0,8 kg. Eles tentam não matar coelhos pequenos. Afinal, aos 2-3 meses comem quase tudo, crescem bem na grama ou no feno e ganham peso rapidamente. Não adianta mandar animais para o abate se eles não ganharam o peso necessário.
Já aos 4 meses, o coelho pesa cerca de 3 quilos. Se desejado, esse animal pode ser abatido para obter carne. Aos 6 meses de idade, os coelhos pesam 4 quilos. É nesse período que alguns animais podem ser acasalados, outros podem ser encaminhados para o abate. Aos 8 meses, o peso de um coelho chega a 5 a 7 quilos, e esse é o máximo. Recomenda-se o abate de animais neste período. Você pode criar coelhos por 1-2 anos. É verdade que eles não ganharão mais do que 5 a 7 kg de qualquer maneira.
Para pegar a pele
Os coelhos são criados não apenas para obter carne, mas também para obter peles de alta qualidade. Nesse caso, é necessário estar atento ao momento da muda dos animais. Todos galpão de coelhos duas vezes por ano: na primavera e no outono. No período de inverno, ou seja, de novembro a março, a pelagem é da melhor qualidade. É nesse período que os animais são abatidos para obtenção de peles de primeira categoria.
No verão, os animais não abandonam. É verdade que durante este período o pêlo não é tão grosso como no inverno. Além disso, no verão procuram não abater coelhos, pois há muita grama verde lá fora - principal alimento desses animais.Você pode ignorar completamente os períodos de muda e enviar os animais para o abate a qualquer momento. É verdade que neste caso as películas serão de baixa qualidade.
Existem mais dois períodos de muda, dependendo não da época do ano, mas da idade dos animais. Os coelhos mudam aos 4 meses de idade e aos 6 meses de idade. Às vezes, a muda ocorre em coelhos adultos após um mês de alimentação de coelhos bebês. Às vezes, os animais são eliminados devido a doenças ou má nutrição.
Preparação animal
2-3 semanas antes do abate, o animal selecionado é transplantado para uma gaiola separada. O animal é verificado quanto a doenças, seu peso é determinado e o estado de sua pele é examinado. A gaiola fica ligeiramente escurecida porque o apetite dos coelhos melhora à noite.
Antes do abate, os animais recebem menos erva e feno, mas mais cereais e vegetais. É verdade que a quantidade de mistura de grãos (trigo triturado, aveia, cevada, milho) não deve ultrapassar 120 gramas por dia. Os animais se recuperam rapidamente com batatas cozidas misturadas com cenoura ou beterraba ralada. Os coelhos ganham peso bem se forem alimentados com purê úmido, ou seja, mingaus ou misturas de grãos cozidos no vapor. Água levemente salgada estimula bem o apetite. Você pode adicionar endro ou salsa à ração animal. Ervas cheirosas também estimulam o apetite.
Importante! Um dia antes do abate, os coelhos param de se alimentar e 3 horas antes da morte, param de dar água. As gaiolas são completamente limpas de resíduos de alimentos, sujeira e fezes.
Métodos de abate de coelhos
Muitos criadores de coelhos preferem levar seu animal ao matadouro, onde será abatido por especialistas.Você pode convidar para sua casa uma pessoa que conheça os métodos de abate de coelhos. Se nenhum destes métodos puder ser utilizado, os próprios animais são abatidos.
Sem sangue
Este é o método de abate mais comum. O animal é puxado para fora da gaiola e pendurado de cabeça para baixo pelas patas traseiras. Quando o animal se acalma, ele é atingido com toda a força com um pedaço de pau enrolado em um pano na nuca, atrás das orelhas. Um golpe forte atinge a medula oblonga, fazendo com que a respiração fique paralisada e o coelho morra instantaneamente.
Importante! Após o abate, a carcaça deve ser sangrada imediatamente. Pendurada pelas patas traseiras do animal, a garganta (artéria cervical) é cortada para que o sangue escorra e a carne fique rosada.
Francês
Você pode matar um animal usando o método francês. Com esse método, o animal é colocado sobre a mesa, agarrado pelas orelhas com uma das mãos e pelas patas com a outra. Quem mata um coelho pelo método francês deve ter mãos muito fortes. O animal acalmado precisa ser puxado bruscamente em diferentes direções pelas orelhas e pernas. O coelho morre instantaneamente devido a uma fratura no pescoço e ruptura da medula espinhal. Após o abate, a carcaça é imediatamente sangrada.
Fratura de vértice
Você pode matar um animal quebrando sua coroa. Neste método, o animal é pendurado de cabeça para baixo pelas patas traseiras. Em seguida, dão um forte golpe na testa com um pedaço de pau. Após o abate, a carcaça é sangrada.
Exposição a choque elétrico
Se desejar, você pode aprender a matar animais usando corrente elétrica. É verdade que este método é usado principalmente em matadouros. Em casa, você pode usar um cabo elétrico com fios desencapados em uma extremidade e um plugue na outra. O cabo deve ser separado em duas partes.O núcleo de ferro de um fio deve ser inserido no ânus ou na parte posterior da coxa do coelho. Outro fio é colocado na boca do animal. O plugue é conectado à tomada por 1-3 segundos.
Importante! Para matar um coelho, a corrente deve ser de 5 amperes, mas numa tomada doméstica é de 16 amperes. É proibido tocar no animal enquanto a eletricidade estiver ligada. Você pode usar uma arma de choque em vez de um cabo elétrico.
Embolia aérea
Você pode matar um coelho usando uma seringa descartável comum. Uma veia é perfurada na orelha do animal, que leva ao músculo cardíaco. O ar é injetado no vaso sanguíneo. Não faz sentido descrever esse método em detalhes, pois ele é usado muito raramente. O fato é que o animal não morre imediatamente, mas depois de alguns minutos, ou seja, quando o ar chega ao coração.
Pescoço em colapso
Em casa, você pode simplesmente torcer o pescoço do coelho; Este método de abate não é adequado para criadores de coelhos iniciantes. Este método requer determinação e habilidade. A cabeça do animal é segurada com a mão e é feito um giro brusco de 180 graus. Com este método, as vértebras cervicais são quebradas e o coelho morre instantaneamente.
Pino de tiro
Você pode matar um coelho rapidamente usando um dispositivo especial semelhante a uma seringa de ferro. Há uma mola e uma ponta de metal dentro do percutor. O dispositivo é colocado na cabeça do coelho na intersecção de duas linhas imaginárias, cada uma das quais conecta o olho e a orelha opostos do animal. Depois de pressionar o botão, um pino de ferro sai voando do dispositivo, o que mata o animal de forma instantânea e sem dor. Após o abate, o animal é pendurado pelas patas traseiras e sangrado.
Com uma faca
Você pode abater um coelho usando uma faca afiada.O golpe deve ser aplicado na região do coração. O método de abate de animais com sangue é tradicionalmente usado pelos povos muçulmanos. A garganta de um coelho ainda vivo é cortada com uma faca, ou melhor, a artéria cervical é cortada.
Importante! Em muitos países europeus, o método de abate de animais com sangue é proibido. Temos responsabilidade criminal por crueldade em casos de matança desumana de animais.
Como remover corretamente a pele (descamação)?
Após o abate, os animais são pendurados de cabeça para baixo pelas patas traseiras em uma haste e suas gargantas são cortadas. Aguarde 10 minutos para que o sangue seja completamente drenado da carcaça. Em seguida, o animal é retirado e a bexiga liberada. Depois disso, começa a esfola.
A carcaça é novamente pendurada pelas patas traseiras em um espaçador. Eles começam a remover a pele dos membros posteriores de acordo com um esquema comum para todos. Primeiro, a pele é cortada ao redor das articulações dos jarretes (na base das patas). Em seguida, a pele é cortada de uma pata a outra (na parte interna das coxas, cruzando o ânus).
Depois disso, a pele e o pelo são puxados do corpo sobre a cabeça da mesma forma que se tira um suéter. A gordura e os tendões interferentes são cortados com uma faca. Os entalhes são feitos na cabeça e perto das patas dianteiras. A pele removida é puxada para um alisador bifurcado com o pelo para dentro. A gordura é limpa com uma faca, polvilhada com sal e seca em local bem ventilado.
Como cortar uma carcaça?
Após a esfola, a carcaça pendurada no espalhador deve ser eviscerada. Uma incisão é feita no peritônio ao longo da linha alba até o esterno. Todos os órgãos internos são retirados da cavidade abdominal, mas de forma a não danificar a vesícula biliar e a bexiga. As entranhas são cuidadosamente colocadas em uma tigela. A cabeça e as patas do coelho são cortadas.
Após a evisceração, a carcaça é retirada do espalhador e lavada.Você precisa cortar o coelho em porções sobre uma superfície horizontal. Para o corte são utilizadas facas especiais (filé, picar e desossar). O filé da carcaça é cortado da barriga e do dorso, todas as pernas são separadas e a espinha é quebrada em várias partes.
Após o corte, a carne é lavada, deixada secar e guardada na geladeira. Você pode começar a cozinhar imediatamente. A carne é cozida, cozida, frita com legumes e temperos. A carcaça de um coelho raramente é assada inteira porque não tem pele. Além da carne, o fígado, os rins e o coração dos animais são utilizados para fins culinários.